terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O xerifão do Olímpico e a feiurinha

Se felicidade é a soma de pequenos momentos de alegria e satisfação, tenho acumulado alguns desses momentos. Por exemplo, quando leio que o filme ‘Xuxa e o mistério da feiurinha’ (juro que a feiurinha não é o meu colega Alfredo Possas) bateu o filme apologia sobre o ‘cara’ do Obama e de muita gente que tapa os olhos, as narinas e os ouvidos para seguir amando o candidato a presidente da ONU, ao Nobel da Paz e, de quebra, do Haiti.

Essa feiurinha só me dá alegria.

Mas voltando ao futebol – meu momento de felicidade se esvai quando toco nesse assunto -, leio que o Ricardo Oliveira pode voltar ao Brasil. O objeto de desejo de dez entre dez colorados (gremista se satisfaz com o Borges) vai para o São Paulo. Ou pode ir para o SP.

Aliás, o Grêmio está virando filial do SP. Parece que com a saída do Rever vem um zagueiro do Morumbi.

Zagueiro por zagueiro aposto minha fichas no Maurício. Sim, o brigão, aquele que encarou a jamanta Obina.

Nem sei se ele é bom tecnicamente, mas zagueiro para mim precisa ter acima de tudo atitude. Tem que ter caráter, firmeza, coragem para cobrar os colegas (só não precisa brigar dentro de campo como aconteceu, mas foi um excesso perdoável).

Se alguém não lembra, repito o que escrevi após a briga dos dois ex-jogadores do Palmeiras. Ocorre que o Obina marcava um jogador do Grêmio, que acabou ficando livre para fazer o gol. Maurício, que marcava outro, cobrou o descuido do atacante, que deixou o rival sozinho para pegar um rebote. Se não me engano, só eu que escrevi sobre a causa da briga.

Então, não fico chateado com a saída do Rever. Zagueiro o Grêmio tem, inclusive na base, como costuma repetir o meu parceiro de boteco, o Francisco.

Posso estar enganado, mas Maurício pode ser o xerifão que o Grêmio precisa dentro da área. O novo Oberdan.

10 comentários:

  1. Ilgo, concordo com quase tudo, menos no caso do Ricardo Oliveira e do Borges. Claro que gostaria de ver o Ricardo Oliveira envergando o manto tricolor, mas pera lá né, o cara custou 15 milhões de euros ao clube árabe, o Grêmio terá capacidade para concorrer por um jogador com esse valor de mercado? O Grêmio tem dificuldades, desconhecer isso é desinformação, sendo que a direção investiu o que podia esse ano, e ao meu ver, trouxe bons jogadores, dentro de suas possibilidades. Então Ilgo, não é que gremista se contenta com Borges, é que essa é a nossa realidade, e pra mim, o Borges é sim um bom jogador, vai fazer mais gols que teu ídolo, a Xuxa López, fez ano passado. Fazendo um figura, esse caso do Borges x Ricardo Oliveira, é a mesma coisa que o cara sonhar com a Juliana Paes e olhar pro lado e ver a nega véia de guerra, claro que o cara queria a Juliana Paes, mas nem por isso, vai desmerecer a nega véia, que dentro da realidade, cumpre com suas
    obrigações.

    Saudações tricolores

    ResponderExcluir
  2. Olá; não sou somente eu que digo e sim os fatos. A maior rivalidade entre clubes brasileiros é GRENAL e a base praticamente venceu todas em 2009. Provavelmente repetirá em 2010 mesmo com os vermelhos buscando jogadores em outros ninhos. Assisti ontem ao programa Linha de Passe da ESPN onde o principal assunto foi Copinha e base. Muito foi falado sobre o SP campeão 2010 da copinha e o aproveitamento dos garotos, pois o SP é o clube que mais contratou jogadores para este ano. Vejo o mesmo com o Grêmio, pois só escuto falar em contratar e nada sobre jogo treino e aproveitamento. Concordo plenamente com o Ilgo sobre o Maurício, mas lembro que XERIFE mesmo e de fato é o Gérson. Gérson além de comandar a zaga e o ritmo do time sempre sobe e marca muitos gols. Mário é um dos melhores zagueiros tecnicamente que já vi mesmo com a pouca idade e jogos. O único problema de Mário é a timidez que pelo visto já está perdendo.

    ResponderExcluir
  3. Mário na lateral seria vestir um santo e desvestir outro tendo roupa suficiente. Como não assisto aos treinos e acompanho no clube fica difícil de afirmar se a maioria das colocações é especulação da imprensa ou algo assim. Já não se cobre mais informando e sim "opinando". Claro que é necessário ter reservas tão bons quanto os titulares e reserva para os reservas. O Grêmio tem reservas para os reservas tão bons quanto os titulares. Só há é "má vontade" por parte de alguns da imprensa com os garotos e falta de jogos para mostrar e testar os jogadores. Zagueiros pela direita tem de sobra. Mário, Saimon, Mauricio e o Gérson. Já pela esquerda ta na conta certa e a meu ver Silas devia usar o Neuton contra o Santa Cruz. Nos juvenis tem 2 garotos que me chamaram a atenção o Pascoal Brusius Carvalho e Carlos Heitor Lucas. Nos juniores o Eduardo Schroeder Brock e o Renan Bibiano Lessa Coelho. Do Leonardo José Avelar Zaganski dos juniores eu não gostei, mas não ir bem em algumas partidas não impede de corrigir a colocação e dar a volta por riba. Basta ser bem orientado.

    ResponderExcluir
  4. É bom que os dirigentes fiquem atentos e principalmente tenham em mente que somente jogadores que tenham passado e bem pela seleção tem valorização no exterior. Gérson é o mais premiado jogador da base e capitão de seleção brasileira. Também é importante frisar que o SP somente voltou a ganhar a Copinha após a substituição do treinador e que a base vem sendo a salvação da lavoura para a maioria dos clubes. O “grande” Barcelona joga com 7 pratas da casa. Nestes tempos de globalização e redes de TV com sede no sudeste assim como os principais provedores perde espaço o futebol gaúcho e só com conquista de campeonatos pode ganhar destaques. Contratar muitos jogadores pode ser o caminho mais curto para a derrocada de um time e intrigas no plantel. É bom ficar de olhos abertos...

    ResponderExcluir
  5. Eu também não fico chateado com a saída do Rever Ilgo, pois sua cabeça já não estava mais no Grêmio. Não sei se a pressão foi da família ou de quem necessitava faturar. Passou e que siga seu caminho assim como o Grêmio deve seguir o seu. Ilgo; o que não deu para entender é o terrorismo de algumas chamadas como: Réver: um negócio perigoso para o Grêmio do Diogo Olivier. Outro fala em melhor zagueiro... Este pessoal parece desconhecer o plantel do Grêmio e principalmente se há alguma indicação de quem deva ser contratado leva a perguntinha: Estarão a serviço de algum empresário? Ter opinião é uma coisa mas indicar contratações é outra...

    ResponderExcluir
  6. Francisco, que coisa feia, duvidando da nossa "muy valorosa" crônica esportiva? Isso não se faz, são todos tão corretos, imparciais, justos, profissionais...

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Alvim no Flamengo abriu as portas para o Réver no Wolfsburg. O Santos está querendo Robinho para arrumar sarna e calvície para o Dorival Jr. Robinho ganha 1.920.000,00 por mês. Para ele estar abrindo mão desta grana é sinal que algo não está bem. Mesmo com impostos 900 mil livre ele tira. Nem com a melhor das boas intenções mais que 5 clubes conseguem pagar estes valores para alguns jogadores. Só pode ter lavanderia funcionando, pois o que mais se lê são as dívidas se acumulado e clubes falidos sendo vendidos. O Manchester mesmo deve uma baba e logo que o dono cansar da brincadeira com jogador vai cuidar de cavalos ou lanchas e passa para frente o clube. É como o Meira pagar 250 mil para o Rochemback ficar passeando e engordando...

    ResponderExcluir
  8. Não levo fé nesse Maurício. Acho que a zaga agora é Mário e mais um.
    O Grêmio precisa de um lateral direito urgente. Saimon deveria ser testado.
    Renato Silva? Esse não joga nada. Com todo o respeito.

    ResponderExcluir
  9. Vamos dar uma avaliada: Hugo = Bérgson e Pessalli; Leandro= Mithyuê e Maylson; Douglas = Bruno Renan e Vinícius; Borges=??; Henrique e Ferdinando = Matheus Magro e Felipe; William=??; Mauricio= Já mostrei. São 8 contratações sendo 2 volantes e 3 meias sendo 2 pela esquerda canhotos. Os olheiros estarão ceguinhos?? Francesco Garcia Barletta é avaliador e supervisor da avaliação, chefiado pelo coordenador técnico Cacau, e colega de Ronaldo Becker e William Santos. Ainda compõe o setor três estagiários, Celso Vieira, Tiago Figuero e Bruno Pressoto. William está em Saudades junto com Celso e Tiago, analisando o torneio da cidade, Cacau está na Copa Santiago, Bruno estava em Três Coroas, e Ronaldo acompanhou a Copa São Paulo, a Taça Votorantin vencida pelo Grêmio, além do torneio em Cerquilho-SP. O Grêmio juvenil acaba de vencer o Cruzeiro por 2 a 1 em Santiago. Já terminou a copinha e alguns torneios e nada de desembarcar alguns guris para o ataque. Mas se falar em COMPRAR logo desembarcam uns 200.

    ResponderExcluir
  10. Que vergonha Edson e Mauro dispensarem um Zagueiro como Carlos heitor Lucas,Só para colocar os afilhados na zaga do juniores. Não é atoa que estão perdendo adoidados todos os jogos,pura falta de competencia da parte Administrativa do clube,este garoto não era só muito bom na zaga,também fazia parte da equipe de base do clube,a oito anos.trazendo ao clube muitas vitoria junto com a equipe.vai ser difícil outro com a mesma competencia,garra,habilidae e talento.

    ResponderExcluir