domingo, 2 de maio de 2010

Grêmio festeja um título merecido, e talvez o único da temporada para a dupla

Mais um Gre-Nal em que o favorito frustra as expectativas. No anterior, foi o Inter; agora, o Grêmio. Com um gol a mais na decisão, o Grêmio levou o título de campeão gaúcho de 2010, e foi merecido.

O Inter vacilou em alguns momentos decisivos, preocupado com a Libertadores. O Grêmio sempre foi mais compenetrado. Teve mais foco, para usar essa palavra tão na moda ultimamente.

Os resultados dos clássicos prova que os dois times estão muito parelhos. A vitória, na maioria das vezes, acontece no detalhe.

Por exemplo, no jogo deste domingo, o Grêmio não levou muita fé no chute de Giuliano, que teve de dominar, deixar a bola quicar, olhar para a goleira e chutar. Só Adilson correu para abafar o chute, mas saiu tarde. Assim como Victor, que saltou tarde na bola. Atenuante: foi um chute rasante, certeiro, e tinha muita gente na frente. Mas foi de longe, muito longe.

Se não me engano, foi o único arremate perigoso do Inter. Victor quase não trabalhou.

A proposta de jogo do Inter era segurar atrás e especular contra-ataques. Sua estratégia foi um reconhecimento à superioridade técnica do Grêmio, até porque faltavam alguns titulares.

Fossati armou seu time muito bem para atingir seu objetivo. Fez duas linhas de marcação em sua intermediária, para neutralizar o que o Grêmio tem melhor: as jogadas de aproximação de Douglas, Leandro, Jonas e Borges. Resultado: os quatro não foram bem no jogo. Quer dizer, não foram bem em relação a outros jogos.

Borges perdeu duas ou três chances claras de gol. Nos grandes jogos, nos grandes confrontos, não se pode desperdiças as oportunidades, porque elas costumam ser raras. Mesmo assim, gostei do Borges num aspecto: foi um excelente ladrão de bola, guerreiro, esforçado.

Jonas também lutou muito, literalmente. Teve pegas com a zaga colorada, provocação de ambos os lados. O resultado foi a expulsão de Taison, nos minutos finais.

Leandro foi o pior desse quarteto. Saiu no intervalo. Só não gostei da entrada de Hugo. O Mithyuê daria um calor na marcação colorada. Maylson também poderia ter entrado, mas está voltando de lesão. Mas Hugo é bruxinho do Silas. Acho que ele fica no banco com o contracheque pendurado no pescoço.

Douglas poderia ter saído mais cedo. Na metade do segundo tempo ele já não acertava lançamentos e até passes. W. Magrão caiu bastante no segundo tempo.

Os melhores do Grêmio: Adilson, soberbo na marcação, um guerreiro, e marcando posição diante da zaga; e o lateral Edilson. Depois, o Rodrigo.

Os melhores do Inter: Abon, pelas defesas difíceis; Bolívar, que não deu folga para Jonas; e Sandro.

Era um jogo imprevisível. O Grêmio tentando furar o bloqueio, e até criando alguns lances de muito perigo (Abondanzieri fez grandes defesas), e o Inter com jogadores atrevidos na frente. O velocista Taison e Walter.

Fossati teve um momento no jogo em que poderia e deveria ser mais ousado. Ele colocou o Thiago Humberto no lugar de Walter. Com isso, matou o que restava do ataque colorado, e isso para um time que precisava correr atrás de mais um gol ao menos. Ali ele deveria ter sacado um zagueiro. Aliás, como erraram os zagueiros colorados, em lances bisonhos inclusive. Poderia ter tirado o Glédson também.

Mas eu entendo o Fossati. Melhor perder o título vencendo Grêmio em pleno Olímpico, do que arriscar de levar um ou dois gols e, assim, apertar a corda que já está no seu pescoço.

Então, faltando 15 minutos, era a hora de ir para cima do Grêmio, correndo o risco de levar contra-ataque, mas ao menos daria um calor na defesa gremista, e talvez até fizesse o gol que levaria aos pênaltis.

Foi um belo jogo, com muitas alternativas. O Grêmio sempre esteve mais perto de marcar, teve maior controle da bola, mas o Inter, se a defesa vacilasse um segundo, tinha tudo para também chegar lá.

Então, o jogo se encaminhou até o final indefinido. Tudo poderia acontecer, até aquele tumulto causado pelo Taison.

Bem, o único título realmente ao alcance da dupla ficou no Olímpico. Os outros são mais difíceis de serem conquistados. Quase impossíveis.

SAIDEIRA

Coisas de treinador: Kléber Pereira para resolver? Joilson? É por essas e outras que sigo com a minha opinião: o título que eles tinham para conquistar era esse.

24 comentários:

  1. Que delícia ver a crônica colorada chorando pelo rádio....ahahahahhaha...ganharam e não levaram...ahahahhaa....parabéns aos vices tríplices coroa: copa do brasil, brasileiro, gauchao....A MORANGADA ESTÁ VOLTANDO AO QUE ERA ANTES DE 2006 (O ANO DA ZEBRA DE GUAMPA), QUANDO COMEMORAVAM O BRASILEIRO 1979 DA CBD!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Do FI; Paulistão: Interior triunfa sobre a capital na artilharia

    Itápolis, SP, 02 (AFI) - Nem Neymar, nem Robinho e muito menos Ronaldo. O artilheiro do Campeonato Paulista 2010 atende pelo nome de Ricardo Bueno e foi autor de 16 gols em favor do Oeste, nono colocado.
    Ricardo Bueno da Silva tem apenas 22 anos e é natural de São Paulo. Com 73,4kg e 1,83m, ele já defendeu as cores do Grêmio, mas foi no Paulistão 2010 que chamou a atenção de todos.
    Enquanto os zagueiros se preocupavam com atacantes de renome, Ricardo Bueno ajudou o Rubro-negro a se classificar para a briga do Título do Interior. E ele foi responsável por mais da metade dos gols do Oeste, uma vez que o clube de Itápolis marcou 29 tentos.
    Na segunda colocação da artilharia ficou Rodriguinho, do vice-campeão Santo André, com 15 gols, um a mais que Neymar, do campeão Santos. A artilharia segue com André, do Santos, e Héverton, da Portuguesa.

    ResponderExcluir
  3. A TV paulista (Bandeirantes, Globo e ESPN)só viu a vitória do Santos no Campeonato Paulista. Muito importande uma analise desta partida onde o Sérgio Soares mostrou como ganhar um jogo e Sálvio Spinola Fagundes , Maria Eliza Barbosa e Daniel Paulo Ziolli salvaram o campeonato para o Santos.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo; Cada jogo é um jogo como em muitas vezes 45 minutos muda tudo. Silas falou no jogo contra o Flu de entrar na cabeça do Muricy e antever a estratégia do jogo. Silas está fácil de ser interpretado, pois esta sendo zero de criatividade. Ontem vendo os concentrados fiquei até sem vontade de escrever. É nítido o conservadorismo das escalações e não me empolgou as vitórias. Ouvi a pouco as palavras do Silas e creio ter lido que está solicitando laterais direito e esquerdo, volante, meia direita, meia esquerda e centroavante.
    • Nome Idade Posição
    • 1 -Marcelo Grohe 23 Goleiro
    • 2- Matheus 20 Goleiro
    • 3- Victor 27 Goleiro
    • 4- Mário Fernandes 19 Zagueiro
    • 5- Neuton 20 Zagueiro
    • 6- Ozéia 27 Zagueiro
    • 7- Rafael Marques 26 Zagueiro
    • 8- Rodrigo 29 Zagueiro
    • 9- Saimon 19 Zagueiro
    • 10- Edilson 23 Lateral-direito
    • 11- Joílson 30 Lateral-direito
    • 12- Bruno Collaço 20 Lateral-esquerdo
    • 13- Fábio Santos 24 Lateral-esquerdo
    • 14- Lúcio 30 Lateral-esquerdo
    • 15- Adílson 23 Volante
    • 16- Bruno Renan 19 Volante
    • 17- Henrique 20 Volante
    • 18- Fábio Rochemback 28 Volante
    • 19- Ferdinando 30 Volante
    • 20- Willian Magrão 23 Volante
    • 21- Douglas 28 Meia
    • 22- Fernando 18 Meia
    • 23- Hugo 29 Meia
    • 24- Pessalli 19 Meia
    • 25- Maylson 21 Meia
    • 26- Mithyuê 20 Meia
    • 27- Souza 31 Meia
    • 28- Bergson 19 Atacante
    • 29- Borges 29 Atacante
    • 30- Jonas 26 Atacante
    • 31- Leandro 29 Atacante
    • 32- Roberson 21 Atacante
    • 33- William 26 Atacante
    Ai está o elenco. Quem deve sair e quem deve ser contratado? Além da volta do Ricardo somente o Tardelli do Atlético-MG e o Ariel do Coritiba me agradam.
    Depois do que vi hoje meu time inicia pelo JONAS e tem lugar para Mithyuê e Bergson. Jonas Henrique Pessalli para que não fique dúvida.

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE EXPOR MINHA OPINIAO SOBRE A CONQUISTA DO GREMIO, ACHO Q FOI IMPORTANTE SIM O TIME SER CAMPEAO GAUCHO MAS FICA CLARO ALGUNS DEFEITOS NO TIME Q PRECISAM SER SANADOS.
    O NOSSO GRANDE GOLEIRO NAO PODE LEVAR 1 GOL EM 1 DECISAO DAQUELA DISTANCIA. O TECNICO DO GREMIO AINDA ACHA Q ESTA NO AVAI E ESCALA MAL E TROCA PIOR AINDA, EX: SAI DOUGLAS ENTRA F.ROCHEMBACK. ORA NAO PODEMOS NOS ENGANAR COM ESSE TITULO COPA DO BR E BRASILEIRAO EH MUITO MAIS COMPETITIVO, E COM ESSE ELENCO SEM LATERAIS E COM UM MEIO Q NAO SABE MARCAR O GREMIO NAO VAI GANHAR.
    NAO PODEMOS SE ILUDIR, EH SOH PENSAR O GREMIO NAO EMPATOU COM O FLU PQ O FRED E O CONCA NAO ESTAVAM EM CAMPO, E PERDEU 2 DE 3 GRE NAIS, SE ISSO NAO IMPORTA POR FAVOR, TEM Q REVER OS CONCEITOS Q O SILAS EVANGELICO ESTA QRENDO COLOCAR NO GREMIO.

    ResponderExcluir
  6. Campeonatos com formulismos às vezes são injustos. Não tivemos isto no Gauchão. Com apenas um vacilo (contra o Pelotas) o Grêmio leva o caneco com justiça. Ganhou o time que jogou melhor. Venceu um Gre-Nal e perdeu dois. Mas aquele que venceu foi decisivo. A torcida tem mais é que comemorar. Sempre é bom ser campeão. Claro que sem exageros. Tem gremista que está comemorando este título como se fosse o mais importante dos últimos anos. Provavelmente sejam torcedores da geração segunda divisão.
    Ilgo, não concordo quando você fala que provavelmente seja o único título da dupla. Acho que o Grêmio tem grandes chances na CB. O Santos tem um ataque muito forte, mas tem uma defesa ruim. O Grêmio me parece mais equilibrado. E acho que a dupla entra no Brasileirão como candidatos. Hoje não podemos apontar ninguém como favorito. Somente candidatos; Inter, Grêmio, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG... e paro por aí.
    Muita coisa pode mudar na janela europeia. Se o Grêmio perder Vitor e M.Fernandes complica um pouco. Se o Inter trouxer um zagueiro e um centro-avante melhora bastante.
    Lamentável a saída do Sandro. Prá mim joga muito.
    O Inter está negociando uma troca Edu x Diego Souza. Que tal mandar o Taison junto? Garanto que o Palmeiras assina na hora. Este pelotense é a maior enganação que eu vi no RS. Ganhou até do Bruno Soneca.
    De qualquer forma, parabéns aos gremistas. Mereceram...

    ResponderExcluir
  7. Silas solicitando volante? mas e o Ferdi? e meia direto? e o Fernando, não era meia direito para o Silas? Não foi o treinador que ressuscitou o Joílson e elogiou muito o Neuton? necessita de mais laterais???
    Não entendo, Francisco!

    ResponderExcluir
  8. O taison até teve uns bons lances mas ele é muito instável, passa muito tempo desaparecido, sem participar do jogo. E a sua expulsão foi infantil.
    Discordo de boa parte do texto, mais tarde falo sobre.
    A entrada do kléber pereira me pareceu mais uma correção do que qualquer outra coisa. O fossati parece ter percebido que, ao tirar o walter, ficou sem jogadas aéreas e sem referência, sem alguém para fazer a parede. Assim, ele resolveu consertar um erro seu.

    ResponderExcluir
  9. Rafael; pelo visto nem Silas nem Fossati conhecem o que tem no plantel. Quando há fartura eles aparentemente se atrapalham. No globo.com sempre com informações mais afinadas que nos do RS: Do grupo campeão gaúcho, alguns jogadores têm sido pouco aproveitados. Casos do zagueiro Rafael Marques, dos laterais Bruno Collaço e Joílson, do volante Henrique e do atacante Roberson.

    ResponderExcluir
  10. Tenho minhas dúvidas se esse Henrique joga alguma coisa. Tenho mais fé no Roberson.
    O inter morreu novamente no segundo tempo ou foi impressão minha? E o roedor, está comemorando em algum canto ou afogando as mágoas?
    Paulo Paixão realmente é um vencedor.
    Francisco, estou pensando em comprar um receptor de tv digital usb. Tenho o palpide de que tu tens um para recomendar.

    ResponderExcluir
  11. Rafael; recomendo contato com estas lojas. https://store-ocloja.locasite.com.br/loja/ ; http://www.hardstore.com.br/. Cuidado com lojas de varejo pois a maioria só empurra venda. Independente do que falarem, teste antes para ver se funciona, pois nem todos são compatíveis. No meu ACER alguns não funcionam e alguns têm ótima imagem. No Lenovo a maioria funciona. No net MSI o Elgin vem bem.
    Eu tenho 2 coisas: Interna no micro = VISUS TV Extreme (para antena fixa ou móvel) e um Elgin no not. Eu tinha um AOC muito bom mas os amigos do alheio levaram.
    Peguei este material na internet.
    Sobre os receptores de TV Digital USB, saiba isso antes de comprar:
    • Não! Os receptores de TV Digital não recebem o sinal da TV analógica, só digital. Mas se quiser atormentar o vendedor com essa questão, fique a vontade;
    • Descubra se na sua região já tem o sinal digital disponível pelas emissoras. Isso evita de você voltar a loja e pagar um baita mico;
    • Verifique antes se o aparelho é compatível com o sinal do Brasil (SBTVD);
    • Veja se as configurações do seu micro (memória, processador, espaço em disco) atendem ao que o receptor precisa;
    • Alguns receptores muito baratos que encontramos por ai, escondem um detalhe importante: a resolução. O máximo que eles alcançam são de 320×180, esse é o padrão chamado de 1-Seg, que é uma resolução que fica legal na telinha do celular, na tela do PC você ficaria com uma caixinha do tamanho parecido com aquela do YouTube (sem ampliar, é lógico…), o ideal é que o receptor seja do padrão de resolução Full-Seg (Full HD), afinal quem não gostaria de ver TV Digital em tela cheia sem imagens quadriculadas né? Mas gosto não se discute e isso fica a seu critério, eu só avisei
    Vou ter ver o mundo perfeito? Sim e Não! Isso depende de outros fatores como a resolução do seu monitor, do processador do seu PC, do seu sistema de áudio, da disponibilidade do sinal digital de TV das emissoras e claro do seu gosto pessoal. Para mim, um adaptador USB com Full-Seg já seria o suficiente, mas para outros aficionados por qualidade de som e imagem ao extremo, daí acho que seria melhor investir em uma TV Digital de verdade mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Estou faz umas duas semanas pesquisando. Esse Visus é muito caro (e bom). Achei o Pixeview bom, é full-seg e é híbrido (analógico + digital). Difícil vai ser achar para vender por aqui.
    Onde será que eu vejo a disponibilidade do sinal digital em Porto Alegre?
    Afinal, onde está o roedor?
    Eu gostei da entrada do Hugo. Ele fechou a esquerda, dando suporte ao trabalho de marcação por zona do Neuton.

    ResponderExcluir
  13. Se o Silas não abrir os olhos e mantiver o feijão com arroz o Flu pode passar, pois o Grêmio já não manda no Olímpico. Não adianta querer manter uma mesma equipe se não vem rendendo. Adilson no desarme é bom, mas no passe é brabo. Willian vem mal assim como o Leandro. Douglas está desligado e já é possível antever as jogadas só no enquadramento do corpo. Até parece que mudaram a bola, pois os passes perfeitos de antes estão tortos e para dentro como de iniciante e burocrático. Não sei como anda o Pessalli, mas o Bruno Renan vinha muito bem. O Hugo ainda não me convenceu embora tenha jogado bem. Com campo seco e Conca a bola rola e Conca chuta muito bem. Como Victor tem falhado todo o cuidado é pouco. Agora é impressionante a falta de informação dos jornais do RS. Ninguém fala de treinos e de quem possa entrar. É só conversa fiada.

    ResponderExcluir
  14. Rafael; na região da Santo Antônio com a Independência o meu pega e no aeroporto também. Não é barato não. Em média entre 250 a 400. Fora onde compro peças e equipamentos é bem menos, mas o problema é a compatibilidade. http://www.newegg.com/ , http://www.ncix.com/ , http://www.zipzoomfly.com/jsp/Home.jsp . Em Rivera pode ser que tenha mas só vendo. http://www.maxiinformatica.com/productos/fam_33_3.htm .

    ResponderExcluir
  15. O roedor deve estar abraçado com o mico escurinho e o Saci chorando as mágoas.

    ResponderExcluir
  16. Rafael; da uma tentada na Severo Roth pois na Alberto Bins tem várias lojas de informática e eletrônica. Sempre testando para ver compatibilidade e não ficar com um mico na mão. Até as grandes redes como Americanas tem só que o preço... Meus fones do ouvido, MOUSE ÓPTICO e radinho peguei tudo na feira de coisas do Paraguai. Pode ser que tenha. Não custa tentar.

    ResponderExcluir
  17. Eu acredito que 80 a 90% dos atuais treinadores raramente usariam jogadores como Ganso e Neymar não fosse a badalação. Seus corpos frágeis e pouca musculatura os remeteriam para ganho de massa e musculação. A meu ver são justamente estes aspectos que potencializam as jogadas inesperadas como o passe de taquinho do Ganso e a limpada de zaga e goleiro feita pelo Neymar. Aliás, o Ganso ontem subiu no meu conceito ao discordar do Dorival gesticulando que queria continuar e assumia a responsabilidade. Neymar necessita apenas parar de simular faltas, pois quando pegar um juiz rígido logo vai levar amarelo e vermelho ou alguém vai pega-lo com gosto.

    ResponderExcluir
  18. O técnico Alexandre Gallo (Náutico 3) ousou e colocou 4 atacantes dando um nó tático no técnico Givanildo Oliveira (Sport 2). A próxima partida promete pois as diretorias promoveram atos negativos de agressão física por parte do Náutico em jornalistas e verbal pelo Sport contra arbitragem. Estão querendo aparecer mais que os jogadores. Eleições a vista...

    ResponderExcluir
  19. Ilgo; o Péricles Chamusca fez uma arrumação no Avaí que havia perdido a maioria dos jogadores e aparentemente o time está firme e forte para continuar na A. Confirmou sua capacidade. Outro que deu a volta foi o Ney Franco pois as coisas no futebol do RJ são complicadas. Sérgio Soares pode até pintar no Flamengo se Rogério Lourenço não ganhar frente ao Corinthians. Os colorados oram para o Corinthians perder para tentar o Mano chorão.

    ResponderExcluir
  20. O Ilgo estava com saudades de um título. Ainda está comemorando. kkk

    ResponderExcluir
  21. HEHEHEH, hora do fechamento do CPOVO e desaparecem TODOS os comentaristas do blog, até porque 99 por cento são a mesma pessoa, hehehehe
    AH, é verdade, Ilgo. Quem morre vira santo, não pode ser criticado, hehehe.
    Gasperin não era um peruzeiro vítima favorita do Éder.
    HEHEHE.
    Quando o Éder pegava um Benitez, raul, pela frente ele fazia os mesmo quinehntos gols que fez no Gasperin ,como aquele que matou oInter nas semi do brasileirão 80, em que o Éder tentou cruzar, aí o imbecil do árbitro (o ROBUALDO), beneficiando ao infrator, mandou bater de novo pq não havia autorizado. Aí o Éder "se irritou", e bateu direto, como uem nadasse o juiz à M... mas aí a bola entrou, pq era só o Éder chutar e o Gasperin aceitava.
    Victor nauncia que "pode ficar", heheheh, e se tivesse Gre-Nal oda semana, aí mesmo que ele não era vendido, hehehehehehe, sabem pq, né?
    HAHAHA
    P.S. Teu filhão tava com saudades hein?

    ResponderExcluir
  22. HAHAHA, aquela do Leandro correndo pra cima do Tyson foi demais, depois "nós é somos morangos", hahahaha.
    Isso q era o Tyson, uma marrequinha, hehehe.
    Ele foi correndo pra cima do guri (INÚTUIL) de Pelotas, achando q o guri ia sair correndo e ele bancaria o machão, mas como o Tyson ficou no mesmo lugar, encarando-o, o Leandro chega perto e começa a "EXPLICAR", -isso não se faz companehiro', HAHAHHAHAHHA
    Bancou ocagalhão, hahahahahha

    ResponderExcluir
  23. HEHEHE, tô até agora procurando os gols do cara que eh melhor que eu, o tal Jonas. HEHEHE
    Sim, como eu fazia gol em praticamente todos Gre-Nais, ele deve ter feito nesses dois, até pq eram decisivos, hehehehehehhe.

    ResponderExcluir
  24. olha sinceramente nem gremio e muito menos inter vao longe nesse campeonato de meio de semana copa do br e libertadores. esse titulo engana quem nao entende de futebol e o resto e o resto.ou alguem acha q o gremio sera campeao em cima de 1 santos q joga muita bola, pode levar gol mas faz muito mais.... e do inter acha ainda que vai ganhar de 1 estudiantes q eh 1 no campeonato argentino e muito melhor q o banfield.... por favor nao se iludam ganhar gauchao sempre eh bom mas nao eh parametro para campeonatos maiores nunca. abram os olhos.

    ResponderExcluir