segunda-feira, 19 de julho de 2010

Collares, uma decepção

É ruim quando uma pessoa que a gente admira e confia nos decepciona.

Nunca me decepcionei com o Collor, Sarney, FHC e o Lula. Nunca nada deles esperei diferente do que eles fizeram e ainda fazem.

Ficaria arrasado se o Brizola tivesse em algum momento me decepcionado. Ele era e é minha referência política.

Enfim, muita gente já me decepcionou ao longo da vida. E não tenho dúvida de que devo ter causado decepção a alguém.

Só para me limitar ao âmbito da política:

Alceu Collares, sim, me decepcionou. Sei que posso surpreender – e até decepcionar – alguém com essa afirmação: eu gosto do Collares. Quer dizer, cada vez gosto menos. Mas sei que muita gente o detesta, inclusive entre esse grupo ao qual se aliou aqui no Estado, o PT. Por interésses, como diria o tio Briza, eles trocam sorrisos.

Houve uma época, Collares na prefeitura e no Piratini, em que o PT simplesmente tentou destruir seu novo parceiro. O PT fez de tudo para liquidar o Collares, e não apenas o político, mas o cidadão.

Hoje, Collares está ao lado desse pessoal, apoiando o Tarso. Insinuam que é por causa do emprego que ele tem no governo Lula. Emprego de consultor, em que se aparece de vez em quando e se ganha uma nota. Na ZH de hoje ele evitou dizer quanto ganha e lembrou sua história para respaldar sua decisão sob todos os aspectos lamentável. Ele sustenta, ainda, que está seguindo a diretriz traçada pelo PDT nacional: que é ficar ao lado de Lula e do PT.

Collares nunca foi de seguir diretriz, a não ser quando lhe interessasse.

Enfim, Collares volta a me decepcionar. A primeira vez foi quando ele assumiu o governo do Estado, derrotando o PT, que depois o atacou ferozmente como um pitbull faminto.

Eu esperava, naquela época, que ele, como seguidor de Brizola, fizesse uma revolução modelo na educação gaúcha, com melhores salários para os professores e uma política séria e diferenciada nessa área.

Ele fez uma revolução, mas uma revolução negativa, com aquele absurdo que foi o calendário rotativo idealizado por sua companheira Neusa.

Foi uma grande decepção. Até maior do que esta de apoiar o PT para o governo gaúcho, porque desde aquela época estou vacinado em relação ao Collares. O que ele diz e faz já não me surpreende tanto.

Agora, é duro assistir à derrocada de uma pessoa que a gente um dia admirou.

É por essas e outras que sei o quanto sofreram aqueles petistas autênticos, sinceros em seus propósitos, que um dia depositaram suas esperanças em Lula, José Dirceu, Genoíno e outros.

Por outro lado, não entendo aqueles que, mesmo decepcionados, continuam fiéis.
Quer dizer, até entendo...

De minha parte, voto agora no que considero o menos pior.

5 comentários:

  1. A maioria tem preço Ilgo. Pode ser um rabo de saia um Land Rover Dólar na cueca ou R$.
    O Brizola deve estar se revirando no túmulo. Espere até o final desta campanha e vais ver coisas de outro mundo.
    É mais um que merece a foto.

    ResponderExcluir
  2. O mesmo é com jogadores que antigamente raramente trocavam de clube. Hoje por qualquer tostão ja se bandeiam. Réver agora no Galo. Deve estar bem de grana o Atlético.

    ResponderExcluir
  3. É inacreditável, isso... Estou, por assim dizer, pasmo! Aos 66 anos de idade, o meu voto no Negrão era o único depositado com convicção e prazer. E digo era porque, com esta sua decisão, nunca mais voltarei a votar nele. Aliás, acho que deu pra mim e passo a anular meu voto. Chega de votar nessa canalha.

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHAH, esses REAÇAS.
    Ora, tu vem com esse papo de que não esperava nada do FHC, pra parecer q é imparcial. Ora, se não esperavas nada dele pq voatstes nele? Pq votastes no Serra e no ALckmin (a ponto de comemorar o 2 turno de 2006?) HAHAHAAHA
    Bobinho esse menino.
    Por acaso o Colares não chegou ao governo, em 90, com apoio do PT? E não devolveu o apoio e levou o PT ao governo em 98? Vcs, REAÇAS, querem é a divisão eterna dos trabalhistas.
    É muita cara-de-pau falar em "Brizola deve estar triste", pq o Collares apoia o Tarso, e NADA FALAR, FICAR EM SILÊNCIO, quando essa cretina e interesseira da neta dele teve o desplante de dizer q Brizola apoiaria Yeda. BAH.
    P.S. Bem, se vota sno menos pior, certamente irás de Marina, ou PSTU. Não? HAHAHA
    Até parece, vais eh de Serra. hahahahah

    ResponderExcluir
  5. Collares, nas suas justificativas para apoiar Tarso e não apoiar Fogaça, diz que este é despreparado. Em 06.09.2006 a imprensa publicou suas criticas aos então candidatos ao Governo do Estado, Rigotto e Olivio, taxando-os, entre outras adjetivações, de despreparados.

    Disse que sempre esteve com Lula. No seu site Collares Online há um texto de 30.12.2005, intitulado Lula está enterrado como político, do qual destaco o seguinte parágrafo:

    “Lula é um despreparado que se deslumbrou com o poder. Não tem noção do que é administração pública. O mais grave é que ele promoveu todos os companheiros que perderam as eleições em 2002, um grupo de pessoas rejeitadas pelo voto popular, sem condições para a função pública.”

    Ao que consta o Tarso, que ele apóia hoje, foi um dos que perdeu em 2002 e que, SEGUNDO COLLARES, NÃO TEM CONDIÇÕES PARA A FUNÇÃO PÚBLICA.

    Todo mundo é despreparado para ele, enquanto ele se acha “o cara”.

    ResponderExcluir