quinta-feira, 12 de novembro de 2009

As arbitragens e as menininhas

Numa entrevista tempos atrás, o ex-juiz Edílson Pereira de Carvalho (aquele do esquema de apostas e manipulação de resultados) ensinou que não é preciso ‘errar’ em lances capitais para ajudar ou prejudicar um time.

Muitas vezes, para não despertar suspeita, basta cometer pequenos ‘erros’, como inversão de faltas, distribuição de cartões amarelos, etc. Com isso, o juiz consegue minar o ânimo dos jogadores do time que ele quer prejudicar. O jogador fica irritadiço e acaba se excedendo, e vai pra rua mais cedo.

Lembrei disso ontem durante o jogo Palmeiras x Sport. Antes, uma observação, se o Sport jogasse sempre o que jogou no primeiro tempo estaria disputando o título brasileiro; se o Palmeiras jogasse o que jogou, estaria na zona de rebaixamento.

Vamos ao que interessa: o árbitro goiano Elmo Cunha, aos 22 do segundo tempo, expulsou o melhor zagueiro do Sport, e o mais alto, Durval. Até aí, nada de anormal.

Ocorre que minutos antes, um jogador do Sport quase foi operado por um jogador do Palmeiras, ali pelo meio de campo. Era lance para cartão amarelo, que, aliás, o juiz distribuía com facilidade para os pernambucanos. Durval correu para reclamar, e reclamou com veemência, cobrando um amarelo. Ele, Durval, recebeu o amarelo por reclamar com absoluta razão e justiça. Depois, num lance banal, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Lembrei na hora dos ensinamentos do mestre Edílson.

Esse foi o grande ‘erro’ do juiz na partida. O gol reclamado pelos pernambucanos foi legítimo. Granja, o moscão, dava condições para Danilo marcar. O bandeirinha agiu corretamente e salvou o juiz da morte, porque ele seria linchado. O juiz apitou anulando a jogada, mas ao ver que seu auxiliar corria para o centro do campo, recuou. E é um direito dele recuar. Só tem um problema, o goleiro Magrão ficou parado após o apito. Mas era um tiro à queima-roupa, dificilmente poderia defender.

(aliás, que baita goleiro esse Magrão!)

Temos aí, uma contradição? Se aparentemente ele, o juiz, queria ajudar o Palmeiras (a questão da expulsão), por que anular o gol de Danilo? Elementar meu caro Watson, é que o lance do Danilo à primeira vista foi um impedimento grosseiro. Agora, longe de mim duvidar da honra desse juiz. A pressão era grande. E todos somos suscetíveis às pressões.

O fato me remete de novo ao Carlos Simon e sua trágica performance em Flu x Palmeiras.

Simon sempre foi um juiz que deixou o jogo correr. Nunca foi de marcar agarrões nem de zagueiro nem de atacante. No gol de Obina, ele apitou antes do cabeceio, como se isso o absolvesse. Vi e revi a jogada (tem um vídeo em que o Cajuru bate pesado e repete o lance inúmeras vezes).

A falta do zagueiro sobre Obina é flagrante desde que a bola chega ao jogador que cruza. Ele está agarrado no Obina, com seu braço direito ostensivamente no pescoço do atacante. E tudo isso de frente para o Simon, que está a uns dez metros da jogada.

Por que Simon não marcou pênalti quando a bola foi alçada? Até o pipoqueiro fora do estádio viu o agarrão do marcador. Já o agarrão do Obina (se houve foi rápido e sutil) o Simon viu. Quer dizer, ele viu o que ninguém ou quase ninguém viu.

Já o lance que todos viram, ele desprezou. Ou não viu.

Nem vou comentar o lance (também agarrão na área) do pênalti sobre o Danilo, que o Simon não marcou. Temos aí um descritério, ou ele estava com a visão bloqueada.

Nunca mal intencionado, claro. Se ele tivesse visto, como viu o ‘agarrão’ de Obina, ele por certo marcaria.

O Cajuru, que continua muito louco, lembrou um detalhe interessante: Havelange é presidente de honra do Fluminense. Havelange é o presidente de honra da Fifa. Simon é o juiz do Mundial/Fifa.

São coincidências, que, como vocês sabem, acontecem na vida de todos nós.

Para finalizar: se os árbitros começarem a marcar todos os agarrões nas áreas nunca mais haverá gol de cabeça, porque o que mais tem no futebol, hoje, é agarrão.

Homem pegando homem.

Ah, a frase do dia, do goleiro Marcos, tentando explicar o péssimo momento do Palmeiras:

- Tem jogador que só pensa em pegar menininha.

Depois dessa, a saideira. Bem gelada.

20 comentários:

  1. Gostei da colocação: - Tem jogador que só pensa em pegar menininha. E os que preferem menininhos? KKK Mas está um choro danado e chato do amarelão Tcheco para forçar a renovação. Falando em Tcheco comentam que no treino de hoje ele teve uma bola retirada pelo Neuton de forma limpa como quem tira bala de criança. Neuton neutraliza Tcheco. Outro que apos jogada vencida sobre vários teve também a bola retirada de forma limpa como quem dá tapa em cego foi o Maxi. Comentam que após o Saimon desarmar com elegância ao Maxi saiu jogando tranqüilo com a redonda. Também comentam que a cabeça do Diogo Souza (amarelão) no Palmeiras já rolou e só não está dispensado para o Jota Hawilla não perder dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Só para cutucar. Como o Inter foi contratar um jogador como Sandro Laurindo da Silva 29/04/1984 (25 anos) 1,86 Ceará (2005), Portuguesa (2006), Remo (2007), Mirassol (2008) e Palmeiras (2008 e 2009). Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba. Porque estava no Palmeiras pode ser que alguns gremistas aceitassem, pois muitos não ficariam satisfeitos com uma contratação sem vir de um clube chamado de grande. É como a queixa com razão dos estudantes que não conseguem emprego tendo enorme capacidade, pois querem experiência... Eles continuam contratando e o Grêmio aguardando...

    ResponderExcluir
  3. O sport foi muito prejudicado com a expulsão. Além disso, não importa se o lance era legal, no momento em que o juíz apitou, acabou a jogada. Esse juíz merece uma bela geladeira, no mínimo.
    O pior é que tem gente falando em anulação do jogo. Ora essa, se anularem o jogo, ele será recuperado bem mais tarde, quando palmeiras ainda terá o que fazer no campeonato e o sport já estará rebaixado por outras vias. Parece que querem fazer justiça, mas no fundo é mais uma chance para o palmeiras.

    ResponderExcluir
  4. Olha o troco no teu time Ilgo. Nesta quinta-feira, os juvenis do Grêmio aplicaram uma goleada de 5 a 1 no Lajeadense, com gols de Morano, Romário (2) e Éverton Jr. (2). A partida foi realizada no Centro de Treinamento Presidente Helio Dourado. O gordinho marcou 2 viu Rafael... Já que o B do Rospide não venceu o C mostrou que sob um só comando chega.

    ResponderExcluir
  5. Algo me diz que o Grêmio vai atrás do Ney Franco.

    Não é desmerecer o profissional, longe disso, mas acho que com o Rospide vamos ter o mesmo rendimento do Autuori.

    O Autuori assumindo o al-ryyan, como fica o paquetá???

    ResponderExcluir
  6. É que eu há muito temppo nao jogo no juvenil do lajeadense, certo francisco?
    O paquetá vai dançar, rafael.
    é isso, é o topa tudo por dinheiro.
    Ney Franco? tudo é possível.

    ResponderExcluir
  7. Rafael, tanto o Ney Franco quanto o Silas, na maioria das partidas dos seus clubes, adotaram o sistema 3-5-2, e o Meira já disse que quer um treinador que tenha o 4-4-2 como esquema preferido, portanto, estariam estes, descartados.
    Acho que o treinador do Grêmio será o Adílson Batista ou o Dorival Júnior, com mais chances para o último, pois sei que a direção gosta do adílson mas acha que o relacionamento dele com a imprensa pode prejudicá-lo bastante. Já o Dorival, que é um sujeito também enérgico com os jogadores e na beira do campo, é mais polido e controlado no tratamento com a imprensa, e isso conta bastante a favor dele. Na minha opinião, são dois bons treinadores para 2010.

    ResponderExcluir
  8. Rafael; se forem é sinal que não sabem nada, pois já deveriam ter ido antes de anunciar a saída do Autuori. O Paquetá renovou contrato há poucos dias, pois houve mudanças na direção do clube.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ilgo; tudo certo e pronto para algum apagão? Mantenha fósforo e velas a mão. O lajeadense foi onde destes os primeiros chutes clubisticos… A mãe do PAC garante redução do desmatamento. Aparelharam os setores de controle… Normalmente falavam em X campos de futebol desmatados. Agora os satélites estão cegos. Efeito Marina Silva. KKKK Estão pintando as fotos de verde. Pelas perucas da Dilma. KKKK Chama o Dr. Sabani que os satélites estão com miopia.

    ResponderExcluir
  10. André; assisti alguns jogos do Sport na Ilha sob o comando do Dorival. Ele era muito calmo e pouco falava. Tem alguns apadrinhados como Fumagalli 5/10/77 que foi buscar recentemente no Sport. No Coritiba não escalava o Carlinhos Paraíba nem com reza braba. Carlinhos é um meia canhoto e deve ser o substituto do Hugo no SP. Dorival Joga no 442. Dorival aparentemente não gosta de jogador jovem e ai o “projeto” com a base…

    ResponderExcluir
  11. Francisco, então ele mudou sua postura no Vasco da Gama, pois vi vários jogos em que ele foi muito parcipativo, inclusive, reclamando bastante dos juízes. Exatamente, ele joga no 4-4-2, por isso, ele e o Adílson são os favoritos.
    Quanto aos jovens, esse tipo de projeto, só é realmente implementado quando os clubes estão, com o perdão da palavra, na merda, o que, apesar dos discursos de alguns dirigentes e de alguns "isentos" da imprensa, não é o caso do Grêmio, pois quem pagava quase 300 mil pra um treinador, e tem um folha de mais de 3 milhões por mês, não está tanto na m assim...

    ResponderExcluir
  12. ERRATA:
    Participativo, e não parcipativo!
    O Grêmio está acabando com os meus neurônios!

    ResponderExcluir
  13. Ilgo; me preocupa esta relação dos convocados. Victor e Grohe, Fábio, Thiego e Lúcio, Rafael e Réver, Adilson, Rochemback, Túlio e Willian Magrão, Maylson, Renato e Tcheco, Douglas, Herrera, Maxi López e Perea. E se necessitar de um zagueiro ele irá deslocar Túlio para a lateral e compor com Thiego a zaga? Willian Magrão vai passear ou já pode jogar? Meio estranho isso principalmente por Neuton e Saimon terem se destacado no treino.

    ResponderExcluir
  14. André; desde que mudem para melhor é ótimo. Não vejo em reclamações um bom sinal. Hoje quando abrimos páginas que falam de futebol vemos muita reclamação sobre arbitragem e quase nada sobre simulação. Há um festival de simulações a cada partida. Consegui algumas garrafas de água milagrosa e spray dos massagistas ou médicos para colocar em um joelho baleado mas as que consegui não funcionaram. Meu joelho continua doendo e creio que o do Rafael também. KKK

    ResponderExcluir
  15. Domingo estréia a Fazenda II da Record com Thammy Gretchen que vai querer provar todas as garotas. Vou torcer para que a Ana Paula de Oliveira ou alguma outra enfie a mão na figura. Muito bom o questionamento do Mauro Cezar Pereira sobre técnicos como Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Mano Menezes, Paulo Autuori, Carlos Alberto Parreira, Adílson Batista. A ZH informa que Rospide irá com sistema defensivo contra o Cruzeiro. Novidade...

    ResponderExcluir
  16. Menos mal que o Ney Franco não virá. Precisamos de um treinador de verdade. O mercado não está muito bom.
    O joelho incomoda sim. Mas se for problema de cartilagem, meu irmão tem isso e toma um remédio milagroso. Mas o meu caso é diferente, ainda não descobri o remédio certo hehehe
    Temos que ficar de olho no fluminense, tem gente que presta alí. Não tem salvação.

    ResponderExcluir
  17. Salários I- Vi hoje pela madruga na ESPN/ Pontapé Inicial alguns comentários do Trajano sobre os altos salários de treinadores e lendo uma matéria no R7/Correio me veio à lembrança. CP: O retrospecto e o perfil de Dorival Júnior chamaram a atenção da direção gremista, sem comandante desde a saída de Paulo Autuori. Embora não admita contatos oficiais, o próprio treinador confidenciou aos seus jogadores que recebeu uma proposta vinda do Rio Grande do Sul, como revelou o zagueiro Titi, em entrevista à Rádio Guaíba. O diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano, afirmou que a intenção é permanecer com o técnico, mas salientou que o Vasco não tem saúde financeira para competir com um grande clube do Brasil. O salário atual de Dorival gira em torno dos R$ 200 mil. Isso só ocorre por não ser do bolso dos diretores o R$.

    ResponderExcluir
  18. Salários II- Pouco importa se tal clube pague, mas para mim o Grêmio não deveria pagar. Certamente há inúmeros treinadores com a mesma ou até maior competência que estes super remunerados fruto de trabalho e bons assessores. Atualmente vejo no Cuca um ótimo montador de time. Mas para que não fique criticando sem dar opções vou colocar nomes que provavelmente por menos de R$ 80mil fariam trabalhos como os últimos. Paulo Francisco da Silva Porto, Francisco Diá, Gilmar Miguel Iser, Ivo Ardais Wortmann.

    ResponderExcluir
  19. Salários III- Bastaria um bom diretor de futebol sem politicagem para respaldar o técnico e um elenco qualificado sem grifes ou disparidades salariais. Aproveitar a base mesclada com jogadores guerreiros e teremos um bom time. Pelo que vem demonstrando Gérson, Saimon, Neuton só necessitam de jogos para superarem os medalhões Léo, Rafael Marques e Réver. Alguém discorda? Argumentos...

    ResponderExcluir
  20. Salários IV- Olho grande cria remela. Basta um clube conseguir algum destaque e não vai faltar pavão para criar factóides para aparecer. Uma das principais formas é contratação de jogadores tipo grife ou criar expectativa. Aqui recentemente tivemos um que acreditava ter o maior conhecimento do mundo sobre o mercado e dar respostas desaforadas. Outros inscrevem jogadores antes de contratar (jogadores de papel). Na verdade a maioria tomba é por absoluta incompetência dos administradores que perdem a noção mínima de valores e não aguentam a pressão do cargo cometendo as maiores idiotices possíveis. Clubes como Bahia, Santa Cruz, Paysandu, Clube do Remo, Guarani, SER Caxias, Juventude, Portuguesa, Vasco e agora Sport assim chegaram ao fundo do poço. O Grêmio após sucessivos desmandos e pura incompetência se afoga em dívidas com 3 a 4 folhas. O Avaí que abra os olhos para não embarcar na de “clube grande tem de pensar grande” que vira pequeno e endividado...

    ResponderExcluir