segunda-feira, 14 de junho de 2010

O escorpião e a seleção brasileira

Depois de conferir alguns dos tradicionais candidatos jogando um futebol nada mais do que modesto, já não tenho tanta certeza a respeito das chances do Brasil.

A rigor, só a Alemanha realmente convenceu. A Austrália não é um adversário forte, mas ainda assim o time alemão mostrou sua tradicional objetividade, aplicação tática e goleou.

A Holanda me decepcionou, mas tem potencial.

Sobre o Brasil, já decidi:

Vou secar.

Eu tenho histórico em secação. A última vez que realmente torci foi na Copa de 70. Era piá em Lajeado. Em 66, torci muito. A Seleção tinha o Alcindo, meu ídolo.

De 74 em diante, só sequei. Como torcer por uma seleção que tinha Valdomiro de titular, vestindo a camisa que foi de Garrincha? Além disso, tinha deixado fora o Zico, que surgia como um furacão no Flamengo, muito mais que o Neymar e o Ganso juntos.

Em 2002, não cheguei a torcer, mas também não sequei. Era o time do Felipão. Agora, sequei o RG.

O Brasil foi campeão, mas teve uma mãozinha da arbitragem, como sempre, aliás.

Nunca vi o Brasil ser prejudicado, ao menos acintosamente, pela arbitragem em Copa do Mundo. Nunca vi.

Dessa vez, estava indeciso.

Gostei da varredura que o Dunga fez na Seleção. Moralizou a coisa. Agora, ele varreu demais, varreu o talento.

Ainda assim, fiquei ao seu lado. Até porque com exceção de dois ou três nomes, a Seleção é essa mesmo, o resto é implicância.

Se ele levasse o Hernanes e, principalmente, o Ganso, sacando um ou dois volantes, já estaria próximo da perfeição diante do que temos hoje no futebol brasileiro. A safra, a bem da verdade, não é grande coisa.

Comecei a mudar de opinião sobre o Dunga com esses treinos fechados. Todos que me conhecem sabem o quanto sou contra treino fechado. Acho uma sacanagem com a imprensa, com a liberdade de informar, etc.

Fora isso, a vitória da Seleção será a vitória daqueles que desprezam o talento, que optam pela força e a disciplina férrea acima de qualquer coisa.

O mal de Dunga, é ser oito ou oitenta.

Pensei em ficar em cima do muro, nem secar, nem torcer.

Aí baixou uma luz: se o Brasil for campeão Lula vai ficar insuportável. Mais do que já é. Fará do título um trunfo de campanha. Dilma vai colher esses frutos. Imagino a seleção em Brasília, a Globo transmitindo ufanista.

É duro.

Agora, quando penso no Dunga, antes da viagem, recebendo o cumprimento de Lula com a mão esquerda no bolso, juro que balanço. Dá vontade de torcer por ele, apesar de tudo.

Na hora H, eu sei: vou secar.

Faz parte da minha natureza, como diz aquela fábula do escorpião.

16 comentários:

  1. ....A última vez que realmente torci foi na Copa de 70. ......
    Ou seja, quando pessoas erma resas, torturadas, INOCENTES, presos, torturados, assassinados, perseguidos, perdendo emprgo, sendo alvo de todo tip ode perseguiçoes, aí "eu" torcia a favor;
    Agora, que vivemos em uma Democracia, em um país livre, bem, agora eu SECO.
    É, mas eu não osu um REAÇA, imaginem se fosse.

    ResponderExcluir
  2. Eu em 70 sentava na calçada com a família em Alegrete e ninguém incomodava. Viajava pelo país e andava com carteira no bolso até tarde da noite sem ser assaltado. Em Porto andava pela Osvaldo Aranha e ia ao cinema das 21:30 voltando pela Fernandes Vieira tranqüilo sem ser perturbado. A porta da minha casa sempre ficava destravada, pois ladrão tinha medo de cachorro. Para dar um telefonema de Alegrete para Porto era via telefônica e levava ½ hora antes de 70. Viajar de carro de Alegrete até Porto era uma aventura de 3 dias até a construção da BR 290. De Porto a Alegrete são 496 km que podiam ser feitos em 5,5 hs. Agora tem pedágio e multas.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto Spessato continua marcando assim como o Jean, Meira fica catando algum jogador de empresário para jogar dinheiro fora. Bastou passar pelo Mampituba e Bergson foi destaque nos treinos da Sub 19. Bergson provavelmente será outro Douglas costa. Só distante do Olímpico será reconhecido.

    ResponderExcluir
  4. Até o momento não assisti nenhuma seleção que tenha me agradado. Nenhum jogador conseguiu manter algum destaque nos 90. Muitos jogadores badalados em clubes ficaram opacos nas seleções.

    ResponderExcluir
  5. Almoço bem digestivo para os vermelhos amanhã com a apresentação do Roth. Vai ser almoço chinês com escorpião sendo servido aos vermelhos do mico escurinho. Nada como 1 dia depois do outro. Deveriam ter trocado o Saci por um sapo Cururu ou Bagre ja que vivem na beira d'água. Aliás, o Bagre Fagundes é colorado doente ou é doente por ser colorado?

    ResponderExcluir
  6. Sumiram os escribas vermelhos. Devem estar se recobrando do choque de realidade para quem sonhava com Felipão. O pior está para vir após o almoço de escorpião amanhã com as promessas que todos já sabem que não serão cumpridas. A minha cx postal lotou com tanto e-mail vermelho carregados de lágrimas com o destino traçado pelo Fernandinho Beira Rio.
    Quem planta vento colhe tempestade.

    ResponderExcluir
  7. Secador de carteirinha (menos em 2002). Em 1998, soltei 3 caixas de foguetes a cada gol da França. Hoje torço pelo Uruguai, mesmo com as remotas chances.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto da forma como a seleção vem jogando. Séria, objetiva e guerreira por que não. Até aí torceria com certeza.

    Mas a figura do Dunga não me desce. Não tem um por que, mas não desce. Fora outras como Ricardo Teixeira e Andrés Sanchez. Já pensou o Brasil ganhando com eles? É Teixeira na FIFA em 2014 e Sanchez na CBF. Toc-toc Ilgo.

    E só eu que estou achando essa Copa uma merd**, com o perdão da palavra? Tá tão na mer**, que contaminou até as coberturas. O Sportv, que eu tanto assisto, está fazendo uma cobertura horrível. De noite quando eu penso em ver o tal Seleção Sportv, me vem os participantes vestidos de drácula, e ainda tenho que aguentar caras que achas que entendem de futebol, como o tal do Andre Rizek.

    2006 deu um show. Tanto na cobertura (as vezes invasiva demais, tá certo) como a Copa inteira.

    Ou será que estou amargo demais?

    ResponderExcluir
  9. Tens toda razão, David. Essa copa está estranha. Eu que tanto esperei por ela, vi apenas 3 jogos.
    Acho interessante a maneira como a holanda joga, pena que o centroavante seja tão ruim, o tal van pierce. Há outros buracos no time, além de ser bastante violento, mas é ofensivo e tem qualidade.
    Estou indeciso. A limpa foi boa. Deixar adriano, rg, ganso e neymar de fora foi bom. Apesar de algumas figuras indesejadas na seleção, além da falta de coerência, o que não aguento é o dunga. Quando estou esquecendo e começando a torcer novamente, lá vem ele com mais uma entrevista sinistra, de embrulhar o estômago.

    ResponderExcluir
  10. Rafael M., o Dunga me passa a imagem de querer fazer algo parecido com o que o Felipão fez. Mas a maneira dele é muito antiga. Pra fazer uma comparação esquisita, é aquela professora antiga que batia de régua na mão do aluno e fazia ele cheirar a parede. O Felipão até bate com a régua na mão, mas depois chama no canto e fala, dá conselhos e cria uma relação de respeito. O Dunga é 8 ou 80. Dei a reguada, te botei pra cheirar a parede e não tem o que falar comigo.

    O que o Dunga conseguiu reunir? Bons jogadores, mas sem histórico na seleção. Por isso há tanto respeito. Se ganhassem a Copa, dúvido que esse mesmo grupo respeitaria tanto ele assim. É aquela coisa: tô precisando de você, mas não gosto de você, mas tenho que te aguentar.

    A melhor maneira do Dunga se vingar da imprensa é ganhando a Copa. Isso de fechar treino, dar patada, não tá com nada. Ele leva muita porretada, mas que seja forte e aguenta. A melhor resposta que ele pode dar é depois chegar aqui no Brasil com a taça. Pronto. Agora se ele perder, vai sofrer mais que o Parreira sofreu.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, é impressionante o que tem de gente pouco ligada na seleção. a gente vê a grande mídia fazendo esforço pra promover a copa, mas não percebo entusiasmo de anos anteriores.
    dia desses, um amigo se dizia preocupado porque nao vai torcer pra seleção, achava isso errado, o que estaria acontecendo com ele?
    eu respondi que é um sentimento parecido com o muita gente.
    cada um tem seus motivos para não torcer pela seleção.
    outros nem sabem exatamente qual o motivo.
    uma das coisas que não gosto é do clima de ufanismo, que a seleção é a pátria. não é.

    ResponderExcluir
  12. Menos!

    O Inter vai ganhar essa Libertadores com Roth!!!

    O nosso grande problema hoje é o ataque!

    A RBS gremista fez essa onda de treinadores gremistas só pra inflar o ego da gremistada que a uma década só pode comemorar derrotas do Inter!

    Roth sempre arranca bem!
    Está vendo nessa Libertadores a oportunidade da vida!!!
    Graças a Deus nos livramos desse Adílson !!!

    Roth Campeão do Mundo!!! Agora sequem!!! hehe

    ResponderExcluir
  13. Vai te tratar cara ... procura um psicologo ... tu é muito recalcado !!

    Brasilllllllllll !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. HO, SÓ NÃO SEQUEI EM 2002, QUE COINCIDÊNCIA, QUANDO GANHOU. hahahah. SE TIVESSE PERDIDO TERIA SECADO TAMBÉM, VEM COM ESSA.
    É, pôxa q bom que andavas despreocupado em 1970, chico coelho. Ou seja, FANTASIA DE QUEM DIZIA Q EXISTIAM ASSALTOS E TERRORISMO ,CONCORDAS?
    HAHAHAHAHAH
    COMO TU EH OTARIO, perco meu tempo debatendo ocntigo pq TU EH MUUUUIIITO FRACO, MUITO SEMPRE MORRES PELA BOCA.
    PS. E ai, abandonastes o ANDRÉ/
    E o maionese? Hien teu personagem babaca q se dizia tão COLORADO não dá um palipite justo nessa hor ROTH? HAHAHAHA
    REPITO ÉS MUITO FRACO, NÃO DÁ NEM P SAÍDA.

    ResponderExcluir
  15. O lunartico continua a cada dia mais demente. Deve ver fantasmas andando ao seu redor. O roedor deve estar roendo Cannabis sativa. Notaram a cor da camisa do Fernandinho Beira D’água na apresentação do Rotho. KKKKKK

    ResponderExcluir
  16. coisas do ÚNICO CAMPEÃO DAS AMÉRICAS E MUNDIAL DE VERDADE, DO RIO GRANDE DO SUL. Não leva mal, cumpadi. HEHEHEH

    ResponderExcluir