segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Quando a torcida joga contra

Se com a torcida a favor já é difícil, o que dizer com a torcida contra.

O torcedor é o único que realmente é movido à paixão no mundo do futebol, não a dinheiro,a busca de prestígio, notoriedade.

É o torcedor quem movimenta essa engrenagem milionária. Sem receber nada em troca, a não ser a felicidade de ver seu time vencer, conquistar títulos, alegrias que se dissipam facil e rapidamente, porque o espetáculo não pode parar e logo em seguida há outro jogo, outro campeonato, outro objetivo.

O torcedor do Grêmio nesses dias de expectativa e ansiedade tem sido intolerante. Já o do Inter, ainda se recuperando do golpe desferido pelo Mazembe, parece um pouco distante, contemplativo.

O torcedor colorado fica ali, à espreita.

Já o gremista está inquieto, agitado. A alegria pela derrota do Inter redobrou, multiplicou, a esperança de que seu time volte a conquistar um título que ultrapasse a fronteira e a divisa do Rio Grande do Sul.

Por isso, o gremista está nervoso. Quer aproveitar o momento em que o adversário está no canto do ringue, lambendo as feridas e recuperando as energias, para buscar o nocaute: o título da Libertadores.

O problema é que o torcedor, que não é bobo, já percebeu que as coisas não estão indo de acordo com o que esperava. Os reforços não chegam, e quando chegam são inexpressivos, apostas.

Sobra, então, pra quem? Para os jogadores. Jonas sentiu na carne a fúria até então reprimida do torcedor. Foi vaiado, e reagiu.

Gostei da reação de Jonas. Goleador do time em duas temporadas seguidas, Jonas merece mais consideração.

Vaias em início de temporada só atrapalham.

Neste domingo, contra o Canoas, alguns jogadores, jovens que buscam seu espaço, foram vaiados.

Poderia escrever mais umas trinta linhas apenas sobre esse assunto, mas assim como o torcedor, não estou com paciência.

Vaiar gurizada em começo de temporada é coisa de torcedor rabugento, que desconta no atleta a raiva que deveria direcionar para a direção, ou ao seu patrão, colega de trabalho, etc.

Nesse aspecto, a torcida e a direção estão se equiparando: pouco contribuem para o sucesso do clube na Libertadores.

A continuar assim, o modesto Liverpool uruguaio vai parecer o clube inglês.

SAIDEIRA

Bergson foi emprestado a um time coreano, o famoso quem. O guri é uma das promessas do clube. Não entendi esse negócio.

Negócio. Talvez esta seja a explicação: negócio. Nunca se sabe exatamente o que há por trás dos negócios do futebol.

Enquanto a torcida vaia guris (e Bergson já foi vaiado), a direção os manda pra longe.

Repito o que escrevi dia desses: não estou gostando desse começo de ano.

5 comentários:

  1. Até parece que o Odone e o Vicente Martins começaram ontem no futebol. São muitas trapalhadas desnecessárias. Parem de especular negócios grandiosos e trabalhem em silêncio. O começo de 2010 foi muito bom, mas construído em cima de areia fofa ( Gauchão, Silas e Meira ). Em 2011 tá mais difícil, mas o time com o Lúcio e o Douglas voltando a forma física é muito bom. Porém os dois não tem reservas à altura. E nem terão... Quanto ao Bergson, teve várias chances e nunca aproveitou-as. Atacante que não faz gol somente serve para o Internacional. Não satisfeito com o Alecsandro, buscou o Cavenaghi, que fez esplendorosos 5 gols na temporada 2010 e início de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente,

    O sr. Paulo "O DONO"...só fala na arena.
    O sr. Vicente Martins, só está otimista, porque agir que é bom nada.
    DIREÇÃO SE LIGUEM...COMEÇEM A TRABALHAR...
    Porque pode ser que na quinta-feira já seja tarde.

    ResponderExcluir
  3. Meteram a mão no pobre do Canoas hein?? Se fosse o inverso o blogueiro chorão faria uma coluna somente sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  4. O Jonas está saindo. Surpresa do dia.

    ResponderExcluir
  5. Ilgo,
    Bergson está indo p/Clube Samsung Blue Wings um dos 2 maiores time da Korea, sendo que o Kalmar da Suécia e AL WASL dos Emirados estavam tentando contratar o jogador com propostas, p/ um jogador que só você, Francisco Coelho e mais alguns acreditam.
    O próprio Gremio não tinha convicção nele se não teriam oportunizado ele com sequência de jogo, mas se eles mesmos não acreditam o jogador tem que ir mesmo mostrar seu futebol e valor em outro mercado, infelizmente p/ nós todos que ficamos privados de ver mais uma grand epromessa da nossa base sair pq nós ficarmos com o Lins, Gilson etc...

    ResponderExcluir