sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O zumbi e a esperança

Quem já perdeu a esperança, já não sonha, nem tem projetos, mesmo mirabolantes, é como um zumbi desorientado na noite mais escura.

Já me senti um zumbi muitas vezes.

Então, pra me sentir mais vivo, invento coisas pra me distrair, me divertir, desabafar, pra participar de alguma forma, como este boteco, como a cerveja...

O fato é que os últimos anos têm sido sufocantes, massacrantes.

No futebol, a primeira década do século consegue ser até pior de enfrentar do que a de 70. O Inter empilhou títulos gaúchos, ganhou três brasileiros, um de forma invicta.

Eu era jovem, sofria, mas podia agüentar. Meu ingresso no jornalismo esportivo, fazendo setor do Inter no distante 1978, tornou a dor mais suportável.

Hoje, as conquistas do Inter quase não me abalam. Quem sobreviveu a 1970 está curtido. Tudo se torna mais leve.

Mas quando junto ao sucesso do Inter vem a instabilidade do Grêmio, com alternâncias no poder sem que haja um projeto de médio e longo prazos, tudo se torna mais difícil.

Agora, o fardo fica insuportável quando se é obrigado a carregar um sapo barbudo, como dizia o grande e saudoso Leonel de Moura Brizola.

Já são oito anos. Oito anos. Escrevi muito tempo atrás que estamos diante do exterminador do futuro. A floresta amazônica, ou o que resta dela, é avalista desta afirmação.

Mas é aí que eu me abraço na esperança.

As pesquisas, depois de manipularem para soterrar a esperança ainda no primeiro turno, agora são obrigadas a registrar o crescimento da candidatura que pode restaurar a moralidade e bloquear o avanço de ideias nada democráticas como a ‘vigilância’ sobre o trabalho da imprensa.

A esperança nos faz acreditar no impossível. Gosto daquela frase: ele não sabia que era impossível e foi lá e fez. É mais ou menos isso.

Parece impossível, mas quem sabe não teremos uma surpresa? Sei que já tem gente desesperada por aí.

É também a esperança que motiva Renato Portaluppi a seguir acreditando na vaga da Libertadores. Conheço muitos gremistas que pensam da mesma maneira.

Tenho um vizinho que sempre que me vê repete:

- o Grêmio vai ser campeão!

E o pior é que ele acredita nisso mesmo.

Gostaria de ter essa fé. Gostaria de não ser tão racional. Gostaria de ser como aqueles mineiros chilenos.

Gostaria de acreditar na conquista da vaga na Libertadores.

Gostaria de ter mais confiança na vitória de Serra.

Mas o que me resta é mesmo apenas a esperança.

Não fosse ela, eu já teria me transformado num zumbi.

17 comentários:

  1. não gostas das pesquisas, ora, basta fazer como NÓS AQUI NO PARANÁ: CENSURAMOS, HEHEHEHEH
    Nós censuramos e depois a veja, a globo, a falha de SP e o estadinho dizem que quem censura é o PT.
    HEHEHE gela, hein?
    Por isso tu és dos nososs, NA MAIOR CARA DE PAU, NO MAIOR CINISMO....HEHEHEHE

    ResponderExcluir
  2. Mensalão cria nossa? Não existiu na história desse país um mensalão de proporções semelhantes ao do pt! Ah, mas para os comunas isso não importa não é mesmo? E daí se pagarem para aprovar projetos, o dinheiro NÃO SAI do bolso de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Ilgo, também não acredito que o Grêmio chegue à libertadores. Sigo torcendo do mesmo jeito. Também acho que o inter não será campeão. Esse brasileiro cheira a cruzeiro ou santos.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, ainda aposto no Corinthians, forte politicamente e agora com Tite de treinador.

    Outra coisa: ignore o Roedor Maldito. Ele rebate as falcatruas federais com falcatruas estaduais. Quer dizer, não defende seus ídolos. Sabe que não tem defesa. E aí ataca as falcatruas daqui, como se isso inocentasse a turminha dele. É a honestidade e a ética da conveniência e do oportunismo.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Tudo depedende do confronto com o Cruzeiro. Passando abre o caminho.
    Na politica a tática dos PETRALHAS é gritar e espernear. Uma mulher simples acabou com a FAMA do LULLA imbatível. Marina a EXterminadora de PETRALHAS.

    ResponderExcluir
  6. HAAHAH Claroq nã otens conmhecimento O filhotinho d ereaça, pois a tua revista INveja e a falaha de sp e o estadinho NUNCA DENUNCIARAM NADA CONTRA VCS CAMBADA DE PATIFES.
    P vcs acusações só valem quando tem videos q nem o DEM lá em Brasília, fazendo rezinha e tudo, isso teu papi não acha um horror.
    MENSALÃO É COISA D VCS SIM, OU ROBERTO JEFFERSON não é farinha do saco de vcs há quinhentos anos?
    MENSALÃO MINEIRO DO TEU PSDB, TO TEU AECINHO

    ResponderExcluir
  7. já tu ÑÃO DENCIAS AS FALCATRUAS DAQUI, NÃO É BLOGUERIO HAHAHAH
    P.S. E mais não esqueças q es acusado de querer ganahr dinheiro as custas da "paixão" por teu clube. Então ÉS OPORTUNISTA PQ ACUSOU É FATO, NÃO É ESSE TEU LEMA? ENTÃO AGUENTA.

    ResponderExcluir
  8. Bah, eu queria tanto estar no lugar do serra, hehehehe, é, sria melhor hahaha. é eu tô desesperada HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  9. Escorpião Carrancudo16 de outubro de 2010 às 14:18

    Mas bah, Dilma, e eu que queria estar no SEXTO LUGAR DO BRASILEIRÃO HUÁ HUÁ HUÁ.
    Mas chuf, chuif, não posso "TENHO" q disputar um aporcariazinha dum MUNDIAL. HUÁ HUÁ HUÁ
    Isso é pq não osmos "ESPERTOS" q nem o Ilgo e o Izidro, HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  10. 15 de outubro de 2010 23:27

    Ator José de Abreu causa polêmica no Twitter com duras críticas a Serra
    O ator José de Abreu causou furor no Twitter, nesta sexta-feira à noite, com uma participação explosiva na Twitcam. Ele defendeu publicamente seu voto em Dilma Rousseff (PT) e fez diversas críticas à candidatura do tucano José Serra, a quem chamou de “fascista”. A transmissão durou mais de duas horas (terminou às 23h29) e chegou a reunir mais de dez mil pessoas.

    Em seu perfil no Twitter, José de Abreu se diz “por um governo voltado aos menos favorecidos, Dilma é Lula, Lula é Dilma.”

    Logo no início da transmissão, José de Abreu se justificou dizendo que, pelo contrato que tem com a Globo, não pode aparecer na TV fazendo campanha política. “Mas eu não estou na TV, estou no Twitter.”

    O ator ironizou a escolha do PSDB de apontar Serra, e não Aécio Neves, como o candidato à Presidência. “Se fosse o Aécio, teríamos um problema”, disse, dando a entender que a vitória de Dilma seria mais difícil. “Valeu a pena o Serra chorar no colo do Aécio e ficar com essa. Mas, realmente, historicamente seria mais interessante uma disputa entre Dilma e Aécio, Lula e Aécio... já o Serra... bom, como disse o Ciro Gomes, Serra na campanha é certeza de baixaria.”

    José de Abreu, que tomava uma cerveja durante a transmissão, concentrou suas críticas no vice da chapa de Serra, o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ). O ator disse que “Serra tem problema no pâncreas e, por isso, não come em público e toma água o tempo inteiro. Já imaginou se ele morre? Para morrer, basta estar vivo. E aí assume o Indio.”

    Pouco antes ele já havia dito: “Esse Índio da Costa é um... vocês acham que o Brasil merece um vice-presidente como o Indio? É uma sacanagem do Serra com o DEM. A gente achava que era sacanagem do Rodrigo Maia com o Serra, mas na verdade foi sacanagem do Serra com o DEM (a escolha de Indio). E depois falam que vice não serve pra nada.”

    José de Abreu definiu Indio da Costa como “surfista do Rio”. E afirmou que, quando Índio foi perguntado em entrevista se já usara drogas, “ele se calou, ficou quieto.”

    ResponderExcluir
  11. Coleho tu é mesmo muito inteligente, hahahaha
    sabe quem foi que levou uma mulher e uma mulher NEGRA, para o ministério? FOI O LULA.
    Como tu é otário, torce p um time que não te deixava teus avós sedquer passarem na frente do estádio.
    E puxa-saco de um partido que ficou uma eternidade no poder sem NUNCA TER COLOCADO UMA MULHER NEGRA EM MINISTÉRIO ALGUM.
    P.S. Aliás, tu és traíra, isso sim.

    ResponderExcluir
  12. José Pereira de Abreu Júnior – Santa Rita do Passa Quatro – 24/5/46; Abreu, pertenceu à Ação Popular e deu "apoio logístico" à VAR-Palmares, Vanguarda Armada Revolucionária, um grupo de esquerda que combatia com ações armadas o regime militar. Mas contraditoriamente, também participou do movimento hippie, com suas viagens lisérgicas e sua filosofia de paz e amor.

    COMUNISTA E DROGADO. HUÁ HUÁ HUÁ HUÁ HUÁ HUÁ

    Da boca de idiota (dedos) e bunda de nenê só sai caca. A turma do mensalão está desesperada com os números. em Londrina uma bela cidade SERRA TEVE A MAIOR VOTAÇÃO E Marina teve mais votos que a Dilminha Cabo de Guerra no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  13. Vai estudar PAPAGUAIO DE PETISTA.
    Esther de Figueiredo Ferraz (São Paulo, 6 de fevereiro de 1915 — 23 de setembro de 2008) foi uma advogada e professora brasileira, secretária de Estado em São Paulo, e a primeira mulher ministra de Estado no Brasil.
    Foi a primeira mulher a possuir um cargo de ministra no Brasil, ocupando a pasta da Educação no governo do general João Figueiredo, de 24 de agosto de 1982 a 15 de março de 1985.
    Estes papaguaios de petista assim como o Lulla falam falam e não sabem o que falam. Devem acreditar que a mentira repetida vire verdade.

    ResponderExcluir
  14. Benedita da Silva nasceu em 1942 no cidade do Rio de Janeiro, e viveu, durante 57 anos, no Morro do Chapéu Mangueira no Leme.

    Deixou o Governo sob polêmica após usar recursos públicos em um evento religioso na Argentina. Devolveu o valor das diárias e das passagens após o caso ser divulgado pela imprensa.

    IMPRENSA LIVRE DERRUBA MINISTRO SAFADO.

    ResponderExcluir
  15. “Nunca na história desse Pais" um presidente mentiu tanto...

    LULA O HOMEM DE 1 TRILHÃO DE REAIS

    Este é o preço a pagar pelos 8 anos do Governo LULA.

    Quando LULA assumiu o Governo, a dívida pública do Brasil era de 647 Bilhões de reais.

    Ao final do Governo LULA serão 1 TRILHÃO e 700 Bilhões de reais.

    Em 8 anos de governo LULA, a dívida pública aumentou em mais de 1 TRILHÃO.

    LULA mentiu quando falou que pagou a dívida externa, que atualmente está 238 Bilhões.

    O que LULA pagou, foi uma parcela remanescente de 2004 com o FMI no valor de 5 Bilhões de Dolares.

    Para se promover no exterior, LULA emprestou 10 Bilhões de Dolares ao FMI em 2009.

    As despesas com o gabinente da presidência subiram 712% entre 2003 e 2009.

    LULA nomeou 168 MIL companheiros para cargos de comissão no seu Governo.

    O Governo LULA foi o Governo que mais gastou em publicidade na história do Brasil.

    Foram gastos 56 BILHÕES entre 2003 e 2009 com propagandas com o slogan BRASIL PARA TODOS.

    Segundo a FIESP, aproximadamente 26% da arrecadação bruta do país estará comprometida com o pagamento de juros (SELIC) para rolagem desta dívida.

    ResponderExcluir
  16. Ilgo,
    Só p/ confirmar competência da direção, Gremio B perdeu hoje em Eldorado de 1x0 p/ São José e ficou em 6º no grupo ou seja em último e só conseguiu a classificação mela última vaga do melhor último colocado dos 3 grupos de 6, isso porque o Rio Pardense conseguiu empatar em casa porque se vencesse ele classificaria e gremio estaria fora entre 18 times onde 16 classificam estaria em 17º, se isso não é uma vergonha e incopetência não sei mais nada.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por NÃO TER UMA ACUSÇA~OOCM NOME, SÓ DE ANÔNIMOS COVARDES.

    ResponderExcluir