domingo, 27 de fevereiro de 2011

Scliar e o alerta do Cruzeiro

O cruzeirense Moacyr Scliar morreu sem ter visto o renascer do seu clube.

O Cruzeiro eliminou o Inter da disputa pelo título do primeiro turno do Gauchão e neste domingo jogou como o velho Cruzeiro. Enfrentou o Grêmio, no Olímpico, com valentia. Não fosse o goleiro Victor poderia ter complicado o jogo ainda mais.

O Cruzeiro caiu de pé, como se dizia naqueles tempos do velho Cruzeiro da Montanha. Hoje, o Cruzeiro do Montanha, apelido do abnegado Ernani Campello, repórter da rádio Guaíba. Montanha acreditou num sonho, e este sonho está concretizado.

Scliar teria orgulho desse Cruzeiro que vimos jogar hoje no Olímpico.

Fico feliz pelo ressurgimento do Cruzeiro. Além do mais, o Cruzeiro prestou um serviço ao Grêmio. Com um elenco de nomes modestos - alguns de qualidade, como o zagueiro Léo -, o time estrelado escancarou problemas que parecem ser crônicos em seu adversário.

Um pouco antes das férias, alertei para algumas coisas. Uma delas, a facilidade como os jogadores rivais cabeceiam na área do Grêmio. Continua mesma coisa. Cheguei a sugerir que o Roger, aluno de Felipão, mestre em treinar zagueiros, fosse utilizado para resolver o problema.

Quando um time que almeja o título da Libertadores leva dois gols de cabeça - o primeiro deles de um jogador de metro e meio de altura - de um time como esse do Cruzeiro, que tem como meta máxima permanecer na série A gaúcha, é porque a coisa está feia, pior do que parece.

Mário Fernandes, conforme li tempos atrás, não joga na zaga porque é fraco na bola aérea. Será que ele está jogando e eu não percebi? Será que ele está disfarçado de Paulão ou de Rodolfo?

A bola aérea foi mandar o Grêmio pro espaço. Algo precisa ser feito urgentemente. Se não tem como melhorar a zaga, que se reforce o meio de campo para que o número de bolas alçadas para a área diminuam.

Renato precisa tomar providências imediatas.

Outro problema: Gilson não pode ser titular da lateral-esquerda. Ainda mais agora com Bruno Colaço jogando o que está jogando. E tem ainda o Lúcio.

No meio, Carlos Alberto e Douglas se sobrepõem. Eles quebram o galho contra times mais fracos. Quem quiser se enganar que se engane.

O mesmo no ataque. André Lima e Borges são jogadores de área. Gostam de ocupar o mesmo espaço. Renato, na falta de melhores alternativas, insiste com a dupla. Mas talvez seja hora de testar melhor o Viçosa, que entrou bem fazendo jogada pelo flanco e até cavou um pênalti em jogada de brilho individual.

Alguns dizem que sou pessimista, outros que sou realista.

O fato é que com esse futebol que jogou hoje contra o Cruzeiro o Grêmio terá vida curta na Libertadores.

Nem eu sei se estou sendo pessimista ou realista.

É isso: as férias não melhoraram meu humor, tampouco reduziram meu enfoque crítico.

SAIDEIRA

Destaques do Grêmio nesta vitória por 4 a 2. Pela ordem: Gabriel, Douglas, F. Rochemback e Borges. Gostaria de ver o Borges assim contra times mais qualificados e com marcação mais dura.

FECHANDO A CONTA

O sujeito que atropelou ciclistas na Cidade Baixa agiu como um criminoso. Estranho que a polícia não esteja atrás desse motorista, esperando que ele se apresente. Por que?
Ele agiu sabendo que poderia matar alguém.
Eu suspeito que esse sujeito tem as costas quentes.
Curioso que um delegado chegou a comentar que o tal elemento (pra usar expressão policial) pode ter acelerado o carro sobre os ciclistas temendo ser agredido. Teria, nesse caso, uma desculpa para atenuar sua culpa.
Essa não dá pra engolir nem com a 1983 bem gelada.

11 comentários:

  1. o Inter está tentando arrumar um amistoso contra o time do Sindicato dos Atletas. Objetivo principal: fazer com que o CavenenhumGol desencante e saia do zero. caso contrário, Celso Roth terá que escalar o Alecsandro, cujo maior defeito para a torcida colorida é não ser argentino.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo!

    Não gostei do Grêmio! Algumas individualidades sim, mas o Grêmio como um todo foi deplorável!

    O grande RENATO ou está cego ou se faz de tal! É inaceitável que mantenha Paulão, Gilson e Carlos Alberto no time titular.

    Saimon, Mário Fernandes e Rafa Marques são melhores que Paulão, sem fazer qualquer esforço! Mas somente o Renato não vê isso!

    Gilson pode ser esforçado, não nego isso, mas time de esforçados não ganha título e está sempre um passo para o rebaixamento. Bruno Collaço é infinitamente superior ao bruxinho Gilson. Começo a suspeitar que Renato tenha um percentual do passe do Gilson.

    Quanto ao Carlos Alberto, não precisa falar que é um grande jogador, mas com a presença de Douglás, não consegue demonstrar seu bom futebol, fora que para o sistema que o Renato quer impor com o meio-de-campo de bons jogadores a entrega tem que ser maior e dedicada o jogo todo, tanto pelo lado técnico quanto marcação. Carlos Alberto é banco.

    Lúcio prova quanta falta faz ao time, mesmo jogando improvisado tem técnica e entraga ao time. Renato deveria monstrar vídeos do Lúcio para Carlos Alberto, Douglas e mais alguns.

    Por fim, VICTOR! Fez uma grande defesa no primeiro tempo, mas falhou nos dois gols do Cruzeiro, em especial no segundo. Um goleiro é o grande ponto de sustentabilidade de um time, goleiro levando gols fáceis deixa o time nervoso. VICTOR tem créditos, mas seu bônus já está experiando. Se continuar errando, VICTOR deve ir para a reserva.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. E ai Ilgo, blz!

    Não sei o que o Odone vai fazer, mas ele tem obrigação de comprar Gabriel de qualquer maneira. O gabriel é CRAQUE!!!!

    Já o Paulão tá vacilando demais!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Outro dia o Grêmio contratou o zagueiro Edson Felipe da Cruz natural de Touros RN que tem 19 anos e 1.83. Vem para o profissional ou sub 20?

    ResponderExcluir
  5. Collaço vem subindo de produção a cada partida. Escudero necessita entrar mais para pegar ritmo. Jonas marcou 1. Borges marcou 3. Kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Francisco, para com essa cachaça...
    Borges x Jonas, não dá nem pra largada.

    Gabriel deve ser comprado já.

    Ainda espero pelo Dagoberto. Sentado.

    Esqueci: Daronco foi perfeito. Há tempo que não via arbitragem tão boa.r

    ResponderExcluir
  7. Ilgo,

    Acredito que, o companheiro do Rodolfo seja o Vilson, falta este condições de jogo.
    Gilson não é jogador para o Grêmio.
    Carlos Alberto é banco.
    Por fim, não se tem mais dúvidas LÚCIO faz muita falta, ele dá velocidade ao time.
    Ah..oo Escudero parace que tem bola, mas tem que ter mais chances...
    abraço

    ResponderExcluir
  8. AH, pensei que fosses esquecer minha GRANDE Atauação, INCLUSIVE COM LEI DA VANTAGEM EM PÊNALTI, HAHAHA

    ResponderExcluir
  9. VOLTA HILTOR disse...

    VOLTA HILTOR.
    Nunca pensei q fosse dizer isso, hehe.
    Bah, o substituto do editor de esportes do CPovo pensa que INVENTOU a malandragem na imprensa.
    INVENTA e-mail com a bola quicando pra ele mesmo responder.
    Dia desses queria falar em futebol de mesa (jogo de botão) ai se deu ao trabalho de primeiro enviar (ou melhor, fingir q recebeu) email dizendo ele não respondia perguntas sobre outra coisa além de futebol (tão bobinho o moço que o SUPOSTO leitor q fez a queixa não enviou pertunga sobre outros esportes, hehe). Aí, pimba, no dia seguinte ele já tinha perguntas sobre JOGO DE BOTÃO. HAHAHAHA
    A de ontem é ótima: Alguém diz q tem trezentos cavadores no futebol de botãoe pergunta ao MESTRE, o que deve fazer. Quando você lê a primeira linha do SUPOSTO e-mail, já advinha q ele vai falar nos volvantes do Rth, hehehe
    E a de hj, sábado é de uma "inteligência".
    Imagina: pênaltis seguirão sendo marcados ou não, contra e a favor da Dupla, então o SUPOSTO leitor deve deixar de ser "patrulhador", hahaha
    E pq a IMPRENSA não pára de patrulhar jogadores e técnicos e torcedores e vai cuidar de assuntos sérios, se futebol não o é por sua ótica???
    Bah, socorro, VOLTA HILTOR

    ResponderExcluir
  10. Essa zaga é uma peneira, cheia de furos. O Paulão está pedindo pra ser banco. Acho que o Rafa Marques deslocado pra direita deve jogar mais.
    Acho que é questão de tempo para o Renato acertar o time e tirar o Gilson e o C.Alberto. O Renato não é cabeça dura como outros treinadores no mercado.
    A propósito, que vergonha a transmissão da guaíba. Totalmente anti-Grêmio. Conseguiram não ver penalti no Borges. Lamentável. Larguei de mão.

    ResponderExcluir
  11. A Guaíba viu o pênalti no Borges, disse q foi pênalti no Borges mas também disse o obvio (que o adorado GACIBA de vcs ñão disse) NÃO HÁ VANTAGEM EM PÊNALTI: MARCO O GOL E O ÁRBITRO DEU PÊNALTI, TEM DE BATER O PÊNALTI; NÃO MARCA E O LANCE É DESPERDIÇADO, NÃO DÁ MAIS PRA MARCAR.
    P.S. HEHEH o que não faz o titio "Pedro Ernesto Rafa Marques, heheheh RAFA. HEHEHE

    ResponderExcluir