quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Gre-Nal e os treinos secretos

Sempre fui contra treinos secretos. Alguns treinadores que não tem nada para mostrar banalizaram o treino secreto. Uma forma de evitar que os repórteres mais atentos descobrissem que ele, o treinador, na verdade não sabia o que fazer nos treinos, a não ser o trivial do trivial.

É claro que um treino com portões fechados à imprensa e à torcida em determinados jogos é aceitável. Não vejo nada de mal nisso.

Numa semana Gre-Nal, por exemplo, seria natural um treino secreto para acertar alguns detalhes, treinar algum tipo de jogada, embora eu acredite que na maioria das vezes isso nada resolve.

Neste domingo, além de um grande jogo, com os dois times empolgados e interessados na vitória não apenas por ser um clássico, mas porque o resultado pode afetar o objetivo de cada um no Brasileiro, inclusive com reflexos na Libertadores/2011, teremos o confronto entre um treinador adepto do treino secreto e outro que não está nem aí pra essa bobagem consagrada por técnicos como Mano Menezes e outros menos votados.

Como eu sou um ser contraditório, até acho que o Renato Portaluppi poderia quebrar essa rotina de franquear os treinos a todos e fechar os portões na sexta-feira, ou no sábado, para treinar alguma jogadinha em cobranças de falta, de escanteio.

Afinal, num jogo tão equilibrado como se prevê, a vitória, ou a derrota, pode ocorrer num detalhe. Felipão é mestre em cuidar dos detalhes.

Outro que é cuidadoso e que valoriza os detalhes é o técnico Tite, que assume o Corinthians em meio a uma crise interna que resultou na queda de Adilson. Torço pelo Tite.

Mas vou torcer muito pelo sucesso de Renato no clássico, até para calar de vez a boca de alguns analistas esportivos que esbravejam nos microfones que Renato era um mau treinador – isso sem ter acompanhado seu trabalho de perto -, e mais, que nem treinador seria.

Agora, com sua tese esmagada a cada vitória do Grêmio, esses comentaristas, sem humildade para reconhecer seu erro de avaliação, insistem em repetir que a sorte acompanha Renato, que ele é um iluminado, tem estrela. Com isso, sonegam o mais importante: que Renato é mesmo um bom treinador. E ainda por cima com estrela, como se está vendo.

Renato pode cometer seus erros, sem dúvida. Mas o que ele já conseguiu no Grêmio prova que estamos diante de um treinador em condições de figurar em breve entre os melhores do futebol brasileiro.

5 comentários:

  1. Não te colocas ao lado dos que achavam q Renato não era técnico pro Grêmio? Humm, então algum clone teu escreveu por ti no teu próprio blog, hehe.
    O Juca Kfouri é mesmo o melhor cronista esportivo do Brasil.Se ele disse (conforme o chico diz no teu post anterior), que ele disse q o Cruzeiro foi CRIMINOSAMENTE roubado, diz a verdade. E, só Juca (ops, no caso só Chico, hehe) pra achar q eh por emdo do Grêmio. Ora bolas, q tá dispuatnd a ponta com o Cruzeiro são Flu e Curitnhinas. O Juca é Curinthiano, todo mundo sabe, então ele faz isso pra ter moral quando for defender seu time. Procura ser justo, coisa que muitos aqui na terrinha não sabem ou não ocnseguem ou tudo isso junto.
    P.S. Tipo o blogueiro q diz q o Inter q eh arrogante e não o Grêmio. HEHEHE
    Encheram o Saco menosprezando a Sul-Americana porque não dava vaga na Libertadores, então não valia nada. Ora, agora q vale, caíram fora na primeira fase, e têm de "SECAR (hehe, BEM FEITO)" os braisleiros na mesma Sul-Americana.
    Bem feito, tomara q percam a vaga JUSTAMENTE pro campeao da Sul-Americana. HEHEHE

    ResponderExcluir
  2. enfrentar no Mundial de Clubes dois técnicos que O Inter tem seu caminho asfaltado para chegar ao título mundial. Dois técnicos que conhecem bem o Inter já estão fora do caminho.
    Tite foi para o Corinthians. Já o Fossati, treinador do Al Shabab, foi eliminado da Liga dos Campeões da Ásia e não irá mais a Abu Dhabi.
    Até acho que não fariam grande diferença, mas seria uma pedrinha no sapato.

    ResponderExcluir
  3. Simon no gre-nal, Ilgo. Agora foi demais! Até quando o Noveletto vai ser presidente da FGF?

    Pelo amor de deus, to alertando, se o Simom roubar, de novo, contra o Gremio, ele nao sei incolume do olímpico.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Carvalho disse que o Simon prejudicou o Novo Hamburgo contra o Grêmio, no Olímpico, ao não anotar duas penalidades, na final do primeiro turno do Ruralito 2010.

    Bom, seria demais né, ele que já tenta ferrar o Grêmio em TODOS os Grenais ainda marcar DOIS penaltis para o Nóia, dentro do Olímpico.

    Simon é malandro mas não é maluco.

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. O Juca Kfouri procura ser justo? Ah tá...
    Então procure a resenha dele sobre Corinthians 0 x 1 Grêmio, no blog que está indicado aqui no Boteco.

    Nesse jogo a arbitragem estava engraçada, de tão ridiculamente caseira e corintiana. E o Juca Chaves foi o único jornalista do centro do País que viu falta no penalti que seria perdido depois pelo Iarley.

    Abs.
    Fábio Rübenich

    ResponderExcluir