quarta-feira, 19 de maio de 2010

Deu a lógica

Deu a lógica. Futebol tem lógica, uma lógica estranha, mas tem.

Não vou me estender. O Grêmio foi bravo, como sempre, fez um bom primeiro tempo, mas acabou sucumbindo no segundo tempo diante da superioridade técnica de seu adversário, o Santos.

Deu a lógica. O Santos tem a média de três gols na temporada. Na Vila Belmiro, a média é quatro. A média só não foi alcançada porque Marcel (de triste passagem pelo Olímpico, uma cópia de William), conseguiu perder um gol feito no final, mandando a bola na trave superior.

O que eu tinha que escrever está no tópico anterior.

Colocar Joílson e Hugo no mesmo time, juntos, numa partida tão importante, é coisa de homem-bomba, suicida.

Há um lance emblemático: no primeiro tempo, Paulo Henrique Ganso escapou pela meia direita e, perto da área, sofreu um tipo de sanduíche da dupla citada acima. Hugo levou cartão amarelo.

Os dois insuficientes contra o craque.

A derrota foi por 3 a 1, mas poderia ter sido por quatro, por cinco (Victor fez duas ou três grandes defesas). Talvez fosse melhor cair logo de goleada. Existiria, então, alguma chance de o aprendiz cair.

Não tenho dúvida de que o Grêmio poderia ter saído da Vila com a classificação se tivesse um treinador melhor.

Alguém consegue entender a ressurreição de William, voltando depois de longo tempo justamente no jogo mais importante do ano?

Alguém consegue entender por que Maylson ficou tanto tempo no banco quando Hugo não conseguia marcar, não armava, e corria como uma mosca tonta, protegendo o pequeno Joilson?

Para não dizerem que eu só vejo o lado negativo (e tem lado positivo quando se perde por incompetência de um técnico e de uma direção conivente e passiva?), vou destacar alguns jogadores:

Adilson foi o melhor do time. Precisei ficar ligado na Band TV para ouvir um elogio à altura do futebol do guri. Foi do Neto. Aqui, nossos analistas não enxergam isso.

Depois, o lateral Edilson (felizmente mantido na direita) foi extraordinário. Douglas é outro de grande atuação, assim como Victor.

No Santos, Ganso fez a diferença. Que golaço! Gostei mais uma vez do André, que deu o toque genial para Robinho fazer o 2 a 0.

Agora, resta ao Grêmio o Brasileirão. Time para ficar entre os quatro melhores e até brigar pelo título. Falta treinador.

A continuar assim, vai dar aquilo que escrevi no final do Gauchão. Que o Grêmio havia conquistado aquilo que poderia conquistar em 2010.

Gostaria de ser menos amargo, mas realmente é difícil.

SAIDEIRA

Hoje, a vez do Inter. Escrevi anteriormente que o Inter, na relação com o Grêmio, teria mais chances de classificação. O Inter pode até perder por 1 a 0 que ainda assim não estará morto, diferente do Grêmio na disputa com o Santos. O Inter soube jogar para não levar gol em casa. Afinal, tem um treinador que, bem ou mal, joga com o regulamento debaixo do braço, ao contrário do pouca prática do Olímpico.

FECHANDO A CONTA

Escrevi depois do jogo no Olímpico que o Grêmio não sabe mais aproveitar escanteio. Nos dois jogos contra o Santos teve uns 15 escanteios, não fez um golzinho sequer. Saudade do Rever. Ah, o Rafael Marques, que perdeu lugar para o protegido do Silas na zaga, voltou a fez o seu.

20 comentários:

  1. Amargo foi o mate que tomei no primeiro tempo onde o Grêmio teve o jogo na mão mas não marcou. Quero ver agora quem terá peito para cobrar o Meira e o Kroeff das escolhas. Não tenho a menor intençao de aliviar pois o único que perdeu e soube reconecer os erros foi o Geninho. silas não reconhece os erros e só vê defeito nos adversários. Para mim ficou visível que o tão decantado preparo tísico do Grêmio só teve Adilson. A zaga lerda perdia por vários corpos qualquer carreira. Algumas até por 20 metros.
    Jonas levou vermelho depois de perder a cabeça fraca e pouco jogar. Leandro entrou só para trocar a camisa com o Dorival. Mithyuê nem banco pegou e Bergson joga domingo. WilliaM entrou para o que mesmo? Deveria ter levado vermelho para ajudar o Grêmio mas infelizmente vai jogar domingo.

    ResponderExcluir
  2. O Adilson que estava cotado para o porco depois de levar 4 do SP em 2 jogos acabou. O Kleber entregou o Cruzeiro. E segue a conversa pra boi dormir do Meira.

    ResponderExcluir
  3. Edilson! Ta jogando bola. Adilson também. Poderíamos ter passado se: Victor não tentasse ser zagueiro, se maylson estivesse em campo, se o árbitro marcasse penalti no jonas...Ganso é bom jogador, mas muito menos do que dizem. Não amarra chuteira do Kaka. E esse tal de neymar, que ridículo. imagina se fosse ele que tivesse a camisa rasgada? teria um filho em campo. discordo do amigo que criticou o jonas. ele levou um tapa na cara e revidou. pena a contusão do mário. foi por pouco

    ResponderExcluir
  4. Agora, se o palmeiras que está caindo pelas tabelas vencer o Grêmio 16 sábado Silas devia ficar em SP. Sérgio Soares perde jogadores diariamente e continua com time em 10. Marcelo de Oliveira Santos com o Paraná Clube lidera a B. Não sei se o Beto Almeida com Meira ia dar ponto. Pelo que vi do meio campo Jonas Pessalli joga + que Douglas, Hugo e Leandro. Bom depois da 4 dose (dupla+ 1,5 de choro) vou ficar de olho em Veron e saindo. Bruno Renan joga + que o Douglas. Tem de botar a zaga do Grêmio em um lago largo e griter JACARÉ para melhorar o pique. Até 2011 Copa do Brasil...

    ResponderExcluir
  5. Meu caro douglas. Como estou servindo a 4 vou ser breve. Spessato é melhor que o Edilson. Mário é o melhor lateral direito e lamentavelmente engordou demais onde até um tombo estourou o ombro. Victor esta com selecionite e será muito longo o tratamento. Não sei se terá cura. Entre Maylson e Mithyuê fico com o catarina. Assiti ao jogo pela ESPN e o comentarista foi o Mauro Cezar Pereira que é um critico do cai cai. A diferença entre Grêmio e Santos além da qualidade individual de alguns jogadores de ataque está no comando. Comando da lateral do campo.

    ResponderExcluir
  6. Caro Ilgo, ontem se definiu também outra coisa: a presidência do Grêmio.

    Bem-vindo de volta Paulo Odone.

    ResponderExcluir
  7. Cadê o grande projeto desta gestação gremista? Uma parte na Europa e outra nas Minas Gerais. A da Europa conseguiu um baita 6° lugar frente a times fracos cujo torneio foi vencido pelos invictos juniores do Botafogo. Os guris que deram ritmo e vitórias aos ditos profissionais foram sendo sacados 1 a 1 em detrimento dos medalhões. Mário Fernandes (19) teve de tomar mamadeira para jogar. Saimon (19) é eventualmente bancário tendo jogado aos 18. Mithyuê (19) após cirurgia iniciou bem e foi sacado. Bergson (19) só entra quando não há mais ninguém e os donos da bola estão mal errando todos os passes e fora da posição. Neuton (20) entrou e tendo raça segurou até onde o corpo agüentou. Fernando (18) só entra na ausência de opções duvidosas. Bruno Renan (19) treina e volta aos juniores assim como Pessalli (19). Os de 28 como Rochemback, Hugo e Douglas jogam mesmo errando tudo. Já o de 29 Leandro só vive no DM e ainda não mostrou motivos para tanto investimento e dedicação do Meira. Até onde irá esta dedicação R$ R$. É uma vergonha um bando de fim de carreira ganhando mais que toda a base tirar o lugar de quem no mínimo joga com amor ao clube. Não adianta o Douglas jogar bem 1 partida e 6 medianas. É um jogador instável emocionalmente mais preocupado com a cabeleira que com o placar. Só entra em campo molhando o cabelo. Deve ser para pensarem que é suor... Só a base salva o Grêmio.

    ResponderExcluir
  8. Foi muito boa a resposta do PH Ganso ao Kroeff. — Tem que falar para o presidente do Grêmio que agora ele sabe com quem está lidando.

    Enquanto Meira contorna olhem o que o diretor do Cruzeiro fala:
    O diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf, reconheceu após o jogo desta quarta-feira, contra o São Paulo, no Morumbi, que a expulsão de Kléber, no primeiro minuto, contribuiu com a eliminação do clube na Copa Libertadores. Apesar disso, ele considerou o time incompetente nas quartas de final, principalmente devido à derrota por 2 a 0 no Mineirão, no primeiro duelo.

    ”Acho que o Cruzeiro não teve competência. O São Paulo foi muito melhor. Temos que ter a consciência de que não teve competência suficiente para passar para a outra fase da Copa Libertadores”, disse.
    Isso é atitude de HOMEM.

    ResponderExcluir
  9. Da coluna do Tostão: uai.com.br

    Pensem na história

    Na comemoração do título espanhol, todos os jogadores do Barcelona vestiram uma camisa com os dizeres: “Não pensem em uma temporada, pensem na história”. Por isso, jogar bonito e com eficiência, formar em casa a maioria dos jogadores, não poluir a camisa do clube com comerciais, pagar para usar o nome da Unicef e ser mais do que um clube, torço pelo Barcelona.

    ResponderExcluir
  10. E o Jonas será punido pela agressão de ontem???

    ou só pq o gremio foi eliminado vai ficar por isso mesmo?

    PERCEBEU QUE O GOL GREMISTA FOI EM IMPEDIMENTO???

    Acho que nada disso tem importância neh!?

    ResponderExcluir
  11. Sábias Palavras Ilgo!
    Com barco, mas sem comandante concordo!

    ResponderExcluir
  12. Alberto Helena jr. Nem Ganso, nem Neymar, nem Robinho. O nome do jogo que deu a vitória e a a classificação para a final da Copa do Brasil foi Wesley. Como jogou o garoto! Marcou, lançou, passou, armou e coroou sua exibição primorosa com um golaço, aos 40 minutos do segundo tempo: quando mais o Grêmio pressionava em busca do empate que derrubaria de vez o Peixe, Wesley disparou em alta velocidade pela esquerda, recebeu, limpou um beque, o goleiro, e já sem ângulo fez o gol que acabou com a agonia santista.

    Aliás, os outros dois gols do Santos também foram duas pinturas: o tiro mortífero de Ganso do meio da rua, no ângulo; e aquele toque de Robinho por cima de Victor, coisa de craque.

    É verdade que o Grêmio foi melhor no primeiro tempo, quando poderia ter emplacado o resultado que o levaria para a decisão da Copa do Brasil. Mas, no segundo, o Santos foi implacável, como de hábito, cumprindo sua meta básica: três gols por partida.

    ResponderExcluir
  13. A QUESTAO E SIMPLES O GREMIO PRECISA DE 1 ZAGUEIRO TIPO O LUGANO E DE 1 LATERAL PRA VESTIR A CAMISA ACHO Q NO FUTEBOL ARGENTINO O GREMIO ACHARIA ESSE JOGADOR E MANDAR EMBORA F ROCKEMBACH, LEANDRO, HUGO, JOILSON, RAFAEL MARQUES,WILLIAM. ESSES NAO SERVEM PRA JOGAR NO GREMIO. ACHO Q O TIEM DEVE ESQCER O JOGO DE ONTEM E PENSAR NO BRASILEIRAO, E NA SUL AMERICANA PQ ESSA AGORA VALE VAGA NA LIBERTADORES.
    ENTAO BOLA PRA FRENTE, O ANO AINDA NAO ACABOU, AH HJ TEM SHOW DE VERON EM QUILMES, ESPERAREMOS.
    ABRACO.

    ResponderExcluir
  14. Sim, obrigado pela homenagem, laiás, em nossa´História, temos um capítulo todinho escrito ecomandado por seu co-irmão, SPORT CLUB INTERNACIONAL.
    HUÁ, HUÁ, HUÁ!
    JA,JA,JA

    ResponderExcluir
  15. Não critiquem o técnico, está cumprindo a meta. Acho que foi no ex-jornal do dono do blog que saiu declaração do Silas: "Chega de só ganhar em casa!" Pelotas, Inter, Corintians, quem mais? são as provas da realização dessa meta. O quê? Não foi bem assim? Teria sido "chega de ganhar só em casa"? Bão, então, desculpas mil, professor, mas minha modesta contribuição é a seguinte (de um gremista que não chegou sequer a ficar p. da vida pq sabia que aquilo ia mesmo acontecer): não se joga o tempo todo à espera do 1x0, que logo se transforma em 2x0, e aí se busca a "salvação" Leandro por Hugo, Hugo por Leandro - sei lá, tudo os mesmos lerdos, contra os voadores "mulequix" da Vila - que essa meta poderá ser alcançada. Se bem que, com aquela defesa... não dava mesmo pra ter ilusão.

    ResponderExcluir
  16. Prezado Francisco,

    Nunca vi o Spessato jogar, na verdade não vi nem o Saimon, mas desde o Gre-nal o Edilson vem jogando bem. Bruno Renan eu vi, acho que joga muito, mas é do Vilareal neh. Então contanto com sua opinião escalaria assim pro Brasileiro. Victor, Spessato, Saimon, Rodrigo e Neuton, Adilson, Mário Fernandes (joga em qualquer uma)Maylson e Douglas, Jonas e Borges. Mithyuê acho que é pra segundo tempo. Queria ver este time uma vez que fosse. Mas e Leandro(muito bom motivador) e Hugo (enganou contra o flu só...)?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Acabou o ano pro Grêmio.
    Simples.
    Silas vai continuar e afundar o time. aí, entra outro pra salvar.
    será tarde para pensar numa vaga pra libertadores. título, claro, nem nos sonhos mais delirantes do mais delirante gremista.
    Restou o Gauchão.
    Viva o Meira, dirigente do ano, tendo como coadjuvante o Duda.

    ResponderExcluir
  18. Sim, o Leandro é motivador, quase sempre jogador medíocre dá sinais da mediocridade quando, unm jogo fácil (como foi transformado pela arbitragem o jogo contra o Avaí), o cara da um chutinho perigoso e fica fazendo gestos p torcida levantar e apaludir, com cara de brabinho. Pode saber, GERLAMENTE os medíocres é que fazem isso.
    Em jogo decisivo, ainda vá, mas em qualquer jogo, qualquer lance, fazer isso, é sinal de mediocridade.

    ResponderExcluir
  19. HEHEHEH, agora não vai ter comentário do Chicao mil nomes, por aqui. É hora do fechamento do CPOVO, hahahahha

    ResponderExcluir
  20. Pois é! Eu acreditava na classificação do Grêmio, se o time entrasse equilibrado, claro havia o diferencial de não termos 3 grandes nomes em campo (Rodrigo, Mário e Neuton), mas aí não havia nada o que fazer.

    Agora, escalar o Hugo, jogador que faz uma ou duas partidas boas e depois fica em "off" e ainda mantê-lo durante todo o jogo, mesmo vendo sua atuação miserável.

    Por outro lado, o coitado do Mithyuê deve ter feito muito pecado na vida, pois nem no banco fica. Igual situação é do Maylson, esquentar banco para o dorme-dorme do Hugo é bravo!

    Por fim, BETO ALMEIDA já! Adeus Silas! E de quebra podem vender o Victor, não sentiremos sua falta.

    Abraço

    ResponderExcluir