quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Jobson, Ramon, Maxi e Damião: quatro destinos

1 - A punição de dois anos para Jobson é um exagero. Os doutos do STJD foram rigorosos. Na verdade, seguiram uma orientação dos vovôs da Fifa, gente que vive encastelada na Suíça e parece desconhecer a realidade.

Jobson admitiu ter fumado crack. Disse que usa a droga há mais tempo. É, portanto, um viciado. Um doente, e doente precisa ser tratado. O tratamento inclui trabalho, manter a mente e o corpo ativos.

Impedir que Jobson exerça sua profissão por tanto tempo pode ser fatal. É lógico que ele merece ser afastado do futebol por algum tempo, mas nunca por dois anos.

É tempo demais. A tendência é de que Jobson afunde ainda mais. Antes de ser um atleta, Jobson é um jovem que precisa de ajuda.

Tenho esperança de que a punição seja atenuada.

2 – Outra injustiça é com o lateral Ramon. O jogador tem contrato por mais um ano e meio com o Inter. O clube quer prorrogar o prazo, pensando na possibilidade fazer um bom negócio mais adiante.

O guri, que conseguiu se destacar no Vasco, reluta.

Como forma de pressão, a direção colorada repete uma velha tática: coloca o jogador na geladeira. É uma chantagem. Ou renova agora, mesmo faltando um ano e meio, ou não joga.

O clube está no seu direito. Tudo bem. Agora, o jogador também tem o direito de buscar o melhor para si. Ele aceita antecipar a renovação, mas dentro de suas condições.

O que se lê e se ouve mais é a versão do clube, como só ele tivesse razão nessa história. O jogador e seu procurador acabam ficando como ‘dinheiristas’ ou coisa parecida.

3 – Maxi Lopez assinou com o Catania, um clube menor do futebol italiano. O argentino também defendeu seus interesses, que não incluíam ficar em Porto Alegre. Ele queria sair daqui. Está muito claro. Primeiro, pra Lazio, na mão grande. Queria sair de graça, no amor. Espertinho ele. O Grêmio reagiu e fez o que tinha que fazer, cumprindo o que estava previsto no contrato: depositou a parcela para ter direito a parte do passe. Espero que agora vá à Fifa.

Maxi usou o Grêmio para aparecer de novo. E na primeira oportunidade voltou para seu lugar preferido, dele e da Vanda Nara, a Europa.

Alguém pode condenar essa preferência? Condenável é sua atitude de tentar enganar o Grêmio.

Como se vê, no futebol também vale-tudo. Do pescoço pra baixo, é canela, como dizia o Felipão no tempo de zagueiro.

4 – Por falar em atacante. Damião fez o gol da vitória sobre o Porto Alegre. É um centroavante típico, mas com boa técnica na condução da bola, inteligência, posicionamento e oportunismo.
É claro que precisa ser melhor avaliado. Para isso, nada melhor do que colocá-lo no grupo principal.

Agora, se confirmar, não fica muito tempo no Beira-Rio.

6 comentários:

  1. Mas a zaga está vazando demais. Urge a recuperação do Mário e do Mauricio. Já que R & R não está funcionando quem sabe M & N; Mário e Neuton. Enquanto a produção for positiva (gol pró) tudo bem, mas o saldo está pequeno. Já tem gente na praça chamando de time faceiro. São os adeptos de quebra canela e arranca toco. Claro que está faltando conjunto, pois tem pouco tempo de preparação enquanto outros já treinavam em novembro e dezembro. Douglas deverá atuar como segundo volante e não como meia atacante ou pela direita no lugar do Souza. Já há comentários de uma possível venda do Souza. Ainda não vi comentários sobre jogos treino. Este a meu ver tem sido a grande deficiência da preparação gremista. Jogo é jogo e treininho é treininho.

    ResponderExcluir
  2. MANDEI ESSE COMENTÁRIO PRA VÁRIOS JORNALISTAS DO RS, QUERO VER QUEM VAI PUBLICAR:

    Caro jornalista, gostaria de saber porque grande parte da imprensa "imparcial" do Rio Grande do Sul não toca no assunto de que as obras no Beira-Rio estão muito atrasadas e a perspectiva é a pior possível? E porque não dizem que desde de 2008 as dívidas do clube "rico" da beira do lago são maiores que a do Grêmio? Porque só pau na arena e nas finanças do tricolor? E o silêncio absurdo sobre os problemas que vão se acumulando lá no arqui-rival?

    ResponderExcluir
  3. Andre, se nao me engano o CP fez materia sobre o beira-rio na sexta ou no sabado.
    Sobre o Inter, acho que a bolha só vai estourar quando o clube nao revelar jogadores especiais para serem vendidos.
    mas o trabalho colorado nessa área parece bom, seguem surgindo jogadores com grande potencial.
    agora, se isso parar...

    ResponderExcluir
  4. Eu vi Ilgo, atualmente, o CP é uma ilha de imparcialidade num oceano de interesses, que se tornou grande parte da imprensa. O Fernando Carvalho já confidenciou a amigos que é muito importante ter a imprensa como parceira do clube,pra mim, isso explica muitas coisas, como por exemplo o aparecimento de craques no Inter todos os anos, alguns ótimos jogadores, mas outros, fabricados pela mídia, exemplos: Diego e Diogo, Rodrigo Paulista, Danny Morais, Taison(dito melhor que o Messi pelo Wianey), Sandro(bom jogador, mas foi comparado ao Falcão)e agora os craques são o Walter e o Leandro Damião. Podem ser bons jogadores, mas estão sendo elevados a status de craque por alguns da imprensa, com que interesse? Será a parceria dita pelo Carvalho?
    Ilgo, eu sei que tu não faz parte desta "tchurma", tanto é, que abre o espaço para o debate, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Ilgo, preocupante a atuação do Grêmio hoje, o time todo errado, o 442 não funcionou.

    O que tu achas desse time:

    Victor, Mauricio, Mário e Réver. Leandro, Magrão, Adilson, Douglas e Hugo. Jonas e Borges.


    Assim a equipe estaria bem protegida, com 3 zagueiros e 2 volantes, porém com um meia-armador(Douglas) e dois alas que sabem compor o meio(Leandro e Hugo) e são bastante ofensivos. Lembrando que Leandro e Hugo já jogaram de alas no São Paulo, podem se adaptar bem ali. O Souza tem que sentar um pouco no banco. Teríamos como opções:

    Marcelo Grohe
    Rafael Marques
    Lúcio
    Fábio Santos
    Ferdinando
    Rochemback
    Maylson
    Souza
    Bérgson
    Róberson
    William

    ResponderExcluir