domingo, 6 de junho de 2010

A vocação ofensiva de Silas e o coberto curto

Jogar no Morumbi com dois meias que não sabem o significado do verbo marcar no futebol é pedir para levar gol.

O Grêmio correu o risco. Ou melhor, Silas, que não esconde sua vocação ofensivista, colocou o Grêmio em risco.

Gostei do time do meio para a frente. Foi ousado, buscou o gol e poderia ter feito mais e até vencido. Considero injusto dizer que houve imperícia nas conclusões, em duas ou três, sim, mas nas outras vezes o Rogério Ceni salvou.

Ceni, como sempre, voltou a jogar bem contra o Grêmio. Agora, o que dizer do Dagoberto? Quando o Grêmio largou na frente, com Hugo, que rende mais jogando adiantado, eu previ que Dagoberto faria o seu. Ele sempre faz gol (ou gols) contra o Grêmio. Só não imaginava que seriam três gols.

No gol de empate, uma falha deplorável do Rodrigo. Zagueiro de boa técnica tem dificuldade para simplificar. Ele perdeu a bola na linha de fundo como um principiante. Melhor, por excesso de confiança, soberba talvez.

Depois, cometeu pênalti infantil. Parecia que ele estava desestabilidade por enfrentar seu ex-clube. Por sorte, Ceni chutou na trave.

Dagoberto virou o jogo após lançamento de Hernanes, e ampliou logo em seguida, depois de a bola bater na trave em boa jogada de Marlos.

O Grêmio teve mais de 20 minutos para reagir.

Penso que Silas fez o que estava ao seu alcance no decorrer do jogo. Cabe ao treinador armar o time de forma a que crie situações de gol e impeça que o adversário chegue com perigo em sua área.

Silas, é inegável, arma o time para atacar. Não nego que gosto de ver o Grêmio atacando em velocidade, trocando passes com acerto e criando chances de gol.

O problema é que Silas não sabe como equilibrar a equipe. Não me lembro de ver o Grêmio sofrendo tantos gols quanto nesta temporada. Acredito que esteja batendo recordes de gols pró e, principalmente, de gols contra.

É o tal do cobertor curto.

O Aprendiz um dia talvez acerto o ponto da maionese. Conheço técnicos que estão no mercado há tempo e ainda não acertaram a mão. Fossati, por exemplo, sabe armar um time de maneira a sofrer poucos gols e fazer apenas o suficiente para somar pontos.

No futebol, com o equilibrio cada vez maior entre as equipes, ganha o time que primeiro sabe marcar, neutraliza o adversário, e depois arrisca um golzinho.

Dunga armou sua seleção para a Copa dentro dessa filosofia.

O Silas, se fosse técnico da Seleção, teria convocado o RG, o Ganso, o Neymar, etc.

Dunga radicaliza em sua convicção, e Silas faz o mesmo.

Começar o jogo contra o São Paulo, no Morumbi, tendo desfalques na equipe, com Douglas e Hugo, é pedir para levar gol, ou gols.

Com o agravante de que os dois volantes, Maylson e FR, são 'saidores'.

O mais adequado seria jogar com três volantes. E se fosse para acomodar Hugo e Douglas, que se tirasse um dos atacantes, de preferência o William.

No final, fiquei com uma frase martelando: o Grêmio jogou como nunca e perdeu como sempre. Já vi muito esse filme e sei que o final não é feliz.

SAIDEIRA

Não vi o jogo do Inter. Mas ouvi a transmissão da rádio Guaíba. Pelo que percebi, o Inter merecia vencer, mas o empate não chegou a ser um crime.

O interino Enderson armou um esquema igual ao do Grêmio. A diferença é que jogava em casa e tinha todos os titulares.

Andrezinho, apesar de belas atuações ultimamente, voltou para o banco. Quer dizer, sempre sobra pra ele, que a meu ver deveria ser titular.

Bem, com a saída quase certa do argentino D'Ale, ele poderia ser titular, mas aí Tinga já estará à disposição do técnico que será contratado. E Tinga, se jogar 80% do que jogava, é titular. Resta saber no lugar de quem.

O fato é que o Inter entra no recesso da Copa beirando a zona de rebaixamento. Mas isso dá pra tirar de letra. O problema é a distância da liderança. São 10 pontos atrás do Corinthians.

Se o time fracassar na Libertadores, só restará à direção colorada o título nacional para vencer a eleição no final do ano e continuar no poder.

Agora, depois de ver o SP penar contra o misto ofensivo do Grêmio, cada vez me convenço mais de que o Inter é favorito na Libertadores.

FECHANDO A CONTA

Havia concluído o texto acima quando soube que Andrezinho ficou chateado por não começar o jogo. "Não sou mais respeitado no Inter", desabafou.

Só um reparo na frase: ele quase nunca foi respeitado no Inter.

Na verdade, salvo engano, apenas Tite o respeitou.

Andrezinho estava meio esquecido e foi relançado por Tite, inclusive jogando, e bem, na função do Guinazu.

Mostrou que sabia marcar e foi conquistando seu espaço. Tite apostou nele e deixou o instável D'Ale na reserva.

D'Ale é forte. Derrubou Tite e agora sacou Andrezinho do time.

Afinal, é mais fácil vencer um jogador titular.

10 comentários:

  1. O Hugo ficou triste por ter marcado gol, e o Rodrigo depois de entregar um gol, fazer penalti e quase entregar outro, dava gargalhadas. Ria de que??? Talvez do William, porque do Colaço não era. Esse só da vontade de chorar. Contra o Curintia foi ridículo, e hoje ajeitou de costas pro Dagol...

    ResponderExcluir
  2. Ei Ilgo, faz muito tempo que não comento mas sempre leio as postagens...
    A dupla GreNal, ultimamente parece querer sempre concertar o pneu com o carro andando, no gremio falta grupo e em certa posições pode se juntar todos os jogadores dela que não sai um para fazer um feijão com arroz (o básico, ha e outra coisa também importante para quem quer conquistar algo, falta a sorte, ao menos uma pitada dela, ja o inter tem que oxigenar esse grupo, medalhões que ja deram o que tinha que dar tem de sair do clube, reestruturar parte dela, acabando assim com panelas que derrubam treinadores (acho que pode entrar qualquer um que não agradara a todos no vestiário), no caso do Tite gosto muito desse treinador com grupo na mão faria inter ou gremio vencedores como ja fez, bom e o inter tem uma pitadinha da sorte pelo menos na libertores.
    Fui!

    ResponderExcluir
  3. Dando continuidade à falta de transparência nos clubes e omissão da mídia pergunto:
    Onde anda o Pessalli?
    Porque todos rapidamente comentaram do ombro do Mário, mas raramente falam do joelho do Mithyuê?
    Quem aprovou os exames médicos do Leandro? Leandro já falou que veio se aposentar no Grêmio.
    Porque aprovaram o Uendel Pereira Gonçalves se no site do Avaí já constava que o mesmo não jogaria por estar com lesão? Ninguém lê?
    Porque Silas esperou tanto para retirar Rodrigo ou Ozéia que imploravam por um vermelho?
    Porque não abrir o Roberson colocando Maylson no centro e Bergson na esquerda retirando WilliaM? Na frente do Silas o WilliaM foi recuar uma bola e mandou na arquibancada.
    Porque não colocou Fernando no lugar do Douglas?
    Porque só jogadas pela esquerda?

    ResponderExcluir
  4. É fácil crucificar um PRATA como Collaço. Como assisti pela internet não vi bem o lance, mas me pareceu que o Dagoberto desloca o Collaço. Não sei se foi com jogo de corpo ou a mão. Se o Collaço estava mal porque Silas não colocou o Dener?
    O GABRIEL ORLANDINI SPESSATO foi para SP, mas não ficou no banco. Spessato é 2 em 1, pois joga com a 2 e 3. Dener joga com a 5 e 6 e o Fernando com a 5 e 8. Certamente o Saimon que joga com a 3 ou a 5 não tomaria um totó do Marlos ou do Dagoberto. Se a experiência leva um jogador a ser entortado como o Rodrigo prefiro a inexperiência do Saimon que não enfeitaria. Teve de dar lugar ao Henrique que até agora quase ninguém sabe ao que veio.
    O Marlos quando iniciou bem no Coritiba já o recomendei aqui. Na época não tinha canhoto no Grêmio. Continuo insistindo com o Ariel, pois este tal Éder Luís é outro Leandro. Até os mexicanos desistiram. A meu ver o Wallyson Ricardo Maciel Monteiro é mais jogador assim como o Jóbson Leandro Pereira de Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. O Colaço é insuficiente. Talvez tenha subido cedo demais. O William não joga nada. Não pega banco no time aqui do bairro. Vamos com calma com a base: o Maylson não é tão somente útil e o Fernando ainda não mostrou serviço.
    Trocar apenas aos 42 do segundo é sacanagem do pastor.

    ResponderExcluir
  6. Rafael; como assisti ao jogo pela internet não tive uma imagem boa no not. Creio ter visto o Dagoberto deslocar ou empurrar o Collaço. Se alguém tiver visto favor comentar.

    ResponderExcluir
  7. Os dois tem que jogar, D'ale e Andrezinho! Ontem mais uma vez D'alessandro fez uma baita partida! Tem muita qualidade e organizou os principais lances do Inter! Mas realmente é uma sacanagem o que fazem com o Andrezinho!

    Rafa

    ResponderExcluir
  8. No Cartola estou como o Grêmio e o Inter, caindo.

    Cai para o sétimo lugar na Liga do Boteco, o meu time é o Alfredo. O tal de Zeroes lidera disparado, é um rabudo ou conhece muito. fico com a primeira opção.

    Colaço foi ótimo até a metade do segundo tempo, quando acho que sentiu cansaço. ele fez grandes cruzamentos, com efeito procurante. No gol, houve pura infelicidade.

    Rodrigo foi o grande culpado pela derrota. Outro saopaulino disse que ficou triste por ter feito o gol. assim é dose...

    No Inter, realmente chegou a hora, alias faz tempo, de oxigenar o grupo. e a direção.

    ResponderExcluir
  9. ACHO QUE O GREMIO PERDEU PQ NAO TINHA ATACANTES BONS, E PQ NAO TINHA 1 ZAGUEIRO DE FUNDAMENTO COMO O MARIO FERNANDES. POR ESTES MOTIVOS EU ACHO QUE ESTA DIRECAO INCOMPETENTEN DEVERIA OLHAR MELHOR PARA O PLANTEL E CONTRATAR 1 ATACANTE E 1 ZAGUEIRO MAS PARA SEREM TITULARES E NAO PRA FORMAR GRUPO COMO O OZEIA E O WILLIAM, Q POR SINAL NAO SERVEM NEM NA VARZEA...
    MAS TB TEMOS COMO DIRETOR O MEIRA Q NEM FALAR DIREITO SABE.... E O PRESIDENTE ACHA LINDO TER O MEIRA DE DIRETOR DE FUTEBOL..... OU SEJA NAO VAMOS GANHAR ND....

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de, humildemente, manter minha opinião a respeito do Colaço. Não pode jogar no Grêmio. Me lembra muito o Patricio. Lateralzinho que em casa da pro gasto, se o adversário não for de extrema qualidade, mas fora entrega. É o tipo de jogador que treme e bisonhamente, estraga todo o trabalho do time. Contra o Corinthians errou em bola, na pequena área. Ah, mais caiu pra perna direita...Não importa. A bola veio rasteira, sem força, não precisava dominar, ou acertar um voleio, era só tocar pro lado, e ele caiu de uma das maneiras mais ridículas que ja vi. O amigo Francisco diz que foi tocado pelo Dagoberto ontem, convenhamos, um jogador que precisa defender não se impor fisicamente contra o Dagoberto. Imagina quando pegar o Kleber ou o Fred? Não é porque é da base, nem coloco a culpa da derrota na conta dele (essa vai pro Rodrigo, que em campo quase agride o Adilson quando este erra passe, e volto a frisar, ontem gargalhava enquanto tomava 3 na cola. Tinha que tomar uma dura do presidente, ou do meira, ou do treinador. Ta fazendo gols e vai bem por baixo, mas se não vestisse mais a camisa do Grêmio, eu comemoraria.) mas com Colaço vamos perder mais do que deveríamos.

    ResponderExcluir