quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Contra Conca e a arbitragem fica difícil

O juiz Heber Roberto Lopes imitou Carlos Simon.

Talvez tenha pensado: se o melhor árbitro do país, o juiz dos Mundiais, pode deixar de marcar pênalti a favor do Grêmio - como aconteceu no último Gre-Nal -, por que eu, um juiz que só não é decadente porque nunca subiu, com fama consolidada de caseiro, tenho que marcar?

E não marcou. O zagueiro Leandro Eusébio quase dividiu Jonas ao meio dentro da área, numa falta inquestionável, e Heber fez de conta que era uma jogada normal. Não deu o pênalti.

Dizem que ele levou o apito à boca para marcar. Acredito. Mas aí ele se deu conta que estava na casa do Fluminense.

Se o ato cirúrgico tivesse sido praticado por um zagueiro do Grêmio no Washington, na área do Grêmio, ele com toda a certeza levaria o apito à boca e o sopraria com toda a força dos pulmões, correndo qual uma gazela, braço direito esticado, apontando a marca do pênalti.

Quando soube da indicação de Heber para apitar esse jogo, temi pelo pior. Tinha certeza de que o Grêmio no máximo conseguiria um empate.

Assim como no Gre-Nal, o Grêmio mereceu vencer. Foi superior ao Fluminense, que estava muito desfalcado, diga-se.

O problema é que o Fluminense tem o melhor jogador do campeonato, o Conca, este que foi tema de dois comentários meus nesta semana aqui no boteco, e que o Grêmio tenta contratar usando o prestígio de Renato Portaluppi.

Por sinal, ao final do jogo, Conca correu para abraçar Renato. Namoro ou amizade? Os dois se dão bem desde os tempos de Vasco.

Se o Grêmio tem Douglas, o Flu tem Conca. O argentino marcou um golaço no primeiro tempo, talvez o único lance de ataque dos cariocas nessa etapa. Já o Douglas não acertou um chute, nem cobrança de escanteio, embora também seja um grande jogador.

No segundo tempo, o Grêmio foi avassalador. Domínio absoluto. Mas poucas conclusões com perigo. Agora, uma delas...

Se Heber saiu do estádio criticado por não ter marcado o pênalti e depois amarelado meio time do Grêmio por reclamação, o que dizer do sr. André Lima? Ele teve a bola de jogo na sua cabeça, mas mandou por cima. Estava sozinho, o goleiro paralisado embaixo da trave.

Heber é localista, caseiro, um mau juiz. André Lima não chega a ser mau jogador, mas quem é festejado por ser bom cabeceador não poderia ter perdido essa oportunidade.

Não se pode atribuir os 2 a 0 (o segundo também foi de Conca) apenas ao juiz. O ataque gremista fez muita fumaça, mas pouco fogo. Aliás, repetiu o Gre-Nal.

Sobre arbitragem, ainda: alguém vai escrever que Heber, a exemplo de Simon no Gre-Nal, também teve 'grande atuação'?

O resultado põe um fim ao delírio de pensar no título brasileiro e afasta o time do sonho de uma vaga na Libertadores, que agora ficou muito mais difícil.

Já o Muricy, o iluminado, parte em busca de mais um Brasileirão.

O problema dele é que há um Tite no meio do caminho, agora ainda mais forte porque comanda o queridinho da CBF.

12 comentários:

  1. Aqui em Porto Alegre, contra o vaixcão, o héber já tinha operado o Grêmio, não marcando um penalti escandaloso, uma bola que o titi do inter tirou com a mão. Esse careca aplica no Grêmio há muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ilgo; em minha opinião Renato errou na escalação colocando Souza. Douglas não vem bem e se o Mano convocar é hora de fazer dinheiro e mandar andar. É ciscador e não joga o que pensa jogar. Não amarra a chuteira do Conca.

    ResponderExcluir
  3. Jogada pelas pontas ou laterais são importantes, mas ter quem saiba matar e colocar a criança nas redes também. André Lima viajou sem a cabeça e Lucio e Fábio esqueceram o pé esquerdo na mala. Maylson no banco e o meio campo sem criar e principalmente finalizar. Clementino e Viçosa entrando mais cedo poderiam ter ajudado. Pelo visto Renato não leu o jogo.

    ResponderExcluir
  4. Agora, há muito tempo eu não via o Gremio ser tão superior a um time carioca no RJ, e ainda mais o líder do campeonato (mesmo desfalcado).

    Victor quase não foi exigido. Se bem que nem o goleiro do Flu, apesar da pressão.

    Gabriel jogou demais, parecia ter incorporado Garrincha.

    Não engulo Maylson no banco de Clementino,de Souza (voltando de lesão).

    ResponderExcluir
  5. O engraçado é que muitos perdoam o erro do arbitro, pq o gremio está mal na tabela por causa do Silas, Meira, etc.

    Uma coisa não justifica a outra. O heber não deu o penalti pq ficou com medo! E seria nosso empate e a chance de virar o jogo.

    Tá na hora da diretoria fazer um lavantamento de todos os erros que nos prejudicaram e tb aqueles que nos beneficiaram e comparar.

    A banca tem pago muito mais que recebido e isso é preocupante.

    FC fez um dossiê contra a arbitragem apos ser operado pelo heber, e foi gozado por todos. Estava certo e devemos fazer o mesmo, se for preciso.

    ResponderExcluir
  6. GABRIEL GRANDE CONTRATAÇÃO, JOGOU MUITO MESMO, PENA NÃO PODER FALAR ISSO DO LADO ESQUERDO, QUE MAIS UMA VEZ DECEPCIONOU. AGORA É TRISTE VER UM PRESIDENTE COMO ESSE DUDA(QUE PELO JEITO É DAQUELES GURI DE AP, QUE NUNCE JG BOLA), DANDO ENTREVISTA. MEDÍOCRE A ADMINISTRACAO DELE, AINDA BEM QUE ELE ESTA DEIXANDO O COMANDO DO CLUBE. TORÇO PARA QUE O ODONE SEJA UM PRESIDENTE VENCEDOR, CAMPEÃO, CHEGA DESTE DISCURSO DE QUE PAGARAM AS CONTAS ETC.... TEM QUE GANHAR TÍTULO...

    ResponderExcluir
  7. bah, comparar uma jogada como auqela do Gre-Nal com o roubo escancarado d eontem, só mostras q não consegus JAMAIS SER IMPARCIAL em qualquer coisa, e acabas SENDO IGUAL ao heber robertos da vida.
    Comparar o heber com o simon e como comparar o político q tu não gostas com o maluf.
    eu não voto no serra, mas não o coloco no mesmo saco do maluf.
    pq se perde a razão quando se age assim.Simples.

    ResponderExcluir
  8. Tb acho que o "erro" de ontem foi diferente do penalti do gre-nal. No gre-nal, foi penalti, mas ainda assim é daqueles que metade dos juízes dão, outra metada não dão. O problema do Simon é que contra o Gremio ele fica sempre na metada dos que não dão. Mas não foi um penalti escandaloso.
    O de ontem foi escandaloso. Sem comparação.

    ResponderExcluir
  9. O simon é muito melhor que o héber, mas a reclamação dos gremistas é que o simon sempre pende para o outro lado quando apita jogos do Grêmio. O héber é ruim, fraco, meteu a mão novamente no Grêmio e já meteu a mão no inter várias vezes, inclusive na final da copa do br.

    ResponderExcluir
  10. Debocharam da nossa reclamação na final da Copa do Brasil contra o Corinthians, quando esse safado nos aplicou.
    Não expulsou o Elias, não deu um penalti claro no Alecssandro e finalizou o Inter com aquela cobrança com a bola rolando em que o Gordo acabou fazendo o gol!

    Não adianta reclamar, esse é safado, de esquema!

    E não adianta fazer DVD!

    Rafa

    ResponderExcluir
  11. adianta fazer dvd SIM, se todos abraçarem a causa.
    A IMPRENSA ESPORTIVA PREGUIÇA do RS, age da forma mais fácil e sempre acaba concluindo que o"árbitro erra pors dois lados".
    E sabe qual vai ser o próximo "erro" a favor do Grêmio? Algum que seja contra algum time da zona de rebaixamento q esteja disputando com algum preferido da cbf.SIMPLES ASSIM.
    Eles sempre fizeram e fazem isso, PORQUE SOMOS TROUXAS E ACEITAMOS.

    ResponderExcluir
  12. Não debochei da reclamação dos colorados em tal oportunidade. Eu apenas disse que o responsável pelo futebol não pode fazer um DVD sobre os erros da arbitragem, é constrangedor além de ser um erro. Esses DVDs tem que ser feitos por terceiros.
    Se juntar os "erros" do heber contra a dupla grenal, o DVD será duplo.

    ResponderExcluir