quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A instabilidade gremista e o Inter à espera do banquete

Decididamente, Maylson caiu em desgraça no Olímpico. E com ele caem as chances de o Grêmio terminar o Brasileiro entre os melhores.

Renato melhorou o Grêmio, sem dúvida. Os resultados estão aí. O time corre mais. Agora, a instabilidade técnica e tática que havia com Silas permanece.

Uma análise serena e crítica aponta que alguns resultados positivos foram alcançados no detalhe. Assim como venceu, poderia ter perdido ou empatado.

Ontem, no Olímpico, que já foi uma trincheira onde o Grêmio era imbatível e que desmoronou na gestão Duda/Meira/Silas, o time deixou escapar uma vitória nos minutos finais.

Questão de ordem: estará o Olímpico amuado, aborrecido e revoltado com essa história de ser demolido e trocado por uma Arena?

Para mim – e não desprezo opiniões em contrário -, o problema maior está no esquema. A opção pelo esquema com dois volantes e dois meias (sendo que um só corre, não pensa e erra jogadas simples) é um erro. Se os dois meias fossem, por exemplo, Hernanes e Kaká, nenhuma objeção. Mas são Souza (argh) e Douglas.

Diante disso, é difícil entender por que Maylson segue fora do time. Souza ocupa a posição indevidamente. Marca mal, articula mal e conclui mal. Este é o momento de Souza. Será que Renato o escala no carteiraço?

Ontem, Maylson poderia ter entrado. Renato optou por Roberson e Fernando. Maylson joga mais que esses dois, ou pelo menos já mostrou mais que os dois este ano. Muito mais.

Por que Maylson sequer entra na equipe? Eu pergunto e arrisco uma resposta: se ele entrasse no jogo poderia jogar muito melhor que o Souza, e aí Renato ficaria com dificuldade para insistir com o seu preferido. Sinceramente, espero estar errado nesta minha hipótese.

Maylson, no momento e na função de terceiro jogador de meio-campo, joga mais do que o Souza. Dá mais consistência ao setor e ao mesmo tempo é mais efetivo na frente. É um dos goleadores do time na temporada. Renato não sabe disso?

Quantos gols Souza marcou?

O próprio Renato justifica o desempenho de Souza pelo tempo que ficou parado. Mas se admite que Souza não está bem, sendo até vaiado, por que ele continua titular? Vai entrar em forma jogando e comprometendo a campanha do time? Não seria melhor entrar nos jogos e, quando e se passar a jogar mais, aí sim ser titular?

Renato ainda não entendeu que seu time precisa ser encorpado, ter uma estrutura mais forte de marcação. Os jogadores da defesa são apenas razoáveis, que ora jogam um pouco melhor, ora comprometem. Com um meio-campo de mais pegada, a defesa daria resposta melhor e não tomaria um gol bobo como o de empate do Flamengo.

Se Renato não vê isso, então já me dou por satisfeito só pelo fato de não ser rebaixado de novo.

SAIDEIRA

Escrevo pouco sobre o Inter porque a fase é de expectativa para a decisão do mundial em dezembro. Se eu posso deixar de escrever, o Inter não pode parar de jogar. O Inter espera o tempo passar jogando. Precisa cumprir a tabela de jogos. Isso não impede que pense também no título do Brasileiro. O time procura se manter na ponta de cima, à espera que os líderes fraquejem e caiam. O Inter faz a sua parte, mas sem esquecer que logo ali está o que realmente interessa: o bi mundial. O Brasileirão, portanto, é apenas o aperitivo, no máximo o prato de entrada do banquete que se aproxima.

FECHANDO A CONTA

Se eu começar a atacar a mídia, chama-la de golpista e tudo mais, será que serei beneficiado com um contrato parecido com o que recebeu o jornalista e blogueiro Luís Nassif ? Vejam esta notícia do Portal Imprensa:

Segundo o Estadão, ele teria sido contratado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) há uma semana, sem licitação, para prestar serviços de "entrevistador" e comentarista nos programas "Repórter Brasil" e "Programa 3 a 1", exibidos pela TV Brasil. A EBC pagará R$ 180 mil pelos serviços de Nassif, conforme publicado no Diário Oficial da União. O contrato do jornalista com a estatal terá vigência de seis meses e foi assinado pela presidente da empresa, Tereza Cruvinel, na última quinta-feira (16).

Nassif faz parte do conselho consultivo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que integra a organização "Contra o Golpismo Midiático e em Defesa da Democracia". Em seu blog, Nassif havia publicado comentários de leitores sobre o protesto contra a imprensa, marcado para acontecer nesta quinta (23), em São Paulo (SP), e organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

FECHANDO A CONTA II

A organização acima diz defender a democracia. O que ela achou da declaração do presidente Lula querendo a extinção de um partido político que lhe faz oposição? Será esta a democracia que esse grupo defende? A democracia de uma só voz?

DE ÚLTIMA

Como se esperava, Mano não convocou Neymar. Fez muito bem. O guri é um talento, mas precisa de limites.
Giuliano foi chamado. Também é justo. Idem o Vitor.

9 comentários:

  1. Ilgo
    Realmente não tem uma explicação p/ Mailson ser preterido pelo Roberson que nunca foi titular e destaque nem na base e só entrou uma vez bem no jogo no lugar do Gilson até mesmo porque gilson estava tão mal que só um cone p/ jogar menos, tenho curiosidade de ver um dvd de melhores momentos do Roberson pelo gremio(base junto) porque não deve ter nada que preste, gol então deve ser um a cada ano ao contrário do Mailson que é um dos goleadores no profissional,mas como não tem uma explicação p/ isso me dá o direito de pensar em outra explicação que é seguinte:
    Quem sabe é porque um dos empresario do Roberson que é jorge americo tem um ótimo relacionamento com empresario do Renato que é o tal de Gauchinho e pelo que sei esse Jorge Americo esta participando de algumas contratações do gremio depois da vinda do renato já que o gauchinho nao pode aparecer na frente dos negocios.
    saudações tricolores,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Ilgo,

    sobre o Grêmio: Concordo em gênero, número e grau contigo, só discordo quanto ao antídoto. O Maison foi mudado de posição desde a época do Silas e passou a jogar em uma posição parecida com a do Roberson ontem. Algo como um segundo meia de ligação pelo lado direito (o Douglas tipicamente faz esse trabalho pelo lado esquerdo). Se tu observares, tanto o Mailson quanto o Roberson acompanham o lateral direito adversário. Até por essa nova posição, o Mayson virou goleador esse ano.Nessa posição, eles não ajudam a tornar mais consistente o meio campo defensivo.

    Acho que um meio campo com Fernando, Adilson e Rockembach seria mais adequado a fragilidade do time. Acho que o Mayson possui todos os atributos necessários para ser um ótimo laterial direito, algo como o Mário Fernandes foi ano passado.

    Sobre a imprensa: Concordo contigo. Deves tentar algo assim. R$180mil não é de se jogar no lixo.
    Agora, uma pergunta de um leigo a um jornalista: na imprensa esportiva isso não ocorre também? Algo do tipo, um clube investe em propaganda em jornais/revista/TV e em troca ganha uma cobertura "diferenciada" e "menos imparcial"?

    Abração,

    ResponderExcluir
  3. Ilgo; assisti e revi lances da partida. Não gostei de quase nada. Maylson iniciou com o Mano jogando no lugar de um 10 e na estréia deu um merengue e marcaram um belo gol. Não me lembro contra quem e quem marcou. Hoje ele vem atuando como um 8,5.
    Souza e Douglas mesmo com o gol marcado são as peças fora do contexto. Douglas para cada jogada faz 30 ....da. Souza só faz isso. Definitivamente não há motivo que justifique a presença do Fábio Santos. Collaço na Ponte vem jogando muito mais.
    Léo Moura e seu peso pena acabou com a defesa gremista. Tivesse o Flamengo jogado com dois laterais à coisa teria complicado e muito. Como Lúcio está fora irá colocar o Uendel?
    Bergson de goleador virou bancário. Vai entender as cabeças...
    Finalmente a seleção sub 20 terá técnico. Ney Franco pode fazer um belo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Resposta do Nassif:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/aos-jornalistas-rui-nogueira-e-marcelo-beraba

    ResponderExcluir
  5. E o Airton Ruschel quer ser candidato dessa direção frouxa. Só os Reches colorados da mídia pra fazerem campanha pra esses incompetentes. Até pq o Grêmio atual é inofensivo pro interzinho deles. O ienter vai fazer parceria com uma empreiteira, quero só ver o tratamento q vão dar ao negócio, a Arena era amaldicioda todos dias, aquele ex-conselheiro Marco Antonio sei-lá- o- que, tinha amplos espaços toda semana p/ meter o pau na Arena. E aquela arrogancia q fariam com recursos proprios, era pura bravata, e ninguem questiona. Vai ser como o caso do Rodrigo, qdo tava no Grêmio, era marginal, foi pro inter virou pobre coitado, mandado embora com a mae donte.

    ResponderExcluir
  6. INFELIZMENTE O TIME ONTEM MOSTROU QUE SOMENTE DISPUTA A NÃO QUEDA PRA 2 DIVISÃO, FABIO SANTOS TEM QUE MANDAR EMBORA, O SOUZA SE MACHUCOU NA HR CERTA, E O MAYLSON ILGO NÃO TEM EXPLICAÇÃO O GURI NÃO ENTRAR NO TIME, LEANDRO, SOUZA, GILSON, VILSON ETC..... QQR UM JOGA, MENOS O MAYLSON....
    UMA RESSALVA O GABRIEL JOGOU MUITO BEM, MARCOU, ATACOU ESTA ENTRANDO EM FORMA, ACHO QUE ANO QUE VEM VAMOS TER UM LATERAL DIREITO.
    E O JONAS(precisa acertar qdo estiver ele e o goleiro e ele tem um treinador que era perito nisso), PRECISA DE 1 COMPANHEIRO QUE SEJA GOLEADOR TB, ATÉ ACHEI ONTEM O ANDRÉ LIMA TEVE BOA ATUAÇÃO, MAS NÃO SERVE PRO GREMIO.
    abraço ilgo.

    ResponderExcluir
  7. Chegou VIÇOSA a salvação da lavoura. Clementino do coelho também é contratado. Junior e Diego irão desbancar o Jonas?

    ResponderExcluir
  8. Ilgo e todos leitores,
    Gremio conseguiu trazer esse Diego do America-MG(26 anos) que na série B não conseguiu marcar nenhum gol sendo atacante, isso é incrível, que diretoria incopetente ou querem fazer algum $$$ antes de largar o gremio, essa deve ser a cereja do bolo dessa direção.
    O Viçosa como aposta até poderia vir no início de temporada por empréstimo p/ ver como vai se sair com peso da camisa tricolor, mas não nesse momento.

    ResponderExcluir
  9. Marcelo, só espero que não seja verdade o que tu está informando, mas sinceramente não duvido.

    Leandro M, sobre o Maylson na lateral. acho que daria certo, até ele já andou jogando por ali. Maylson é um jogador moderno, que marca e ataca, não é nenhum craque, mas nesse time do Gremio merecve ser titular. vamos ver agora com a lesão providencial do Souza.

    Sobre esse negócio de imprensa favorecer em troca de anuncio. não existe, ao menos até onde sei. e tem outra, normalmente é permuta entre empresas. por ex. troca por publicidade estática no estádio.

    Francisco, o Silas já levou o Uendel pro Fla. Tchê, é muita negociata nesse mundo do futebol.

    Sobre o Airton Ruschel: não tem chance.

    Marcelo, a lesão de Souza vem em boa hora. concordo contigo. agbora, vamos ver se o Renato não coloca coisa pior ali.

    Viçosa: nunca ouvi falar. vamos ver...
    Diego, pelo que o anonimo disse estamos diante de um talento que irá resplandecer no Olímpico, ou, o que é mais provável, outra naba que vem.

    Tá feia a coisa.

    Ah, vem aí '1983'..........

    ResponderExcluir