domingo, 17 de janeiro de 2010

Jonas entra e muda a cara (feia) do jogo

Estava previsto: o Grêmio teria dificuldade para vencer o Pelotas. O técnico Beto Almeida sabe armar um time, já provou isso. Ele conseguiu neutralizar os meias gremistas (Hugo, Souza e Leandro) no primeiro tempo, congestionando a sua zona intermediária.

Ao mesmo tempo, conseguiu uma saída rápida para o ataque, principalmente com o bom Tiago Duarte, um sósia do Jonas. Isolado na frente, perdido entre os zagueiro, Borges nada conseguiu fazer. O resultado é que o Pelotas terminou o primeiro tempo com 2 a 0, gols do Tiago Duarte e do Sandro Sotile.

O segundo tempo foi outro jogo. Silas já começou com Jonas, tirando Henrique. Com dois atacantes de ofício, os meias do Grêmio tiveram mais opções de jogada. É preciso considerar que o Pelotas, que deu tudo no primeiro tempo, começou a parar em campo, praticamente se limitando a garantir a vantagem, abusando do cai-cai. O time cansou.

Jonas fez 1 a 0 de pênalti, sofrido por Leandro. Depois, aos 21, Dick levou um merecido segundo cartão amarelo (entrada de sola no Souza, no meio de campo, quer dizer, uma bobagem) e foi expulso.

Com um jogador a mais, o Grêmio aumentou seu domínio. Era muita pressão. Souza enfiou uma bola para Borges, que livrou-se do zagueiro e chutou rasante, em diagonal, para empatar. Um belo gol, um gol de artilheiro, importante para ele que já havia perdido duas boas chances de marcar. A virada veio com Mailson, pegando um chute que ia para fora do Hugo. O Pelotas teve outro expulso, Jonatas, após falta sobre Jonas.

É preciso registrar que Jonas não deixou qualquer dúvida de que o Grêmio precisa renovar seu contrato. Ele é melhor que o Borges. Foi mais importante na Boca do Lobo. Pra variar, perdeu um gol feito logo que entrou, mas fez outras jogadas, abriu espaço com sua movimentação, não se submeteu à marcação.

Enfim, o Grêmio não pode abrir mão do seu goleador de 2009. A não ser que traga alguém superior a ele.

Gostei muito do Ferdinando. Marca, sai pro jogo, é inteligente, sabe se posicionar, participativo. Tem outra qualidade, o chute forte, que não conseguiu mostrar.

Henrique foi discreto, não comprometeu, mas também não mostrou grande coisa. Merece mais oportunidades. Mas acho que o Mailson é muito superior.

Leandro é habilidoso, rápido, inteligente. Pouco fez no primeiro tempo, melhorou no segundo, mas nada de excepcional. Cavou o pênalti do primeiro gol.

Hugo nunca me entusiasmou. É bom jogador, sem dúvida. Até gostei que ele foi mais brigador do que de costume. Também evoluiu no segundo tempo. Deve melhorar, mas não muito mais do que mostrou em Pelotas.

Borges jogou mais ou menos o que eu esperava dele, sempre considerando que jogo no Interior é complicado para alguém mostrar habilidades. Ele apareceu pouco na partida. Gosto de jogador mais presente, mais atuante, que briga mais pela bola. Não é o caso de Borges, como eu já sabia há muito tempo. Agora, quando a bola chega, ele saber o que fazer com ela, não é bobo. Mostrou isso no lance do gol. No Olímpico, longe das asperezas do interiorzão, ele vai se dar melhor, com certeza.

Sigo com minha convicção, Borges será um ótimo reserva para o ataque, assim como era no SP.

O melhor do jogo: Souza. Em segundo plano, Adilson, Jonas e Tiago Duarte.

Resumindo, os velhos Souza e Jonas brilharam mais que os festejados estreantes.

Agora, Gauchão é perigoso para avaliações. Toda cautela é pouca. É o tipo de campeonato que engana.

Ah, no final do jogo, Souza disse que é sempre melhor jogar com dois atacantes, como aconteceu no segundo tempo. Sobrou, de leve, para o Silas.

NOS ACRESCIMOS

O time B colorado deu um show no Beira-Rio quase vazio. Não vi todo o jogo, mas gostei de alguns jogadores, como Walter e Damião. Gostei também do lateral Fábio, do Ypiranga.
Agora, Gauchão é Gauchão. Esse mesmo time que me deixou impressionado positivamente, como jogaria lá em Erechim? Dificilmente repetiria a atuação.

Existem dois gauchões, o dos jogos no Interior e os dos jogos na Capital. Em casa, o pessoal do Interior joga como um leão, fora, como um gatinho.

Mesmo assim, gostei dos reservas do Inter.

6 comentários:

  1. AHAHAHAHHA... BORGES UM ÓTIMO RESERVA... MAS É UM BELO PIADISTA ESSE ILGO HEIN, PARECE ATÉ O FALECIDO COSTINHA(A FEIÚRA É A MESMA) BOM, O BORGES VAI CALAR A TUA BOCA, COM TODA A CERTEZA, E LEMBRANDO, ELE JÁ TEM A MESMA QUANTIDADE DE GOLS NO GAUCHÃO DO QUE O TEU ÍDOLO MAXI LÓPEZ, E DETALHE, O GOL DELE FOI FORA DE CASA! O ALEMÃO ILGO VAI TER QUE PEDIR DESCULPAS PELAS BOBAGENS QUE ESCREVEU SOBRE O BORGES, JÁ COMEÇOU, DE LEVE, MAS SABE COMO É ESSA RAÇA DE JORNALISTA ESPORTIVO, ELES NUNCA ESTÃO ERRADOS! EHEHEH

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, não tô entendendo esssas manchetes para o Jonas, o que ele fez? Errou um gol(para variar), fez um de penalti, e mais nada, proporcionou um contra-ataque no finalzinho para o Pelotas, não deu um passe decisivo, uma jogada perigosa... Se o Silas tivesse colocado o Bérgson ao invés do Jonas, o resultado seria o mesmo, o que ajudou o Grêmio, não foi a colocação do Jonas, e sim a colocação de um atacante! Gostei também do Ferdinando, para os setoristas "isentos" que já estavam dizendo que o cara era o novo Diogo que veio do Figueirense... nada a ver!

    ResponderExcluir
  3. O Jonas fez mais em 45 minutos que o Borges em 90. Concordo que um atacante a mais daria mais calor no pelotas, mas com o time do pelotas fechadinho, jogando para garantir os 2 a 0, precisaria alguém com qualidade e experiencia. o bergson não seria solução, de jeito maneira.
    Agora, futebol é isso, cada um ve de uma forma, e, incrível!, todos podem ter razão.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo, não acho que o Jonas tenha feito mais que o Borges, tem que analisar a situação de cada um no jogo, o Borges enfrentou o Pelotas com todo o gás e isolado no ataque, o Jonas já pegou o Pelotas babando na gravata e com mais companhia no ataque. Repito, pra mim, o Jonas não fez nada demais, bateu o penalti, fomeou bastante, pipocou, e quase entrega o jogo num passe displicente no finalzinho... Realmente não entendi essas manchetes todas para ele! Ah, o Borges mostrou que é centroavante, faz quanto tempo não temos algum atacante que faça um gol daqueles, usando o corpo e virando sobre o zagueiro, num autêntico lance de pivo de futsal? O cara é bom Ilgo, muito melhor que Jonas, William e Maxi López...

    ResponderExcluir
  5. Já que aparentemente pararam as opiniões, vou dar a minha. Eu não gostaria que o Grêmio renovasse com Jonas e sim o incluísse em alguma negociação. Não gostei das declarações dele e do irmão. Não sei quem mandou Jonas bater o pênalti, pois não assisti ao jogo. Em minha opinião foi mal batido e por pouco o goleiro não pega. Vendo os gols no computador gostei do segundo com uma bela jogada de corpo. Jonas vai renovar, pois sabe que o seu mercado é pequeno e poucos pagam em dia. Felizmente a estada 2010 em Bento não estourou nenhum joelho, mas tem muita gente mal fisicamente. Discordo do André e do Ilgo. “Com Bérgson ficaria igual e não faria diferença”. -Bérgson faz a diferença sim! A meu ver a avaliação de vocês esta errada e o tempo mostrará quem tem a razão. E os guris do Juventude vão mostrando serviço. Parabéns.

    ResponderExcluir