segunda-feira, 26 de julho de 2010

A crise gremista e a lista de Mano

Recolhido para meditação no interior de Saudades, uma pequena cidade fundada por gaúchos lá pelos anos 50, às margens do rio Saudades (incrível coincidência), perto de Chapecó, abandonei o mundo por três dias. Imitei o Raul, que queria parar o mundo para descer.

No domingo (ontem), depois de uma churrascada com a alemoada, amigos e familiares, regada a cerveja é claro, assisti ao jogo do Inter. Isso depois de tirar uma breve siesta que ninguém é de ferro. Assisti ao lado dos parceiros (todos gremistas, porque a região lá é dominada por gremistas). Boa parte do tempo eles trocavam palavras em alemão, e eu ficava boiando mais que o Onofre no vestiário tricolor.

Então, vi o misto quente do Inter conquistar sua quarta vitória seguida no Brasileirão, confirmando o que previ semana passada: o Inter vai ser campeão da Libertadores, do Brasileirão e, de quebra, do mundo. Estou providenciando o visto para o Casaquistão. O Grêmio acompanhei através de relatos do meu cunhado, que se fechou no galpão com um radinho para ouvir o jogo pela Guaíba (ele é guaibeiro fanático).

Lá pelas tantas, o Inter vencedo por 1 a 0, ele chega correndo, olhos esbugalhados, feliz, para anunciar o gol do Borges.

- Sossega, olha o coração, que não vale a pena. Daqui a pouco o Cruzeiro empata - alertei. Ele não gostou muito do que falei e saiu resmungando.

Antes de viajar escrevi que o pessoal da região, os gremistas, estava pensando em suicídio coletivo diante do que acontece de ruim no Grêmio e de bom no Inter. Exagerei, claro. Mas foi eu pisar em Saudades, onde fica a fábrica da Umbro, da Fila e outras grifes, que um grupo de gremistas me cercou.

- Diz aí o que está acontecendo com o nosso Grêmio? -, perguntaram, quase implorando, em coro. Na hora pensei que ao brincar que eles estavam desesperados e que pensavam em se matar até que não errei tão feio.

Diante daquela pergunta assim, de sopetão, logo após os cumprimentos de praxe, fiquei mudo. Pensei alguns segundos:

- Vocês têm muuuuito tempo para me ouvir, ou querem um resumo?

Aconteceu o que eu temia: eles tinham todo o tempo do mundo. O problema é que eu estava cansado. Era sexta-feira. Eu havia saído de POA às 8h. Viajei quase oito horas. Então, depois de garantir o chimarrão nas minhas mãos, sugeri para conversar com mais calma à noite. Ele toparam.

O que falei depois é tema para outro comentário aqui nas mesas do boteco. Só adianto que eles saíram preocupados. E a ideia do suicídio coletivo ganhou corpo. Não sei se não vou aderir.

SAIDEIRA

Mano era pedra cantada. A surpresa foi Muricy ser convidado no sábado e recusar. Passou o cavalo encilhado.

Mano aceitou na hora, não é bobo. Um baita emprego.

Hoje, anunciou a seleção que enfrenta os EUA em agosto. Há muitos nomes discutíveis na lista, o que é natural porque se trata de uma renovação. Gostei de ele ter lembrado do Lucas, do Ganso e do Hernanes(que eu queria no time do Dunga), e também do lateral André Santos (mil vezes melhor que os convocados pelo Dunga, mas dizem que ele tem problema extra-campo). Gostei também que ele chamou o Pato, que tem tudo para ser titular em 2014.

Enfim, é um começo. Não gosto do Mano, mas reconheço que é um técnico equilibrado, que sabe armar um time, e, ao contrário do Dunga, tem experiência de treinador.

Se vai dar certo, é outra história.

Só não gostei que logo de cara o Mano deu uma exclusiva para a Globo. Só pra Globo.

SAIDEIRA II

Os doutos do Grêmio querem passar a imagem de que são firmes e duros contra a indisciplina. Anunciaram multa para Jonas e Rodrigo, que, pelo que soube, brigaram em Minas. Alguém sabe explicar o motivo da briga?

Deve ser aquela multa amiga, tipo a que o Lula e a Dilma recebem do TSE. Sai na urina.

Aposto que o Jonas está do lado do 'bem'. Vem cá, tomar dois gols de cabeça?

A zaga deve explicação. E também o Silas, porque com ele o Grêmio vive tomando gol de cabeça e/ou por descuido de marcação. Ele não sabe armar uma defesa, entre outras coisas. Pode jogar com quatro zagueiros na área que isso vai se repetir.

25 comentários:

  1. Jonas é um dos poucos que mostra indignação dentro de campo. Rodrigo, dentro de campo entrega direto. Maylson mostrou mais um vez que não é o Kaka, mas nesse time escolhe a camisa e onde quer jogar. Se não mudar no comando do futebol e do time, vamos cair. Ouvi falar de tapas, socos e xingamentos. Será que ninguém acertou o Meira? Não estou incitando violência, apenas curioso, ja que nesse boteco ouvi dizer que o mesmo era alvo de gozação por parte dos jogadores...

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei do treinador Mano e não seria agora que iria mudar. É real a analise do não aproveitamento por parte da maioria dos clubes de jogadores da base que passam pela seleção nos profissionais. O prof. Meira e Lamparina que o digam. Também é verdade que os treinadores não estão entregando jogadores prontos. Faltam fundamentos e consciência tática. Quando algum como Mithyuê aparece logo descartam ou colocam em posição errada para queimar (Bergson). Amanhã veremos Bergson em ação na seleção. Somente o Santos tem aproveitado em grande número jogadores da base nos titulares, mas relativamente poucos pela quantidade que possui no plantel.
    Voltando aos convocados pode ser que agora o Victor ponha os dedos na tomada. Com a convocação do Hernanes e Lucas certamente será o Cadu alternando com Ganso a meia com Pato, Tardelli e Robinho podendo firmar o meio com Ramires. Silas agora voltará ao 4 4 2?
    Seria como usar Matheus Magro e Bruno Renan (canhoto) na volancia, pois ambos marcam e sabem sair além de arrematarem a gol.

    ResponderExcluir
  3. OLHA SERIA UMA BOA MESMO QUE O MEIRA FOSSE ACERTADO NA BRIGA DO JONAS COM O RODRIGO, TALVEZ ASSIM ELE LARGASSE O POSTO DE DIRETOR DE FUTEBOL. O PIOR QUEM SERÁ O NOVO TREINADOR DEPOIS DO GRENAL? OU VCS ACHAM QUE O INTER NÃO PASSA DO GREMIO DE BARBADA? E O REVER NO ATLETICO MG, NOSSO TIME PRECISANDO DE 1 ZAGUEIRO URGENTE, REVER COM 1 PERNA JOGA NESSE TIME. ACHO QUE O SILAS CAI DOMINGO, MESMO QUE GANHE DO INTER, MAS ESPERAMOS ATÉ LÁ.
    PQ O GREMIO NAO TENTA TRAZER O LUGANO ZAGUEIRO URUGUAIO, CALÇA NA $$$$ E FAZ 1 CONTRATO LONGO, MAS ESSE VALE A PENA INVESTIR E NÃO NO FABIO ROCHEMBACK CHEIRADOR ATOA....
    ENFIM, OREMOS....

    ResponderExcluir
  4. Pôxa, Ilgo. Pensei que fosse ser elogiado, ao menos aqui, por ter honrado o contrato que tenho ocm o Fluminense. Me equivoquei, parece que o blogueiro apoia a quebra de palavra (a não ser quando é de alguém de oposição às suas preferências, aí fala em ÉTICA e enche a boca).
    É, deixei o "cavalo passar encilhado".
    SOu um memso um TROUXA q acredita na DEMAGOGIA BARATA de alguns que quando têm a oportunidade de ver alguém fazer o correto, SE TRAEM e morem pela boca.
    É. sou o TROUXA MURICY RAMALHO.

    ResponderExcluir
  5. Aposto que o Bergson vai arrebentar na seleção.

    Chupetinha era o apelido do ponta Odair, campeão brasileiro de 81.
    Mas dizem por aí que a trama diabolica do Inter inclui perder o gre-nal pra tudo continuar igual no olímpico...

    ResponderExcluir
  6. Preguntinha da madrugada: Já que os brigões que não brigaram na versão Meira / Silas serão multados o Silas será multado pela expulsão?
    Treinador do Grêmio pode pegar até seis jogos de suspensão por ter sido expulso no jogo contra o Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  7. diante da tua incredulidade, agora fica provado o que só tu não queria ver: Mano Menezes é o maior treinador da América. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. é mas se a Argentina ganhar do Brasil na Copa, a culpa será do Mano que "não mandou marcar o Messi em cima", hahahahahaha

    ResponderExcluir
  9. Mano o melhor da América?
    tá de brincadeira comigo, LF.
    ele é um bomtreinador, nunca disse o contrário.
    mas está longe de ser o que uns e outros apregoam. com ele, o gremio pariu uma bigorna para sair da segundona, o que é obrigação de qualquer técnico de clube grande.
    perdeu a libertadores pelo gremio e pelo corinthians, foi campeão da copa do brasil com ajuda da arbitragem sobre o Inter.
    chega.
    Mas todos evoluem, menos o Roedor deste blog.

    ResponderExcluir
  10. Siegmann: "São Paulo está se fazendo de gambá morto para comer galinha viva"
    Assessor de futebol do Inter alerta para mobilização dos tricolor paulista.
    Ué; os macacos agora estão virando galinha?

    ResponderExcluir
  11. FI - O jovem Anikson, meia atacante, atleta da categoria SUB-17 do Coritiba, está chamando a atenção do futebol europeu. O Feyenoord, de Retterdam, da Holanda, enviou ao clube um observador, e pode acertar a contratação da jovem revelação.

    ResponderExcluir
  12. Felipe Mattioni acerta com El Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona. http://www.rcdespanyol.com/

    Colocaram água e o tal Ferdinando voltou. Tem que botar sal e galinhas para comer até a raiz deste mato.

    Ja tivemos tempo de Pelaipadas e agora vivemos a era de Meiradas e alguma Siladas.

    ResponderExcluir
  13. Daqui a pouco (18 hs) entra em campo a sub 19 com: Gabriel, Ryan, André Vinicius, Alan, Heracles, Cristian Oliveira, Luiz Antonio, Raphael Augusto, Wendel, Oscar e Bergson.

    ResponderExcluir
  14. UOL - O atacante do Grêmio, Bergson, se apresentou no último sábado na seleção brasileria Sub-19. O jogador foi convocado para disputar o Torneio Internacional de Futebol Sub-20, no Paraguai, entre os dias 25 e 31 deste mês e passa a desfalcar o time tricolor.

    A delegação se reuniu em São Paulo e já rumou para o Paraguai, onde treina em dois turnos neste domingo. O Brasil estreia contra a Colômbia na terça, às 18h, e enfrenta os donos da casa na quinta, às 21h. Quem somar mais pontos faz a final, no sábado, contra o campeão do grupo formado por Argentina, Uruguai e México.

    Esta foi a segunda convocação do jovem gremista. No início da temporada, Bergson esteve em um período de treinamentos na Granja Comary e se destacou marcando cinco gols em dois amistosos.

    ResponderExcluir
  15. Para quem quer assistir Brasil x Colombia sub 20.

    http://luchoquiroz.weebly.com/futbol-3.html

    ResponderExcluir
  16. Finalmente. Sai urucubaca...
    Agora é certo: Joilson vai para o Atlético-PR. O lateral-direito, que também atua como volante, refez exames médicos no clube e, desta vez, passou. O jogador havia sido reprovado porque acusou lesão nos primeiros testes, há cerca de um mês. A direção do Grêmio e também do Atlético-PR confirmaram.

    Joilson vai por empréstimo até o final do ano para o novo clube, quando acaba seu vínculo com o Grêmio. Ocimar Bolicenho, diretor de futebol do Atlético-PR, confirmou que o jogador será apresentado nesta quarta.

    O volante Henrique, já liberado pela direção gremista, pois não vem sendo aproveitado pelo técnico Silas, ainda não recebeu propostas e se recupera de lesão no departamento médico do Grêmio. Mais um que chegou baleado e continua...

    ResponderExcluir
  17. Ilgo; amanhã vou até Mossoró no RN. Além de passar o fim das férias dos guris nas Termas de Mossoró vou ver se compro umas cargas de sal grosso. Dependendo do preço é provável que mande uma para o Olímpico. kkkk

    ResponderExcluir
  18. Muito truncado o jogo e o Brasil errando passes demais. Bergson isolado sempre com marcadores colados e recebendo só bolas quadradas vez que outra. Bergson saiu para dar lugar ao Bianconi que nada modificou. Faltou conjunto e algumas peças foram muito individualistas e não resolveram. A meu ver o problema foi a armação do meio que não soube se posicionar e armar o time.

    ResponderExcluir
  19. Mano: NÃO PRESTA
    Autuori: NÃO PRESTA
    Silas: NÃO PRESTA
    Roth: NÃO PRESTA
    Adilson: NÃO PRESTA
    Cuca: NÃO PRESTA
    HEHEHEHEH, viram como EU fiz uma grande time? Tanto que esses todos aí em cima NÃO PRESTAM pra treinar esse time.Isso PROVA que meu time é muito bom.

    ResponderExcluir
  20. Acho q a PF tinha de bater por aqui, p ver de perto esse papo de seleção sub 11, sub 12, sub 13, "MEUS FILHOS", os "garotos", "os guris".
    DE muié o cara não fala nunnnnca NUNCAAAAA.

    ResponderExcluir
  21. Estou aqui em Paris, mas estou furioso porque não encontro o canal que passa o campeonato sub 9 da Croácia. Pôxa, ams asism não adianta tirar férias e trazer "as crianças", se não TEM NADA P FAZER, HUÁ HUÁ HUÁ!

    ResponderExcluir
  22. Tem gente que para provar algo necessita falar diariamente que saiu com loira A ou morena B. Homem que se preocupa com outros homens será homem?

    ResponderExcluir
  23. Ilgo; nem férias se pode tirar mais para ficar com os filhos menores que aparece um viado besta. Deve ser ciúme de ti, pois não me conhece. Tem gente que compra revista para ver mulher pelada ou de biquíni eu prefiro ao vivo. Já vi gente babando pela Thammy Gretchen quando usava cabelo longo assim como pela mãe. Cruzo seguido aqui com as duas na rua em shopping, restaurante ou supermercado e para mim é natural. A Gretchen mora aqui para quem não sabe.
    Terei de ficar triste ou preocupado por estar em Pernambuco? Tenho culpa de ser um cidadão do mundo com o meu dinheiro?
    Tem cada um…

    ResponderExcluir
  24. ho ho ho, ESQUECI d emencinar que EU SEMPRE falo em BAMBIS, EM MORANGUNHOS, logo, EU SEMPRE FALO EM HOMENS hahahahahah

    ResponderExcluir