segunda-feira, 10 de maio de 2010

O chef de cozinha e o futebol

O técnico de uma Seleção e o dirigente de futebol são como o chef de cozinha.

O chef vai à feira para comprar os melhores ingredientes do prato que irá preparar. Se não escolher direito, pode comprometer o resultado, prejudicando a refeição.

Um técnico de seleção, como o Dunga, por exemplo, precisa saber quais os melhores ingredientes, digo, os melhores jogadores, para formar uma equipe competitiva, comprometida, capaz de atingir os objetivos propostos. Uma convocação equivocada...

Da mesmo forma, o dirigente. Se comprar mal, forma um grupo incapaz de conquistar títulos.

Fernando Carvalho já foi um chef de primeira linha. Foi à feira, comprou os melhores produtos e levou seu clube a título mundial.

Hoje, como tantos chefs que entram em declínio e levam seus restaurantes a perder suas cinco estrelas, FC mostra que está errando a mão. Compra mal, tempera pior ainda.

Qualquer colorado sabe que as contratações de FC nos últimos tempos foram desastrosas. Não vou me dar o trabalho de enumerá-las porque corro o risco de cometer injustiça e deixar algum perna de pau de fora da lista.

Paulo César Tinga é outra tentativa de FC. A meu ver, outro equívoco.

O mesmo dirigente que vetou Fernandão, agora investe pesado em Tinga, que deve assinar por três anos, pelo que soube. Tinga tem 32 anos e, por mais que se cuide, já não é mesmo jogador que passou pelo Beira-Rio tempos atrás.

Lembro que ele, Fernandão e Nilmar jogavam por música. Tinga já não tem essa companhia, nem é o mesmo de três ou quatro anos atrás.

Também Fernando Carvalho já não é o mesmo.

Já o chef Dunga tem mais jeito de quem prepara um bom churrasco, costela macia e picanha no ponto.

Mesmo assim, enfrenta as panelas com habilidade e desenvoltura, seguindo sua formação e sua intuição. Tem muita gente opinando, mas Dunga, experiente, não esquece as chibatadas que levou no passado, quando foi responsabilizado injustamente pelo fracasso da seleção de Lazaroni.

Dunga segue sua cabeça, suas ideias, suas convicções. E bem que faz.

Hoje, ele convoca 23 jogadores para a Copa.

Tenho quase certeza de que Ganso e Neymar, do Santos, estão na lista.

E se Dunga mantiver a coerência, não chamará Adriano e RG. O primeiro, porque seria como levar uma batata podre para contaminar todo o resto. O segundo, porque não conseguiu provar que está melhor do que na Copa de quatro anos atrás.

Ganso deve ser chamado porque pode ser o substituto de Kaká, que anda passando por problemas de lesão. E Neymar porque é um dos raros jogadores hoje capazes de resolver um jogo encardido.

Neymar é como o RG do início de carreira: alegre e criativo.

SAIDEIRA

Aprendi com mestres da preparação física que o jogador que só treina e que de repente entra em jogos decisivos, nos quais o nível de exigência é altíssimo, corre sério risco de sofrer lesão se n~]ao fizer uma pausa para recuperação.

É incrível, mas a comissão técnica, que tem Paulo Paixão como estrela maior, desprezou esse detalhe. Insistiu com o jovem Neuton. Resultado: o jogador que resolvia o problema da lateral-esquerda, sofreu lesão muscular e desfalca o time nas semifinais da Copa do Brasil.

É muito amadorismo!

12 comentários:

  1. Sob efeito de um Chivas 12, 2ª linha para o Francisco, mas dentro do que eu posso, vou contestar nosso blogueiro.
    Primeiro, sobre Fernandão: fui contra desde que surgiu a possibilidade da volta do jogador mais marcante na história do Inter. Na minha opinião Fernandão não se enquadra no Inter de hoje. Todo mundo sabe que é um baita jogador, mas é lento. E o Inter hoje é um time lento. D’Alessandro, Andrezinho, Alecsandro e até o jovem Walter não são rápidos. O que o Inter precisa é de jogadores mais rápidos do meio prá frente. Como eram Nilmar e Sóbis.
    Segundo, sobre Tinga: considero uma ótima contratação. Tinga é um atleta exemplar e não são seus 32 anos que vão fazer com ele jogue menos do que jogava há quatro anos. Guiñazu tem 31 e corre muito mais do que muita gurizada que anda por aí. Tinga marca e sabe sair para o jogo. A lamentável saída do Sandro pode ser compensada pelo Tinga sim.
    Há um jornalista carioca, do qual eu não gosto, que fala diariamente na CBN-SP e disse algo muito certo; “... o futebol brasileiro se transformou em fralda e bengala...”. Ou seja, temos uma gurizada que vai embora em breve e os “coroas” repatriados. O craque do Brasileirão de 2009 foi Pet, com seus 36 ou 37 anos.
    Talvez você esteja certo Ilgo, mas aposto na minha opinião.
    Faltam pouco mais de 12h para a lista. Não há torcida maior para a convocação de Neymar e Ganso do que a gremista. Se isto acontecer , podem encomendar as faixas.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo muita coerência nas convocações do dunga. Ele diz que o jogador tem que estar jogando, mas quando o robinho estava mal e era banco, era convocado e era titular. Ele diz que o jogador tem que estar jogando na mesma posição no seu clube, mas o gilberto silva é volante na seleção e zagueiro no seu time. Ouvi dizer que ele virou reserva por lá, mas não sei. O daniel alves joga no meio no barça, e na seleção é lateral. E tantos outros exemplos.
    Acho que, se a comissao tiver a certeza de que põe o adriano em forma nesse período de preparação, ele tem que ir. Afinal, erros por erros, em forma ele joga muito.
    O neymar e o ganso podem até arrebentar no jogo contra o Grêmio, mas acho que não deveriam ser convocados. Para banco do kaka eu prefiro o diego. É mais experiente e está pronto. O ganso fracassou na seleção sub-20, ano passado.

    ResponderExcluir
  3. Olá; tenho que trabalhar como todos e não sou rico não. Só aproveito as oportunidades. Um Chivas 18 anos custa 68 a 70 dólares e é o mesmo preço do 12 anos aqui. Então é claro que prefiro o 18 anos. É mais suave e saboroso, pois gosto de pouco gelo, pois não temos constantemente temperatura para beber puro. O Tullamore Dew que é um excelente Irish Whisky e que foi comprado pela Grants sai por R$13,80. É beber melhor por menos de 50% dos custos nacionais e olha que eles têm lucro ou não funcionariam. KKK

    ResponderExcluir
  4. Pois eu vou pedir vênia e abrir o verbo. Nem Fernandão nem Tinga e muito menos Rochemback, Hugo e Leandro pelo que apresentaram até o momento. Aliás, Leandro veio para encerrar a carreira que pelo visto até o momento já terminou. Pelo que tem mostrado é só ENGANATION como os demais. Há muito de verdade sobre o que falou o preparador do Inter e motivo de maior longevidade na Europa dos visinhos. Eles tem mais seriedade com a preparação física. Não sei se vocês leram más ontem o Luxa subiu dos juniores o atacante Nikão que não acertou com o Santos e o meia Wendel de quem falam muito bem. Desde que o treinador assumiu o Galo, outros quatro jogadores das categorias de base ganharam espaço entre os profissionais. O primeiro foi o meia Giovanni, seguido do atacante Cristiano, do zagueiro Sidimar e do meia João Pedro. Luxa deve ter sentido que só CATIGORIA não ganha jogo e que a velocidade aliada à qualidade sim.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto o Grêmio libera o goleador do maior campeonato do Pais Ricardo Bueno o Santos se cobre e pegou dos amiguinhos do Palocci (Olé Brasil da Leão e Leão) Fabio Vieira Bulgarelli. Está no olheiros.net que o guri marcou 22 gols no juvenil do paulista. Logo o buraco deixado pela administração passada será coberto com a venda de 2 a 3 jogadores santistas e provavelmente a equipe manterá o pique. Só falam que o guri é franzino e acredito que justamente seja este o motivo de marcar tantos gols. O filé de borboleta do Neymar como não tem peso sobre as articulações consegue fazer gambetas como uma gazela enquanto os trombadões se desviarem um pouquinho rebentam os ligamentos ou se estatelam no chão. Considero o gauchão mais aguerrido que o paulistão mas não dá para comparar a quantidade qualidade e R$ dos clubes.

    ResponderExcluir
  6. Brinquei com voce Francisco. Também sou apreciador de whisky, normalmente sem gelo, mas não ultrapasso a linha 12 anos. Meu limite é o Dimple 15 que custa 47 dólares em Rivera, contra 25 do Chivas 12 e 26 do Black. Tive a oportunidade de passar por lá na semana seguinte a Páscoa e renovei o estoque com estes tres modelos. Quatro garrafas aguentam até agosto, quando vou de novo.

    ResponderExcluir
  7. Nem te preocupa Cremonese. Só não vai quem não quer pois sempre da para arrumar uma carona ou um busão. Agora mesmo vou assim que efetuar uns exames que estão pendentes aqui em Recife onde estou na fila aguardando uma ressonância da coluna e quadril. Já tem 3 caroneiros me aguardando em Porto para Rivera e Alegrete. Como normalmente os caroneiros compram pouco uso à cota deles até o limite. KKKK Até poderia fazer a ressonância em Porto mas como tive um susto dos grandes com a próstata e me trataram super bem no laboratório quando tive de fazer ultrassonografia e resolvi esperar. Quando morei em São Paulo eu eventualmente comprava em Santos algumas cx de White Horse que vinham via porto. Valia a pena a viajem. Até um vídeo cassete comprei lá pois não havia no mercado.

    ResponderExcluir
  8. Nada melhor doque falar em chivas e cia, com 12 ou 18 anos, do qu8e num boteco.
    temos aí dois apreciadores.
    eu gosto, mas aprecio mais um vinho e uma ceva. e também um conhaque, que cai bem com o frio atual.

    mas sobre o Tinga: se o Inter já não tivesse tanto 'coroa', tudo bem. mas hoje é um time um tanto velho, mais pra master.
    n]ao gostaria do tinga no Gremio. barraria jogadores como adilson, maylson, etc.
    se gremio e inter tem boas bases, não olhadas com a devida atenção porque o pessoal quer mais é girar dinheiro (por que será?), deveri9am insistir mais na gurizada. O damião é um bom centroavante. bastou jogar mal uma ou duas partidas e já foi afastado.
    enquanto isso, o kleber pereira se arrasta e é escalado.
    no gremio tá cheio de mdalhão velho barrando a gurizada.
    O Neuton só entrou no time porque dois medalhoezinhos estavam machucados.

    O Santos só está usando a gurizada porque decidiu não investir mais em jogadores de fora, até por falta de dinheiro.
    Um dos poucos contratados é Marquinhos, o excelente meia do avaí, que vai jogar contra o Gremio e que eu pedi para ser cvontratado..

    ResponderExcluir
  9. Ilgo; da uma olhada.
    Sousa = 31/01 13 invertido só para os supersticiosos do Zé galo
    Lucio = 13/02 xô data.
    Ferdinando = 25 de abril e logo penso em 1° de abril
    William = 1° de abril KKKK
    Fábio Santos = 22 abril
    Neuton = 8/5
    Leandro = 8/5
    Mario = não lembro mas creio ter sido no grenal.

    ResponderExcluir
  10. Ilgo; tu não pegou nenhuma loira em Rio Branco? Nem um perfume na Neutral ou Darling? KKKK
    Para quem mora em Alegrete vale à pena ir até Passo de los Libres comprar algumas coisinhas comer um bom bife e lotar o tanque que vai só no cheiro. Sempre peço a algum parente para já deixar pronto um galão de 10 litros em Uruguaiana para o retorno e na altura da Harmonia na RS377 entro para Quarai e Sant’Ana. Ganho no combustível e nos produtos além do passeio. KKKK Sai menos que ir à Gramado de Porto e lá tem até cassino. Até já estou pensando em dar um pulo no Paraguai pois vou ter de ir a Lages-SC pegar umas cordas (rédeas, cabeçalhos, peiteiras, rabichos e laços) que encomendei. Já poderia aproveitar e pegar umas placas e memórias más whisky claro que não. KKK

    ResponderExcluir
  11. Engraçado: JUVENIS EMPATAM COM O SÃO JOSÉ-POA EM JOGO AMISTOSO.
    Tricolor ficou no 1 a 1 contra o Zequinha. Ederson (Matheus), Marcel, Mateus (Bruno), Leandro, Pablo (Kelvy), Geovane (Everaldo), Douglas, William (Vinicius), Rafael Mendonça (Antônio Junior), Weverson (Marcos Paulo) e João Antônio. O objetivo do confronto foi avaliar e dar ritmo de jogo aos atletas, pois muitos titulares do Juvenil foram cedidos ao plantel Junior que viaja nesta terça-feira para Holanda onde disputam o 30º Torneio de Terborg e na semana seguinte o Spax Cup na Alemanha. Neste sábado, às 15h, os juvenis enfrentam o Porto Alegre fora de casa em partida válida pela 5ª rodada da Copa FGF Sub-17. A equipe de Cristian de Souza é líder da chave 1 com 12 pontos em 4 jogos.

    Ilgo; os juvenis fazem jogo treino para pegar ritmo e os profissionais????? Vai entender... Depois quando entram não sabem para onde vão só correm por 45 minutos e vão para o DM. Tá no site do Grêmio.

    ResponderExcluir
  12. Não estou motivado para a África do Sul. Muito menos para a Copa da roubalheira no BR. Esta ladainha de convoca este ou aquele não me tocou e torrou minha paciência. Ainda bem que termina daqui a pouco. Para aqueles que acreditam que a convocação de Neymar, Robinho e PH Ganso facilita digo que não concordo. O Santos tem gente boa na fila e os do Grêmio não treinam. Não vejo a hora da saída do Victor para que possamos avaliar os demais. Pelo que vejo Kaká se não operar é ex jogador. Nenhuma seleção a meu ver tocou + o RS que as Feras do alegretense João. Depois só virou moeda de valorização para venda ao exterior. Hoje só joga no maior mercado (Inglaterra) quem tenha passado por ela. Portugal que está tão mal quanto a Espanha (estou falando em (EURO e Grécia) é a melhor porta de entrada seguida pela França e Itália.

    ResponderExcluir