quinta-feira, 13 de maio de 2010

O homem de pouca fé e a grande virada

Um homem de pouca fé, é o que sou. Quando o Santos fez 2 a 0 eu lamentei ter acertado minha previsão de que o Grêmio levaria pelo menos um gol no Olímpico.
Senti, então, que a vaca havia ido pro brejo.

Depois que Silas corrigiu sua mancada (eu ia escrever cagada, mas este é um boteco família) de alterar seu esquema num jogo tão importante, apelando para o 3-5-2 que já havia fracassado no começo da temporada (viram, não é só o Fossati), o Grêmio melhorou. Mário Fernandes saiu da zaga e passou para a lateral direita. Edilson foi para a esquerda e Hugo passou para o meio-campo.

Melhor posicionado, o Grêmio melhorou, apesar da péssima partida que Douglas fazia. Em seguida, Borges perdeu um gol. Jonas conseguiu perder um pênalti, e Borges de novo perdeu chance de descontar, mas aí por causa de grande defesa do goleiro, que seria um frangueiro, conforme me disseram.

Confesso: quando Jonas perdeu o pênalti pensei em ir embora. No intervalo, com os pés quase gelados, o vento frio e cansado de ficar 45 minutos em pé, voltei a pensar em ir embora. Mas estava com um grupo de amigos. Ficava chato sair assim, logo que eu que voltava a campo pela primeira vez como torcedor depois de 32 anos de jornalismo esportivo.

Fiquei. Foi uma sábia decisão. Assisti, então, a um dos jogos mais sensacionais da minha vida. Sem dúvida, um dos grandes jogos deste século no Brasil.

A reação do Grêmio foi sensacional, ainda mais considerando-se a qualidade do adversário. O Santos pode até perder o título da Copa do Brasil, mas é um grande time, dá gosto de ver seu toque de bola, suas jogadas tramadas.

E o que dizer do Ganso? Resumo: craque. Dunga está cometendo um crime ao deixar esse jogador de fora da Copa. Algo semelhante ao que fez Menotti em 78, quando não convocou Maradona, que surgia de maneira fulgurante.

No intervalo, eu, homem de pouca fé, sentenciei aos meus companheiros que o Grêmio até poderia virar, mas que o jogo de 180 minutos estava perdido.

Pis bem, o Grêmio chegou ao empate através da sua dupla de ataque, ponto alto do time, Jonas e Borges. E o que parecia impossível: virou para 3 a 2. E foi além, ampliou. Depois, cedeu o empate após belíssima jogada de Ganso, que encontrou Robinho livre para descontar. Ah, não era Joílson quem deveria estar ali, marcando Robinho?

Foi um jogo desses antológicos. Vai virar DVD? Não é para tanto, mas foi um jogo sensacional. E eu, homem de pouca fé, que queria sair no intervalo, estava lá.

SAIDEIRA

Silas comprometeu a classificação. Ao começar o jogo com 3-5-2, desorganizou o time. Levou 2 a 0. Depois, no 4-4-2, fez quatro gols e levou 1. É preciso dizer mais alguma coisa a respeito desse treinador?

O Grêmio joga pelo empate na Vila Belmiro. Se conseguir seu objetivo, aí sim já podemos pensar num DVD.

Como diz o hino que cantei antes do jogo: ...sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra.

13 comentários:

  1. Esse jogo foi incrível. O silas no primeiro tempo me lembrou o roth, inventando antes de jogos importantes. Quando ele colocou o Edilson na esquerda, me lembrei do jogo que o Grêmio perdeu pro ju, onde o roth colocou o lateral direito na esquerda e o lateral reserva na direita. Na ocasião, paulo sérgio e mattioni; perdemos o jogo e a classificação.
    Os 4 gols em 20 minutos foram algo extraordinário. Belo jogo. Mais tarde escrevo mais.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo,

    O Grêmio passa. E o Silas é um grande treinador.

    ResponderExcluir
  3. Vencemos mas não convencemos. A mim o Grêmio não convenceu. Não falei; quase que o Rochemback me entrega o jogo em três oportunidades. É o nosso Rodrigo Mancha. Só que o Dorival teve coragem e o sacou da partida. Borges depois de um primeiro tempo onde se marcou conseguiu se desmarcar e marcar. Hugo na minha visão é nota 2. Rochemback é -5. O grande diferencial a meu ver foi o índice de acerto dos passes. Não confundir passe de bola com passe de candomblé ou espírita. Até poderemos falar que PH Ganso e Douglas quando acerta dão passes que são de outro patamar. Se o PH Ganso marca aquele gol de toquinho até domingo estaria vendido se já não estiver. Desculpe-me os que gostam de Jonas como o Ilgo e peço Vênia, mas que jogador irregular e sem noção de colocação ontem. Mesmo tendo feito um gol e participado de outro é muito pouco. Para quem gosta de futebol recomendo assistir a esta partida 2 a 3 vezes sem som o observar as jogadas de sangue doce. Assista de forma relaxada sem preocupação já sabendo do resultado e analise os jogadores. Urge a entrada do JONAS Pessalli neste time. Leandro não entrou WilliaN não foi bem, Hugo não funcionou, Maylson também, Mithyuê nem no banco ficou e a zaga foi lenta e desatenta. Não sei não se a ausência do Rodrigo em Santos e as opções do Silas sejam mais um ano na fila. A velocidade e agilidade dos santistas vão fazer a diferença na Vila. Se o Grêmio não colocar velocidade e pontaria de saída abrindo boa frente ficamos no caminho. E no fim de semana tem Mano dos manos. Somar pontos é importante. Vassoura nova varre bem.

    ResponderExcluir
  4. A vassoura a quem me referi foi o Fernandão no SP. Mas voltando ao Olímpico Adilson fez um belo jogo, mas uma andorinha só não faz verão. Silas foi inventar de encorpar o Mário e lhe retirou a velocidade. André em 40m abre 10 corpos sobre nossa zaga. Neymar que volta também é veloz. Ozeia ainda fora de forma é lento e afoito e deve fazer par com Rafael para Mário ficar com a 2 e Collaço com a 6. Eu não abriria mão do Adilson e Fernando e colocaria Mithyuê ao lado do Douglas sem esquecer do Roberson no banco. Realmente foi uma bela virada, mas toda sobre um erro assumido pelo Dorival. Para quem só exaltava o Victor é bom abrir os olhos. Não que não seja um goleiro fora de série, mas sim que também há outros no olímpico tão bons quanto. Na minha visão sem catarata frente aos manos Victor deveria descansar. Seu olhar parado e vago assim como sua fala quase que mecânica se acentuou. Não sou especialista no assunto e sim observador. Normalmente quando a pessoa fica fria e distante é sinal que vai estourar ou cair em depressão. Posso até estar errado. Vamos ver o que Silas vai armar domingo. Conseguirá os vermelhos segurar o Estudiantes?

    ResponderExcluir
  5. Chê! Que resultado hein! Concordo com o Francisco Coelho, o Victor é um bom goleiro, mas tem uma queda por jogos importantes (falhou no 2º do Flu no RJ, falhou no gol do Grenal, e, mais importante, falhou muito, mas muito, ontem). Não nego suas grandes atuações, mas o camisa 1 tem que ser decisivo, me descumpem a redundância, nas decisões, não adianta fazer milagre em um jogo de turno, ondem existem outros jogos que se pode recuperar! O goleiro precisa brilhar nas decisões e, isso, o Victor nao tem. Já deixou claro muitas vezes. Por mim venderia por 5 milhões de euros e pagava as contas do clube!
    E o Silas se parar de inventar... a coisa engrena!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Tchê Ilgo,
    Estou de viagem pela Nigeria e vejo os canais anunciando o jogo para toda Africa e algumas partes da Europa no Domingo: Gremio e Corinthians. Oprotunidade de fazer uma boa imagem fora mas daí pensam em colocar time reserva. Ninguem que vai ver o jogo vai saber que está jogando um time reserva, vai ser o nome do Gremio fora do país. Depois nao sabem porque na última Libertadores anunciavam os jogos do Gremio nos Estados Unidos como Gremio Barueri.
    Abraços
    Gunther Meyer
    Desde Abuja, Nigeria

    ResponderExcluir
  7. hahaha, na Nigéria? HAHAHA.
    Bom, o frangueiro gleiro santista fez o que os goleiros medíocres costumam fazer (foi o q levou o Doni p Copa), defesas incríveis, principalmente pênlatis (o medíocre do Sérgio, conincidentemente ex-Santos, quando no Inter, entregou a classificação na Copa do Brasil pro Ceará, tomando um gol de cabeça q até minha bisa defenderia, depois, numa partida contra o Palmeiras, pegou DOIS PÊNALTIS do Edmundo, DOIS. É mole? Ah, claro, o resultado final foi 0X2, em pleno Beira-Rio).
    Se o DOuglas não achasse que é o Zico, e não fosse todo estilos pra bater na bola, o Grêmio teria vencido de 7 pra fora.
    Aquele goleiro medíocre joga adiantado, ainda por cima.
    Vcs malham o Silas, por ter "inventado", mas esquecem que p se enfrentar um time q tá metendo montes de gl em todo o mundo, o técnico tem de pensar, tentar algo pra surpreender. ao deu certo, ele procurou, e conceguiu, corrigir.
    Mas que foi uma vitória épica do Grêmio, ah, isso foi.
    Eu não soltei foguete nos 2x0, pq tenho trauma d einfância de comemorar antes, justamente em uma jornada em q o Santos começou ganhando, com Pelé e tudo, e acabou levando a virada, isso em 1969.
    Fernadão é FERNANDÃO, Fernanco Carvalho vaidosão e wianey carlet de M.
    P.S. Mesmo nos 0x2 eu lembrei da decisão de 2001, secador lembra, não adianta. Tava a mesma situação, e Curinthians do luxa se achando campeão. Aí o memso jogador, igual ontem ,marcou duas vezes, o luís Mário.
    Mesmo assim o Curinthians se achava campeão pelo empate fora.
    Asism, melhor q o Santos precise vencer, tivesse empatado no final e acharia que tava no papo.
    Blogueiro, tu falstes empate, heheheheh, sobre o 3 gol santista.

    ResponderExcluir
  8. Estava observando no UOL uma foto do Mário e do Jonas. Mandei cópia para o Ilgo. Posso estar enganado, mas o Mário está com barriga. Mandaram o guri comer para jogar e agora engordou.
    Denigelson; outro dia até citei o sergipano Márcio Luiz Silva Lopes Santos Souza que com 1,84 m fechou o gol do Atlético_GO e pegou penais contra o Palmeiras. O Matheus Silva de Oliveira tem 1,85. Marcelo Grohe 1,88 e o Gustavo Busatto 1,89. Victor com 1,93. Goleiro que só treina não pega ritmo e pique assim como os jogadores. O Ilgo andou conversando com pessoal de preparação física e é mais fácil lesão em quem só treina quando joga. Se um goleiro machuca o que entrar não estará no mesmo condicionamento, pois o algo a mais de uma defesa é reflexo. Rogério Ceni a quem todos respeitam tem muita deficiência em algumas bolas e Bruno ontem foi de doer. Victor para meu gosto deveria sair, pois a frustração só será diminuída jogando na Europa onde Dunga olha os jogadores.

    ResponderExcluir
  9. O roedor, ve se que aquieta
    o Gunther está mesmo na Nigeria, é um amigo de infância.

    Gunther, sei que o ideal seria jogar com titulares e golear esse time do Mano, aquele que não quis marcar o Riquelme e que agora conseguiu se eliminado pelo Flamengo.
    O problema é que a prioridade é a a copa do brasil. é preciso poupar alguns jogadores, porque senao dá goleada na vila quarta-feira.
    abraço e boa viagem.

    ResponderExcluir
  10. Pelo visto Ricardo Bueno no Grêmio nunca mais.
    9 179974 RICARDO BUENO DA SILVA RS GREMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE RESCISÃO.
    Ninguém comenta nada.
    Não tem quem saiba perguntar aos dirigentes...

    ResponderExcluir
  11. Leve aumento.

    (155) ATLETAS - GREMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE/RS

    (305) ATLETAS - SPORT CLUB INTERNACIONAL/RS

    ResponderExcluir
  12. O roedor defende as invenções do silas. Quero ver ele criticar as invenções do fossati.
    Jonas é um daqueles jogadores que fazem gols incríveis e perde gols feitos. Perdeu um penalti de maneira ridícula e fez um golaço.

    ResponderExcluir