quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Com Duda, o Grêmio não joga para perder, mas só perde

Frase do presidente Duda Kroeff no Sala de Redação de hoje, dia 18 de novembro de 2009:

- Enquanto eu for presidente o Grêmio não irá jogar para perder.

Bem, considerando que o Grêmio na atual gestão, só fez perder, pergunto:

- Quando então o Grêmio vai começar a ganhar?

Será que é a partir de agora, quando tanto faz vencer ou perder, já que mais uma vez o time fracassou na temporada, e fracassou quase sem esboçar reação ou revolta, como a pacata ovelha na hora da tosquia.

O Grêmio não jogou para perder, mas perdeu todas as competições que disputou. O Grêmio foi tosquiado sob o comando de Autuori e seus superiores. Perder faz parte, mas há maneiras de perder.

Por exemplo, quando se disputa uma Libertadores com três técnicos. Numa situação assim, aumenta a possibilidade de derrota. E quem é o responsável?

Aonde estava o presidente Duda quando seus homens do futebol decidiram contratar a peso de ouro o técnico Autuori, como se ele fosse a salvação, um deus capaz de devolver futebol e vitalidade a um Alex Mineiro?

É lógico que o presidente gremista está sendo correto e ético. Não é certo entrar em campo determinado a perder, como muita gente quer que o time faça hoje à noite diante do Palmeiras. Tudo para não beneficiar o Inter.

Quem conhece a rivalidade aqui na aldeia, sabe que não é nenhum absurdo um querer prejudicar o outro, ou deixar de favorecer. Nem chega a ser uma questão de ética, até porque há muito tempo não existe ética no futebol e no esporte em geral (doping, mala branca, mala preta, arbitragens). Vale tudo pela vitória, pelo dinheiro.

Alguém precisa dizer ao presidente que existem inúmeras maneiras de jogar para perder, sem ferir a tal ética. Bastaria poupar alguns titulares importantes, como já foi feito inúmeras vezes aqui e em outras querências.

O presidente do Grêmio, repito, está agindo honestamente ao querer vencer o Palmeiras, independente de quem possa ser beneficiado. Mas ele precisa ficar ciente do ônus político dessa decisão. Se o Inter garantir vaga no G-4 graças ao apoio, involuntário, do Grêmio, Duda será responsabilizado e o resultado poderá se refletir nas urnas no ano que vem.

Agora, mesmo que o Grêmio vença, não acredito que o Inter terá futebol para, por exemplo, evitar uma derrota no Mineirão, domingo, o que o deixará mais diante do grupo da Libertadores.

Portanto, temos que festejar a frase do presidente Duda, e torcer para que em 2010 o Grêmio continue jogando só para vencer, mas que vença.

EM TEMPO

A julgar pelos nomes que estão sendo especulados como reforços acho que mesmo sem querer o Grêmio vai seguir sem vencer, apesar da firme determinação do presidente Duda.

8 comentários:

  1. Segundo comentam Ilgo, não há nenhum técnico apalavrado e os “reforços” dependendo do técnico poderão ser estorvos. Para quem vinha no 352 contratar um que só joga no 442 (ao menos de bico), mas usou o 451 dispensaram algumas milhas R$ e ainda correm risco de mais uma folha ou condomínio. Meira andou em Floripa; falam de assunto particular e não de Silas. Vai ver que foi comprar apt°. para férias... Com tanta gente passando cachorro (mentindo) acreditar em quem? Nenhum nome de jogador especulado até o momento me da alento. Espero amanhã ter boas noticias sobre partidas e alivio da folha que já vão tarde. Acabei de ler nesta instante e recomendo ‘Espírito Santo’ editado pela Objetiva. O correto seria “Espírito Nada Santo”. É importante conhecer as entranhas do Brasil... Hoje todos os olhos do futebol se voltam ao Olímpico. Quem pipocar ou amarelar terá milhões de críticos. Quem errar será estigmatizado.
    Grêmio na copinha 2010.
    Grupo N – São José dos Campos
    São José-SP
    Grêmio
    Nacional-AM
    Confiança-SE

    ResponderExcluir
  2. Estava assistindo agora no site da TVI os gols de Cruzeiro x Grêmio. Um de meus filhos me chamou a atenção para o Herrera nos movimentos para o gol. Aparentemente está redondo ou roliço. Mas não sei o que ocorrerá, todavia Thiego, Rafael Marques, Réver e Lúcio; Adílson, Fábio Rochemback, Souza e Maylson (Herrera); Douglas Costa e Maxi López definitivamente não me agrada. Lúcio é uma incógnita Thiego, Rafa e Réver um perigo. Vou preparar um mate e assar uma lingüiça sem pimenta para assistir ao jogo.

    ResponderExcluir
  3. E agora o JURISTA Tarso Genro? Presidente do Supremo diz que Lula deve cumprir extradição. Lugar de bandido como Cesare Battisti é na cadeia. E a França com gol em impedimento e com a mão...

    ResponderExcluir
  4. Quando tu insinua que o Borges não joga nada ou tu tá brincando ou tu faz teus leitores terem certeza que tu entende tanto de futebol quanto física quântica ... Ou então tu não viu o Borges no Brasileirão de 2007 e 2008. Critiquem a direção, mas elogiem os bons reforços, que custam caro sim. Ou vcs preferem investir em reforços do interior do RS ?? Só o Campelo.

    ResponderExcluir
  5. Fora a jogada em que o Rafael finalizou o Maxi apanhou da bola. Se o Heber for macho bota os 2 do Palmeiras que brigaram na rua. Souza totalmente escondido.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, nao vem chorar no meu ombro depois. Borges pode até vir, mas nunca, NUNCA, por mais do que 100 mil mensais.
    Ele será um reforço importante para o banco de reservas. Ou tu quer ele no lugar no Maxi ou do Jonas?
    Para com isso. Ele é um atacante mediano, nunca disse que era ruim.

    ResponderExcluir
  7. Imaginem um Val Baiano no Grêmio e nesta partida contra o Palmeiras teria feito uns 12 e um Nunes uns 15. Collaço em 5 minutos quase fez mais que o Lúcio em 85. KKK O Herrera consegue ser tão ruim quanto o Rochemback e pior que o Thiego. Os melhores disparados foram Douglas e Maylson. Importante o retorno do Willian. Não lembro quem questionou a qualidade do Gum. Welington Pereira Rodrigues foi fundamental na vitória do Flu. Muito bom este Alan Douglas Borges Carvalho 20 anos (20 jogos 4 gols).

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao Borges de 270 mil mês provavelmente teria saído com um vermelho. Terá o Muricy Ramalho desaprendido algo após aquela pendenga do gás algum tempo atrás? Depois daquilo perdeu o rumo... Fui que amanhã tenho de castrar uns animais.

    ResponderExcluir