sexta-feira, 14 de maio de 2010

Onde está Joilson?

Quando o Grêmio sofreu o terceiro gol do Santos, perguntei a mim mesmo por que Robinho estava tão livre, leve e solto dentro da grande área, a poucos metros do goleiro Victor.

Questionei se naquela posição não deveria estar o lateral direito do Grêmio, coladinho no jogador santista.

Afinal, Robinho é um atacante dos mais perigosos e requer atenção extremada, quem sabe um pitbull esfomeado ao seu lado.

Eu estava no Olímpico, perto da goleira onde aconteceu apenas um gol, exatamente esse que pode simplesmente significar o fim do sonho de título, de volta à Libertadores, etc.

Eu vi Robinho dominar a bola no peito, deixá-la cair mansa e oferecida, pronta para o arremate mortífero. Não vi ninguém próximo. Robinho era uma ilha isolada naquele imenso espaço da grande área.

Foi aí que vi um vulto diminuto na risca da grande área, a uns seis metros de Robinho. Na hora, me pareceu ser ele, o tal lateral direito que deveria estar colado no atacante.

Depois, vendo o lance na TV, tive certeza: Joilson era o cara que se encontrava na risca da grande área e, atento e compenetrado como só ele, ainda deu uns passos em direção a Robinho. Era tarde evidentemente. A bola já havia saído dos seus pés para vencer o pobre Victor, fuzilado em pleno Olímpico pelo jogador preferido de Dunga, o técnico que fuzilou o sonho de Victor disputar a Copa.

Lembrei na hora de um livro que fez muito sucesso no século passado: onde está Wally?
Onde estava Joílson quando Robinho marcou o gol?

Joilson é um privilegiado. Não só por ter visto o lance de tão perto, um lance de invulgar beleza plástica. E sem pagar ingresso. Pelo contrário, ganhou (e ainda ganha) um bom dinheiro para estar ali vendo Robinho fazer o terceiro gol do Santos no auge da reação gremista.

Só faltou pedir para tirar uma foto ao lado do Robinho, pedir um autógrafo, talvez.
Mas Joílson não tem culpa. Sua contratação foi um erro, que a direção tentou corrigir tentando negociá-lo meses atrás.

Joilson não tem culpa de ter sido requisitado pelo técnico gremista. Muito menos de voltar a figurar ameaçadoramente no banco de reservas, sujeito a entrar no time a qualquer momento.

Inclusive num jogo decisivo como esse de quarta-feira no Olímpico.
Joilson é um sujeito de sorte. Pelo futebol que joga, ou tenta jogar, está num dos grandes clubes deste pais do nunca antes.

Agora, mais sorte tem o Silas, que acumula equívocos e até alguns erros grosseiros (como esse de recuperar o 4-3-3 logo contra o Santos) e até alguns acertos, como corrigir o erro no mesmo jogo, viabilizando a reação.

A sorte dele foi que o festejado Dorival Jr colocou em campo um jogador, Mancha, que errou bisonhamente nos dois primeiros gols do Grêmio. Dorival também corrigiu seu erro, sacando o pobre jogador, que entrou a dez por hora num jogo em que todos cometiam excesso de velocidade, com exceção dos goleiros.

Agora, para empatar com o Santos na Vila Belmiro (ainda por cima sem o melhor zagueiro do time), Silas precisará muito mais do que sorte. E, claro, vai precisar de alguém capaz de prestar mais atenção num jogador chamado Robinho, que fica ali de bobeira pronto para dar o tiro de misericórdia.

SAIDEIRA

Justiça seja feita: o comentarista Vinicius Sinott, da rádio Guaíba, alertou minutos antes do jogo, e também quando a bola começou a rolar, que Silas estava cometendo um grande erro ao mudar o esquema. Não deu outra. Agora, eu pergunto: se o comentarista sabe disso e boa parte de quem acompanha futebol concorda e percebeu o erro na hora, como é que um técnico de futebol, ex-jogador profissional, comete tamanha barbaridade?

E a direção o que faz?

Não precisam responder.

OLHO NA MÍDIA I

Em sua coluna na ZH, o colunista Wianey Carlet, normalmente certeiro em suas análises, decretou que Paulo Henrique Ganso, apesar de “técnica primorosa”, ainda “não está pronto” para a Seleção Brasileira.

Ninguém defende Ganso titular na Seleção. Ele deveria estar na lista. Simples. Joga muito e, a meu ver, está mais do que pronto.

Quem não está pronto (ou porque nada acrescenta ou já passou do tempo) são jogadores como Josué, Gilberto, Ramirez e outros.

Pisou na bola o Wianey, meu velho companheiro do CP.

Pior é que o Pelé agora também acha que não chegou a vez de Ganso.

17 comentários:

  1. Ilgo!

    Sempre que vejo jogadores de pouca ou nada serventia, como Joilson, Ferdinando, entre outros, me pergunto porquê?

    O inevitável é que jogador ruim no banco, sempre joga e, as vezes, por um milagre divino, faz uma partida boa e não sai mais do time (Ferdiando não fez nenhuma partida boa, razoável talvez), com o Joilson corremos este risco, daqui a pouco o Silas coloca o Edilson (ruim também) na esquerda permanentemente e a vaga na direita passa para o "dedicado" Joilson! Deus ajude que não.

    Dai abrimos mãos de talentos como Mithyuê, para citar um, para ver Joilson, Rochemback, e por aí vai. É o preço!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bah meo, tu é muito amargo cara ... te larguei ...
    Olha o lance novamente então em câmera lenta .. o Ganso pára a bola e dá para perceber tranquilamente que vai lancá-la na área. O que que o Joílson faz: sai e deixa o Robinho em impedimento...o Ozéia e o Rodrigo fazem o mesmo... só que o Edilson fica parado comendo mosca na esquerda e deixa dois jogadores do Santos que estariam impedidos em posição legal ...

    ResponderExcluir
  3. Andrei, acho que depois dessa tu podes fundar o fã clube do Joílson. o problema vai ser encontrar filiados.

    Agora, 'amargo' mesmo é o underbergue com limão e sal que vou servir pra ti aqui no boteco. ehehehe

    Como diz o Denigelson, caras como esse atravancam o aproveitamento da gurizada e comprometem os objetivos maiores.

    ResponderExcluir
  4. foi isso q pensei quando li o comentário, ele tentou deixar o Robinho em impedimento. Tu esqueces que, minutos antes, o Robinho recebeu passe semelhante e estava em MILIMÉTICO impedimento, que foi marcado?
    Não é q defenda o SIlas, mas pombas, DEMOROU UMA ETERNIDADE pra sair uminha crítica ao Dorival.
    Imagina se o Dorival treinsasse o Grêmio e, GANHANDO de 2X0, atracssse um Rodrigo Mancha da vida p segurar resultado e tomasse 4 gols (não foi 100 % de aproveitamento, naõ, seu Ilgo, as bolas do Douglas, q felizmente não pensa que eh o Zico, foram p fora, se fossem em gol o frangueiro do Felipe aceitava. VOLTA FÁBIO COSTAAAAAA.), o que tu estarias dizendo agora Ilgo, tu e os demais gremistas? HEHEHEHEHEH
    P.S Hora de fechaamento do CPOVO e aind apor cima SEXTA-FEIRA, heheheh o CHICÃO IZIDRO MIL NOMES NÃO PODE COMENTAR, HEHEHE, O TITO BOMBAch não deixa, hehehehehehehehe
    E ai, filano q está na Nigéria, tudo bem? HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  5. É simples, o joílson joga porque é atleta de cristo.
    O Edilson é outro que não me convence.

    ResponderExcluir
  6. Alô, Ilgo...
    Estou aqui no Afeganistão, tomando uma cervejinha com o Bin Laden e, CLARO, ligado na segundona gaúcha eno teu blog. HEHE
    Olha, aqui todo mundo acha que o Dorival Junior é um gênio e todos os treinadores q treinam a Dupla Gre-Nal e não ganham nada, ou ganham "apenas" gauchão, NÃO PRESTAM.
    O Pareira ganhou alguma coisa no Inter? Não? Então não presta.
    Viva o Dorival Junior e sua "SÁBIA" subistituião pra segurar resultado. HEHEH
    SEMOS todos muito justo, não SEMOS????? HEHEHHE

    ResponderExcluir
  7. A bambizada tá me enchendo o saco por causa do Fernandão. Não mudei minha opinião ainda (ainda...). Fez um jogão contra o Cruzeiro, mas é bom esperar um pouco mais. Se continuar no mesmo nivel deste jogo, serei obrigado a reconhecer. A única coisa em relação ao Fernandão que me incomoda é que K.Pereira ganha 200 mil e Edu um pouco menos que isso. Por este aspecto...

    ResponderExcluir
  8. Joílson tem santo forte. É como Fênix.

    ResponderExcluir
  9. Quem escala errado perde. Porque escalar na véspera de uma decisão um jogador baleado e com lesão quase crônica (Mário). O que há com Saimon? Mudar posicionamento de jogador parece ser diversão. Bergson não é centroavante e sim meia atacante que sempre rendeu partindo com a bola dominada. O único centroavante de referencia é o Borges. Inventaram também o Roberson de meia atacante pela direita como centroavante. O Leandro onde anda? Perdido em campo corre, mas não ganha nenhuma jogada e erra 90% dos passes. É um jogador sem objetivo. Leandro perde quase todas as divididas e não acerta um chute e ainda reclama de tudo e todos. Victor novamente na minha visão errou nos dois gols e sobrou para o Collaço. Collaço vinha segurando o Dentinho e quando mudou de lado permitiram o cruzamento. Não vai faltar quem queira sacrificar o Collaço e o Bergson. Collaço furou e ainda tentou enquanto pelos manos um experiente dançou num dos raros acertos do Jonas permitindo o gol gremista. E o Mithyuê desaprendeu?
    Insistir com o Rochemback é um dos maiores erros do Silas. Fernando para quem só treina até que entrou bem.

    ResponderExcluir
  10. mais uma vez te traístes (q novidade, heeh) Chicão Izidro cremonese.
    Colorado não chama São Paulinos de Bambi. Iso é coisa dos palmeiresnes e curintianos que estão DE NVOO olahndo a olhando a Liebrtadores ele TV, enquanto quem eles chamam d eBambie, estáraticamente nas semi.
    Sem falar, q isso compara-se aqui, ONDE TU e outros chamam o Inter de moranguinho e se dizem MACHÕES, mas quem bate argentino aqui, somos nós, vcs se cagam nas calças e perdem pra Independiente, Boca e qualquer argentino q queria bater em vcs, hahahahahahahah
    P.S. Vcs imitam e lambem o R.. dos argentinos e, no entanto, em 4 finais contra eles, TOMARAM 6 gols e não marcaram um sequer hahahaha

    ResponderExcluir
  11. P.S. HEHEHEHEH,
    esqueci q não podes te manifestar nessa hora de fechamento do jornal. O CHEFE NÃO DEIXA, HAHAHAHA
    HUÁ, HUÁ, HUÁ
    P.S. Ah, estou em CABUL, hahahahahahahahhaaha

    ResponderExcluir
  12. Peguei um pouco de transito na vinda de João Pessoa onde fui pela manhã e quando cheguei já estava com 25 minutos o jogo. Ao ver a escalação no finalsports.com já fiquei preocupado e principalmente com o banco. Marcelo Grohe, Edilson, Henrique, Fernando, Maylson, Mithyuê e Jonas. Provavelmente se o meio de campo fosse Fernando, Henrique, Mithyuê e Douglas as coisas poderiam ser melhores. Mesmo que Henrique não jogue a tempos é da posição. Eu não gosto do futebol do Hugo e do Rochemback.

    ResponderExcluir
  13. Ouvindo os comentários das rádios o Meira parece MUITO conformado com as falhas do Victor. Foi dando crédito assim que o escorpião do Roth e o Paulo fala mansa levaram o Grêmio para o brejo.

    ResponderExcluir
  14. Não sei se mal escalado ou o que for, só sei que o Bérgson, o Fernando e o Colaço não jogaram coisa alguma até agora. Nem sequer uma partida.
    O roedor continua insano como sempre.

    ResponderExcluir
  15. Rafael; eu já assisti a vários jogos onde o Messi tão decantado praticamente não tocou na bola. Pior que o Bergson a meu ver jogaram Rochemback, Joilson, Leandro, Douglas, Rafael e Victor que falhou feio nos dois gols. Se a bola chega quadrada ou oval e a marcação está em cima vai fazer o que sem ter com quem triangular? O Collaço segurou as investidas do Dentinho que passou pela direita facinho e faceirinho. Quem deveria ter tirado a bola após a falha do Victor era o Rafael assim como o Joílson impedido o avanço do Dentinho. A maior deficiência dos jogadores brasileiros é a postura tática e o conjunto. Teoricamente as jogadas deveriam sair com Hugo e Bergson apoiados por Collaço tendo um centroavante de área. Bergson só em sonho do Silas é um centroavante de referencia e de área. Este centroavante referencia de área é o Washington do SP. Eu esperava que o WilliaM fosse este homem. Pelo que vi do Leandro até agora ele não é atacante nem centroavante. É um ciscador.

    ResponderExcluir
  16. Não se faz centroavante Rafael e tem sido a grande falha da base gremista. O melhorzinho que tem jogado na base é o fortalezense Romário que tu não gosta. Wesley que vem sendo preparado a longo tempo ninguém sabe e o VALBER contratado a pouco também. Ricardo Bueno foi vendido e ninguém contratado. Ariel estava querendo sair do Coritiba e ninguém no Olímpico se coça nem a imprensa pergunta. Há uma nítida acomodação e esperança que algo caia do céu.

    ResponderExcluir
  17. Casualmente descobri onde foi parar um Zagueiro que me agradava da base: Marcus Vinicius Moser Loos Nascimento: 10 de maio de 1989 90 Kg / 1,94 m Boavista Sport Clube - Saquarema-RJ.
    Com 1,94 o Muricy iria adorar. Como tem contrato até 2012 com o Grêmio deve estar de castigo na praia.

    ResponderExcluir