quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Constrangimento, vergonha e consagração

Vencer o Liverpool com tanta dificuldade é constrangedor. Mas perder seria pior, seria vergonhoso, assim como foi para o Inter ser derrotado pelo Mazembe.

Assim como foi vergonhosa a eliminação do Corinthians diante do Tolima, com o gordo Ronaldo e tudo mais.

A estreia de RG Traíra não foi vergonhosa, mas foi também constrangedora.

Já Vinicius Pacheco, que trocou a Gávea de RG Traíra pelo Olímpico, teve uma noite consagradora.

Pacheco exibiu as qualidades de jogadores criados no Flamengo: muita técnica, habilidade e um jeito malandro de jogar. Algo que cai bem nesse futebol carrancudo aqui dos pampas.

Ele marcou dois gols, o primeiro foi quase brincando, como se o jogo estivesse decidido e não empacado no 1 a 1, justificando o 'constrangedor' da primeira frase.

Gostei do Vinicius Pacheco, sem empolgação, porque não nasci ontem e sei que o futebol é propício ao surgimento de estrelas fugazes em sua constelação.

Mas não gostei do Grêmio. Gostei da vitória, gostei da reação - alavancada com a expulsão de um uruguaio, justa por sinal -, mas não gostei do que vi em campo: um Grêmio assustado diante de um time quase amador.

O Grêmio pega agora um grupo que em outra circunstância eu (e penso que todos nós) definiria como fraco. Mas pelo que vi do Grêmio nesta retomada em que até o Liverpool dá susto, cada jogo promete ser um martírio.

SAIDEIRA

Bruno Colaço: nasce um lateral-esquerdo.

10 comentários:

  1. Ilgo; na minha opinião o Collaço foi o mesmo do inicio ao fim. O melhor em campo. Vinícius tem espaço. Douglas está perdido em campo. A zaga bate cabeça e só tem força. Total desentendimento entre setores. Parece que se encontraram ontem antes da partida. Para um time que terminou o brasileiro sendo destaque está um desastre. Urge treinos e jogos.

    ResponderExcluir
  2. Agora pode ser que quem tinha duvida da entrada do Mateus Magro após a atuação do Adilson entenda.

    ResponderExcluir
  3. Ilgo,

    Acho que o Renato teve mais sorte do que juízo. O meio campo ficou MUITO aberto com a saída do Adilson. Se não tivesse um jogador expulso, acho que o Liverpool poderia ter complicado o jogo.

    O Rockemback, único jogador do meio campo do Grêmio de marcação, deu o passe para o segundo gol na área do adversário. E se ele perde a bola? O Liverpool teria um latifúndio para avançar até a área do Grêmio.

    Esse é só um exemplo. Com apenas um jogador dando combate no meio campo, a bola chega toda hora nos pés dos atacantes, que, não raro, estão no mano a mano com os zagueiros. Ai não tem zagueiro bom.

    Também, falta sobra na defesa do Grêmio. Isso está ocorrendo pois os zagueiros estão tendo que sair da área para ajudar no combate. O resultado é que o Grêmio tomou 3 gols do modesto Liverpool.

    Sobre o Vinicius, acho que ele até jogou bem, mas não pode jogar como segundo volante. A contribuição dele na marcação foi quase nula. Contra o Liverpool deu certo, mas dará certo contra o Santos ou Fluminense?

    Sobre o Colaço, acho ele melhor do que o Gilson, mas ainda longe do que eu sonho para um lateral do Grêmio. Acho ele muito afobado, tanto defensiva quanto ofensivamente.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo e demais Amigos!

    A atuação do Grêmio foi lamentável, para se dizer o mínimo! Fosse outro adversário, com um pouco mais de qualidade, poderia ter acontecido uma tragédia no Monumental.

    RENATO inventou, como inventou em outros jogos esse ano, anda muito nervozinho, até parece que ele nunca errou um passe durante sua vida de jogador. RENATO está queimando os guris! Foi assim com o Viçosa e ontem com o Adilson, que acho um bom jogador, nada de extraordinário, mas um bom jogador.

    Ainda, a zaga do Grêmio é triste de ver, Paulão e Rafa Marques, vêm batendo cabeça com cabeça desde o começo do ano, é impossível Mário Fernandes ficar no banco enquanto esses dois são titulares.

    Vamos ver se aparece mais algum reforço, pois estamos precisando.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. A zaga vem mal mesmo. Acho que dá pra corrigir a maioria dos erros com treino. No final do ano passado essa mesma zaga não vazava tanto.
    O Collaço foi bem, acho que pode evoluir mais ainda. É jovem e me pareceu ser melhor que o Gilson. O time parecia muito nervoso.

    ResponderExcluir
  6. Rafael; bota treino nisso. Creio ser mais fácil colocar o Mário e o Rodolfo. O Collaço tem de pegar ritmo e ai engrena. Claro que eventualmente em alguma partida não irá tão bem, mas quem joga bem todas?
    Damián Escudero se vier vai necessitar de um parceiro e os mais indicados seriam Mithyuê e Roberson. Mithyuê é outro que necessita de jogos para pegar ritmo. Deram tanto espaço para algumas cabeças de vento e pouco para a gurizada. Leandro é um dos que tiveram inúmeras oportunidades.
    No meu entendimento o time seria: Victor, Gabriel, Mário, Rodolfo e Collaço (Lúcio); Fernando (Mateus Magro), Rochemback, Damián e Douglas (Mithyuê); Júnior Viçosa (Lins) e André Lima (Diego Clementino).

    ResponderExcluir
  7. Falta energia em quase a totalidade do nordeste. Sem ar ligado não está dando para dormir. Até a internet via G3 está com dificuldades.

    ResponderExcluir
  8. Grêmio anuncia a contratação de Carlos Alberto... Direção erra feio nesta contratação!

    Pobre Grêmio, até quando teremos uma direção sem comprometimento verdadeiro com o clube, com a história e com a torcida?

    Abraço Denigelson

    ResponderExcluir
  9. C. Alberto estraga grupo, joga bola, faz gol e td mais mas peitar o dinamite e fora q estragou o grupo do curintia....

    Acho péssima contratação. Esperemos e tenhamos fé no Renato, q coloque disciplina neste jogador pq saber jogar ele sabe, falta comando.

    ResponderExcluir
  10. Que o C. Alberto e tudo isso que escreveram concordo, porem temos o REinato que vai dar um jeito nele..

    ResponderExcluir