sexta-feira, 4 de junho de 2010

Wianey e a tentativa de amordaçar a imprensa

Se existe algo que eu defenda radicalmente é a liberdade.

E aí incluo, evidentemente, a liberdade de imprensa.

É por isso que cito abaixo o tópico da coluna do Wianey Carlet na ZH, dia 30 de maio.

'VOZ DO POVO

O Inter tem um responsável por assuntos especializados que deveria estar mais atento aos clamores do torcedor. Em vez disso, prefere postar-se com olhos arregalados e orelhas espichadas nas entrevistas coletivas, inspecionando a imprensa para, se entender cabível, atacá-la, quando melhor faria se entupisse os ouvidos dos dirigentes com as queixas dos verdadeiros donos do Inter. No Beira-Rio, entretanto, vigora a lei de Piffero: “Conselheiro aconselha, dirigente dirige e torcedor torce”. E a imprensa que cale a boca!'

Pois a nota acima provocou a ira de um dirigente colorado, o sr. Roberto Siegmann, alvo da crítica do Wianey, meu ex-colega no CP, um jornalista sério e correto, mas de opiniões firmes, por vezes ácidas, mas sempre com a marca da honestidade.

Recebi um email do botequeiro Élvio 'Zé Esquilo' Silveira com a resposta do dirigente.

Não me lembro de ter lido algo tão agressivo sobre alguém que é pago para opinar, criticar e também elogiar.

O dirigente escreve até com certa elegância, mas foi duro demais. Ao invés de dar uma resposta à crítica do WC, que defendia o direito de o torcedor colorado opinar e, principalmente, ser ouvido pela direção, o dirigente buscou desqualificar o colunista.

Pelo que soube, o mesmo dirigente, que está aparecendo agora no Inter, entrou com processo contra um jornalista, o João Garcia. É um direito que ele tem de processar e responder do modo que quiser, mas penso que o faz de maneira exagerada, dando a impressão de querer calar a imprensa, colocar uma mordaça naqueles que opinam e criticam a maneira como o Inter vem sendo conduzido.

O crítico de futebol não forma opinião, ele mais reflete a opinião do torcedor.

E tenho absoluta convicção de que a grande maioria dos colorados não está satisfeita com a atual gestão do clube que ama.

É claro que a crítica deve ser feito dentro dos padrões de civilidade, mas no futebol há muita paixão envolvida, o emocional muitas vezes supera o racional.

Penso que o crítico precisa moderar um pouco sua linguagem, o que no rádio é um pouco mais difícil. Cabe ao dirigente entender isso e não sair logo usando instrumentos como processos judiciais.

Quantos dirigentes já ouviram poucas e boas e deram resposta no mesmo tom, mas sem desqualificar seu 'oponente', nem apelar para os tribunais?

O sr. Siegmann pelo jeito odeia críticas, seja em que tom for. É uma pena, porque se trata de um homem correto, de excelente formação, e com certeza teria muito a acrescentar não fosse essa tendência a amordaçar a imprensa.

Não conheço o dirigente pessoalmente, mas o que tenho a dizer é que ele vá para o debate, enfrente seus críticos, mas só use o instrumento judicial em último caso.

Será bom para todos, principalmente para o futebol gaúcho.

18 comentários:

  1. Sou dos mais críticos à direção do Inter.
    Erram, POR VAIDADE DO Carvalho, ao não trazerem o Fernandão d evolta;
    Erram ao torrar o Abondanzieri, pois ele é goleiro de decisão;
    Erraram e foram GROSSEIROS, através do Piffero, ao dizer que "a fila anda", aos dispensar o Yarlei (pra eles, da direção, A FILA NÃO ANDA?).
    Erra esse marketing RIDÍCULO ao fazer uma pesquisa com crianças de 6 ansoe É LÓGICO E EVIDENTE que qualquer pequeno torcedor seja do clube q for, vai SEMPRE prreferir uma novidade (no caso o Macaquinho) ao invés da tradição (Saci).
    Enfim, mas a diferença é que sou torcedor, então, claro q sempre espero q dê certo, torço p q dê certo, pois sempre os dirigente spensaraõ neles primeiro, dificilmente algum deixará de fazê-lo. Vide Fábio Koff, no Grêmio, só faz o que quer, só quem ele indica ganha eleições. porque foi multi-campeão, aí acaba virando "dono"do clube. É brabo,mas por outro lado, quantas vitórias o Rafael Bandeira deu aos gremistas e, quando caiu pra segundona foi execrado? Então, é difícil lidar com a vaidade humana, sim, é.
    MAS Wianey Carlet, TAMBÉM É VAIDOSO AO EXTREMO.
    Eu lembro, em 1993, ele detonou com o "possível POBRE" que tivesse jogado o sinalizador no jogo Brasil e Chile. No outro dia, quando soube-se q era uma LINDA MENINA LOIRA (q até p Playboy posou) mudou totalmente o discurso. Ficou a favor.
    Fu ina redação do CPOVO eele queria chamar os seguranças.
    Agora mesmo, fez campanha contra a voltado Fernandão (aí a vaidade do Carvalho jogando a favor do Wianey, aí ele não reclama, ele aplaude).
    E ele fica COVARDEMENTE, esperando pro São Paulo se ralar, ele não tem dignidade e caráter de admitir que MELHOR Q O KLÉBER PEREIRA E Q O EDU, O FERNANDÃO COM QUINHENTOS ANOS AINDA SERA´.
    Mas ele não diz isso, fica secando e esperando o jogador se dar mal. É UM COVARDE E OPORTUNISTA.

    ResponderExcluir
  2. O garcia não pode ter sido processado, pelo que sei até sócio ele é.
    O roedor é bipolar, só pode. Duas personalidades distintas. Ou é o filho dele prestigiando o espaço.
    Aqui em casa a ulbratv pega mal, muito mal. Aí fica difícil.
    O wianey fala muitas coisas polêmicas.

    ResponderExcluir
  3. O WC errou ao ser contra a volta do Fernandão, e agora não dá o braço a torcer.
    realmente, aí é preciso humildade para reconhecer o erro.
    tem um momento em que a tese não pode prevalecer sobre os fatos.
    a tese de que fernandão estava acabado ruiu.
    ele pode não ser o mesmo de antes, mas ainda é um grande jogador.
    WC mantem sua tese e espera um fracasso do SP para festejar: "eu não disse?".
    muita gente faz isso.
    agora, brabo é aguentar pessoas querendo calar a crítica.
    A critica a gente não cala, a gente contesta, denate, etc, mas nunca se deve ir para o lado pessoal.

    ResponderExcluir
  4. É por isso que eu gosto do KFouri. Mesmo ele sendo Curinthians, mesmo quando trabalhava na Globo, diferentemente do Armando Porqueira, q já foi trade pro inferno, certamente.
    P.S. Na verdade eu sou TRIPOLAR, pois tem de ser no mínimo umas 3 Polar pra ter graça, hehe

    ResponderExcluir
  5. Bah, só faltava essa. Só acontece com o Inter.
    O goleiro títular do Palmeiras se machucou, o Marcão. Vai jogar o goleiro reserva q ninguém ouviu falar até hj. Nem sabiam q ele estava lá.
    Melhor em campo amanha, no Beira-Rio: o goleiro reserva do Palmeiras, podem apostar.

    ResponderExcluir
  6. Duas notícias, blogueiro, uma boa e uma ruim.
    A ruim: o Cruzeiro queria me tirar do teu time.
    A boa: vou ficar.

    ResponderExcluir
  7. A torcida colorada pode ir com calma, aproveiando bem o jogo. O palmeiras é muito fraco, só o silas pra levar nó tático do parraga. Nada contra o parraga, mas com o material que ele tem nas mãos, ganha só de aprendiz.
    E o muricy hein? parece que está dando um jeito no flu. A parada para a copa será ainda mais benéfica aos cariocas. O flu vai brigar pelo g4.
    Pra ti esquilo: placa mãe já escolhida. Só falta arranjar um desconto.
    A propósito, cadê o pessoal? será que foram viajar?

    ResponderExcluir
  8. Tá todo mundo encarangado de frio.
    os dedos ficam congelados e ninguém quer teclar.

    Pessoal, esse negócio de dirigente atacar a imprensa, que erra e exagera, é algo muito sério.
    O WC tem suas manias, mas é um cara correto.
    Uma imprensa crítica é fundamental para a democracia.

    Se não fosse a Veja, por exemplo, alguém saberia do grupo de espionagem que estava armado para ajudar a dona Dilma na eleição?

    Uma imprensa amordaçada é útil apenas para tem quem o poder e quer se eternizar.

    Alguma coisa a ver com o que acontece no Inter hoje?

    ResponderExcluir
  9. TUDO mas não vamos longe que a tal de economia interna é para esconder certos episódios e erros de administrações e de setores. Um claro exemplo a meu ver são as repetidas aprovações de jogadores baleados no Grêmio e as longas recuperações ou até eliminação de jogadores como Teco que nunca mais foi o mesmo após operar o joelho. Mithyuê que o diga com o joelho constantemente inchado.
    Quanto aos dossiês do PT esperar o que de quadrilha?

    ResponderExcluir
  10. Rafael; estou olhando o FORRÓ em Caruaru. Comendo milho assado e queijo de coalho. Claro que estou tomando um bom whisky e uma loira gelada. Kkkk

    ResponderExcluir
  11. Está feia a coisa para o Adriano e realmente a saída para a Roma foi uma fuga conforme o Ilgo já escreveu. Só que as provas são complicadores e a contratação pode não se concretizar. A Roma não poderia contratar alguém envolvido com tráfico e o Adriano vai ter de abrir a carteira e gastar muito na tentativa de evitar o sol quadrado.

    ResponderExcluir
  12. Rafael; eu assisto ao Cadeira Cativa pela internet. Dependendo da versão do Windows se não aparecer a imagem é só dar zoom de tela cheia que aparece.
    http://www.tvi.com.br/video/tvs/5/21/104/ulbra-tv/ao-vivo

    ResponderExcluir
  13. Os AMIGUINHOS do LULLA estão se oferecendo para escoltar os navios “de ajuda humanitária” até a Faixa de Gaza, rompendo o bloqueio militar imposto por Israel. A declaração feita neste domingo (6) é de Ali Shirazi, representante do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã.
    “As forças navais da Guarda Revolucionária do Irã estão plenamente preparadas para escoltar os comboios de paz e liberdade com toda sua potência e capacidade”, afirmou Shirazi, segundo a agência de notícias iraniana Mehr.
    A Guarda mantém sua própria marinha, força aérea e estrutura de comando, separadas das forças armadas regulares, e é vista como ferozmente leal à República Islâmica.
    Bem que o LULU poderia ir com o TOP TOP Garcia na Nau Capitânia e a Dilma levando a bandeira do Irã. KKKKKKK
    Israel já surrou a todos várias vezes e desta não será novidade mas certamente será a mais sangrenta e arrasadora. Bem como querem os terroristas.

    ResponderExcluir
  14. Victor e Grohe, Edilson, Collaço, Spessato e Dener, Rodrigo, Ozeia, Rafael e Saimon, Henrique e Fábio Rochemback, Douglas, Maylson, Hugo e Fernando; William, Roberson e Bergson.
    O provável time: Victor; Edilson, Rodrigo, Ozeia e Collaço; Fernando, Rochemback, Maylson, Hugo e Douglas; William.
    Mesmo tendo atacantes de oficio na base Silas insiste com o WilliaM.
    O pior é que não arrumei meu time na liga. Vou dançar na pontuação.

    ResponderExcluir
  15. Quem viajou para assistir ao Grêmio x SP corre riscos. Com a festa da viadagem correndo solta em São Paulo podem pensar mal. Outros já com a desculpa de assistir a partida... KKKKK
    Como tem viadagem em SP.

    ResponderExcluir
  16. hahaha a Veja eh realmente parâmetro de imprensa imparcial HAHAHAHAHA
    Falar isso omendelski tava falando em ford há dez anos, agoa tá silencioinhoooo, HAHAHAHAH
    Hugo, jogar contra ex-jogador, ou seja, cara q jogou no teu time, eh f... Quase sempre guardam um.
    Esqueci de falar do filho do seu Raul R De Freitas Lima. Sepre pareceu ser pessoa exemplar.

    ResponderExcluir
  17. Vão culpar o Collaço pela derrota e quem bailou foi o Rodrigo com o Marlos e com Dagoberto. Aliás, foi a melhor partida do Collaço que assisti nestes tempos de Silas.
    Enquanto o WilliaM com M perdeu tudo Dagoberto fez. Já entenderam o motivo do M? Douglas com muleta só dava toquinho e passe errado. Modificar a equipe aos 42 do segundo tempo é brincadeira do Silas.

    ResponderExcluir
  18. Ilgo, o dirigente novato sofre de uma doença não rara entre seus pares: "juizite". Esta doença se manifesta principalmente naqueles indivíduos que estão acostumados a dar as ordens e não costuma, por isso estranham, quando são contrariados.
    Mas não se preocupem, não é contagiosa, há menos que se preencham alguns requisitos constitucionais.

    ResponderExcluir