quinta-feira, 13 de maio de 2010

Inter com vantagem sobre o Grêmio

Sorondo, desprezado por nove entre dez colorados, salvou o Inter. O uruguaio mandou para a rede a dois minutos do final. O gol deixa o Inter perto da vaga à próxima fase da Libertadores.

Tivesse o time colorado o ataque do Grêmio, principalmente Jonas, muito mais criativo que seus similares no Inter (Walter e Taison), teria feito uns dois ou três no Estudiantes.

O Inter jogou com sabedoria. Tratou de não tomar gol. Só não fez melhor porque o time argentino tem marcação forte, congestionou o meio-campo. Como o ataque colorado decididamente é modesto, insuficiente para quem ambiciona um título de Libertadores, o placar ficou mesmo no 1 a 0.

Fossati está mostrando que sabe com quem está lidando. Percebeu que tem um ataque de asma e trata de jogar com o regulamento debaixo do braço.

Agora, vai para o segundo jogo precisando de um empate. Ser perder por 2 a 1, por exemplo, ainda garante a vaga.

Já o técnico Silas parece ignorar o gol qualificado (não vou imitar determinado comentarista de TV e explicar do que se trata até porque quem acompanha futebol sabe o que é).

Foi com tudo para o ataque, deixou buracos imensos na defesa, levou dois e depois correu atrás para reverter.

Venceu por 4 a 3, num jogo heróico, em que o Grêmio teve 100 por cento de aproveitamento no segundo tempo em suas conclusões a gol, contando ainda com ajuda do pobre do Mancha, que jogou 9 minutos, o suficiente para abrir caminho para a virada tricolor.

Na inevitável comparação entre os dois, o Inter vai melhor para o segundo jogo. O Grêmio só se classifica se empatar. Ah, se perder por 5 a 4 também se classifica (é bom frisar isso antes que um espertinho o faça). Derrota por 4 a 3 vai para os pênaltis. Abaixo disso, eliminação.

O Inter, portanto, vai melhor. Ao menos em tese.

Sei que vão me apedrejar, jogar guaraná no meu chope ou me servir cerveja morna, mas se Fossati treinasse o Grêmio, a situação seria melhor. Ele é mais técnico do que o Silas, o que também não significa grande coisa. Os dois são precários.

Agora, o Silas é um novato, e tem a sorte dos novatos. Só.

O que ele fez contra o Santos, mudar o esquema contra a forte equipe de Ganso e Robinho, é coisa de técnico pouca prática.

Teve, ao menos, a sabedoria para retomar o 4-4-2 antes que a noite se transformasse no maior dos seus pesadelos.

Para concluir: os dois times estão em situação difícil. O Inter um pouco melhor. Mas continuo convencido de que ambos chegaram aos seus limites.

17 comentários:

  1. Tchê Ilgo,

    Te larguei. Deixa de encher o saco do Silas. Na próxima não venho mais aqui. Tu parece aqueles jornalistas recalcados que vive criticando.

    ResponderExcluir
  2. OLHA ACHO QUE O SILAS NAO E MESMO O TECNICO IDEAL PARA O GREMIO, MAS QUE ELE TEM COLOCADO O TIME COM OS JOGADORES QUE ESTAO A DISPOSICAO MUITO BEM, COM EXCECAO DO JG DE ONTEM ACHO QUE ELE TEM MERITO SIM.
    O PROBLEMA E QUE A MIDIA SOMENTE VE OS ASPECTOS QUE LHE AGRADAM, COMO POR EX ENALTECER O TIME DO SANTOS, DUVIDO Q VAO ELOGIAR O GREMIO SE ELE PASSAR PARA A FINAL DA COPA DO BR. PQ ONTEM NAO FOI O GREMIO Q GANHOU DO SANTOS E SIM O SANTOS QUE PERDEU O JOGO, POR FAVOR....
    AH MEU SONHO DE CONSUMO NO GREMIO ZAGUEIRO LUGANO EX SP, QUE VOLTA DA EUROPA DEPOIS DA COPA, BAITA ZAGUEIRO XERIFE.
    ABRACO ILGO.

    ResponderExcluir
  3. Terá mudado após os garotos da Vila?

    O técnico Vanderlei Luxemburgo divulgou, nesta quinta-feira, a lista dos 20 atletas relacionados para a partida contra o Grêmio Prudente, neste sábado, às 18h30, no interior de São Paulo. A novidade é a presença do zagueiro Sidimar, de apenas 17 anos.

    Revelado nas categorias de base do Atlético, Sidimar subiu para o profissional no final de março deste ano. O atleta se destacava pelas constantes convocações para as seleções brasileiras de base, tanto juvenil quanto júnior.

    O lateral-direito Coelho elogiou o novo companheiro. “O Sidimar é um grande zagueiro, um bom jogador, que veio da categoria de base da seleção brasileira. Ele tem muita qualidade e é rápido. É mais um grande zagueiro no Atlético”.

    ResponderExcluir
  4. ...sirvam nossos comentários de ensinamento a todos os técnicos da nossa terra. Más bhá...
    Brincadeira a parte não vejo este time vermelho da beira d’água vencendo na Argentina. O Estudiantes cozinhou o Saci ou Mico em banho Maria. Faltou um atacante aos Argentinos.
    Dados do guri que o Luxa subiu:
    Sidimar Fernando Cigolini, 1,85 – 9/6/92 -São José do Cedro - SC.

    ResponderExcluir
  5. Mas as coberturas de treino dos jornais e sites estão péssimas. O clicrbs coloca gente no estádio com um notebook modem 3G e uma câmera para tirar fotos dos jogadores que chegam e responder a uma turma de garotos e garotas. Não informam quem treina e como esta o treino. Na maioria das vezes não sabem quem está treinando. E chamam isto de COBERTURA.

    ResponderExcluir
  6. Perguntinha: Onde andará o zagueiro e guri de Erechim Saimon Pains Tormen? Estará Silas o treinando para outra função? Ja foi líbero e volante com o coisa ruim.

    ResponderExcluir
  7. Difícil complementar o que voce escreveu Ilgo. Concordo contigo.
    Acho que a grande virada prá 4 a 2 e o incrível segundo tempo encobriram a bobagem que o Silas fez. Não foi o 3º gol que complicou a vida do Grêmio. Foi a invenção do Silas, que custou 2 gols. Não fosse o inventor e poderia ter sido 4 a 1 ou 4 a 2 e aí o Grêmio estaria numa ótima situação.
    Prá mim, Santos campeão e o vice ainda indefinido entre Atlético-GO e Vitória.
    No Beira-Rio um jogo muito sofrido (ou seria sofrível?). Os argentinos montaram um ferrolho que só especialistas como eles podem montar. Tinha sempre dois na marcação e um na sobra. Não sei como conseguem isso. Fora que todos os rebotes eram deles. Aí pode ser falha de posicionamento.
    Mas creio que uma semi-final está definida entre Chivas e os chilenos. A outra, São Paulo e...
    Não tenho o mínimo palpite do que pode acontecer na Argentina. O Estudiantes terá que procurar o jogo. Isto dará um pouco mais de liberdade para o meio do Inter. Em compensação, a defesa será atacada em grande parte do jogo. Mas que este 1 a 0 foi bom, isso foi...

    ResponderExcluir
  8. O inter conseguiu um belo resultado. Está muito bem colocado para o próximo confronto. Esse time do estudiantes é bem treinado, organizado, tabelam e tudo mais. Porém, falta um pouco de qualidade técnica.
    O jogo na argentina vai ser pegado como fora este. Fiquei com a impressão de que o estudiantes caiu fisicamente. Novamente, diga-se. Na libertadores do ano passado também era assim, e antes dela a sul americana do outro ano.
    O silas vai querer aprontar novamente. Vai inventar no jogo da vila. Vamos ver o que acontece. Minha esperança é que achemos uns dois gols assim, de bobeira. Aí sim temos chances.

    ResponderExcluir
  9. Ele mudou o eskema simlesmente pq tem 3 laterais eskerdos lesionados.
    seu pseudo-rbs-chato.

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã do Silas, embora vislumbre futuro nele como técnico. Silas peca em suas invenções de professor pardal. Fez contra o Santos, o mesmo erro que o Roth fazia em jogos importantes, mudava esquema na esperança de virar gênio! Erros inaceitáveis para quem é técnico.
    Acredito no Grêmio, apesar de saber que será uma tarefa amarga, mas, ao meu ver, as chances são boas.

    ResponderExcluir
  11. Bah... nosso ataque é de sofrer, não sai nada dali! E ainda tenho que ver o Fernandão dando passe até de calcanhar, é f.! Ontem um, pelo menos de cabeça ele teria guardado! O gol só poderia ter saído de um zagueiro!

    ResponderExcluir
  12. Por favor, observem antes de me malhar. Assisti ontem pela Bandeirantes aos melhores momentos de Grêmio x Santos. É uma colocação de câmera diferente, pois ao jogo assisti pela ESPN. Jonas errou o chute e a bola que ia fora ao desviar na coxa ou quadril de alguém do Santos muda a trajetória e vai ao gol. Portanto o golaço de Jonas é um gol de sorte, pois pelo desvio conseguiu marcar. É nítida a raspagem e o desvio. Pelos meus cálculos passaria um 4 a 5 metros da lateral do gol e uns 2 a 3 sobre a barra. Nada contra o Jonas más só a favor da verdade.
    Quem cairá primeiro: Fossati, Adilson ou Ricardo Gomes.

    ResponderExcluir
  13. Bah, mas que mala tu é hein cara ...
    Deixa de ser amargo ... larga do pé do Silas ..
    O cara teve que mudar o esquema pq não tem 3 laterais esquerdos ... tomanos dois gols, 1 em falha do Vitor e outro em falha do Douglas que perdeu aquela bola na linha do meio campo e deixo a zaga no mano a mano ..

    ResponderExcluir
  14. Bruno Colaço é lateral esquerdo e vai jogar domingo. Ele tinha e tem lat. esquerdo.

    Silas não precisa ter mudado o esquema, tanto que voltou pro 4-4-1 improvisando edilson na esqwuerda e ganhou o jogo por 4 a 1;
    no esquema inventado perdeu por 2 a 0.

    O Silas colocou em risco o título e ainda tem que o defenda...

    Afinal, o que é pseudo-rbs-chato?
    ofensa não, ofensa não.

    ResponderExcluir
  15. Ilgo; concordo plenamente contigo. Estes treinadores que não resistem a uma encarada na hora do vamos ver sempre optam pelos mais velhos e + experientes que não jogam nada mas normalmente tentam cumprir as determinações. Tanto tem é que visando o grenal e outros jogos preparou o defensor canhoto mais alto e forte (Neuton 1,82), pois Collaço tem 1,73. Isso foi dito pelo Silas. Também poderia ter usado o DENER ASSUNCAO BRAZ. Preferiu colocar no banco e usar um jogador que ficou olhando as estrelas no céu ou procurando algum trevo de 4 folhas enquanto Robinho abriu e se desmarcou.

    ResponderExcluir
  16. Os dois técnicos falharam. Primeiro, o Silas: entrou em campo dizendo que o esquemão todo era para "proteger o Rodrigo", que estava pendurado. Proteger o próprio zagueiro? Só deixando o cara fora do jogo. Depois disso, todo o resto - inclusive a grande vitória, é bom não esquecer.
    Quanto ao Dorival Junior, insultou não só o Rodrigo Mancha, jogador dele, mas tbém o Adilson. Explico: substituiu pq alguém do Santos (Marquinhos?) tinha amarelo, e mesmo assim o Dorival parecia já ter mandado depositar o "bicho"; depois, tirou o Mancha com 9 minutos em campo pelo "crime" maior de perder aquela dividida com o Adilson = gol do empate. Só faltou dizer "se tu perde desse aí, vai ganhar de quem?" Não acho o Adilson craque, mas sei aquilo que o Dorival, como técnico, teria a obrigação de saber: o Mancha não foi o primeiro nem será o último a perder divididas como aquela com o "nº 5" do Grêmio. Fazendo o que fez e depois "explicando", Dorival perdeu a chance de não se explicar.

    ResponderExcluir
  17. Ilgo é um pessimista.

    É um Paulo Sant'ana ex-Correio do Povo.

    ResponderExcluir