quinta-feira, 15 de julho de 2010

Noite de 'terrir' no Olímpico e o (des) comprometimento

É fácil prever o que vai acontecer nos jogos do Grêmio. Antes do jogo contra o Vitória, disse a um amigo que se preparava para ir ao Olímpico na noite gélida:

- Será um filme de terror, não vai.

Depois, me ligou de dentro do estádio. Estava apavorado. Posso imaginar o quanto ele sofreu, ele e todos que foram ao jogo ver que o Grêmio, depois de 40 dias de pausa, com todo o tempo para treinar e se entrosar, voltou ainda pior.

Eu vi o jogo pela TV, enrolado em cobertores, tomando sopão e degustando um vinho tinto que trouxe de Jaguarão.

Aconteceu tudo conforme eu imaginava. Foi um filme de terror, misturado com comédia pastelão. Antigamente se dizia um filme de 'terrir'.

O Aprendiz quanto mais treina, mais piora o time. Sem contar o que já escrevi aqui: ele perdeu o comando.

Ele começou com Leandro. É possível que Leandro quando puder jogar cinco partidas seguidas sem sofrer lesão possa dar uma resposta melhor, é possível. Técnica ele tem.

Agora, é inegável que Maylson com sequência correspondeu. Mas Maylson sabe, e o Aprendiz faz questão de deixar isso claro, que ele não passa de um tapa-furo. Por mais que jogue e faça gols, irá para a reserva assim que Leandro estiver apto a jogar.

Vocês conseguem imaginar o quanto isso é ruim para qualquer profissional, principalmente para um oriundo da base ver os medalhões sempre privilegiados?

Situação assim serve apenas para tirar a confiança do jogador, no caso, de Maylson.

Por que não começar com Maylson e colocar Leandro no decorrer dos jogos até que ele prove de uma vez por todas que tem condições de resistir?

Coisas de Aprendiz, ou de técnico comprometido com os medalhões e com a diretoria que quer ver seus contratados jogando de qualquer jeito.

Nos últimos anos, nunca o Grêmio se mostrou tão frágil em sua casa, seu templo, como agora. Depois de mais de um ano acumulando vitórias no Olímpico, o Grêmio hoje já não mete tanto medo em seu estádio. Conseguiu perder para o Pelotas, imaginem.

O Aprendiz e essa diretoria estão fazendo ruir a mística gremista, que ainda sobrevive graças a jogadores como Adilson e à torcida.

Em contraponto, o Inter bateu o Guarani fora de casa. Vi partes do jogo. O Guarani é mais fraco que o Vitória, sem dúvida, mas jogava em seu estádio. O que importa é que vi um Inter organizado, que conseguiu trocar passes, que marcou bem e atacou com velocidade. É cedo para avaliar se é resultado do trabalho de Roth.

SAIDEIRA

Recuperando uma palavra muito usada por Dunga: comprometimento. Não vejo comprometimento do sr. Silas com a história, a tradição, a grandeza do Grêmio.

E isso desde a primeira vez em que ele foi vaiado e declarou que isso não importava porque havia outros grandes clubes interessados em seu trabalho.

SAIDEIRA II

Tenho que trabalhar com o que tenho, disse o Aprendiz. Ele tem um grupo de 4 milhões de reais mensais nas mãos.
O que ele tem é insuficiente? Como terá repercutido essa avaliação entre os jogadores? e entre os dirigentes que fizeram as contratações?
A casa está caindo. Pena que os doutos irão sobreviver.

13 comentários:

  1. Ilgo, cada vez mais acho que alguns "torcedores" foram pagos para fazer aquilo que fizeram com o Pelaipe. O Meira é muito, mas muito menos pior, e não se vê manifestação nenhuma. Nem com o nosso querido presidente.

    Eu se fosse da oposição daria o troco na mesma moeda, já que nós torcedores normais não fazemos, que façam eles. Mas aguentar Meira principalmente e Duda não dá. Isso sem contar o Silas.

    ResponderExcluir
  2. Ato falho com o Pelaipe. Dizer que o Meira é muito menos pior é xingar o Pelaipe. Quis dizer que é muito mais pior.

    ResponderExcluir
  3. Pelaipe com menos da metade dessa folha fez muito mais time q essa bundão do Meira. Essa direção represente aquela corja vela que não tem mais que o que fazer no Grêmio, Vallandro, Oly Fachin, Obino, Carlos Josias (q virou o cocho por ciuminho do Odone), Cacalo e cia. Núcleo das Mulheres Gremistas, Grêmio Menino Deus, Grêmio Acima de Tudo, Grêmio Sempre, Grêmio Imortal e Grêmio Unido adeus!

    ResponderExcluir
  4. é mais pior ou mais meór huá huá huá

    ResponderExcluir
  5. Ilgo, o Silas está de brincadeira com a torcida. Manda vir metade de ex-jogadores do Avaí e reclama que tem que jogar com o que tem. Acho que o Silas não vai entrar no coração da torcida (claro, menos os geraldinos que apoiam até os postes da avenida)e certamente vai bailar até o final de agosto (sendo otimista). O Adilson Batista faria muito melhor com este time que não tem personalidade alguma.

    Abraços, Adriano Jacques.

    ResponderExcluir
  6. David, a política gremista vai ferver nos proximos meses. O clube já teve nomes de peso para assumir o comando. hoje, sinceramente...
    bem, pior do que está, nao fica mesmo.

    Adriano, se o Silas resistir até o final de agosto, o Grêmio vai lutar para não cair de novo.

    Eu acho que o Francisco se afogou num garrafão de vinho depois que viu ontem no olímpico...
    segunda divisão tres vezes eu não aguento.

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto estou fugindo do frio. Meu reumatismo ósseo agradece. Estou resolvendo uns negócios aqui no nordeste e a família feliz.
    Vinho normalmente me dá azia talvez por tomar mais de uma gafarra. Azia também me ataca por falar em Cacalo, Duda, Meira, Krieger, Pelaipe e Silas.
    O que gosto é um Riesling com peixe e o Merlot normalmente com um carreteiro ou cabrito assado. Aliás, o Miolo Merlot Terroir 2005 foi eleito o melhor Merlot do mundo.
    Casualmente hoje almocei peixe (merluza e pescada amarela) e tomei um Granja União Riesling.
    Ontem foi um Ballantines 8 anos mesmo e só belisquei um porco assado frio e peru assistindo um jogo de cena do time do Grêmio e de seu escalador. Depois fui tomar um chopp bem tirado no Barrazone de Piedade em Jaboatão dos Guararapes comendo uma Pizza.
    Foi de doer assistir aquilo. Pior será domingo frente ao mutante Grêmio agora Prudente. Vou torcer pelo Prudente para ver se esta corja cai.
    Sábado vou assistir Sport e Ponte com os meninos na Ilha. Espero que o Collaço jogue.

    ResponderExcluir
  8. Ilgo; Bastaria pegar os juniores e alguns dos PRATAS profissionais formando um time forte para não cair e pensar em 2011. O 2010 já era como 2009.
    Rodrigo, Rafael Marques, Ozeia, Edison, Rochemback, Ferdinando, Hugo, Leandro e Uendel que procurem onde se encostar, pois daí não sai nada a não ser muito dinheiro e pouco futebol. Para mim até o Victor poderia estar nesta lista. A contratação do Uendel tem de ser investigada nos mínimos detalhes e abrir a conta de alguém. Os caras estão abrindo até de políticos de outro partido como abriram a do caseiro Francelino. E fica tudo como dantes.
    Maylson pode ser vendido, pois tem mercado e ajudar a pagar o buraco assim como o Willian.
    Quem viaja: Victor e Grohe; Rodrigo, Rafael e Ozeia; Edison, Neuton e Dener; Adilson, Rochemback, Ferdinando e Fernando; Douglas, Hugo e Maylson; Jonas, Borges, André Lima, Bergson e Roberson.
    "Enquanto, lá, os alemães têm um polvo que sabe tudo, aqui, os brasileiros têm uma Lulla que nunca sabe de nada." KKKKKK

    ResponderExcluir
  9. E o Brasil assim como o RS está cheio de graxaim como o da foto.

    ResponderExcluir
  10. ILGO DO JEITO Q O GREMIO ESTA CORREMOS RISCO DE CAIR, FIQUEI BEM PREOCUPADO COM O TIME. ACHO Q O MEIO CAMPO DO TRICOLOR EH MUITO FRACO, ALEGRE, NAO MARCA DIREITO...TEM Q TER 1 QUEBRADOR DE JOGADAS ALHEIAS, EH ALI Q PERDEMOS O CONTROLE DO JOGO, MAS O PIOR EH VER O GREMIO NAS MAOS DE PESSOAS INCOMPETENTES ISSO EH BRABO. TORCO Q TROQUEM TDS NO FIM DE ANO E APARECA ALGUEM DE FUNDAMENTO PRA COMANDAR O TRICOLOR.
    ABRACO.

    ResponderExcluir
  11. Palavras do Maylson na ZH: – Alguns treinadores protegem os mais velhos, ficam inseguros e tentam não queimar os garotos – analisou ele, sem se referir se Silas tem esse pensamento: – Isso aí vocês têm que perguntar para ele – completou ele, sorrindo.
    – O jogador que já tem nome e já passou por vários clubes, jogando nem um jogo e outro mais ou menos, não tem a mesma cobrança. Mas o jogador mais novo, que vem da base, tem a obrigação de jogar bem. Se for mal já não serve mais – avalia Maylson. – Mas isso não vai atrapalhar. Tenho consciência de quando fui bem ou não – acrescentou.
    Certamente está falando do Hugo, Leandro e Rochemback.
    Assim como Mário reclamando com o fato de Silas falar primeiro para a imprensa Maylson para bom entendedor detona o treinador.

    ResponderExcluir
  12. O Flu empatou. Marcio (Giovanni), Paulo César, Anderson Luís, Leonardo e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, Carlos Eduardo, João Vítor e David Sacconi (Wanderley); Wesley e William.
    Aquele que não servia segue marcando pelo Galo(Ricardo Bueno).

    ResponderExcluir
  13. http://www.futebolcapixaba.com/files/imagens/CHAVE_GUACUI.pdf
    Jogo – Castelo x Grêmio
    Horário: 17 horas
    Resultado: 0 x 1
    Grêmio: Jonatan, Guilherme, Matheus, Bruno, Misael, Carlos, Weverson,
    Mateus, Kleber, Jean, Ivair, Ederson, Santiago, Guilherme Bitencourt, Pablo,
    Lucas, Rodrigo e Willian.
    Cartões amarelos: 1 (Lucas)
    Gols: 1 Willian

    ResponderExcluir