terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A sabedoria do mestre Foguinho e a arte de formar laterais

Quando comecei a cobrir futebol, fazendo setor do Inter e depois do Grêmio, alguns jogadores ficavam treinando fundamentos após os treinos. Cobranças de falta, de escanteio, cruzamentos com bola rolando, etc.

Entre esses, Falcão. Já era um jogador de seleção, mas ele próprio admitia algumas deficiências. Treinava conclusões com bola rolando, cobranças de falta de média e curta distância, cabeceio.

Enfim, humilde e aplicado, profissional responsável e sério, Falcão sabia de suas (raras) limitações, e não se acomodava. Quando se transferiu para a Roma já era um jogador praticamente completo. No futebol italiano, evoluiu ainda mais.

Hoje, o que vejo, são jogadores enriquecendo rapidamente, uma minoria, ressalte-se. Não precisam aperfeiçoar-se. Cumprem seu turno de trabalho e deu.
Esses, até entendo.

Difícil de entender é a imensa maioria. Jogadores jovens, médios, só porque já estão em algum clube de ponta, ganhando 50 ou 100 mil, se consideram prontos. E, pior, seus técnicos nem ligam. Muito menos os dirigentes. Deveriam cobrar, exigir mais esforço para evoluir, crescer no futebol, e assim ganhar mais dinheiro um dia.

Seus procuradores, que basicamente só pensam em faturar, poderiam orientar seus representados.

Grêmio e Inter há tempo procuram laterais de qualidade.

Não seria o caso de pegar um meia que goste de marcar, um zagueiro veloz ou um volante de boa técnica, e trabalhar em cima dele?

O grande Osvaldo Rolla, o Foguinho, ensinava, com um pouco de exagero, que ‘lateral não se compra, se forma’.

Se não der para comprar o Vitor, que se forme alguém. O Mário Fernandes está quase pronto. Ele só precisa aperfeiçoar o cruzamento. Poderia fazer isso assistindo a vídeos do Valdomiro e do Arce. Depois, exercitando, repetindo à exaustão.

O segredo é o cruzamento ‘efeito procurante’, que é aquela bola forte, pesada, em curva, saindo da zaga e pegando o atacante de frente. É preciso treino, arte. Vontade.

Outro que pode ser aproveitado como lateral é o Mailson. Ele entrou muito bem em Pelotas e, com o gol que marcou, ganhou moral. Vai crescer. Aliás, há dois anos que ele está pedindo para ter mais chances, uma sequencia de jogos. Mas com a ‘curumilhagem’ que empilharam no Olímpico quase não restou espaço para os guris da casa.

Agora, para alguns dirigentes, que fazem a alegria dos empresários, o melhor do futebol é fazer negócio. Compra aqui, vende ali, e segue o baile.

O Inter poderia descobrir um lateral no seu grupo. Garimpar na base ou num dos seus três times profissionais os jogadores mais aptos para essa função.

Na década de 80, o Luis Carlos Winck era volante do Junior colorado. Passou para a lateral e chegou à seleção brasileira. Aliás, com justiça. Era um grande jogador.

Voltando ao Grêmio. Em 1980, Paulo Roberto, o coelhinho, era volante do Junior gremista. Titular da seleção gaúcha da época. Passou para a lateral direita e se tornou um dos maiores vencedores do futebol brasileiro.

Exemplos estão aí.

Mas são exemplos de um período em que o futebol não trabalhava com tanto dinheiro.

9 comentários:

  1. Perguntei um dia pra um empresário de jogador se não valia a pena pra eles aperfeiçoar a capacidade dessa gurizada... exatamente como tu pensas.. botando pra treinar conclusões ou cruzamentos.. contratando alguem pra isso. Sabe o que ele me respondeu? isso é um custo desnecessário. Se o guri é bom, eu vendo ele bem. Se é mais ou menos, vendo ele mais ou menos. Se não serve, libero. Tem 10 guris novos por dia procurando espaço.

    ResponderExcluir
  2. o pior é que é isso mesmo.
    agora, cabe ao clube mudar essa política.

    ResponderExcluir
  3. Já com mais de 15 dias se pode ter uma visão melhor das coisas. Terá Fábio Rochemback força de vontade para entrar em forma e voltar a jogar futebol? Saiu à lista para o confronto contra o Caxias: Victor e Grohe; Fábio e Lúcio; Rafael, Réver e Saimon, Adílson, Ferdinando, Túlio e Fernando (o colocam como volante, mas a meu ver é meia direita); Souza, Hugo e Maylson; Leandro, Borges, Jonas, Roberson e Bérgson. Com Bérgson jogando três partidas seguidas vai ser difícil tirarem o guri do time. E o mini Lópes vai catar guampa no Catania.

    ResponderExcluir
  4. Pô, no post anterior o Ilgo mandou eu parar de beber, só se tu parar com o Chopp também Ilgo, vamos juntos pro A.A. então...
    E não é que o Meira tá trabalhando bem esse ano? Podem falar o que quiser, mas que a direção está pensando grande, está sim, e era isso que a maioria da torcida pedia faz tempo, hoje parece que acertaram com o meia Douglas, ótimo jogador, pretendido por Palmeiras e Flamengo. Palmas para o Duda e cia ltda! Temos que ser justos. Ah e outra, tive a oportunidade de conversar com o Irany Sant'anna Jr., o cara é craque, ele e sua equipe está saneando o Grêmio,e algo muito importante nesse sentido será anunciado em breve, coisa que fará o Grêmio ter um poder de investimento muito maior nos próximos anos, e outra, o que é melhor, ficar devendo para vários, ou para um credor apenas, com quem se tem uma boa relação negocial? Essa é outra novidade que o Irany está finalizando e será importante para o Grêmio. Repito, Irany é craque, e será um grande presidente do tricolor num futuro bem próximo.

    ResponderExcluir
  5. O Irany é craque. Nesse ponto tivemos sorte, o Macedo também era ótimo.
    Estou meio constrangido em opinar. Minha visão mostra tudo diferente! Achei o Ferdinando ruim, não queria que o Silas viesse e não gosto do futebol do Douglas. Mas, como bom torcedor, só me resta torcer.

    ResponderExcluir
  6. Rafael; a opinião é sua e de mais ninguém. Se tu não gosta do Douglas espere ele jogar. Se não jogar bem pegue o rebenque...

    ResponderExcluir
  7. Após duas partidas sem mostrar nada a torcida do Corinthians já pega no pé do Tcheco. Ontem foi bastante vaiado.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que li dos comentários do torcedores do Corinthians, eles estão com saudades do Douglas!

    ResponderExcluir
  9. Torço para que o Rochemback jogue o futebol aquele que o levou a ser contratado.
    ele ganha mais de 200 mil mensais. é muito dinheiro.
    se ele fracassar, será dinheiro posto fora.
    Sobre o Irany, concordo. É um sujeito sério.
    Quanto ao Douglas, estou convencido de que é um grande jogador. mas admito que posso estar errado.

    ResponderExcluir