quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A mão do treinador

Que partida do Jonas! Quando ele perdia gols, era colocado na reserva e não conseguia ter sequencia de jogos, eu escrevi aqui algumas vezes que ele tinha qualidades, que ele precisava ganhar moral, confiança.

Era um círculo vicioso. Ele não tinha sequencia porque quando entrava perdia gols imperdíveis; ele perdia gols e jogava mal porque não tinha uma sequencia.

Centroavante talvez seja o jogador que mais precisa de estar com auto-estima elevada para render o que sabe, fazer os gols. Vejam o André Lima, que cresce de rendimento a cada jogo. É outro que jogou muito bem.

No começo da temporada, em programas da Guaíba e da Ulbra TV, e aqui mesmo no boteco entre um chopp e outro, afirmei que Jonas era um jogador do nível do Nilmar. Um atacante que tem luz própria, que não depende apenas de jogadas dos outros.

Fui alvo de chacota. Da mesma forma quando defendi a contratação do Renato já no ano passado, naquela fatídica Libertadores, logo após a queda do Roth.

O Grêmio goleou o Prudente. Patrolou. Mas só venceu porque Renato não foi atrás do clima de já ganhou.

Sou do tempo em que futebol se ganha dentro de campo, mas pode se perder antes do jogo se não respeitar o adversário.

É visível que o Grêmio ganhou moral. E isso se deve ao trabalho de Renato Portaluppi, que alguns cronistas da praça fizeram de tudo para que ele não fosse contratado, usando o argumento fajuto de que ele é um ídolo e poderia se queimar.

Houve também quem dissesse que Renato nem é mau treinador, ele simplesmente não é treinador. Eu não esqueço. Se dependesse dessa gente o Renato não estaria no Olímpico hoje, fazendo o Grêmio renascer no campeonato depois da gestão nefasta da dupla Meira/Silas.

Ainda tenho calafrios com algumas decisões do Renato, mas me conforta saber que ele mantém três jogadores de boa marcação no meio de campo, liberando mais o Douglas.

É claro que o gol aos 45 segundos ajudou. A defesa se atrapalhou, Jonas tocou para André Lima fazer 1 a 0.

O segundo gol foi uma pintura. Uma jogada trabalhada como há muito não via. Um corta-luz genial do André Lima e o gol com bola colocada no canto direito pelo Jonas.

O terceiro gol também foi muito bonito. Lúcio lançou, Jonas dominou no peito e, mais uma vez de esquerda, matou o goleiro.

No segundo tempo, o Grêmio diminuiu o ritmo. O Prudente poderia ter descontado. No final, Jonas marcou de Pênalti, sofrido por ele mesmo. Logo em seguida, ele reviveu o Jonas do passado ao perder um daqueles gols feitos após driblar o goleiro.

Em resumo, o Grêmio mudou. A gente vê que cada jogador atua com mais confiança, acreditando mais em si.

E aí está a mão do treinador.

11 comentários:

  1. HEHEEH q torcida "VALENTE" heheheh, quando perdem passam semanas chorando e sem comentar, ganham do ex-Barueri e SAEM EM CARREATA E JÁ POSTAM COMENTÁRIOS NOVOS, HEHEHEHEHEH

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, e o que dizer então de torcedores que comentam sobre o time dos outros escondidos no anonimato? Pra mim esse é o tipo mais puro de recalque, que ainda persegue aqueles que passaram (e passam) a vida toda torcendo prum timinho sem camisa e rabudo que veste cor de morango.

    No mais, dá-lhe Grêmio Ilgo! E dá-lhe Renatão!

    Te cuida colorido!

    ResponderExcluir
  3. È bom esse time do Ceará hein Anônimo?

    ResponderExcluir
  4. Ilgo!

    Vamos aos fatos!

    Como já disse inúmeras vezes, PORTALUPPI não era o técnico para o momento do Grêmio, temia que ele se queimasse de uma forma grandiosa, mas pelo contrário, sua demonstração de maturidade tática e técnica é que demonstra grandiosidade.

    O que colabora para o crescimento do Grêmio, ao meu ver, é a ausência de alguns (Ferdinando, Souza, Leandro, que infelizmente voltou ontem).

    Outros aspectos, como o fortalecimento do lado esquerdo com a utilização do Lúcio no meio pela esquerda, ainda mais com o comprometimento que o Lúcio tem com o time, marca, arma, é guerreiro, vem ajudando e muito nesta recuperação gloriosa na tabela.

    Ah! Jonas, não precisa nem falar, sempre foi um cara determinado, foi muito queimado em 2008, quando colocaram a culpa pela desclassificação do Gauchão nele, foi emprestado (leia-se corrido) para a Portuguesa e voltou como pesa chave no ano passado, mesmo sendo preterido em alguns momentos pelo Alex Mineiro e pelo argentino que agora está no Bota que eu não lembro o nome.

    Com os gols de Jonas, e atuações boas de Douglas, Lucio, Gabriel e os guris no meio, o Grêmio vai subindo.

    Espero que o ODONE saiba reconhecer isso e mantenha o Renato, por menos, muito menos, outros técnicos foram mantidos em seus cargos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, o Renato merece ser festejado só por tirar o time do rebaixamento, ameaça que agora não existe mais.
    O que ele conseguir agora é lucro.
    Continuo dizendo que vaga na Libertadores é impossível (não posso dizer o contrário agora porque sou pé frio).

    ResponderExcluir
  6. Eu só acredito vendo caneco na prateleira. Mas que os da Beira d´água estão desesperados não resta dúvida. Minha CX postal só tem recebido e-mail AZUL. Aparentemente o PRAZO DE VALIDADE VENCEU. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. chico izidro, eese nomes de veado que tu inventa HUPÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  8. Não podemos esquecer que o Grêmio não tem enfrentado o pessoal da ponta. Dos 7 times que estão a nossa frente, temos que enfrentar 6. Apenas 2 fora de casa, flu e santux. Temos grenal, cruzeiro, bota, cap em casa. Os confrontos diretos podem ser bons, mas são muito difíceis.
    Mostra a tua cara, roedor maldito.

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHA desesperados? HUÁ HUÁ HUÁ, bah, huá huá huá
    P.S. É mesmo, que tédio ter "APENAS" o MUNDIAL pela frente, HUÁ HUÁ HUÁ.
    P.S. Parabéns, por aprenderem seu devido lugar,contentando-se por "aproximar-se" na tabela, HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  10. Realmente, o Inter tem mania de ganhar de uns timinhos q ninguem conhece. Tem um que já é velho conhecido da SEGUNDOA de onde sái ou com sofrimento ou com AJUDA DE VIRADA DE MESA, ou com os doia, e ACABA SEMPRE SENTINDO MEDO DE VOLTAR DE NOVO.
    Droga, como é mesmo o nome desse tie??? Bom, sei que são umas vinte vitórias a mais nos ocnfrotnos com eles. Mas que adianta, afinal, É TIMINHO, NEH?
    HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir