segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jonas e Alecsandro

Quase fui linchado aqui no boteco quando escrevi que o Grêmio estava trazendo sobras do São Paulo como se fossem grandes contratações.

Hugo e Borges são bons jogadores, sem dúvida. Mas pelo que jogam custam muito. Na base gremista, há coisa melhor, e mais barata. Só precisam da mesma oportunidade que ganham os medalhões que vêm de fora, trazidos por sorridentes empresários.

Se esses dois fossem tão bons quanto grande parte da torcida acredita (ou acreditava), eles teriam decidido o jogo contra o poderoso Veranópolis. Mas, em pleno Olímpico, apoiados pela torcida, foram discretos.

Ambos serão reservas em breve.

O time C do Inter empatou em Santa Maria. Sabia que jogando fora de casa, a situação seria diferente.

Pior foi o Grêmio, com sua força máxima. Empate também por 1 a 1.

Silas acredita em Ferdinando na lateral. Tem direito de testar e aposta em sua convicção. Agora, Maílson dá resposta melhor nessa posição.

Na ala esquerda, duas figuras que não me entusiasmam. Mas que podem render mais quando o time ficar ajustado.

E quando o time ficará ajustado? Quando conseguir alguém para ser o articulador, a cabeça pensante. Douglas, no momento, me parece o nome mais adequado para essa função antes exercida por Tcheco.

O que não pode continuar é o que estou vendo: Souza como centralizador das jogadas.
Souza, como Hugo, é um coadjuvante na organização da equipe. O Leandro é outro com essa característica. Então, o Grêmio contratou dois jogadores para disputar com Souza. Nenhum para o lugar de Tcheco.

Outra coisa: Túlio não pode ser titular.

Lamentável o F. Rochemback. Salário milionário, ele se apresentou com peso muito acima do normal. Hoje, ficou de fora por algum outro problema, lesão, sei lá. Não admito que um jogador que terminou o ano como ele, decepcionando, não entre em férias com um mínimo de preocupação em cuidar de sua forma. Para mim, isso sinaliza que aí está um jogador que não se preocupa mais com a carreira. Já ganhou muito dinheiro, assinou um belíssimo contrato e, se jogar ou não, terá sua conta bancária engordada a cada 30 dias.

Tempos atrás escrevi que a torcida ainda iria sentir saudade do Léo. A zaga do Grêmio está danada. Sofreu cinco gols em três jogos contra modestos times do Interior.

Sobre Jonas o que tenho a dizer é que ele continua sendo o melhor atacante do Grêmio. Bom pra ele, preocupante para o Grêmio.

Eu até gosto do Jonas, mas não a ponto de considerar positivo que ele seja o melhor atacante de um time que ambicionar ser campeão da Copa do Brasil.

É o caso de Alecsandro. Ele é o goleador do Inter, mas o Inter precisa muito mais do que um Alecsandro para realmente ser candidato ao título da Libertadores.

Agora, para brigar pelo título do Gauchão, Jonas e Alecsandro são mais do que suficientes.

10 comentários:

  1. Ilgo, continuo achando que vais errar sobre Hugo e principalmente Borges, não dá pra dizer nada ainda com apenas 3 jogos, já tem cara, como o David Coimbra hoje a noite, que garantiu que o Grêmio fracassará nessa temporada, gozado, que depois são cobrados, e ficam brabinhos. Aliás, o David Coimbra, depois que foi obrigado em juízo a revelar que é gremista,tornou-se muito mais azedo em relação ao Grêmio que o mala sem alça do gremistão Zini Pires, aquele que se acorda tomando suco de limão. Será porque querem transparecer isenção? Só pode né, Ilgo, não entra por esse caminho hein...

    ResponderExcluir
  2. Ilgo; só a BASE pode resolver em curto prazo. Discordo que Maylson possa dar melhor resposta que Spessato ou Sérgio. Spessato está pronto e já atua na lateral direita. Concordo que alguns jogadores estão aquém da capacidade, mas continuo dizendo que a solução está em casa. Insisto que treino é treino e jogo é jogo. Mário é um dos melhores camisa 3 da atualidade no cenário global e tem o Saimon e o Gérson esperando a mesma oportunidade dada aos medalhões. Ontem Fernando de 17 anos entrou e resolveu.

    ResponderExcluir
  3. Bérgson ainda não teve oportunidade assim como o Mithyuê, Bruno Renan e Roberson. Devemos lembrar também do Pessalli e Matheus Magro que estão no DM. Ainda não entendi a retirada do Collaço das convocações, pois em minha opinião joga mais do que o Lucio e o Fábio vem jogando. Rochemback é só nome, pois não vem jogando nada nem se cuidando. Na hora que o Matheus estiver recuperado da costela quebrada e estiver 100% fisicamente creio que vai botar gente grande no banco. Aliás, volantes caros como Rochemback (falam em 250 mil) nem deveriam ter sido contratados. Como é fácil gastar dinheiro alheio para políticos e dirigentes...

    ResponderExcluir
  4. Francisco, esqueci do Saimon. ele pode jogar pela direita.
    Spessato não me agradou nas vezes que vi.
    Sobre Hugo e Borges, caro Andre, não baseio minha opinião sobre 3 jogos aqui, mas pelo histórico mediano deles
    sobre Zini e David (não entendi essa de admitir em juizo) são dois gremistas de fé, mas, assim como eu, não se entusiasmam com qualquer um que apareça.
    os dois conhecem bastante futebol, não tanto quanto eu, claro.
    abraço, Ilgo

    ResponderExcluir
  5. Ilgo, quando o Carlos Simon processou o Eduardo Bueno(Peninha), o David Coimbra foi arrolado como testemunha no processo, e foi perguntado pela juiza de direito sobre seu time de preferência, ele teve que responder. Foi isso.

    ResponderExcluir
  6. Não podemos confundir lateral com ALA. Ala é o que mais tem e os times estão viciados no 3 5 2. O 352 criou uma dependência do ala e os meias passam a ser de marcação tolhendo a criatividade. É um esquema me engana que eu gosto. Eu prefiro ver um sistema confiável e escolheria: Victor; Spessato (Sérgio), Mário, Neuton, Collaço; Adilson (Bruno) e Willian (Fernando); Hugo (Bérgson) e Leandro (Mithyuê); Borges e Jonas (Roberson). Tem muita gente mal fisicamente e devem sair para se condicionar disputando jogos treino. Joilson está sendo preparado e Mário até já esta aceitando ser lateral. Spessato e Sérgio já tem o cacoete e aos demais funciona como ensinar um canhoto a jogar ou escrever com a mão direita. Réver está partindo e com a mão quebrada. Mário, Saimon e Maurício são os candidatos da 3. Voltaram a falar hoje no chileno Mathias Vidangossy. É um
    Defederico ou D'Alessandro com pé direito. Gosta de jogar pela esquerda.

    ResponderExcluir
  7. O Vidangossy é tido como acabado pro futebol no Chile, é garoto ainda, fez sucesso na seleção sub-20 chilena, mas jogou várias oportunidades fora, dizem ser um péssimo profissional, de difícil convivência e que não respeita hierarquia, tudo causado por um pai bêbado que batia nos filhos. É bom tecnicamente, pode jogar de segundo atacante, mas é meia atacante na verdade,e pelo pacote, não vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. André; o Valdívia também era problema, mas com a idade firmou. Não sei até onde seria interesse do Grêmio... Mithyuê bem fisicamente a meu ver joga mais e tem o Émerson. Hoje fica complicado, pois a contratação de muitos jogadores trava a ascensão das pratas e fonte de lucro aos clubes. O engraçado é que Meira já anuncia estar buscando um zagueiro. Como é fácil gastar grana sem testar os da casa. Da venda do Réver devem ficar uns 6 milhões e pagando os débitos podem dispor de uns 3 milhões e já quer o Meira queimar a grana. Segundo anunciado Maurício já está liberado do DM.

    ResponderExcluir
  9. Eu to achando que pode vim o Renato Silva do São Paulo, é um zagueiro rápido, porém baixo (1,80). Tem o experiente Luiz Alberto, que estava mal no Fluminense e está livre no mercado. Porém, dizem que este está marcado na paleta por um dirigente de alto escalão do clube da beira do lago, parece que o cara, foi pro ataque e o Luiz Alberto fez a cobertura... em casa... Isso que dá, o pessoal acha que ninguém "Piffa", mas sempre tem alguém pra "Piffar" né! eheheh

    ResponderExcluir
  10. André, grato pela informação sobre o David.
    Francisco, se é pra contratar esse chileno de quem nunca ouvi falar, mas vi que vcs conhecem, que se aposte no Mithiuê. Zagueiro tem o Gérson, tem o Brock, conf. tu lembraste e joga pela esquerda.
    mas eles gostam mesmo é de contratar.
    por que será?
    ah, Douglas chegou.
    agora vai.

    ResponderExcluir