quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Gre-Nal e Jonas, o Nilmar do Olímpico

Antes de viajar para a lagoa de Ibiraquera (SC), dou mais um pitaco, motivado por alguns assuntos importantes, a começar pelo presidente Lula, que ontem teve uma crise de hipertensão e foi parar numa emergência de um hospital de Pernambuco.

É claro que ele não foi atendido numa emergência do SUS.

Mas o que me preocupa, e me irrita, e me revolta, é a seguinte notícia:

“Um veto do presidente Lula à lei orçamentária libera pagamentos de R$ 13,1 bilhões a quatro obras da Petrobras com irregularidades “graves” apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Entre as supostas ilegalidades estão a prática de preços superiores aos de mercado, falta de detalhamento nos gastos e falhas nos projetos”.

Como vocês sabem, o TCU colocou sob suspeição uma 15 obras do PAC e foi muito criticado pela Dilma e pelo Lula.

Agora, um tema mais ameno.

O Inter massacrou o Juventude. Foi no Beira-Rio e o Juventude não é mais aquele. Mesmo assim, o Inter mostrou a força do seu time titular. A goleada pode ser aquela do tipo engana bobo.

Se for assim, é possível considerar que as dificuldades (preocupantes) que o Grêmio está encontrando para somar pontos no Gauchão também pode ser engana bobo. Nos Plátanos, ficou num 2 a 1 sofrido.

Numa análise simples, e simplória, o Inter vai para o Gre-Nal em Erechim como favorito. E muito favorito. Tem uma equipe mais entrosada e com alguns ótimos jogadores. O Grêmio está em formação, tudo muito confuso. Muitas experiências, o que é natural. Já o Inter está com seu time definido, fora um outro detalhe.

D’Alessandro, atropelado por uma jamanta no Beira-Rio, está fora. Não chega a ser um grande desfalque, porque Fossatti tem um substituto à altura do argentino, talvez melhor, o Giuliano. O problema é que D’Alessandro pode fazer é na Libertadores.

No ano passado, o Inter venceu o Gre-Nal que seria disputado no Olímpico e aconteceu no Colosso da Lagoa.

Agora, o Grêmio meio que fica na obrigação de vencer o clássico que seria no Beira-Rio para equilibrar a coisa.

A questão é que o Inter vai melhor para o jogo, sem dúvida.

Se o técnico Silas se iludir com a partida até boa feita pelo Joílson e deixa-lo no time, a coisa vai ser feia. Encardida.

Silas terá de armar um time mais forte na marcação. O Fábio Santos, por exemplo, nem precisa viajar. Se é para amarelar, como ele costuma fazer, melhor que fique em casa. Mas Silas parece que já escalou o Fábio. A opção, Lúcio, também não tem sido grande coisa.
Outra coisa: preocupante a forma como o Rafael Marques entrou no lance do gol do Santa Cruz. O atacante armou o chute e ele, o zagueiro, virou de bunda. Aí não dá!

Sugestão de Grêmio para o Gre-Nal (sugestão de Inter não precisa, porque o time está fechadinho):

Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques e Maurício; Mailson, Adilson, Ferdinando, Souza e Hugo (F. Santos ou Lúcio); Jonas e Borges (Leandro, se estiver bem). Fosse eu o técnico já teria experimentado o William ao lado do Jonas.

DIZEM POR AÍ...

... que o veterano Kleber Pereira pode repetir o veterano Alex Mineiro, sucesso no Gauchão engana-bobo e fracasso na hora da verdade, a Libertadores.

EM TEMPO

No ano passado, cometi a ousadia de escrever que o Jonas tem um futebol que lembra o do Nilmar, um atacante com luz própria, que não depende só de jogadas tipo prato-feito para marcar. Faltava para Jonas, escrevi na ocasião, mais confiança nas conclusões, o que ele só teria quando entrasse no time e tivesse uma sequencia de jogos. Bem, isso está acontecendo agora.
Jonas está cada vez mais parecido com o Nilmar. O gol de ontem sobre o Santa Cruz é um indício.

Podem me apedrejar, mas em pouco tempo mais gente estará dizendo isso. Só não esqueçam que eu sou o primeiro, pra variar.

SAIDEIRA

Acho que volto ao boteco só depois do Gre-Nal.

20 comentários:

  1. Ilgo, esqueceu o Douglas. Acho que sobra o Maylson e o Souza vai ser ala. E cravo o Lúcio no lado esquerdo. O resto tu já escalou. Abraços e boas férias. Nos vemos na quarta.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, o William é do nível do Marcel... no máximo um banco!

    ResponderExcluir
  3. Ilgo; teu time fica defensivo demais (Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques e Maurício; Mailson, Adilson, Ferdinando, Souza e Hugo (F. Santos ou Lúcio); Jonas e Borges (Leandro, se estiver bem). Fosse eu o técnico já teria experimentado o William ao lado do Jonas). Vejo mais equilíbrio embora teoricamente com mais riscos esta formação: Victor; Mário, Maurício, Rafael (Neuton) e Lúcio; Adilson, Ferdinando, Souza (Leandro) e Hugo; Jonas (Bérgson) e Borges. Quem não ataca só se defende. Assisti umas 10 x aos gols e me pareceu falha do Victor o gol que tomamos. Tudo bem que a bola bateu e entrou mas várias bateram nas traves e não entraram. É para acertar entre as traves e não nas mesmas. Kkk Pelo que vi nos lances gostei do Maurício mas a posição tem Mário que é 10 e Maurício dou 8,5. O Rafael leva um 7 e provavelmente o Neuton levaria um 9. Falam em Rafinha para a 2. Não sei como está mas me agrada embora prefira o Spessato no momento. Esquisito o descontrole do Victor ontem... Jackson Vieira pela experiência pode somar mas dificilmente tiraria a 3 do Mário. Pode ser com a 4 mas não sei como vai pela esquerda. Aguardemos...

    ResponderExcluir
  4. Jackson é coisa do Windows. Jádson Viera Castro é o correto.

    ResponderExcluir
  5. Francisco, achei um video com lances do Jadson Viera, em alguns momentos me parece que ele atua mais pela esquerda, casando bem com o Mário.

    Dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=BE-acptrWsg

    ResponderExcluir
  6. André; gostei. Assisti este que indicaste e outros. Parece-me um zagueiro a antiga de imposição física “tipo” Hugo de León. Em um dos vídeos frente ao Ginástica perdeu para um atacante rápido. Como estamos carente de um comandante e não de coma andante pode vir a ser muito útil se atuar pela esquerda onde somente o Neuton no momento me parece o mais indicado. Lembro aos que não acompanham muito que o Jádson tem 1,92 de altura, mas não garante que tenha grande impulsão. Outro alerta é que o Spessato joga na lateral com a 2 e como zagueiro com a 3 e tem 1,80. Réver que está partindo também tem 1,92 e o Mário que desarmou Adriano de cabeça tem 1,89. Nem sempre a altura é tudo e até o Messi faz gols de cabeça como Romário.

    ResponderExcluir
  7. O Belgrano tocou 3 nos juniores. Quem pensa que o adversário está morto pode ter surpresa...

    ResponderExcluir
  8. Gostei da estreia do Mauricio. Ferdinando pra mim continua sendo insuficiente. Bom reserva e só. Joílson não me engana, esse não joga nada. Preocupante a desorganização tática da equipe. Acho que o Silas só escala e deu.

    ResponderExcluir
  9. Mais um caneco no armário após 4 a 0 no Peñarol e o título de campeão do Efipan 2010. Agora pode ser que as categorias de base tenham mais cuidado e seus treinadores a atenção na formação. O descuido de Santiago que fique na memória.

    ResponderExcluir
  10. Perdemos pelos erros que já havia falado. A volancia e a inclusão dos ditos ALAS voltando ao 3 5 2 sem Bérgson no banco fica complicado. Somente a criatividade de jogadores como Mithyuê, Douglas ou Bérgson podem criar o MOMENTO para o gol. Fernando vem mostrando seu valor e utilidade. A zaga tem de ser definida e voltar ao 4 4 2. Esta é a minha visão onde não houve grande diferença entre as equipes na produtividade. Nenhuma equipe foi indiscutivelmente superior.

    ResponderExcluir
  11. Era Duda Kroeff/Meira(argh):

    6 grenais disputados, 5 derrotas!

    Por isso o Rech apoiava tanto esse cara e metia o pau no Odone,
    são pé-frios e incompetentes!
    Alegria dos colorados!
    Volta Odone!

    ResponderExcluir
  12. Presidente bunda mole, omisso, c..., sem garra, sem olhar furioso. Um almofadinha que não entende nada de futebol.

    Com esta falta de fúria e com esta falta de petulância. Preocupado só com o balancete (aliás, coisa que o Obino se auto-idolatrava por fazer muito), Duda caminha a passos largos rumo ao caos moral que o Obino deixou o Grêmio.

    Chega de pinguins de geladeira. O Grêmio só voltará a vencer com alguém furioso na dirigência.

    Falta Direção Forte para cobrar o que quer que seja pertinente.

    ResponderExcluir
  13. Já imaginava que o final seria esse. Um técnico de segunda, uma direção pífia... Ficarei surpreso se sair algum título este ano.

    ResponderExcluir
  14. O que aconteceu ontem é caso de demissão sumária do treinador e do médico. Os dois não poderiam chegar em Porto Alegre como funcionários do Grêmio.

    ResponderExcluir
  15. Eu não consigo entender é como as pessoas vêem uma coisa e conseguem escrever outra ou criar coisas. Tem gente creditando ao tamanho dos jogadores do Grêmio a derrota (Zini). Outros escrevem sobre a superioridade? Eu definitivamente vou ter de rever a minha forma de ver futebol ou parar de escrever e dar pitacos, pois já estou velho para voltar à escola. Mário é zagueiro e tem de ficar na zaga. Só deve subir na boa, pois ninguém tem fôlego para ir e voltar. Nitidamente os jogadores do Grêmio estão sem condicionamento físico e com a musculatura ainda presa. Gostei do Mauricio, mas continuo com um pé atrás com o Rafael. Não quero ser implicante, mas 90% dos gols que vejo o Grêmio levar ultimamente são efetuados ou iniciados pela esquerda. Não pode sempre ter uma substituição programada de 6 por ½ dúzia entre Lúcio e Fábio. A situação criada com a chegada de Douglas (canhoto) e Hugo (canhoto) fatalmente não será fácil de administrar mesmo que não joguem na mesma faixa, pois só cabem 10 fora o goleiro. Douglas é garçom e não gosta de marcar. A indefinição eterna da lateral direita e o esquema 3 5 2 definitivamente não me agradam. Ainda vejo a melhor contenção e distribuição com a dupla Bruno Renan (canhoto) e Matheus Magro (destro). Até o momento não vi uma dupla de volantes que tenham este perfil. Emerson Rosa em fase final de recuperação dando sopa em Porto. Jonas e Borges não tiveram espaço e criatividade para guardar a redonda e faltou o elemento surpresa ou de desequilíbrio que propiciasse o gol. Sem o elemento (jogador) que possa criar o momento ou a jogada fica complicado. Sem ter um Douglas, Bérgson ou Mithyuê em campo é complicado aos atacantes. Tudo se resolve com jogos treino, pois treininho de solteiros contra casados é só enganação. O Gauchão serve é para isso, pois falta PLANEJAMENTO aos COMA ANDANTES... Mas como foi bom ganhar o Efipan e ver a cara desolada dos colorados. Lavei a ALMA. KKKKKK

    ResponderExcluir
  16. Kroeff: “Perdemos o Gre-Nal que poderíamos perder”. Um presidente que diz isso tem q ir embora. Não podemos aceitar eprder grenal.

    ResponderExcluir
  17. Ilgo...me ajuda a divulgar e a votar na Ana Amélia Lemos para Comentarista de Rádio na 6ª edição Troféu Mulher Imprensa: http://www.trofeumulherimprensa.com.br/vote_radio.asp

    É por email...desde já te agradeço, Bjos, KK

    ResponderExcluir
  18. Obino, Oly Fachin, Valandro, Dourado, Flávio Jacobus, Carlos Josias, Meira, etc, essa veiarada tem q vazar do Grêmio pra sempre, renovação urgente!

    ResponderExcluir
  19. Souza pelo andar da carruagem só em 2011 se operado pelos médicos do Grêmio pois tem sido esta a média como Magrão e Mithyuê. Nos primeiros 40 minutos do treino de hoje contra o São José (finalmente) Bérgson já marcou 2. KKKKK As dificuldades que o Jonas e o Borges encontram é a facilidade do Bérgson para marcar...

    ResponderExcluir
  20. Para quem queira acompanhar o Grêmio na COPPA CARNAVALE em VIAREGGIO informo: http://www.viareggiocup.it/it/home.html O Grêmio na abertura venceu a Sampdoria - Gremio por 3 a 1.

    ResponderExcluir