domingo, 8 de novembro de 2009

Esperança e sonhos, é o que nos resta

O gol que Andrezinho, um dos jogadores de melhor técnica do time, perdeu logo no começo do jogo em Barueri com certeza não fazia parte do pacto pelos 100% de aproveitamento nos últimos cinco jogos. Muito menos o gol que Lauro engoliu, dando armas a seus críticos.

Não fossem esses dois lances de fracasso pessoal, o Inter talvez tivesse melhor sorte contra o bom time do Barueri, que vem de vitória recente (aquela da mala branca) sobre o Flamengo. Digo talvez, porque na realidade o time jogou pouco para quem pretendia e prometia tanto: vencer todos os jogos e brigar pelo título.

No primeiro tempo, os poucos torcedores do Barueri chegaram a cantar ‘olè’. No segundo, o Inter foi melhor. Marquinhos deixou o time mais agressivo. O gol de Fabiano Eller aumentou a esperança numa virada. Mas ficou só na esperança. Estamos assim por aqui: vivendo de esperança e de sonhos. Vitórias só as dos outros.

REFÉM DE TREINADOR

O técnico Paulo Autuori decide se fica ou não no Grêmio. De novo, o clube refém desse profissional. Esperou por ele durante 40 dias em plena Libertadores, cuja vaga é disputada à tapa e festejada como se título fosse.

Agora, planeja a próxima temporada com um treinador que ainda não decidiu se fica ou se vai embora, seduzido por petrodólares. Percebo uma contradição: ele aceitou treinar o Grêmio ganhando muito menos do que ganharia se permanecesse sob o majestoso manto árabe. Cinco meses depois, ameaça retornar por causa de dinheiro, deixando na mão o clube que, bem ou mal, tem um projeto alicerçado nele, Autuori.

O melhor para o Grêmio seria trocar de treinador. Nesse sentido, a suposta proposta árabe vem em boa hora. Autuori é profissional vitorioso, mas seu trabalho aqui não está à altura do currículo. É possível que, ajudando a montar o time para 2010, ele possa obter resultados positivos, mas como seguir com um técnico que, a cada pouco, vai levar à mesa da presidência uma reluzente proposta daquelas consideradas irrecusáveis.

EM TEMPO

Ainda não entendi como o Carlos Simon conseguiu anular o gol de Obina. Se houve falta no lance, foi do zagueiro, não do atacante.

10 comentários:

  1. Ilgo, no programa da TVCOM de hoje, o Meira disse algumas coisas importantes:
    1)O Grêmio procura lateral direito, volante, meia e atacantes.
    2)Existem 4 jogadores praticamente acertados.
    3)Essa semana se decide se o Autuori fica ou não, pelo que percebi, não fica, e o Silas seria um nome forte.
    4)Foi confirmado o convite a Alberto Guerra para integrar o departamento de futebol.
    5)O Meira disse que o Mauro Galvão não fica, essa semana será decidido quem será seu substituto, continua existindo a figura do gerente executivo.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, Silas não!
    Estava na cara que o título havia escapado, tem bastante tempo. Mas, como esperança é a última que morre, valeu a torcida (contra).
    Que frango do lauro... e ele não é mal goleiro, no início da temporada ele vinha fazendo algumas defesas ótimas e importantes. Sinal de que tem algo no inter que não sabemos.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, também não quero o Silas.
    Minhas preferências:
    1º)Adílson Batista
    2º)Dorival Júnior
    3º)Nelsinho Batista

    ResponderExcluir
  4. Olá, acho que vem o Adilson. Silas é muito novato, mas ainda assim prefiro ele ao Autuori.

    Provocação:
    DIZEM QUE o Francisco se refugiou no Turquistão ou algo parecido depois que a gurizada que ele tanto elogia perdeu pro Lajeadense (aliás, time que vesti a camisa quando piá).
    Fala Francisco, fala.

    ResponderExcluir
  5. Estava dando um tempo, pois ainda estou cuspindo labaredas. Não gosto de escrever sob emoção, pois prefiro sempre a razão. Vocês devem lembrar que já comentei algumas vezes que comida onde dois temperam não dá ponto e ninguém come. Um time que fora é comandado pelo Andrey e no Olímpico por Rospide fica entre San Juan e Mendoza. Faltou comando e maturidade ao time de Rospide que caiu na armadilha do contra-ataque Lajeadense. Algumas peças também não mostraram o futebol que vinham apresentando como Bruno Renan, Fernando e Bérgson. Pessalli tentou jogadas de efeito quando deveria ser agudo e definitivamente devemos rever o problema eterno de centroavantes. Motivo da minha preocupação no post anterior com o Mamute. A meu ver não foram os garotos que perderam e sim a comissão técnica. Coloca estes garotos na mão de um TREINADOR como René, Paulo Porto, Silas, Cuca, Macuglia e o resultado seria outro. Com Rospide ou Roth é que não vão a lugar algum...

    ResponderExcluir
  6. Cai Mauro e a preparação 2010 tem início com conversas e negociações. Lendo o material do Carlos Corrêa fica evidente um dos principais fatores da derrocada gremista e provavelmente do seu contrário onde deve haver coisas piores. Não me importo com o contrário, mas só usei para mostrar que são erros crassos. Quando um Renato Cajá recebe mais que Douglas, Mithyuê, Maylson, Grohe e Adilson quem o contratou deveria repor os valores ao cofre gremista. Quem julga Túlio ou Rochemback melhor que Willian deveria o futebol abandonar. Remunerar então é caso de policia. Matheus Magro e Bruno Renan tem de ganhar o que ganha Rochemback, pois estão jogando mais. É o que chamo de "vaga lembrança ou conhecimento DVD". Autuori leu um relatório de Rospide e Weber sobre os jogadores e tem na cabeça as escolhas deles. Autuori não acompanha o futebol brasileiro salvo os que são citados na imprensa. É evidente que jogadores hoje destaques vieram de vários clubes pequenos e sem expressão. Raros são os que formados na base são craques em seus clubes e ali continuam. Rochemback quando pintou foi logo vendido e só voltou por estar sem espaço fora. Poderá melhorar e muito, mas não será sombra do que imaginavam ser e não foi.

    ResponderExcluir
  7. O Grêmio deveria buscar na ex URSS ou África alguns centroavantes. Também deveria rever a base e colocar treinadores maduros em substituição aos iniciantes para que possa formar melhores atletas e homens. Em sua maioria os boleiros alem de não saberem falar não conseguem sequer cantar o Hino Nacional como na maioria das escolas. Coisa que em qualquer competição internacional é obrigatória. Hoje é difícil superar os africanos e os países da antiga cortina, pois alem da escolaridade e língua o brasileiro acredita ter nascido com o futebol no corpo. Por um lado alguns até podem ter razão, pois falar em ir ao futebol e desviar no caminho gera muitos... O brasileiro é individualista e não acredita no coletivo. Até o RS perdeu o sabor amargo do sangue coisa que a atual geração africana e ex URSS ainda tem presente na boca sendo a razão da determinação. A vontade de vencer e crescer como gente é visível em poucos e o que mais se ouve é choro sobre juiz e acomodação. Hoje não deu vamos ver se na próxima conseguimos...

    ResponderExcluir
  8. E a choradeira do Palmeiras que investiu um Saci e um cachimbo em time e treinadores aonde os resultados não chegam e a culpa cai nos árbitros. Bastava fazer 2 a 3 gols e pronto... Salários de Joílson 4x, Jadílson 5x, Perea 5x, Lúcio 6x, Herrera 6,5x, Túlio 6,5x, Tcheco7x, Souza 10,5x, Rochemback 12x e Maxi 15x é um acinte. Tem de responsabilizar estes caras. Ainda se o Maxi resolvesse se pagaria, mas Túlio e Rochemback nem com reza braba...

    ResponderExcluir
  9. A responsabilidade não pode cair só no Rospide e Andrey. A base gremista parece não ser como outrora.
    Ouvi no rádio uma lista com os salários dos jogadores gremistas. Se for verdadeira, tem gente ruim ganhando muita grana e gente boa ganhando pouca. O pior é o abismo entre o teto e o rodapé.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafael; foi o que falei no primeiro “A meu ver não foram os garotos que perderam e sim a comissão técnica." Se Andrey manda jogar marcando e Rospide atacando como fica a cabeça da gurizada. É um exemplo, mas é assim que funciona. Nos jogos fora é de uma maneira (postura) e no Olímpico de outra além das escalações. A base atual é ate melhor que as anteriores mesmo com as inúmeras liberações de jogadores. Faltam são uns dois centroavantes de carteirinha para não deixar dúvida. Coisa que não estão sabendo produzir e buscar. Quanto aos salários claro que o CP não iria publicar sem checar os números. Ilgo bem sabe. Estas disparidades é que quebram o clube e o time. Passam bola quadrada para quem ganha mais resolver já que ganha mais.

    ResponderExcluir