segunda-feira, 4 de outubro de 2010

2010: um ano muito estranho

Este é um ano mágico, estranho. É o ano, por exemplo, em que Celso Roth conseguiu quebrar um tabu de quase 20 anos ao conquistar o título da Libertadores.

É o ano em que eu consegui sair do CP depois de 30 anos. O ano em que eu descobri que os domingos de vadiagem existem, e que as noites podem ser usadas também para descansar, passear, etc. É também o ano em que descobri os feriadões.

É o ano em que Fidel Castro, enfim, admitiu que seu regime fracassou, mas isso depois de deixar milhares de vítimas ao longo do caminho.

2010 é o ano do Tiririca. Vai entrar para a história como o ano em que Tiririca, um comediante sem a menor graça, fez mais de um milhão de votos.

É o ano em que o presidente Lula conseguiu eleger uma burocrata sem carisma, que nunca havia disputado sequer eleição pra síndico. Falta ainda referendar a vitória, mas isso é só questão de mais alguns dias.

É o ano em que o PT conseguiu vencer no Rio Grande do Sul na disputa à presidência. Sua candidata fez 47% dos votos. É um sinal claro que nos encaminhamos para o fim dos tempos. A terra de Leonel Brizola nunca mais será a mesma. Estou desolado.

É o ano em que o PT retoma o poder no RS. Tenho curiosidade sobre o que vai acontecer com a GM. Ou Tarso consertará o erro de Olívio, com quem não tem muita afinidade, e vai recuperar a Ford ou outra montadora?

Quem viver, verá.

Mas 2010 marca ainda outra decepção, entre tantas que venho sofrendo: a eliminação de Luciana Genro da Câmara Federal.

Luciana teve o meu voto. Apesar de sua expressiva votação, uns 130 mil votos, ficou de fora por causa dessa absurda regra eleitoral que faz um nome forte levar à reboque meia dúzia de pessoas inexpressivas, com poucos votos, em detrimento de nomes como o de Luciana Genro, uma pessoa que teve a dignidade de deixar o PT em meio ao escândalo do mensalão.

Ela poderia ter ficado, como a imensa maioria de seus companheiros, inclusive seu próprio pai, mas preferiu preservar sua consciência, sua história e a própria história que o partido havia construído, fundamentado na ética, na idoneidade, no combate à corrupção.

Vamos ver o que 2010 ainda nos reserva.

Ainda vislumbro uma pontinha de esperança ao longe, muito longe, logo após aquela Serra que avisto no horizonte por enquanto sombrio.

SAIDEIRA

A 1983 pode ser encomendada (restam poucas unidades) através do meu e-mail: ilgowink@gmail.com.
Custa R$ 5,00 a long neck.
Quem não gostar recebe o dinheiro de volta.
O interessante é que até colorados estão manifestando interesse na cerveja. Bem, quem acabou de ser bi da Libertadores e está próximo de conquistar o bi mundial tem mais é que manter o bom humor e entrar na brincadeira.

7 comentários:

  1. Confesso que uma das poucas alegrias que tive foi ver a luciana genro fora.
    Francisco, estou sempre acompanhando. O tempo que anda curto para comentar. Vou de mal a pior no cartola, parecendo o rotho em 2008, só caio no segundo turno.
    Acho que o RS vai se afundar de vez. Espero que não, mas não acredito que o tarso vá trazer coisas boas para cá.
    Só para finalizar a questão eleição, duas coisas me chamaram atenção: primeiro, como o pmdb errou no RS, tanto na escolha do rigotto, opção por apenas um senador, escolha do fogaça, quanto na posição em relação à presidência, ficando em cima do muro; segundo, como determinados candidatos, quase sempre do mesmo partido, tinham grana pra fazer propaganda. Meu bairro ficou todo de uma cor, a mesma do time rival.
    O Grêmio me surpreendeu. Gabriel jogou muito. Quando vi a escalação, me apavorei. Esperei pelo pior. O Renato anda surpreendendo.

    ResponderExcluir
  2. Grande Rafael M. Eu escolho os jogadores que imagino terem regularidade e danço. Renato me lembra o Cuca de ontem escalando jogadores em outras posições. Em algumas partidas ia bem e em outras levava goleada. Vamos ver até onde vai esta ousadia.
    Andamos mal de quadros políticos e de políticas voltadas ao desenvolvimento. O pessoal só quer uma boquinha e ficar pendurado em cargos. Antigamente a maioria dos políticos tinha uma atividade mais rentável que o mandato. Hoje qualquer cargo em um dos poderes remunera muito bem e garante uma aposentadoria maré mansa. Até motorista ou ascensorista ganha mais que muito médico ou professor. É a política do toma lá Daca. Eu emprego teus parentes tu empregas os meus. Como acabar com os privilégios se eles fazem as leis. Só com a guilhotina.

    ResponderExcluir
  3. Grana para boas escolas e bons hospitais não tem, mas para propaganda é farta. A maioria das cidades antigas está encolhendo e a população migrando para centros maiores em busca de emprego saúde escola e oportunidade. Quem tem cargo ou grana vai para São Paulo em busca dos melhores médicos. Quem está em Uruguaiana que dista mais de 700 km de Porto Alegre tem de enfrentar a viagem para uma tomografia ou exames mais complexos que lá não são realizados ou confiáveis. Alegrete, Cacequi, Quarai e muitas outras estagnaram e algumas encolhem. As regiões metropolitanas incham.
    Não havendo política de desenvolvimento as propriedades rurais continuam subaproveitadas e ninguém investe sem retorno. Bastaria subsidiar máquinas pesadas, perenizar rios e riachos para produzir mais. Hoje Porto Alegre (RS) tem a mais cara cesta básica do país. Para quem já foi o celeiro do Brasil...
    Não adianta se ter as melhores cabanhas se a genética não chega ao campo e a mesa da maioria. Nosso solo é fértil, mas a ondulação e a pequena camada de terra requerem maquinaria pesada para ajustes. Sem garantia de colocação dos produtos e preço quem vai investir?
    O mercado de carne está na mão de 2 ou 3 e o nelore tomou conta das mesas e churrascarias. Basta aumentar em 50% a produtividade das propriedades do RS que a coisa melhora e absorve a mão de obra ociosa.

    ResponderExcluir
  4. E o Silas caiu. O FI comenta que o Santos quer Lucas Leiva do Liverpool para formar um timaço em 2011. Deve estar sobrando grana em Santos...

    ResponderExcluir
  5. Silas já foi. A direção do Fla pelo menos nisso acertou: viu que o cara não é, e o mandou embora. Aqui, a gente ficou aguentando. O joão de Almeida Neto me disse que por ele Silas teria sido demitido em fevereiro quando, num gre-Nal, chegou a jogar com 10 jogadores sem se dar conta.
    Eu o teria demitido logo depois do Gauchão, mesmo campeão

    Sobre o Cartola, vou de mal a pior.
    Meu filho Matheus, cartola do Lamb FC, lidera o Boteco e também a Liga do Correio do Povo.
    é a prova de que quanto mais se vê futebol, menos se conhece...

    ResponderExcluir
  6. Já iniciou a MENTIRA.
    05/10/2010 23:29 CP
    Marina desmente reunião para negociar apoio a Dilma no segundo turno
    Candidata do PV divulgou nota à imprensa negando informações do presidente do PT
    Terceira colocada no primeiro turno da eleição para presidente da República, Marina Silva faz jogo duro antes de anunciar se apoiará um dos dois candidatos no segundo turno. Nesta terça-feira, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, revelou uma conversa com a candidata do PV e afirmou que ela havia aceitado sentar para negociar seu apoio a Dilma Rousseff. Porém, nesta noite, Marina divulgou nota à imprensa negando as informações.

    ResponderExcluir
  7. Acabou a campanha por segurança do CP? Engraçado...

    ResponderExcluir