sábado, 5 de fevereiro de 2011

Bola aérea é o furo

Terminei o comentário anterior dizendo da minha preocupação com o sistema defensivo do Grêmio.

Vejo que o time está ganhando reforços de qualidade do meio para a frente, jogadores de chegada ao ataque, mas com pouca vocação pra marcar.

Na vitória por 2 a 1 sobre o Caxias, mais uma vez se viu o time com um bom número de jogadas ofensivas, mas vulnerável atrás.

O que mais me preocupa, na realidade, é a bola pelo alto. Escrevi isso antes. E hoje o time levou outro gol com o adversário subindo sozinho. Não vi ninguém encostar nele. O sujeito veio de trás e golpeou com tranquilidade, sem ser perturbado. E isso é inadmissível para uma equipe que tem pela frente na Libertadores adversários mais qualificados e competitivos que o Caxias.

É cedo para uma avaliação do potencial da equipe, mas é evidente essa fragilidade na marcação da bola aérea. Os zagueiros parece que ficam paralisados, posicionados sempre aonde a bola não vai cair.

O Renato, que foi atacante, talvez não saiba orientar nesse aspecto, mas Roger, um exímio marcador, pode dar sua contribuição, ainda mais que foi discípulo de um cara especialista nesse tema, o Felipão.

Felipão cansou de vencer porque soube marcar em sua área e fazer gol na área inimiga.

Por enquanto, a eficiência gremista é só na área rival.

No jogo desta tarde, destaque para Lúcio. Tudo indica que Lúcio, com a chegada dos reforços para o meio, vai acabar na ala esquerda. Gilson até que foi bem, fez sua melhor partida. Merece ser observado com atenção.

9 comentários:

  1. Olá; vou botar tempero e muita pimenta na partida. Não gostei do que vi e venho vendo e não vou tapar o sol com peneira. Victor tem falhado a defesa está vazando o meio não está marcando desarmando nem criando e o ataque é de riso. Renato está mais preocupado em fazer teatro como Felipão na lateral do campo e falando demais. Time bem treinado não necessita de gestos e constantes intervenções do treinador. Termina queimando os jogadores e colocando a torcida contra. Para isso tem os treinos. Se o jogador não está bem chama na lateral e fala sem necessitar de gestos e gritos ou saca do time e coloca um que cumpra as funções.

    ResponderExcluir
  2. Renato tem tido mais sorte que juízo e colocar mais atacantes na maioria das partidas não significa atacar mais nem garantia de vitória. Na minha visão falta equilíbrio na equipe e este equilíbrio passa por um 5 de categoria e respeito. Não sei se será o Fernando, Mateus Magro, Magrão ou alguém que vai ser contratado, mas até o momento é onde vejo a grande deficiência. Adilson é que não é e olha que gosto do mesmo más definitivamente é deficiente na saída de bola. Rochemback tenta, mas não consegue cumprir as duas funções (marcar e botar a equipe para jogar) mesmo tendo melhorado o condicionamento. A jogadinha tão usada pelo Muricy com cruzamentos do Rochemback e Douglas tem sido a principal arma e já é manjada. Douglas não tem força e vontade de superar os defensores assim como os atacantes. Viçosa que tem mais velocidade não está com confiança e André perdeu umas bolas que varzeano não perde. A bola está batendo nas canelas. É muita chuteira colorida e pouca técnica. Já estamos em 5 de fevereiro e os caras estão com 1 m de língua. Para jogar pelada as 11 na praia estão todos prontos, mas para jogar uma partida valendo estão cansados e reclamando do sol.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser que com Damián e Carlos possamos ter alguém que encare os marcadores e consiga superá-los, pois os atuais não estão conseguindo. A grande vantagem do Neymar em relação aos concorrentes é justamente a capacidade do drible e a superação dos adversários. O André que fazia gols aos montes no Santos já está em casa nova, pois na anterior foi mal. O mesmo vai ser com Jonas.
    Quero ver quando chegar o MINUANO qual será a desculpa. Claro que para o Rodolfo a coisa complica e necessita de mais tempo más o resto da turma é conversa fiada. A turma de Caxias é que deveria reclamar mais, pois na serra a temperatura é mais amena.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo e Franscisco,

    Esse Pedro Henrique do Caxias que entrou no jogo foi mandado embora da base do Gremio ano passado.

    ResponderExcluir
  5. Era lateral, zagueiro e volante mas agora virou atacante e se firmou. Assim como o Alex agora nos vermelhos eles passam e ninguém consegue avaliar corretamente. Estão necessitando de óculos no Olímpico.

    ResponderExcluir
  6. Já cansei esperando a luta. Vou tomar mais 1 dose de Chivas 12 terminar uma latinha de castanha Iracema e cair na cama.

    ResponderExcluir
  7. A famigerada bola área...

    Realmente, a bola área vem sendo um probleminha, mas nada que assuste, vez que, jogo a jogo a defesa vem sendo mudada. Creio que com a firmação de uma zaga titular, ex. Rodolfo e Vilson, este problema se resolva.

    Sobre o rendimento do time, ontem NÃO CONTA jogar com 38 graus é um absurdo. Até quando vai continuar esse martirio.

    Por fim, é exigir demais de um time EXCELENTES ATUAÇÕES SOMENTE COM UM mes de pré-temporada. Ora, nesse periodo já passamos por duas decisões (jogos da libertadores) para definir o seu ano.

    E mais, qual o time brasileiro que tá jogando uma bola rendodinha. Nem AS MENINAS DA VILA estão jogando bem...todo mundo tá se arrastando.

    ResponderExcluir
  8. é claro que há atenuantes ao desempenho do Grêmio. Mas está fácil fazer gol de cabeça. e aí é mais questão de orientação e capacidade dos zagueiros.

    o Inter perdeu pro Veranopolis, que vinha numa crise de dar pena.

    e foi o time titular.

    se alguém se basear pelos resultados do Gauchão está ferrado. não significam nada. ou quase nada.

    ResponderExcluir
  9. Liverpool, Grenal e Caxias: 3 gols de escanteio com o atacante pulando praticamente sem marcação. Agora a coincidência: Vilson era o marcador do cabeceador em todas essas bolas. (ou estou enganado?)

    ResponderExcluir