sábado, 10 de julho de 2010

Roth e Silas: a arte de perder o comando

O técnico Celso Roth vem a público informar que deu uma carraspana no bad boy do Beira-Rio, o D’Ale, pivô da queda do grande treinador Tite.

Roth disse que disse para o argentino rebelde que essa era a última vez que ele, D’Ale, sairia da linha (aquela encrenca com um jogador do Cerâmica no meio da semana). Que ele, Roth, não toleraria mais esse tipo de reação, que poderia se repetir num jogo e aí complicaria todo o trabalho.

Está certo o Roth em conversar com o jogador a respeito disso. Ele erra ao divulgar sua cobrança aos quatro ventos, ou seriam cinco ventos, ou seis, sei lá.

Qualquer manual de RH ensina que o chefe deve cobrar o subordinado discretamente, sem estardalhaço. Já conheci chefes, ou chefetes, que gostam de mostrar poder, de humilhar seus subordinados. Existem aos montes, inclusive na imprensa.

Roth gosta de mostrar que ele manda, que ele não deixa por menos.

Na minha opinião, a conversa com D’Ale, se realmente ocorreu, foi em outro tom, não da maneira impositiva como Roth deixa transparecer.

Acho que foi algo mais ameno. Algo como ‘Dalezinho, você não deve mais fazer esse tipo de coisa, cair na provocação do adversário. Você precisa se controlar, tá bem? Eu falo pro teu bem e o bem do time, não leve a mal, tá?’.

Desconfio seriamente que foi mais ou menos assim. É claro que posso estar enganado.
A favor da minha versão tem uma historinha.

Certa vez, no Grêmio, um treinador metido a turrão, homem de poucos sorrisos, cara fechada, pegou um jogador no meio do campo, depois de um treino. O jogador havia criado um problema e precisava levar uma dura.

Ele chegou no jogador (cujo nome esqueci) e disse baixinho que iria gesticular como se estivesse furioso, fazendo de conta que o cobrava com veemência, e coisa e tal.
O técnico ficou ali fazendo o seu teatrinho perante o restante do grupo, que estava mais afastado. O pessoal da imprensa viu aquilo e também pensou que a coisa era séria.

Depois, no vestiário, adivinhem: o jogador revelou aos parceiros que tudo não tinha passado de um teatro. É óbvio que o treinador perdeu o moral com os jogadores e não demorou muito para cair.

Treinador que é treinador de verdade se impõe de outra maneira.

Há duas semanas o técnico Silas quis dar uma de galo ao declarar que M. Fernandes não jogaria mais na zaga, que disputaria posição na lateral.

Não resistiu uma semana.

É por essas e outras (como falar primeiro pra imprensa antes do jogador) que um técnico perde o comando do grupo, onde o que não há é anjinho.

Para refletir:

Essas dores musculares que afastam titulares do time, como Borges (de novo) e Jonas, serão mesmo verdadeiras?

Insisto: Silas perdeu o comando, já não tem o respeito do grupo. Isso para não falar de parte dos dirigentes, dos conselheiros e dos torcedores.

SAIDEIRA

Silas teria proposta do futebol árabe. Pode ser a salvação da lavoura...

ESPAÇO POLICIAL

Dias atrás escrevi que em breve o presídio de MG ou do Rio seria reforçado por um grande goleiro. Hoje, o site do Globo publica foto do Bruno no time de um presídio mineiro, aos 16 anos. A diferença é que era o time dos funcionários do presídio, não dos clientes. Ironias da vida.
Agora, falando sério, dá uma tristeza ver um jogador que sofreu tanto para chegar aonde chegou cair dessa maneira, cometendo um crime tão cruel, tão hediondo. Tudo isso é muito triste.
Tenho convicção de que se as punições em todas as instãncias fossem mais rígidas (como pena de morte) essa gente pensaria melhor antes de cometer tais barbaridades.
A impunidade (e penas brandas para todos os tipos de infrações) é o grande mal deste país.

12 comentários:

  1. não custa lembrar q se existise pena de morte aqui, tu terias um coleguinha a menos (no mínimo), um tal de flavio alcaraz gomes q matou a NAMORADA do namorado dele.
    PS. Aliás, dois, o pimenta neves é outro assassinao à solta. Mas essa discussão de pena de morte nunca vem à tona quando são poderosos (ou SERVIÇAL dos poderosos, no caso dos dois citados acima).
    P.S. 2 Droga, o Polvo acertou de novo, isso é ruim, pois na Euro ele errou apenas a final, só falta errar a final de novo

    ResponderExcluir
  2. Ilgo; não sei não viu. Vai jogar sem vontade assim quarta que a VACA vai para o açougue. Acredito que a situação no Grêmio seja um acorda LULU. Tem gente dormindo de touca e acreditando em Papai Noel. A colcha de retalhos com grupinho do Zezinho, do Toninho, Chiquinho e do Luizinho não conseguem nada além de dividir o bolo e permitir manobras de bastidores com um bombom para cada um de consolo. Tem gente que coloca gravata e passa gel no cabelo até para dar entrevista por telefone para rádio. Até os caramujos do futuro estádio sabem que os sucessivos mandatários pós Koff vem dilapidando o clube e mais preocupados em política partidária ou ESPELHO que com o futuro do Grêmio. Alguns por burros e outros por vontade de por no bolso. Por falta de conhecimento comem na mão de empresários mais preocupados com o bolso contratando refugos e assistindo DVD com laranja de amostra. Basta assinar um contrato e os novos jogadores já vão para o DM onde passam 90% do tempo do contrato. Basta uma gripe ou resfriado para jogador ficar encostado. Claro que não são todos até por outras preferências, mas basta um som cerveja e umas gatas e lá vão uns doentinhos sacudir a carcaça. Tem até gente que não arrumando mais nada aluga uma casa e convida alguns jogadores para lotar de Maria Chuteira e ficar com as sobras. E não são poucos.

    ResponderExcluir
  3. E o goleiro enterrou o Uruguai. Esta é a COPA dos FRANGOS. Faz tempo que o Uruguai não arruma uns goleiros de primeira. Aqui as coisas também não andam como deveria e na hora H o Júlio César Soares de Espíndola bateu asa. Até o Victor vem dando mole. só não escalam o Matheus pois vão justificar a grana preta do Victor como?

    ResponderExcluir
  4. Na ZH Silas acredita que Mário ainda precisa aperfeiçoar o cabeceio. Se o Mário tem que aperfeiçoar o cabeceio o Ozéia, o Rodrigo e o Rafael tem que aperfeiçoar o que? É implicância com o guri o tempo todo. Olha que a família do Mário é crente… a mãe ao menos pelo que falam.
    Vai ver que paga o dízimo na igreja errada…

    ResponderExcluir
  5. Outro guri que o Silas quer acabar é o Bergson. Desta vez colocou o guri pela direita no lugar do Leandro.

    ResponderExcluir
  6. Ilgo; assiti umas 10 vezes os gols do Juventude. Certamente Grohe, Matheus e Buzatto não tomavam os dois. O primeiro foi falta de colocação, impulsão e determinação; o segundo de reflexo. Um contrato novo o burro na sombra e Meira de padrinho…

    ResponderExcluir
  7. Já estou esperando a confirmação do polvo. kkkk

    ResponderExcluir
  8. No cadeira cativa do reche eu disse pro bergson e seu empresário, que estava ali assistindo, que o guri estava sendo torrado.
    o empresário só sacudiu a cabeça concordando. bergson, claro, nada comentou.
    quando silas for embora, não vai demorar muito, será tarde demais em termos de brasileirão.
    depois, quando o meira sair, talvez só no final da gestao com o duda, vamos ver o que terá restado.

    sobre pena de morte, sou a favor desde que me conheço por gente e já escrevi sobre isso inumeras vezes, desde o blog anterior, o ilgowink.zip.net
    que ainda pode ser visitado.
    esse assassino confesso, pimenta Neves, continua solto.
    sobre os adolescentes que estupraram uma menina em floripa nós sabemos no que vai dar.
    sei que o MP vai agora pra cima dos blogueiros que não deixaram o caso ficar abafado pela grande imprensa.
    vai sobrar pros blogueiros, como já sobrou pro delegado que comandava a investigação.
    como já escrevi, o maior problema do brasil é a IMPUNIDADE. por causa dela, se desvia dinheiro da saúde, da educação, da segurança, se exterminam florestas (em especial hoje no país do nunca antes), se faz mensalão, dossiês, se mata com facilidade, se rouba, se assalta, etc.

    ResponderExcluir
  9. tadinho do blogueiro edo Chico Izidro coelho andrémaiornés etc..
    HAHAHAHA
    Viriam com tudo se a Espanha do Puyol e de INIESTA (filhos do Inter), perdesse.
    HEHEH
    Ei, blogueiro, falastes em "emoldurar" uma coluna ua anteiror. Quem sabes emoldura sum comentário MEU anteiror? HEHEHE
    Falaei após derrotas de Espanha e Alemanha, hehehehehehehhehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Ilgo; lembra algo?
    Ingrid Betancourt pede US$ 6,8 milhões à Colômbia
    Ex-candidata quer indenização pelos seis anos que passou em poder das Farc.

    

    ResponderExcluir
  11. http://www2.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=143901
    O fato curioso é que o técnico do Grêmio, Silas, nunca viu o jogador atuando em quase sete meses de clube. O treinador gremista admitiu que não sabia das qualidades de Henrique, e sequer o testou na equipe titular. O volante tem contrato até o final do ano, e o vínculo não deve ser renovado.

    ResponderExcluir
  12. Ilgo; o Grêmio contratou ou não contratou o Patrick Borges?
    O Clube fala que sim e o Grêmio fala que não segundo o CP.
    Pelo visto a figura ai serve para vários personagens do Grêmio. A informação do F1 sobre o desconhecimento do Silas sobre o Henrique é de pedir para levar cartão vermelho...

    ResponderExcluir