segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Histeria e a ética da conveniência

O Grêmio já deu a sua contribuição para o Inter neste campeonato. Impediu o avanço de Palmeiras e São Paulo quando praticamente já não tinha mais nada a fazer.

O Palmeiras estaria hoje na liderança com 65 pontos e o São Paulo com 64, ao lado do Flamengo. O Inter não teria, então, chance alguma de ser campeão.

Se o Inter chega à rodada final com alguma chance de título é graças aos srs. Duda Kroeff e Luís Meira.

Até a vaga na Libertadores obtida pelo Inter tem uma contribuição importante do Grêmio, que alijou o Cruzeiro da disputa e deu mais moral para o time colorado seguir na luta.

Assim, antes de reclamar e chorar, os dirigentes colorados deveriam se mostrar gratos ao coirmão.

E mais, graças ao Grêmio ninguém mais fala que a dupla Piffero/Carvalho comprometeu a campanha colorada no Brasileirão ao vender Nilmar, só para ficar em um nome.

Só pra inticar, cito ainda o zagueiro Álvaro, cedido ao Flamengo, que cresceu na competição após a chegada desse jogador. Se não acreditam, é só dar uma pesquisada. Álvaro arrumou a defesa do Flamengo.

Se o Inter tivesse realmente mantido uma política voltada à conquista do Brasileirão, por certo estaria hoje na liderança, e talvez até vencido por antecipação.

Se com tudo o que foi feito ao longo da temporada o Inter ainda assim for campeão, ninguém mais poderá contestar a filosofia de compra-vende da dupla citada.

AMADORISMO

É incrível a capacidade da atual direção gremista se superar nas trapalhadas. O time contava com meia dúzia de jogadores pendurados (entre eles Maxi, Rever e Adilson) no jogo contra o Barueri, apenas um ganhou cartão amarelo, o Fábio R.

Com um mínimo de planejamento, o time poderia ficar desfalcado ao 'natural' para o jogo do Maracanã. Mas eu desconfio que seria exigir demais de Meira, o homem forte do futebol.

Tivesse feito isso, o Grêmio jogaria naturalmente com time misto, sem maior polêmicas.

DALLEGRAVE

O Inter agiu certo ao poupar titulares contra o SP no ano passado. Havia a Sul-Americana para conquistar. Era o que restava ao Inter naquele momento. É evidente que para prejudicar o Grêmio o Inter jogaria desfalcado para perder mesmo que não tivesse nada mais em disputa. E não poderia ser criticado. Cada um que defenda seus interesses da forma que julgar mais adequada.

Na ocasião, véspera do jogo, e isso ficou registrado na coluna do Hiltor, o Arthur Dallegrave afirmou que o Inter deveria perder para o São Paulo por 1 a 0 de 'forma heróica'. E disse mais: "Na guerra, inimigo ajuda inimigo".

O respeito à instituição passa por ver o inimigo padecendo no fogo do inferno. É o que vale no futebol. O resto é pura hipocrisia e discursos oportunistas e demagógicos.

Sem contar a histeria de alguns colegas da mídia, entre eles, com destaque, o companheiro Juremir, que vai passar a semana inteira falando em ética.

A ética da conveniência.

9 comentários:

  1. CAMPEÃO 2009.
    Grêmio 2 - Tiago; Ruan, Gerson, Bruno (Carlos Heitor) e Carlos Alexandre; Luan (Everton), Fernando, Calyson (Josias) e Sandro (Everton Júnior); Émerson e Romário (Jean). Técnico: Luís Paulo Lima

    Internacional 1 - Alisson Becker; Tinga, Gustavo Rambo, Romário e Leandro (Alisson Schmitt); Zé Mário, Dudu Costa (Tarik), Augusto (Diego Furtado), e Eduardo Sasha (Felipe Gabriel); Felipinho e Giovâni. Técnico: André Prodes

    ResponderExcluir
  2. Para Juca Kfouri o Mano Menezes foi o pior treinador do brasileirão 2009. Agora com o Tcheco é que ele vai ver time lento e cartões. O ano de 2009 mostrou que só treinador não ganha jogo e que elencos caros também. Luxemburgo, Muricy, Leão, Carpegiani, Ney Franco, Roth, Adilson, Chamusca, Mancini, Tite, Geninho, Mano, Ivo e Autuori foram alguns que só deram despesas.

    ResponderExcluir
  3. O que foi o Luis Carlos Reche na segunda-feira? Esse tem que largar o jornalismo e ir para a arquibancada do beira-lago, esse cara está cada dia mais sem noção, nojento até! O Juremir coitado, quer ser o Paulo Sant'anna versão colorada,mas não tem o talento para ser o que o Sant'anna já foi, é um bom escritor, mas não tem capacidade para fazer o papel de jornalista-torcedor-espirituoso, está pagando vale,desperdício! Ah, o Meira disse que contrataria um treinador que tinha no 4-4-2 seu esquema preferencial, mas o Paulo Silas gosta mesmo é do 3-5-2 e até do 3-6-1, e agora, como fica?

    ResponderExcluir
  4. Para quem pretende fazer compras em Santana que ande de dia e ja faltam algumas marcas. O Logan do Collor U$ 27.00 em média; Old Parr U$ 28.00; Ballantines 12 U$28.50. Stolichnaya U$8.00. A Gosset Excellence Brut por U$39.00. Para quem gosta a Jose Cuervo U$11.75 e Anis por U$16.00. Cuidado com o cambio e cotas. Nos eletrônicos lembre da garantia e ajuste de teclados de notbook e prefira câmera fotográfica com bateria. Francisco

    ResponderExcluir
  5. André; como escreveu o Ilgo os vermelhos e mais um monte estão pregando a ética da conveniência. Nada como um dia depois do outro e ter boa memória. O que tem de gente mostrando suas cores de preferencia e saindo dos armários é brincadeira. Mas seria bom colar os lábios do Souza e mandar ele jogar mais. Estou em dúvida entre o gol do Douglas, Adilson e Émerson.

    ResponderExcluir
  6. Nem vale muito a pena falar do comportamento de jornalistas e emissoras/rádios. O Reche é um bom sujeito, eu ouço ele pela manhã, mas em programas de esporte realmente fica difícil.
    Mas não posso deixar de registar que a band colocou o time A (narrador/comentarista/setorista) no jogo do inter; o time B no jogo do sp; o time C no jogo do flamengo; e inventaram um setorista como narrador, junto com o que sobrou, para formar um time D para fazer o jogo do Grêmio. Nem sei como foi pois não ouvi. Mas no jogo Grêmio x Avaí saí de um evento e qual a minha surpresa quando a mesma rádio não estava transmitindo, preferindo fazer o jogo inter x sp integral.

    ResponderExcluir
  7. Moral de cueca é dose. E uns, raivosos, reviraram as leis do desporto para achar possíveis sansões aplicáveis ao Grêmio. Ética é algo que não se compra.

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto Ilgo. E isso que tu não citou as viúvas da ZH e Gaúcha, como WC, Zé Alberto Andrade, que tem pregado o mesmo moralismo. Tá demais essa parcialidade!

    ResponderExcluir
  9. Antônio Augusto ontem entregou os colorados da imprensa, principalmente os da Guaibinter, da-lhe Totonho!! Mareche doente!

    ResponderExcluir