sábado, 8 de janeiro de 2011

Os Assis Moreira: a história se repete como farsa

Eu cheguei a escrever que o Grêmio anunciaria RG até o dia de Natal.

Errei. Confiei numa fonte absolutamente correta e honesta.

O problema é que essa fonte confiou em Assis...

Confiou na palavra de Assis.

Dez anos depois, a história se repete.

A história acontece como tragédia, e se repete como farsa.

Assis é o empresário de década. Faz o seu irmão render muito dinheiro, muito mais do que qualquer outro. Para isso, pisoteia a ética, os bons princípios. Sentimentos como gratidão e amizade não integram o jeito Assis de negociar.

Assis quer mais, sempre mais. E o resto que se dane.

Paulo Odone anunciou que o Grêmio saiu do leilão. O Grêmio foi instrumento para Assis
atrair outros interessados.

O David escreveu em seu blog há pouco que Assis culpa o Milan.

Se na coletiva foi anunciado que o Milan liberava RG e Assis estava livre para negociá-lo, o que diabos tem o Milan a ver com o destino do jogador?

Ao meio-dia, o dirigente italiano que não tinha mais nada a ver com a coisa acertava tudo com a presidente do Flamengo. Molharam a mão dele?

O Milan é a saída que Assis encontrou para dar outro balão no Grêmio na esperança de não sair de novo como vilão.

A culpa é do Milan. Mas como do Milan?

Assis só pensa em dinheiro. Só não sei se tem capacidade intelectual para articular essa trama sozinho.

E Ronaldinho? Ele não tem vontade própria?

Bastaria fincar pé e dizer que prefere voltar ao clube o que formou e que lhe deu toda as condições de se desenvolver no futebol.

Uma gratidão a esse clube. Gratidão inflada com muita grana.

Falta ainda a palavra final de RG.

Fico no aguardo, mas já sei que a voz continua sendo do ventriloco, e que RG não passa de um boneco no colo de seu irmão/empresário.

Será que, finalmente, RG vai falar com a sua própria?

Que diga sim ao Flamengo, mas que seja pela sua vontade, não pela de Assis.

SAIDEIRA

Ouvi uns dois ou três foguetes no meio da tarde. Os colorados estão eufóricos. E com razão. Fosse o contrário, a torcida gremista tomaria a Goethe e a Cidade Baixa.

Vibram os secadores, de dentro e de fora do Grêmio.

FECHANDO A CONTA

Muitos anos atrás, ainda na redação do CP, fiz uma previsão, baseado no golpe que outro jogador famoso aqui no RS havia levado de seu irmão mais velho:

O Assis ainda vai tomar o dinheiro de RG.

Eu esperava que o Assis tivesse ao menos a hombridade de assumir: nós preferimos o Flamengo.

Simples.

GORJETA

Ficou claro, ao menos pra mim, que RG não quer trocar mesmo a vida de baladeiro pela de jogador de futebol sério e aplicado.

A não ser que ele me surpreenda mais uma vez e diga que prefere o Grêmio, que só joga no Grêmio. Nem que seja como Pelé disse, de graça.

Se ele fizer isso, será recebido como um Deus no Olímpico.

Caso contrário, será desprezado e odiado pelos gremistas até o fim dos tempos, ou até que apareça outro dirigente bem intencionado, como Duda Kroeff, para abrir as portas do clube para os Assis Moreira.

Definitivamente, Ronaldinho Gaúcho e Assis não se importam com o ódio de alguns milhões de torcedores, nem se preocupam em ficar bem em sua aldeia.

Como já disse alguém, agora o Brasil inteiro sabe quem são eles.

22 comentários:

  1. Pra mim essa traição foi pior que a primeira. A primeira ele era um moleque, tinha o por que de reclamar. Agora nao, já tá com 30 anos, com a vida ganha e tinha prometido o Gremio que voltaria. Ou melhor, o irmão tinha. E o pior, já tinha feito uma trairagem, não faria duas. Não faria.

    O que me preocupa sincertamente é se o Gremio perdeu tempo nas contratações. O Coates que era dado como certo, não vem mais agora. Precisamos mais do que nunca de um terceiro homem de meio. É urgente. Espero que os outros dois diretores executivos estejam com nomes engatilhados.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus!!!!! Pagar 20 milhões de reais ao ano, pelo Ronaldinho de 1999 a 2005 e receber o Ronaldinho de 2006 a 2010 seria o cúmulo do mau negócio. Se esse cara não voltar a jogar futebol competitivo e não for convocado pra seleção brasileira ( acho difícil, com a volta do PH Ganso ),o marketing se acaba em 1 a 2 anos e o contrato bilionário deverá durar 4 anos. E se esse ex atleta se lesina e fica no chinelinho do DP? E se a Traficc quebra? Enquanto isso, o Flamengo não tem CT, não tem estádio próprio e nem tem time de futebol. Mas ue os colorados respiraram melhor, respiraram. Porque se lembram dos Grenais onde o Ronaldinho de 1999 a 2000 jogava muito.

    ResponderExcluir
  3. http://twitter.com/marcoguerrars O traira ja começou a sofrer. Pelo visto Floripa nao vai dar de mora como havia planejado.

    ResponderExcluir
  4. Este filho da puta e familia vai ter o que merece.
    E eu falo de sangue doce porque era contra a vinda do ordinário para o Grêmio.

    ResponderExcluir
  5. Esse povo é muito mau carater mesmo, a sociedade não pode aceitar isso! quem eles pensam que são para brincar com sentimentos de milhoes de pessoas( não so torcida do gremio mas dos outros times tambem, inclusive do flamengo, alias do brasil inteiro que foi feito de trouxa por esse estupidos), em minha opiniao a torcida gremista e palmeirense devem fazer uma pressao enorme nestes individuos para tornar a vida deles um inferno no Brasil como merecem. Não gosto de violencia mas me revolto com esses marginais semi analfabetos por opção que tem um talento desimportante para o que é essencial na vida: o básico, então pensam que são reis.
    OUVI FALAR QUE O GREMIO PODE PROCESSAR A TURMA DO ASSIS, NAO SEI SE ISSO É POSSIVEL MAS SE FOR DESEJO QUE O GREMIO ENTRE FUNSO NISSO, NAO DARA PARA RETOMAR O QUE ELES NOS ROUBARAM( CERCA DE 80 MILHÕES)MAS JA ALIVIA UM POUCO E LIMPA DE VEZ A DIGINIDADE DESSE BELO CLUBE.
    POR FAVOR NÃO ACEITEMOS MAIS ISSO , ABAIXO A CORRUPÇÃO, MALaNDRAGEM E DESRESPEITO QUE EXISTE NESTE PAÍS, ronaldinho carioca ou R171 E SEU IRMÃO SÃO O REFLEXO DESSE BRASIL!!!
    Obs: Não sou gaucho, sou um nortista que um dia que nem lembro quando foi assistiu um jogo do Gremio e se indentificou, depois conheceu o mais o Rio Grande do Sul e percebeu que apesar da forte influencia cultural do restate do país atraves das midias e fluxo de pessoas esse estado preserva é o unico que preserva suas tradições e tem condições de algum dia formar um sociedade que preste. Gosto do Rio Grande do sul...

    ResponderExcluir
  6. A MELHOR DEFINIÇÃO SOBRE RG OUVI HOJE DE NELSON OLMEDO: RG É UM HOMEM DE 30 ANOS RETARDADO MENTAL. NAO TEM VONTADE PRÓRPIA É UMA MARIONETE, UM FANTOCHE DO A$$i$.

    Li QUE A FAMIGLIA MOREIRA ESTÁ SE MUDANDO PARA FLORIPA!
    LI NUM BLOG QUE ...A$$i$ TEMPOS ATRAS TENTOU PASSAR A PERNA NO DONO DA CHURRASCARIA FOGO DE CHAO, POIS A BOATE DOS MOREIRAS NAO TEM LICENÇA DA PMPA, UMA VEZ QUE NAO TEM ESTACIONAMENTO!

    ResponderExcluir
  7. Depois dessa, só fugindo do estado mesmo.
    Lamentável. Só tem uma coisa que gostaria de acrescentar: acho que essa condução de carreira do rg beira a burrice. Claro que se ganhou muita grana, mas deixar escapar a oportunidade de ficar marcado na história de um clube, ganhando muito mais dinheiro com isso no futuro, sendo lembrado e citado para sempre como nome certo em escalações de melhores da história do clube, fora calçada da fama, eventos, prestígio, ações de marketing (depois, bem depois de se aposentar)... trocar tudo que se pode ter por dinheiro, agora, nesse momento...
    Mal comparando, a direção só fez esforço redobrado para manter o Renato, pagando salário bem alto, por ser o Renato. A vida dá voltas e o rg ainda tem muito a faturar. Espero ter deixado claro meu pensamento.

    ResponderExcluir
  8. O que tem de história de pequenos trambiques da família é impressionante. alguns estão na justiça.
    qto mais dinheiro...

    ResponderExcluir
  9. Não sei porque tanta lamentação. O cara não tem personalidade, nem dentro de campo. Nunca foi jogador de decisão. Na final contra o Arsenal quem fez o gol foi o Belleti. E essa desculpa do Milan também não serve. Era só assinar um pré-contrato (experiência eles têm) e vir em junho. Foi melhor assim. Vermes estragam o time.

    ResponderExcluir
  10. Quando vai sair a cerveja TRAÍRA, Ilgo? Essa eu compro.

    ResponderExcluir
  11. Ilgo; agora como já falou o Odone e sempre falo é fazer uma limonada ou uma caipirinha. Resta limpar o fogão após ferver o leite.
    Um clube que praticamente só vive de papel e com 1001 grupos onde seu grande ídolo (Zico) é chamado de ladrão esperar o que? Sob o desmando de Luxa em 2 meses a casa cai.
    Sou mais investir no Pessalli e no Émerson que hoje não jogou bem. Outro que deve vir é o Sebastián Coates Nion. Mesmo com 1,96 de altura aparenta ter mobilidade. Se o Odone for vivo coloca o Emerson Rosa em campo e pode buscar um dos melhores da europa para o meio campo mesmo que por pouco tempo. Falo do Clarence Clyde Seedorf. Este sim mesmo com a idade joga e bota o time para jogar.

    ResponderExcluir
  12. Um dos melhores e mais confiantes jogadores deve ter aprendido a lição. Me refiro ao paranaense Tiago Machowski. Depois do frango tem de ser macho para segurar as brincadeiras. Émerson virou o fura redes.
    Clarence

    ResponderExcluir
  13. Francisco Coelho, tu que acompanha a base, o que tu me diz desse Weverson, camisa 11 do time da Copinha? Está jogando muito bola nesse torneio.

    ResponderExcluir
  14. EU AVISEI, EU FALEI, mas ninguém deu bola... é com esse tipo de gente que o grêmio iria se envolver... cachorro que morde a mão do dono... sabe o jeito, só matando...
    Bueno, ele não vem, e nós seguiremos com o nosso EXCELENTE PLANTEL, rumo ao tri da américa!

    ResponderExcluir
  15. UfA.Estava deixando de lado a coerência e perdoando em nome do Grêmio.Posso manter todos os meus comentários e opiniões dos últimos anos.sim,pagamos um mico(não é do Congo),mas escapamos ...até não sei a palavra certa...de algo muito fedido.traíra não e nome para a tua nobre e admirável cerveja,mas sim para desinfetante,

    ResponderExcluir
  16. Vai uma sugestão para tua nova cerveja.
    "DOUBLE SEGUNDONA" OU quem sabe "2XSEGUNDONA"
    Seria mais uma justa homenagem ao Gremio.
    Que tal? Gostou?
    Abraço
    Loni

    ResponderExcluir
  17. Traíra: estou pensando se lanço ou não. se tiver uma boa ideia pra rotulo, quem sabe?

    Double Segundona: nada se compara a ser eliminado da disputa de um título mundial por um timeco africano. nada se compara.
    ainda mais nesse mundo globalizado. o vexame colorado chegou até Marte.
    a segundona é pra consumo interno.

    ResponderExcluir
  18. Acho que Gremio tem jogador da base no grupo principal que não teve chances com Renato e não valorizam como deveriam, mas não sei como que tem times da Europa de olho nele e talvez levem ele nessa janela, preferem apostar em jogadores desconhecidos e com currículos pífios.
    Isso que é política de aproveitamento da base, imagina se não tivesse.
    Abraço.
    Alex Silva

    ResponderExcluir
  19. nessa tu tens razão, blogueiro, os vexames do Inter são SEMPRE maiores q o do teu Grêmio por um motivo muito simples, basta fazer a seguinte comparação: Macedo, por exemplo, lembra dele? Pois é, é um dos milhares de jogadores NO MUNDO que acerta com um time e não cumpre, acaba em outro por uns pilas a mais. No caso a vítima foi o meu COLORADO!
    E porque não repercutiu q nem o RG? HAHAH, ÓBVIO. Macedo era um em hum milhão e RG é RG.
    Da mesma forma, tens razão, SEGUNDONA DO TEU Grêmio não estarrece o mundo. É NORMAL. É REINCIDENTE EM CAIR, HEHE
    Já o Inter ser eliminado por uma equipe Africana, isso sim é uma coisa q repercute no mundo inteiro. Asism como quando a Seleção Olímpica (com RG NO AUGE) foi eliminada por CAMARÕES, com um ou 2 jogadores a menos em campo.
    No mais é o de SEMPRE. Se o Grêmio ganha, se conquista algo, é O MAIOR ACONTECIMENTO DA HISTÓRIA, mas se perde, se paga MICO, ora, aí não foi nada, não era importante, NÃO QUERÍAMOS MESMO, HAHAHAHA
    P.S. Izidro, tu sempre ahcas q ser a maior torcida é o máximo, bem, então tá certo o RG, foi pro clube de maior torcida, neh?
    Eu, como torço pro meu CLUBE pq gosto de torcer pro MEU CLUBE, não dependo de epsquisa de ibope p saber p quem devo torcer.

    ResponderExcluir
  20. Há 10 anos, na primeira vez que Assis roubou do Grêmio, perdi a vontade de ir ao estádio. Entendi que futebol era diheiro, não tinha mais "amor à camiseta", porque então ficar torcendo por uns merdas? Agora vi que isso se resume à poucos (ASSIS / RONALDINHO). Ressurgiu meu amor pelo estádio, ver o time jogar e gritar alto. Pelé tem razão.

    ResponderExcluir
  21. Leonardo M. T.; Weverson Leandro Oliveira Moura foi destaque no time de Sergipe na abertura da copinha passada jogando contra o Grêmio e o Grêmio foi buscar. Bom jogador.

    ResponderExcluir
  22. Gremistas de todos os lugares:
    Quando começar "plano de marketing" do Flamengo, não comprem produtos anunciados por Ronaldo Moreira. Seja o que for. Vamos fazer os A$$i$ sentirem dor onde eles são mais sensíveis: no bolso.

    ResponderExcluir