terça-feira, 11 de maio de 2010

A Família Verri e a seleção sem batata podre

A última vez que realmente torci pela Seleção Brasileira foi na Copa de 70. A primeira, em 66, que tinha Pelé, Garrincha, Alcindo, Tostão, Manga, etc, e ainda assim fracassou.

Antes de 66 eu era piá e não ligava pra Seleção, futebol, Grêmio.

Hoje, já curtido pela vida, não estou nem aí pra Seleção. Não acho que isso seja falta de patriotismo. Patriotismo pra mim é outra coisa, algo que passa longe do futebol, especialmente nesses tempos em que os ‘heróis de chuteira’ são milionários e a maioria nem mora no Brasil.

Como jornalista, nunca me interessei em ir ao Mundial. Só quando a Copa foi na França e na Alemanha me deu uma vontadezinha, mas a vaga do CP já estava ocupada. Eu tinha que ficar aqui na retaguarda e editar os tais cadernos da Copa.

Ficava secando pro Brasil sair mais cedo.

Na próxima Copa estarei em casa. Vou ficar indiferente, talvez até torça pela Seleção. Esta seleção do Dunga me agrada.

Tenho restrições a um outro jogador. Acho que poderia ter o Ganso no meio-campo no lugar de um volante. Tem volante demais. Acho que o Lucas é melhor que o Josué, mas respeito as opções do Dunga, que formou a sua família, a Família Verri.

São jogadores imbuídos da filosofia de Dunga. Jogadores que Irã se doar, colocar o coração na chuteira. Vai faltar um pouco de qualidade se Kaká se lesionar, por exemplo.

A opção por Grafitte é sensata. É o atacante que mais aproxima das características de Adriano. Ele não poderia levar o Neymar para essa função, nem o Diego Tardelli, que está jogando muito.

A seleção do Dunga me agrada essencialmente por uma coisa: não há nela jogadores como Ronaldo, Adriano e Ronaldinho Gaúcho.

São três elementos que desrespeitaram a torcida brasileira na Copa de 2006.
Dunga deu oportunidade para que eles provassem que estavam realmente determinados a honra a camisa amarela.

Então, minha torcida será pela moralização que Dunga conseguiu executar, e que só teve sucesso em função dos resultados de campo, aliás os melhores que um técnico obteve com a Seleção antes de uma Copa desde que me conheço por gente.

Tivesse fracassado, talvez hoje tivéssemos uma seleção impregnada por algumas batatas podres.

Dunga fez na Seleção o que deveria ser feito nesta nação: moralizou, acabou com a impunidade, cobrou conduta, comprometimento e honestidade de propósitos.

A vitória da Seleção Brasileira na Copa pode sinalizar que é possível vencer trabalhando sério, com ética e dignidade.

Uma derrota poderá nos levar de volta ao tempo da gandaia, das farras e das orgias.

Já tenho um motivo para torcer pelo Dunga e seus comandados.

SAIDEIRA

Sobre a ausência de Victor: acho normal. Os três goleiros chamados são muito bons e têm experiência internacional. Doni, muito criticado mais pelo seu passado no Juventude, é hoje um grande goleiro. Sinceramente, concordo com a escolha de Dunga para esta posição.

Além do mais, Victor será mais útil jogando pelo Grêmio do que sentado no banco ou na arquibancada de um estádio da África.

FECHANDO A CONTA

Gostei da postura de Dunga na coletiva. Foram uns 90 minutos de bombardeio. Ele não baixou a cabeça, foi altivo, forte, e até muito educado, mesmo diante de algumas grosserias de colegas indignados e contrariados por causa de um ou outro jogador ter ficado de fora.

Teve um que saudou o fato de Dunga não ser o técnico da Seleção em 58, porque aí, segundo ele, deixaria Pelé de fora.

Dunga não se perturbou:

- Vejam, ele está citando simplesmente Pelé. Digam onde eu encontro um novo Pelé que ele será convocado e vai jogar até com as duas pernas engessadas.

Como dizia o Ênio Andrade, parte do salário do treinador é pra aguentar a imprensa.

10 comentários:

  1. Muitas contestações. Pouca empolgação. Não tenho muito o que falar sobre esta convocação. Não posso deixar de mencionar, claro, que dos oito meias, sete são volantes.

    ResponderExcluir
  2. Pô, Ilgo, não tô te conhecendo. Só a ausência de batata podre não garante uma boa sopa, já dizia minha vó. Ou então, o tio Rubens Minelli. Certa vez, quando ele deixou o Inter, a EdEsportes do velho CP fez um almoço-entrevista com ele. Eu fui de gaiato, só pra provocar, até pq, sem provocação, não haveria entrevista - os especializados presentes já mais do que conheciam o que ele iria dizer. Eu perguntei como é que eles faziam para "administrar" os "bandidos" - Manga, Lula, Dario, por aí. Uma resposta pra não esquecer: - Durante a semana, eles nos incomodavam, mas a gente dava um jeito, porque sabia que, no fim de semana, eles seriam incomodação certa pro adversário. Na Seledunga, só tem gente séria...

    ResponderExcluir
  3. DESTA VEZ ILGO NAO CONCORDO COM SUA OPINIAO Q O VICTOR NAO DEVERIA SER CONVOCADO, ORA O DONI E RESERVA E NAO CHEGA AOS PES DO GOLEIRO VICTOR DO GREMIO Q TANTO SALVA O TRICOLOR. ALEM DO MAIS VICTOR VEM A NO MINIMO 2 ANOS MOSTRANDO QUE E O MELHOR GOLEIRO JOGANDO NO BRASIL, OU SEJA PRA IR P SELECAO TEM Q JOGAR NA EUROPA, OU SERA Q SE O DONI ESTIVESSE NO BRASIL ELE ESTARIA NA SELECAO? TALVEZ SE VICTOR ESTIVESSE NA EUROPA ELE PUDESSE SER CONVOCADO. QTO A OUTROS JOGADORES, TALVEZ LUCAS NO LUGAR DO JOSUE, E GANSO NO LUGAR DO ELANO.
    MAS NOS DEMAIS SAO ESSES MESMOS, SENDO Q O FATO DO ADRIANO NAO SER CONVOCADO FOI A MELHOR NOTICIA, NAO MERECE, ELE SE DESCONVOCOU.
    ABRACOS.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,
    eu convocaria o Ganso no lugar de um volante, talvez o Josué.
    E levaria o Lucas no lugar do Kleberson.
    Também não levaria o Gilberto, que nunca jogou bem na seleção.
    Sobre o goleiro, o titular é Julio César. Os outros vão pra passear. Victor seria no máximo o terceiro goleiro. quer dizer, por que ficar revoltado por ele não estar na lista?

    Victor é melhor que o Doni e o Gomes, mas não tanto assim.

    Sobre os bons rapazes que o Rauru se referiu. Levar jogador de 'mau' comportamento não é totalmente ruim, desde que o jogador esteja em plena forma, ou razoável forma. não é o caso do Adriano.

    Voltando ao Ganso: Dunga disse que ele não entrou, assim como o Neymar, porque recém estourou, não tem grande experiencia, não jogou na seleção, etc.
    No entanto, o guri entrou na lista dos suplentes, e pode ser chamado para a Copa a qualquer momento numa eventualidade. É uma contradição.

    O que me irrita é ver tanto volante e poucos meias de articulação. Na real, só o Kaká.
    E aí vejo o maior erro nessa lista.
    no mais, são detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Essa seleção está repleta de erros. Kléberson é reserva do flamengo, não tem que ir à copa. Ramires, venho dizendo a tempos, esse não tem bola para seleção, ele destoa dos demais. Está abaixo dos outros. A seleção está repleta de volantes, da segunda e da terceira função. Da primeira, apenas o gilberto silva e quem sabe o felipe melo. Josué, ramires, julio batista, kléberson, elano, todos da segunda ou terceira. Sem meias. Eu levaria o diego como meia reserva, ele é mais experiente e passou por todas as seleções, inclusive jogou com o dunga.
    Júlio batista, doni, kléberson, gilberto silva, todos reservas nos seus times. O gilberto não joga na lateral faz muito tempo. O tiago silva vem jogando muito mal, basta acompanhar seus jogos no milan. Eu realmente acho que o brasil não vai longe.

    ResponderExcluir
  6. Em 1997 Zagallo levou Paulo Nunes pra passear na Europa, e no Mundial ele não estava na lista. Agora aconteceu o mesmo. De novo em meio a libertadores perdemos o melhor jogador, e , na hora do mundial este não é convocado.Palhaçada. A diretoria tinha que questionar isso. Porque então não levou o Doni e o Gomes e deixasse o Vitor jogar a libertadores??? Eu não vi uma linha na imprensa sobre isto e nem esperava, mas neste boteco confiava que o assunto viria a tona. E aviso, se este Dunga for na minha loja, não vendo pra ele. Se for ao cinema teatro ou restaurante que ele se encontre, saio na hora. Se bem que a vontade era outra...

    ResponderExcluir
  7. Agora só resta limpar o fogão, pois o leite ja derramou. Dunga escolheu e só muda se alguém machucar. Quem sair pela cidade sexta vai ver um monte de galo e bode sacrificado e um boneco de anão com fitas verdes e amarelas nos cruzamentos. KKK
    Creio que Victor seja o jogador que mais tenha sentido a não convocação, pois na entrevista vi um cara realmente abalado. Pode esta raiva levar a erros ou a cometer faltas. Eu avaliaria a situação, mas quem define é o Silas.
    De minha parte fico preocupado com Hugo e Leandro que não vem bem. Este seria um jogo para Mithyuê e Bergson, pois tem ginga para dobrar a zaga santista, entretanto também não entraram bem. Só Fernando tem treinado e não joga. Falta jogo treino.
    Vou no Bompreço daqui a pouco pegar algum petisco e gelo para acompanhar um Johnnie Walker Blue 750 ml que tomarei à noite. Espero que o jogo mereça. Também vou pegar umas garrafas de Patrícia ou Nortenhã, pois podem aparecer visitas. Agora é esperar e ver o que Silas fará.

    ResponderExcluir
  8. Aqui na terra da garoa a indignação é geral com a convocação do Dunga. As reclamações são referentes à exclusão de Neymar, Ganso, Roberto Carlos e Vitor.
    Particularmente achei uma grande injustiça em relação ao Vitor. Ele é muito superior ao Doni, que não se firmou em nenhum clube brasileiro e amarga a reserva (às vezes nem isso) na Europa. Além disso, Vitor é o melhor goleiro do Brasil, indiscutivelmente. E não é por falta de concorrência.
    Outro caso difícil é o de Kléberson. Com a bolinha que vem jogando e a posição que joga, qual será sua utilidade na seleção?
    Mas tem um lado engraçado; lendo o noticiário gaúcho e alguns colunistas esportivos, percebe-se que o RS concorda com a exclusão de Vitor. Implicitamente, uma parte pelo fato do goleiro jogar as duas semi finais e por Dunga ser gaúcho e outra somente porque Dunga é da terra. Ficam inventando vários argumentos, mas o que pesa é o fato de Dunga ser um legítimo gaúcho.
    Se fosse um treinador do eixo Rio-São Paulo, não tenho dúvidas de que muitos daqueles que entendem e concordam com a exclusão estariam hoje esbravejando contra o técnico e dizendo que o RS é excluído nas convocações. Teria até gente levantando a bandeira do separatismo.
    Mas bairrismo é assim, e não é diferente em qualquer lugar do país.

    ResponderExcluir
  9. Goleiro ruim contra o Inter, vira monstro, quase sempre.
    Contra o Grêmio, goleiro ruim é pior ainda, como eram Valdir Peres, Gasperim e outros.
    Portanto, gremistas, aproveitem que jogarão ocntra esse goleiro muito ruim do Santos. Aproveitem e vcs se classificam já hj mesmo.
    Eu, quando o Inter vai dis´putar Gre-Nal, torço p q o Victor, que é goleiro muito bom, jogue e não o reserva Marcelo Grohe.
    Se bem que pesadelo memso, p mim, é jogar contra o Botafogo, que SEMPRE tem goleiro ruim nos últimos 30 anos, e quando joga contra o Inter, o cara vira o Manga, o Yashim, sei lá.
    Pior ainda, quando entra o 2 ou 3 golerio do Botafogo justo contra o Inter, bah, lembro de uma vez um tal Max, q a torcida do Bota queria ver longe de lá. No dia seguinte as manchetes: "MAX segura o Inter". Bah.

    ResponderExcluir
  10. Grande Ilgo. Não estou lamentando a falta do Adriano,só o tal do "comprometimento" como qualidade máxima para alguém jogar numa seleção do Brasil. Como perguntaria o Wilmut, "mas, em que posição jogo o comprometimento esse?" Comprometimento mesmo pode ocorrer com vários dos convocados que já estão meia-boca, curtindo um banco nos seus clubes. E aí, se ainda der tempo pra buscar um dos sete, vai pegar quem, o RG, que a essa altura estará curtindo férias nada atléticas? E o Grafite, e o Felipe Melo, e o lateral esquerdo aquele, Michel Bastos, não andou por aqui ajudando a levar o Grêmio pra segundona? Ah, mas jogam na Europa... Tudo bem, mas eu sou do tempo em que se fazia Seleção Brasileira, todo mundo comprometido com a bola, não só com o técnico ...

    ResponderExcluir