quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Simon, o retorno

Carlos Simon tem uma trajetória vitoriosa como juiz de futebol. Teve grandes atuações ao longo da carreira. Poucos árbitros atingiram o nível dele no futebol sul-americano. Merece respeito.

Agora, se em todos esses anos ele acumulou arbitragens exemplares, também é verdade que foi o juiz, pelo menos entre os maiores, que mais erros grosseiros cometeu e que até hoje repercutem. E não apenas aqui no RS.

Como a bronca é com sua indicação - chamar o que acontece na comissão de arbitragem de sorteio é brincadeira de mau gosto - para apitar o Gre-Nal, limito-me a dois erros absurdos, inexplicáveis até para um juiz substituto da várzea.

Aquela bola recuada por um zagueiro para o goleiro Clemer num Gre-Nal - todo o estádio viu o lance - e ele nada assinalou; e a prorrogação de uma decisão do Gauchão entre Inter e XV de Campo Bom, em que ele não contou os minutos do intervalo em que os dois times trocam de lado.

Nesses dois erros o Inter foi beneficiado.

E é por isso, e talvez por mais alguma coisa, que a torcida gremista quer ver Simon longe dos gre-nais. É uma avalanche de críticas à sua presença no Olímpico.

Agora, a estatística aponta que o Grêmio mais venceu do que perdeu clássicos com Carlos Simon.

Então, pode haver exagero na demonização de Simon.

Respeito Simon como um juiz que construiu uma carreira sólida e vitoriosa.

Mesmo levando isso em conta, ainda assim penso que o favoritismo do Grêmio(que já não era lá essas coisas) diminuiu para o Gre-Nal de domingo.

6 comentários:

  1. O simon sempre complica nos jogos do Grêmio. O fc pode falar o que quiser, quero ver alguém mostrar os lances e provar. É engraçado como tanta gente "isenta" abraça declarações de alguns dirigentes, sem verificar a veracidade.
    Por falar em isento, quem não andam isentos são os jornais da capital. Tanto que o duas letras começou uma campanha de auto promoção, dizendo-se imparcial. O do povão, precavido, havia iniciado campanha parecida antes das eleições, dizendo possuir credibilidade. Lamentável.
    Ilgo, desculpe o barraco nos posts anteriores, mas não aguento gente que ganha cargo público defendendo ideologias. Mesmo que sua ideologia esteja manchada em corrupção e violência.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo,

    eu acho que as intenções de um juiz se mede não apenas por lances capitais, mas pela forma como ele conduz o jogo. Lembra do Edilson, ele declarou que usava o cartão amarelo e as faltas no meio campo para irritar o time que tinha que perder e assim despertar menos suspeitas. Na mínima reclamação já era amarelo. Apenas para refrescar a memória, o juiz de Grêmio e Corinthians esse ano é um ótimo exemplo.

    Não é necessário apitar penalty ou marcar um gol de mão para interferir no resultado. Basta encher uma defesa de cartões amarelos e os atacantes vão ter facilitada a sua vida.

    E é exatamente isso que o Simon faz. Ele irrita o time e a torcida com uma parcialidade revoltante.

    Mesmo assim, eu gostaria de adicionar à lista de erros absurdos do Simon alguns outros. Repare que o Inter foi frequentemente beneficiado pelo Sr. Simon:

    1- O Simon já marcou impedimento de uma cobrança de lateral (se eu não me engano foi em um jogo do River);
    2- O gol do Jonas no Grenal de Erechim do ano passado foi anulado erradamente enquanto o jogo ainda estava 1x1;
    3- Em uma semifinal de Gauchão entre Gloria e Inter em 2004 ele não marcou um penalty escandaloso para o Gloria e inventou um outro penalty absurdo para o Inter (no Oséia se eu não me engano);
    4- Ano passado ele anulou um gol do Palmeiras contra o Fluminense;

    A lista é longa, mas paro por aqui. Desafio alguém a achar um lance capital em que o Simon prejudicou o Inter.

    Abraços,
    Leandro

    ResponderExcluir
  3. Ilgo,

    eu ainda me esqueci de adicionar à lista a provocação feita pelo Simon ao Danrlei antes de um jogo ("vai cuidar do Palinha").

    ResponderExcluir
  4. Olá
    O Gilmar deu um nó e venceu fácil. Este Cristian de cristão não tem nada. É um judas...

    Grêmio
    Busatto; Rodolfo, Saimon, Gerson, Carlos Alexandre; Mateus Magro, Fernando, Pessali (Kappel) e Roberson (Everaldo); Bergson e Wesley (Guilherme).
    Técnico: Cristian de Souza.

    Novo Hamburgo
    Juninho; Raphael (Carlos Augusto), Claudio Luiz, Cris; Cleberson, Willian Paulista, Marcio Hahn, Rodrigo Mendes (Odair) e Edinho; Michel e Juba (Éber).
    Técnico: Gilmar Iser.

    ResponderExcluir
  5. Se a gente procurar vai encontrar mais situações complicadas envolvendo o Simon.
    Essa do Danrlei/Palhinha foi lamentável, baixo nível mesmo.
    Vcs têm razão, um juiz não define as coisas apenas com erros capitais, isso é fato.
    Comparando com o Gaciba, que é o melhor do que ele mas pelo jeito não é bem visto na CBF, Simon supera em erros grosseiros com larga distância. Do Gaciba lembro apenas aquele lance do Gre-Nal, gol do RG.

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADO BLOGUEIRO, és no futbeol igual és política:
    "O QUE É BOM A GENTE FATURA O QUE É RUIM A GENTE ESCONDE" HEHEHE.
    Valeuzãooooo, blogueiro.
    "Todo estádio viu o q só Simon não viu".
    Mas quando "todo estádio" viu e SÓ EU NÃO VI, o Ronaldinho ABRAÇAR A BOLA (num Gre-Nal em q teu time estava amassado e encolhido na defesa o tempo todo)NO MEIO-CAMPO e conduzí-la por uns 2o metros até dominar com o pé.
    OBRIGADO POR FAZER Q NEM FAZES NA POLÍTICA, HEHEHE,S IM, TU ÉS DOS MEUS (aposto q o rafinha tá orgulhoso de ti)HEHE.

    ResponderExcluir