quinta-feira, 6 de maio de 2010

A estranheza de Fossati e a fórmula para vencer o Santos

Conforme eu previ logo após os 3 a 1 em Buenos Aires, o Inter passou pelo fraco time do Banfield. É claro que era um jogo de alto risco em função do primeiro jogo, mas acreditava que o Inter passaria, como passou. Venceu por 2 a 0 (primeiro gol do desprezado Alecsandro, sempre ele) e garantiu a vaga.

O Inter vai pegar o atual campeão da Libertadores. O Estudiantes é de outro nível, mas não sei se é muito superior ao Banfield, embora tenha o veterano Verón.

Agora, depois de garantir a classificação, Fossati deu uma longa entrevista. Nela, ficou claro pra mim porque ele se espanta com tanta cobrança, algo que ele admite ter dificuldade para lidar.

- Um torcedor me encontra na rua, me cumprimenta, mas já me cobra vitória no domingo seguinte -, contou ele, observando que acha isso estranho.

É uma questão cultural. Nós somos brasileiros. Nossa seleção sempre entra numa Copa do Mundo, e isso há mais de 50 anos, como candidata ao título ou favorita.

O que se espera de uma seleção uruguaia, já treinada pelo Fossati? Nada, a não ser uma campanha digna. No Equador, onde ele trabalhou e é idolatrado, alguém cobra grandes títulos dos clubes locais?

Quer dizer, Fossati ainda não entendeu que está numa terra habituada a conviver com vitórias e títulos. Se o segundo lugar numa Libertadores para um time equatoriano, colombiano, etc já é algo a ser comemorado, aqui pode virar motivo de chacota.

Fossati precisa entender que se for vice na Libertadores com o Inter será demitido. Aqui, só o primeiro lugar interessa.

Em outros países, na maioria deles, seria festejado.

SAIDEIRA

O Santos decidiu poupar vários titulares para o jogo contra o Botafogo, estreia no Brasileirão. O Grêmio já havia decidido isso ontem. Concentração total para o grande duelo pela Copa do Brasil.

FECHANDO A CONTA

Silas precisa conversar com Fossati, que tem a fórmula para vencer o Santos. Ou conversar com o técnico do Santo André. No último Gre-Nal, Fossati anulou o ponto forte do Grêmio, seu setor ofensivo.

Congestionou a zona diante da grande área, encurtou o campo e impediu o toque de bola de Jonas e cia.

O Santos tem seu ponto forte no ataque. Todo time que tem um ponto forte, no caso muito forte, tem outro ponto pelo menos vulnerável, ou mesmo fraco, é o caso do Santos e de sua defesa.

Se anular o poder de fogo do Santos, imitando a estratégia do Inter, o Grêmio tem todas as condições de superar o time de Robinho, Neymar, Ganso e outros menos votados.

10 comentários:

  1. Prezado Ilgo Wink,

    Lendo, o seu 'post' acima, deixo-te a minha opinião sobre o duelo entre o meu Grêmio x Santos, que na singela ótica deste torcedor se resume assim:

    Para mim, Grêmio e Santos estão, no mínimo, empatados quando a questão é brilhantismo de suas equipes, uma porque se analisar friamente as duas escalações não se encontra nenhuma disparidade nos times, duas porque se a crítica esportiva destaca o Santos, falta-lhe postura, pois o Grêmio, ressalto, também está perfeitamente encaixado.

    Veja atentamente o time do Grêmio:
    1. Victor (ninguém é louco para dizer que existe goleiro melhor que ele em atividade no Brasil, mesmo com falhas no grenal e no segundo gol do Flu no Rio);
    2. Edilson (para mim, este é o único cabeça de bagre da equipe, mesmo assim, é dedicado, e como o Reche diz, num cluebe bem estruturado, até mesmo jogadores ruins são destaques);
    3. Rodrigo (baita defensor, arrumou a casa do Grêmio);
    4. Mário Fernandes (não precisa comentários, esse guri joga tanto, mas tanto, que não dúvido que se saia bem como matador, como a 9 as costas);
    6. Neuton (entrou nos 4 piores jogos do Grêmio na temporada, os dois greanis e os dois contra o flu, sendo destaque em todos);
    5. Adilson (graças a Deus, para o bem de Silas, o Ferdinando se machucou, Adilson joga com garra, erra passes é verdade, mas é dedicado, tem talendo e marca muito);
    8. Willian Magrão (um grande talento, sofreu com a lesão no ano passado, mas recuperado é titular absoluto);
    11. Hugo (jogando o futebol das últimas partidas, com o diferencial do chute, é titular);
    10. Douglas (maestro, por ele o Grêmio ganha em inteligência e arremate, não é fácil parar o dono da camisa 10);
    7. Jonas (está jogando muito, mas muito, fazendo gols, passes, jogadas, arremates, uma fase maravilhosa);
    9, Borges (matador, perdeu um gol feito contra o flu, mas com ele é gol certo.

    Enfim, SILAS, que deve agradecer as lesões, mas agora parece que entendeu que Willian e Ferdinando não podem vestir o manto tricolor.

    Rumo ao penta, pois o Santos, nominata, por nominada não supera o o IMORTAL GRÊMIO!

    Grande abraço,
    Denigelson da Rosa Ismael

    ResponderExcluir
  2. Não sou o gremista delirante, mas tinha a sensação de que daria o primeiro jogo aqui. O que deixa duas preocupações:
    1- neymar no segundo jogo, na vila;
    2- Ferdinando no segundo jogo, na vila;
    Vamos ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  3. Vou ser curto e grosso. Se o Grêmio joga o gauchinho com os juniores porque não pode jogar no brasileirão contra alguns times com esta equipe?
    Tenho sérias dúvidas se Matheus, Bruno, Pessalli e Mithyuê não são melhores que Adilson, Rochemback, Douglas e Hugo.
    Agora frescura é pedir para a CBF em caso de convocação liberar o Victor.
    Se não confia nos goleiros é melhor mandar embora e contratar outros.
    Grohe, Matheus e Busatto não estão ali pelos olhos de Meira ou de Silas e sim pelos anos de treino e dedicação. Isso é como chamar funcionários de incompetentes e incapazes.

    ResponderExcluir
  4. Aliás, esperar o que de quem liberou o Ricardo Bueno que em 18 jogos marcou 16 gols? Tem clube que faz das tripas coração para valorizar seus atletas, pois teoricamente são patrimônio do clube e outros só depreciam. Na hora em que os cobradores batem às portas quem vira moeda? Será que o Victor vai ficar contente com estas colocações e seu procurador que deve zelar em arrumar as melhores condições de trabalho e valorização? Isso me cheira a evitar sua convocação e desvalorização para evitar assédios e pagar menos. Terá outro treinador ou direção este mesmo pensamento?

    ResponderExcluir
  5. Cadê o Yuri e o Pedro Yuri?
    Enquanto Neymar vive dias de celebridadade, o Santos prepara um novo candidato a estrela. Se Neymar é considerado o sucessor de Robinho, o garoto Jean Chera, que completa 14 anos em maio, é tratado como um futuro Diego. Hoje atuando no time sub-15 do Peixe, Jean tem impressionado os técnicos das categorias de base com chutes muito fortes e vários gols há pelo menos dois anos. Agora, o garoto começa a chamar a atenção também pelo seu porte físico.
    Mas isso não é por acaso. Entre 2007 e 2008, Celso Chera, pai de Jean, obteve autorização do Santos para procurar uma equipe médica em São Paulo. O objetivo é fazer o garoto adquirir corpo para aguentar as divididas.
    Afinal, desde cedo ele sempre treinou com garoto até dois anos mais velhos.

    ResponderExcluir
  6. Denigelson, concordo que os dois times se equivalem, tudo pode acontecer nesse confronto.
    Mais um detalhes: o Grêmio é melhor que o Santo André, ou não? Se o S. André venceu, por que o Grêmio não?

    Rafael M: eu prefiro o Neymar nos dois jogos do que o Ferdinando em um deles.

    Francisco, concordo contigo: aqui não se trata dos jovens talentos devidamente. se o guri é bom pode jogar aos 17, 18 anos, principalmente se for tipo e Neymar, franzino mas fora de série.

    ResponderExcluir
  7. É que o lugar do talento é ocupado por um LENTO e com alto salário Ilgo.

    ResponderExcluir
  8. Caro Ilgo,

    Você acha mesmo o estudiantes um time fraco e não sabe se é muito superior ao Banfield?

    Depõe contra a credibilidade do afamado blogueiro

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Não que eu não confie no Grohe e nos demais suplentes, mas a posição de goleiro requer maiores cuidados. Jogadores sem ritmo não devem entrar logo em jogos decisivos. Muito menos no gol.
    Falando em Rospide, ele deve sair do Grêmio agora, no final do mês.
    O estudiantes é melhor que o banfield. Aliás, esse banfield é bem fraquinho.
    O santos tem um treinador melhor.

    ResponderExcluir
  10. Nunca escrevi que o Estudiantes é um time fraco.
    Só acho que o tempo passa também para o Verón e não sei como está o Estudiantes. É melhor que o Banfield, mas não deve ser muito, não.
    no campeonato deles, o Banfield se deu melhor, mesmo com esse timinho.

    ResponderExcluir