terça-feira, 8 de junho de 2010

Apesar de Fernandão

Aqui no RS tudo acaba virando em confronto, herança talvez de chimangos x maragatos.

Fernandão, um dos jogadores mais importantes na história do futebol gaúcho, admirado pelos colorados e respeitado pelos gremistas, virou motivo para discussão.

Houve quem apoiasse a decisão de Fernando Carvalho em não trazer o ídolo de volta. A maioria defendeu o retorno do jogador.

Entre a minoria, o colunista Wianey Carlet, uma opinião respeitável.

O problema é que, na ânsia de provar que estava certo, WC se revela oportunista. Vejam, esse oportunismo existe em todos nós, especialmente nessas questões de futebol. Então, não chega a ser uma crítica ao meu querido ex-colega do CP, apenas uma singela constatação.

Quando Fernandão começou a jogar no SP, o técnico Ricardo Gomes estava pra cair. As vitórias sobre o Cruzeiro, pela Libertadores, salvaram o RG e o time, que cresceu também no Brasileiro.

Sem exagero, há o SP de antes e o de depois de Fernandão.

Esse dado o WC sonega solerte e traiçoeiramente. Em sua coluna de hoje, dia 8, ele diz que Fernandão se arrastava em campo contra o Grêmio, insinuando que estamos diante de um ex-jogador, e que, portanto, ele, Wianey, estava certo ao apoiar a decisão de FC.

WC se agarrou em sua tese e para isso omite na mesma coluna que o primeiro gol do SP contou com decisiva participação do Fernandão. A bola foi cruzada da direita, Fernandão fez o corta luz e deixou Dagoberto livre para marcar. Acho até que Fernandão deu um toque sutil na bola, o que caracterizaria impedimento do Dagoberto.

Então, Fernandão foi importante na vitória sobre o Grêmio. É lógico que não tem a mesma vitalidade e energia. Mas continua sendo um jogador acima da média e que acrescentaria muito ao Inter, conforme escrevi aqui inúmeras vezes, criticando a decisão do Inter em não aceita-lo de volta.

WC está no seu direito de defender sua posição inicial, mas se eu fosse ele faria um recuo estratégico. Primeiro, não tocaria mais no assunto, mesmo quando Fernandão não jogar bem de verdade. Esperaria terminar a temporada para só então, se for o caso, usar o célebre ‘Eu não disse?’.

Até lá, ficaria quieto em relação a esse assunto, porque há o risco de Fernandão eliminar o Inter na Libertadores e, de quebra, conquistar até o mundial no final do ano. Sem falar no Brasileirão.

Sei que o WC não irá seguir meu conselho. Ele é teimoso como uma mula velha dessas que se arrastam em Viamão. No final, se o SP conquistar tudo, ele ainda vai escrever outro tópico, talvez intitulado:

‘Apesar de Fernandão’.

5 comentários:

  1. Fernandão é diferenciado, joga fácil! Tem muita qualidade técnica e classe. Facilita muito a vida dos atacantes e perturba a zagueirada!

    ResponderExcluir
  2. transmissão de pensamento? comecei um email ontem, pretendo terminá-lo hj. Aliás, aquilo q ele diz da saída do Fernandão em campo e uma tese FAC´LIMA DE SER DESTRUÍDA.
    E, se naão me engano, no primeiro gol, o lançamento foi do próprio Fernandão, q depois aparece na área pro corta luz.

    ResponderExcluir
  3. Taison ou Messi: só o tempo dirá qual foi o melhor...

    ResponderExcluir
  4. É o que dá opinar apressadamente. comparar Taison com Messi foi demais. nessa o WC se superou, mas quem opina tá sujeito a isso.

    ResponderExcluir
  5. CUCA no Cruzeiro e Adilson só perde para o Collor em rejeição. A Jabulani continua sendo a mais comentada na África.
    Alguém carrega em seu carro um KIT de primeiros socorros? Lembram da lei que zerou nas farmácias e nos laboratórios alguns itens. Agora é com os fabricantes de cadeirinha para transporte de bebê em automóveis. Tem alguém ganhando muito assim como a TOMADA DE 3 PINOS modelo BRASIL normatizada por alguns e faturada por poucos. Pelo visto nem os fabricantes acreditaram na obrigatoriedade das cadeirinhas...

    ResponderExcluir