Falando sério (só pra lembrar Roberto Carlos), tanto faz quem será o treinador do Grêmio em 2010. Ou melhor, quem começará a temporada para cair logo ali adiante.
Em dezembro do ano passado, diante do quadro que se desenhava, com Celso Roth efetivado e mantido o mesmo comando no futebol, eu sentenciei, pressentindo o fracasso do Grêmio:
- 2009, o ano que terminou sem ter começado.
Agora, tenho o mesmo pressentimento. Não preciso de bola de cristal, búzios, carta cigana, astrologia, tarô, quiromancia (até manjo de algumas dessas coisas) para prever que teremos mais um ano ruim no Olímpico, talvez não tanto quanto este que termina com o Grêmio dando um empurrão generoso no coirmão.
Talvez até pior. Sim, porque tudo sempre pode ser pior.
Um gremista com quem conversei ontem compartilha desse pensamento. Acho até que ele é mais pessimista.
- Se o presidente Duda entregar o Grêmio, no final de 2010, ainda na primeira divisão, já estarei satisfeito -, suspirou.
Por que estou concluindo que tanto faz quem será o treinador? É por causa das opções que existem.
Sempre que conquistou algum título importante, o Grêmio contava com uma direção forte, impositiva, atuante e conhecedora de futebol. Ou era o presidente, ou era o vice de futebol, ou os dois. Exemplo: Koff/Cacalo. Basta dar uma pesquisada e todos chegarão à esta mesma conclusão. Se, junto de uma direção forte, ainda tiver um técnico com o perfil acima descrito (Felipão), o sucesso é quase inevitável.
Agora, o contrário também vale. O Grêmio, decididamente, não tem direção com perfil vencedor.
Posso até dar um crédito ao Duda, que foi jogado na poltrona presidencial muito mais para evitar que o grupo de Paulo Odone seguisse no poder. Acredito que Duda está aprendendo e que o resultado disso, se aprender rápido, pode dar frutos já no próximo ano. É difícil, mas não impossível.
Agora, ao manter o abnegado Meira no cargo, com plenos poderes ao que tudo indica, Duda se encaminha para o abismo.
Sugeri ao Duda, numa conversa rápida pela rádio Guaíba, que ele assumisse o controle, tomasse as rédeas do futebol, porque no final das contas ele é o líder maior do clube, e, se vacilar, poderá ficar marcado para sempre como um presidente perdedor. E isso para quem é filho do patrono do clube deve ser terrível.
Se é para errar, que erre pela sua própria cabeça. Não pela dos outros. É o que aconselho sempre para qualquer pessoa.
Não vejo, porém, como esse quadro se altere a curto prazo. Por isso, com essa direção, qualquer treinador tende a fracassar.
Imaginem um Marcelo Rospide tendo essa direção para lhe amparar, lhe dar sustentação. Não tem a menor chance de dar certo.
Agora, um técnico com autoridade, perfil de gerentão, pode compensar o fragilidade da direção. Me ocorre o Felipão. Talvez o Muricy. Quem sabe o Leão, mas este quer mandar demais, e manda errado.
Para concluir, uma direção de clube deve ser como uma dupla de zaga: um zagueiro afina, o outro engrossa.
A dupla gremista só afina. Por isso, diante dos técnicos que existem à disposição, e salvo alguma surpresa, vejo um futuro sombrio para o Grêmio.
PERGUNTINHAS
Se um torcedor se propõe a trabalhar de graça para o seu clube é porque acredita que pode dar boa contribuição. Não acredito que seja apenas para exercitar o poder.
Então, se esse torcedor fracassa (no comando do futebol, por exemplo), não é o caso de largar o cargo para que outro siga o trabalho em benefício do clube?
Sendo ele um verdadeiro torcedor, aquele que quer acima de tudo o melhor para o clube do seu coração, o mais lógico é que saia e deixe o caminho para outro. Ou não?
Ou a sensação de ter o poder é mais forte que o seu amor ao clube?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Ilgo; lamento, mas vou discordar. Sou totalmente contrário à direção forte, mas com terra arrasada e esqueletos em todas as gavetas, buracos e armários como a da administração Cacalo que dobrou a dívida do Grêmio. Para mim foi o momento do Grêmio e um bom comando do Felipão e não a garganta (conversador) do Cacalo ou do Koff. Ano passado o Grêmio teve um bom momento mesmo com o Roth e ele e a direção fizeram besteira entregando o título ao SP. Hoje mesmo nas portas do inferno da B o Fluminense vive um bom momento apesar dos 5 da LDU. Cacalo vende uma imagem de vencedor e levantador de taças diariamente no programa, mas não comenta das dívidas e do buraco onde meteu o clube. Também devemos ter em mente que Felipão é um ótimo técnico, mas sem dinheiro ou contratando errado não funciona. Um treinador também tem de ter uma porção de sorte, pois só competência não funciona. O Chelsea esta ai para comprovar. Elenco milionário a meu ver mais atrapalha que ajuda. O equilíbrio de uma equipe bem estruturada e comandada sim faz a diferença onde os jogadores possam cumprir 2 a 3 funções é treino e participação. Isso sim faz a diferença. É o que eu penso.
ResponderExcluirPorque sou contra o Rospide. Basta verificar as escalações que o mesmo efetua. Quando o treinador não tem convicção ou confiança no seu trabalho e até conhecimento não muda nada além de uma ou outra peça mais por cartão ou lesão que por tática. Não é mudar por mudar e sim mudar por conceito ou convicção. Victor; Mário, Rafael, Réver e Fábio; Adilson, Rochemback, Maylson e Souza; Douglas e Maxi López. Mudou o que? Para alguém que esta a muito tempo deveria conhecer os guris como poucos e cadê o conhecimento? Maylson? Conhecimento seria tirar um Dener ou um Ricardo da cartola ou até mesmo colocar o Souza na lateral com Mithyuê no meio. Sergio e Souza na direita. Um Bruno Renan com a 10. Mas convenhamos que é muito pouco para quem pretendia ser efetivado. Adilson, Rochemback, Maylson é de uma criatividade Rhotniana...
ResponderExcluirA desculpa dos incompetentes sempre é a mesma como falta de dinheiro e de jogadores com qualidade. Terra: Para o técnico Celso Roth a equipe pecou pela falta de qualidade, mas, apesar do sentimento de decepção vivido pela torcida, a vontade demonstrada pelos jogadores tem que ser exaltada. Na hora em que são contratados falam que conhecem os jogadores, mas nas perdas de competições sempre vem com a mesma cantilena ou “conversa fiada” para facilitar. KKK O engraçado é a memória fraca das pessoas, pois os jogadores foram indicados por quem? Eu só indico aqui para os parceiros do boteco. Diogo (V), Reinaldo (A), Ruy (LD), Alex Mineiro (A), Fábio Ferreira (Z), Rudnei (V) e Orteman (V), certamente não foram escolhas minhas. Foram tuas Rafael? Certamente não. No nordeste falam muito que a desculpa de amarelo é comer barro...
ResponderExcluirO Ricardo Henrique Maria da Silva a quem me referi é meio campo e não o atacante Ricardo Bueno da Silva.
ResponderExcluirNão há uma inversão??? 27/11/2009 | 14h51min. Marcelo Rospide confirma permanência no Grêmio em 2010. Interino já sabe que não será efetivado pela direção, mas fica na comissão técnica. Nas minhas empresas quem confirma empregado sou eu.
ResponderExcluirInteressante um material do Terra sobre jogadores repatriados que fracassaram. Como cito o nome creio não estar chupando (copiando) indevidamente.
ResponderExcluirDassler Marques
Veja a lista completa de repatriados na Série A:
Fernandão - do Al Gharafa-CAT para o Goiás
Derlei - do Sporting-POR para o Vitória
Fininho - do Lokomotiv Moscou-RUS para o Sport
Paulinho - do Kyoto Purple Sanga-JAP para o Sport
Adriano Pimenta - do Blooming-BOL para o Sport
Arce - do Al Arabi-CAT para o Sport
Claiton - do Consadole Sapporo-JAP para o Atlético-PR
Rodrigo Tiuí - do Sporting-POR para o Atlético-PR
Luciano Amaral - do Guimarães-POR para o Coritiba
Thiago Gentil - do Aris Saloniki para o Coritiba
Lúcio - do Hertha Berlin para o Grêmio
Fábio Rochemback - do Sporting-POR para o Grêmio
Renato Cajá - do Al Ittihad para o Grêmio
Edu - do Betis para o Internacional
Caçapa - do Newcastle para o Cruzeiro
Luizão - do Bunyodkor-UZB para o Cruzeiro
Gilberto - do Tottenham-ING para o Cruzeiro
Leandro Lima - do Vitória de Setúbal-POR para o Cruzeiro
Guerrón - do Getafe-ESP para o Cruzeiro
Patric - do Benfica-POR para o Cruzeiro
Jorge Luiz - do Suwon Bluewings-COR para o Atlético-MG
Benítez - do Tigres-MEX para o Atlético-MG
Corrêa - do Dínamo de Kiev-UCR para o Atlético-MG
Ricardinho - do Al-Rayyan-EMI para o Atlético-MG
Pedro Oldoni - do Valladolid-ESP para o Atlético-MG
Rentería - do Braga para o Atlético-MG
Jefferson - Konyaspor-TUR para o Botafogo
Michael - do Dínamo de Kiev-UCR para o Botafogo
Jobson - do Jeju United-COR para o Botafogo
Paulo César - do Toulouse-FRA para o Fluminense
Urrutia - da LDU-EQU para o Fluminense
Ezequiel González - do Rosario Central-ARG para o Fluminense
Adeílson - do Nice-FRA para o Fluminense
David - do Panathinaikos-GRE para o Flamengo
Maldonado - do Fenerbahce para o Flamengo
Denis Marques - do Omiya Ardija-JAP para o Flamengo
Bruno Mezenga - do Orduspor-TUR para o Flamengo
Marcos Assunção - do Al-Shabab-EMI para o Barueri
Sidney - do Trofense-POR para o Santo André
Edu - do Valencia-ESP para o Corinthians
Paulo André - do Le Mans-FRA para o Corinthians
Marcelo Mattos - do Panathinaikos-GRE para o Corinthians
Robert - do América-MEX para o Palmeiras
Vagner Love - do CSKA Moscou-RUS para o Palmeiras
George Lucas - do Celta de Vigo-ESP para o Santos
Emerson - do Milan-ITA para o Santos
Jean - Al-Sharjah-EMI para o Santos
Também chegaram do exterior:
Mariano Torres - do Boca Juniors-ARG para o Náutico
Carini - do Murcia-ESP para o Atlético-MG
Balbuena - do Libertad-PAR para o Corinthians
Defederico - do Huracán-ARG para o Corinthians
Adrian González - do São Lorenzo-ARG para o São Paulo
Figueroa - do Colo-Colo para o Palmeiras
Redação Terra
Por já ter chegado a meia boca e informado da situação além de ter efetuado rescisão do contrato para tratamento vou aliviar o Emerson.
Realmente não indiquei nenhum desses, Francisco. Eu colocaria o Renato nessa lista.
ResponderExcluirTambém acho o Cacalo apenas um marketeiro. Desmontou o Grêmio e canta de galo. Acha que engana alguém dizendo que está fora do clube, mas todos sabem que o Duda é apenas uma marionete, o que não tira de si a responsabilidade devida.
Direção forte sim, não essa aí que é passiva e deixa tudo na mão do treinador & comissão.
Caiu uma chuvinha bem fraca, lá pelas 8 hrs, e aqui caiu a luz por 6 hrs. Está ruim a coisa.
ResponderExcluirO ju que se cuide. O negócio está feio.
Estão falando em silas. Se o silas vier, vou passar 2010 sem ver um jogo no Olímpico.
O Arruda no painel já deveria ter sido banido da política e ver o sol quadrado. Como é da turma brasiliense acabou no governo do DF o sumidouro nacional. Sempre tem um quero quero quando apertam Lula para desviar as atenções dos 15 de lulinha com minúscula. Safadeza deveria vir ao natural e não ficar aguardando fatos novos que sempre virão. O engraçado é que em toda a enchente eles sobrevoam, mas não descem para conversar nem cobram as verbas já liberadas em outras épocas e não aplicadas. A memória é curta e algumas verbas “as éguas levaram”. Sim, éguas e não águas... Mas o assunto é futebol. O defensivo e caseiro time do Grêmio encerra sua participação no RS hoje. Como já falei da escalação de Rospide não vou repetir o que já coloquei. Victor; Mário, Rafael, Réver e Fábio; Adilson, Rochemback, Maylson e Souza; Douglas e Maxi. Os bancários são: Grohe; Thiego, Léo, Julio César e Collaço; Túlio, Tcheco, Mithyuê e Jonas; Perea e Herrera.
ResponderExcluirFinalmente Julio César pegou um banquinho e pode ser que para fechar o ano entre uns 3 minutinhos. Ta braba a coisa Rafael. Cai uma chuvinha e a “infraestrutura” se acaba. A ponte ferroviária do Ibirapuitã construida em outros tempos resiste bravamente enchente após enchente e possibilita a ligação entre bairros no Alegrete toda em laje de grês. Fosse uma construção atual em concreto e aço pelo que tenho visto ja estaria no chão.
ResponderExcluirNo CP e R. Guaíba o Iúra não alivia. Iúra pede impeachment do presidente Duda Kroeff. Conselheiro e ex-atleta fez duras críticas aos atuais dirigentes gremistas. Anteriormente ja havia chamado o Maxi de jogadorzinho. E falando em Maxi a Wanda Nara quer ir para as zoropas. Hoje provavelmente assisto ao grenal e depois à Corinthians e Flamengo. Como perdemos só de 1 pode ser que na preliminar jogando com torcida consiga virar. É hora do Émerson, Fernando, Caitano e Romário mostrarem serviço assim como do Machowski pegar todas.
ResponderExcluirVão ter de dar o sangue os juvenis e Bugre vai ter de tirar coelho do boné ja que não usa cartola. Agora vou é terminar de organizar as coisas comer e arrumar malas...
ResponderExcluirDaqui a pouco começam os jogos. Vai ser um dia de muito futebol.
ResponderExcluirE o Ju caiu, como se esperava. Coitado de futebol gaúcho.
Finalmente uma ALEGRIA em 2009. É CAMPEÃO juvenil 2009. Ta vendo Ilgo como tem potencial. Basta não inventar com 2 treinadores.
ResponderExcluir