segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo larga o futebol: tudo está piorando

Ronaldo sai de cena. Em compensação, entra Damião.

Quando eu digo que tudo está piorando não é exagero. O futebol piorou. O que se vê hoje é muita correria, muita pancada sob o pretexto de que 'futebol é jogo de contato'.

Quando um jogador faz duas ou três jogadas que saem da rotina, já é taxado de craque.

Mas se ele abusar, vira jogador 'enfeitado'. E ainda pode ser punido pelo juiz, que protege os truculentos e abomina os talentos.

Tenho uma tese: juiz de futebol tentou ser jogador, mas era tão ruim que foi pro apito. Agora ele se vinga deixando baixar a lenha nos bons jogadores.

Já os jogadores ruins, aqueles que passam o tempo todo tentando roubar a bola dos habilidosos e quando conseguem não sabem o que fazer com ela, reclamam quando levam uns toques a mais e apelam pra ignorância mais ainda. O juiz olha pro lado, faz que não vê.

Não há lutar mais para os talentos no futebol.

Tudo está piorando. Alguém vê Caetano, Chico Buarque, Gil, Ivan Lins e outros craques da música ocupando espaços que merecem? Ah, mas tem o tal de Luan e outros do 'sertanejo universitário', um rótulo que procura identificar um sertanejo de maior qualidade, como se o fato de ser universitário represente alguma coisa em termos de arte.

Fosse assim, o que seria de Lupicínio Rodrigues? Por coincidência, Lupi, o genial Lupi foi funcionário da Faculdade de Direito da Ufrgs. É o mais próximo que ele chegou de um banco universitário.

Fosse compositor hoje ele poderia entrar no gênero 'dor de cotovelo universitária'.

Está tudo piorando. Até presidente semianalfabeto a gente já teve. E houve quem aplaudisse.

E o desmatamento desenfreado. Áreas iguais a centenas de campos de futebol são desmatadas diariamente na Amazônia. Depois não sabem a razão de tantas desgraças na natureza.

Volto ao Ronaldo: vamos sentir saudade. Sempre que um grande jogador larga o futebol é uma perda.

A dor dessa perda é ainda maior porque nós sabemos que o que vem por aí está sempre ao menos um nível abaixo daquele que se foi.

Fiquemos por aqui: Nilmar ainda faz falta ao Inter; assim como Jonas deverá fazer muita falta ao Grêmio, embora muita gente pense que não.

6 comentários:

  1. A propósito, quem foi o "sonhador apaixonado' pelo David Coimbra, no CPOVO que rebatizou com seu nome o estádio do Veranópolis?
    He, he, he.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu não sabia q a brincadeira era do "segundona day"? É isso?
    Não sabia q era permanente.
    Tá, então vâmo lá, todo dia nove é dia d ehomenagear alguém, HEHEHE

    1ª RODADA
    09/02/1992 - Domingo
    Operário-MS 2x2 Grêmio
    Londrina 1x0 São José
    Ponte Preta 0x0 América-MG
    Paraná 4x0 Operário-MT

    ResponderExcluir
  3. Que exagero.
    Messi é tão bom quanto foi zico e cia.
    Gil e Ivan Lins graças a deus que não surgiram outros! Yamandu Costa dá um baile nos dois!

    E o Escudero marcou 2 golaços no treino. Vamos aguardar.

    Não há razão para desespero.

    ResponderExcluir
  4. babaridade, isso é que eh desejo de ser castelhano:Escreve Messi e Escudero ocm letra maiúscula e Deus com minúscula. BARBARIDADE.!

    ResponderExcluir
  5. Esquilo, nada sei sobre essa história do David Coimbra. Mas pq tu se interessa tanto por essa bobagem? todo mundo erra

    ResponderExcluir
  6. eu sei q todo mundo erra, mas pombas, não é errar uma parte do nome ou uma letra, é colocar o nome do chefe de esportes do jorna rival. Bah, seria como se ZH escrevesse Correio do Povo, ao invés de Correios e Telégrafos, por exemplo.Antônio David Farina, o David, aind apor cima, está no meio do nome.

    ResponderExcluir