segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mário Sérgio x Ilgo

Desde que ingressei com uma ação contra o sr Mário Sérgio, em fevereiro de 2005, evitei tocar no assunto publicamente. Costumo ser discreto. Não costumo expor minhas questões particulares, até mesmo aos mais chegados.

Hoje, diante de manifestações recentes do atual técnico do Inter e também provocado por alguns colegas e parceiros do boteco, volto ao assunto. No dia 8 de fevereiro daquele ano escrevi a coluna DE PRIMEIRA, nas férias do Hiltor.

Contexto: o Grêmio ia mal no Gauchão, sob o comando do técnico (?) De León, e pelo diretor de futebol remunerado sr. Mário Sérgio, contratado pelo sr. Paulo Odone para armar o time que tinha como objetivo voltar à primeira divisão. Havia pouco dinheiro, o que realmente afetava o trabalho do diretor profissional na busca de reforços de qualidade. O grupo era fraco mesmo. Para montar aquele time não precisava pagar um dirigente.

Minha crítica na coluna era destinada à direção, ao presidente do clube, sr. Paulo Odone, por ter gasto com um diretor profissional em plena crise financeira.

Desconfio que alguém botou pilha no sr. Mário Sérgio.

Confiram a coluna na íntegra:

AMADORISMO JÁ
Por mais que me esforce, pense na modernização do futebol, na profissionalização de dirigentes, não consegui ver até agora nenhuma vantagem no diretor remunerado Mário Sérgio sobre os que o antecederam nos últimos tempos no Olímpico, sem nada receber em troca, a não ser críticas e vaias.
Considerando que o Grêmio atravessa uma situação econômica angustiante, vivida também pelos homens que comandaram gratuitamente o futebol do clube nos últimos dois anos, e levando em conta a relação custo-benefício, não vejo razão palpável para continuar com esse profissionalismo, que custa caro hoje e que se encaminha para custar ainda mais caro em pouco tempo.
Diante disso, sugiro que o cargo de diretor remunerado seja extinto e que o comando do futebol volte a ser de um amador, algo que nunca impediu o Grêmio de conquistar títulos.
COMPETÊNCIA O que leva um clube a grandes vitórias e a títulos é a competência, passando pela organização e pelo planejamento, além de uma dose de sorte. Com uma estrutura eficiente e algum dinheiro, se consegue fazer um time competitivo, com ou sem dirigente remunerado.
EQUÍVOCO No caso específico do Grêmio, que não tem dinheiro, considero um equívoco gastar o pouco que há em caixa para pagar um diretor de futebol. Tal despesa, que não deve ser pequena, só teria justificativa se o profissional contratado fosse capaz de montar um grupo de qualidade em pouco tempo e sem dinheiro. Claro, aí deveria receber até mais.
CONTRATAÇÃO Com o que se paga ao Mário Sérgio, profissional correto e trabalhador, o Grêmio poderia contratar um meia realmente talentoso.



Depois dessa coluna, silêncio. No dia 11, uma sexta-feira, em São Gabriel, o Grêmio, que vinha perdendo, bateu o time da casa. No meio da euforia pela vitória, veio o desabafo surpreendente do sr. Mário Sérgio, atacando este que vos escreve, através de quatro emissoras de rádio da Capital.

Era perto da meia-noite quando o Reche me ligou. Ele estava no estúdio da Guaíba e queria me colocar no ar com o sr. Mário Sérgio. Ocupado com o baixamento do jornal e com a coluna de domingo, recusei o convite. Sem contar que estava perplexo, chocado com tanta agressividade, passando de microfone em microfone. Eu pensava: "Pô, perder tanto tempo com um interino depois de uma vitória..."

QUESTÃO DE ORDEM: eu era setorista do Inter quando ele foi contratado, em 1978 ou 79. Tinha ótimo relacionamento com ele, um sujeito, então, afável, de bom papo, inteligente. Que ironia! Ah, e na época nós dois éramos barbudos e cabeludos. Faz tempo...

Abaixo, trechos extraídos da conversa na rádio Guaíba, mais ou menos no mesmo tom das demais entrevistas:

"Vocês sabem, então, são contribuições que vocês tem que respeitar, não é só vocês não, são todos da imprensa tem que respeitar, deixa eu só terminar depois tu podes falar o que tu quiser, então, contra vocês contra .... eu não tenho nada, vocês podem fazer o que vocês quiserem. O menino, o rapaz veio falar pra mim agora que eu fiz uma colocação outro dia e foi até para você se não me engano, você falou assim: "E se o Presidente te desprestigiar?" e eu falei que não vou morrer de fome, o cara vem dizer que foi o maior debate na rádio, eu não ouvi, todos me criticaram porque eu disse que eu não estava nem ai para o Presidente me prestigiar ou não, então os caras deturpam é aquela vírgulazinha na Redação que muda todo o sentido da frase, então parece que é um negócio tendencioso e eu não entendo porque, eu não vim aqui para roubar espaço de ninguém, se alguém da imprensa quiser trabalhar no meu lugar, vai sentar lá no escritório. ESSE MENINO DO CORREIO DO POVO QUE SÓ FALA MERDA, DA COLUNA, SE ELE QUISER...
REPÓRTER - Quem, quem...?
MÁRIO SÉRGIO - EU NÃO SEI O NOME DELE, PORQUE ELE É DESCONHECIDO, ELE TÁ NA RESERVA DO MOMBACH, É BANCO DO MOMBACH, ESCREVEU UMAS BOBAGENS LÁ.
REPÓRTER - É o Ilgo Wink...
MÁRIO SÉRGIO - É ESSE BABACA AÍ, ESSE BABACA, ENTÃO ELE QUE VENHA AQUI DIRIGIR, SENTA LÁ NO MEU LUGAR E DIRIJA, FAÇA O SEGUINTE, FAÇA PELO RIO GRANDE DO SUL O QUE EU E O DE LEON FIZEMOS, ELE NÃO FEZ MERDA NENHUMA PELO RIO GRANDE DO SUL, ELE SÓ FEZ ESCULHaMBAR O RIO GRANDE DO SUL, SÓ SABE APODRECER O RIO GRANDE DO SUL E AFASTAR O TORCEDOR DO CAMPO, NÓS ESTAMOS AQUI LUTANDO JUNTO COM O TORCEDOR PRA RECUPERAR UMA COISA QUE NÓS NÃO FIZEMOS, NÓS BOTAMOS O GRÊMIO LÁ NO TOPO, CAMPEÃO DO MUNDO, E ELES JOGARAM NA SEGUNDA DIVISÃO E NÓS ESTAMOS TENTANDO AQUI É TRAZER O GRÊMIO DA SEGUNDA PARA A PRIMEIRA, ENTÃO NÃO É BRINCADEIRA ISSO NÃO, ENTÃO NÃO VEM BRINCAR COM O MEU NOME NÃO, QUEM É ELE PARA FALAR DE MIM, ELE NÃO TEM GABARITO PRA FALAR DE MIM".
--
"NÃO, VEJA BEM, EU NÃO TÔ FALANDO. O CARA CHEGA E COLOCA COMO SE FOSSE VERDADE ABSOLUTA NUMA COLUNA "QUE VOLTE O AMADORISMO", ENTÃO, DIZENDO QUE PELO FATO DE EU SER UM PROFISSIONAL QUE ESTOU AI, QUE NÃO TINHA RESULTADO, ISSO É EXTREMAMENTE INJUSTO.
RECHE - Agora eu estou me lembrando do tópico.
MÁRIO SÉRGIO - SEM CRITÉRIO NENHUM, PORQUE QUEM LEVOU O GRÊMIO À SEGUNDA DIVISÃO, Ô BOBÃO, FOI OS AMADORES, FOI OS ABNEGADOS QUE NÃO SABEM NADA DE FUTEBOL RAPAZ, E EU SÓ NÃO FIZ UM PUTA TIME AQUI PORQUE EU NÃO TIVE UM TERÇO DO DINHEIRO QUE ELES TIVERAM E JOGARAM FORA, PORQUE SENÃO NÓS TERÍAMOS AQUI UM BAITA TIME HOJE, E O TIME QUE TEM AQUI É GRAÇAS SABE A O QUE? A MINHA AMIZADE COM EMPRESÁRIOS, COM DIRETORES DE CLUBES QUE FAZEM COM QUE, EU NÃO PRECISE PAGAR NADA, QUE EU NÃO DISPONIBILIZE NENHUMA QUANTIA EM DINHEIRO PARA PEGAR OS JOGADORES POR EMPRÉSTIMO, ENTÃO ELES VEM AQUI POR SALÁRIOS BAIXOS E TENTAM JOGAR FUTEBOL, ENTÃO DENTRO DO MERCADO EU SÓ CONSEGUI, O GRÊMIO SÓ CONSEGUIU TER UM TIME HOJE PORQUE EU TENHO PRESTÍGIO DENTRO DO MERCADO. ENTÃO ESSE CARA TEM QUE RESPEITAR, NÃO PODE DAR PORRADA DE GRAÇA NÃO, NÃO SOU CONTRA A CRÍTICA DO DIA-A-DIA NÃO, EU SOU CONTRA DETURPAREM O QUE EU FALO, PRIMEIRO PONTO, A CRÍTICA, O CARA PODE NÃO CONCORDAR COM O MEU TRABALHO, AGORA QUERER ME MENOSPRESAR, ME HUMILHAR, QUE ISSO, QUEM É ELE RAPAZ, ISSO É UM PORRA DE UM ZERO À ESQUERDA, UM BABACA.
RECHE - O Mário, deixa eu te contar, o Ilgo Wink é um grande jornalista, tem 40 anos de profissão.
MÁRIO SÉRGIO - ELE PODE SER ENORME, PODE SER GORDO, GRANDE...
"E AÍ O CARA CHEGA NA COLUNA E SENTA A BUNDA NA CADEIRA, TÁ LÁ TOMANDO O WHISQUIZINHO DELE FALA "A VOU DAR UMA PORRADA NESSE OTÁRIO", SÓ QUE EU NÃO SOU OTÁRIO, NÉ."

Diante do relatado acima, entrei com ação judicial (advogado Marco Chagas, do Sindicato dos Jornalistas) contra o sr. Mário Sérgio. A ação foi até o STF, que decidiu a meu favor. O valor ficou bem abaixo dos 25 mil citados pelo sr. Mário Sérgio, representado então por um conceituado escritório de advocacia.

Parte do dinheiro foi doado a uma instituição espírita de Porto Alegre.

Fim de papo. Um chopp pra distrair, mas só depois do serviço.

17 comentários:

  1. Meu querido, todos sabem que tu é um cara do bem... uma pessoa pública que não saber ouvir ou ler uma crítica é no mínimo um desequilibrado! my god, o cara parecia uma lavadeira (que me perdoem as senhoras que trabalham nessa área, mas é pura força de expressão)... então, uma lavadeira velha que não tem poder de argumentação e sai cuspindo cacaca pra tudo que é lado... histérico, isso sim.

    Enquanto que tu, Ilgo, todos sabemos de sua ética e valor profissional. Que vergonha, eu colorada, ver um técnico do meu time com esse linguajar chulo e ridículo.

    beijo Ilgo, Simone

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ilgo; só o reconhecimento já é mais importante que grana. Parafraseando alguém com que deves ter cruzado muito “Todos estes que ai estão atravancando os caminhos do Grêmio Eles passarão Eu gremista passarinho”.

    ResponderExcluir
  3. Todos falam e coluna vertebral para um time de futebol, mas ninguém fica em pé nem corre ou chuta sem os ditos pés. Entendo por coluna um bom goleiro, uma boa zaga, um meio firme e um ataque eficiente. O Grêmio tem goleiros, tem zagueiros, tem volantes e meias, mas não tem atacantes. Ricardo que foi o último a chegar é considerado o 5° centroavante pelos homens do futebol atual do Grêmio. Tendo assistido pela TV algumas partidas dos juniores e várias dos profissionais questiono seriamente a capacidade dos mesmos, pois Ricardo foi mais efetivo e participativo que os primeiros numerados em muitos jogos. Tem “centroavante” profissional em perder gol feito. Enquanto uns pés tortos tem 20 partidas para mostrar suas inabilidades o garoto só treina. Definitivamente me parece que nome salário e interesses é sinal de titularidade e não capacidade. Interesses de procuradores ou investidores. Juro que não consigo entender tais preferências.

    ResponderExcluir
  4. O Rafael fala que o Tcheco tem direito de querer ser importante e titular no Grêmio e eu concordo. Só devia chorar menos e não fazer campanha para isso sem merecer. Quem quer ser titular tem que ganhar a camisa por merecimento e não por outros meios. No momento pelo que vem jogando deveria estar em recuperação física e mental não sendo titular. Esta pesando o passado que a bem da verdade nunca foi lá estas coisas para arrumar uma titularidade. Se tem gente que fica com pena que o leve para casa, mas que não o coloque em campo para o time já entrar com 10. Tanto fez e prejudicou o time que até a braçadeira perdeu. Souza é outro que vem enganando e faturando. O Hiltor informa que Danrlei em visita ao CP para divulgar seu jogo de despedida anunciou: -"Um dia vou ser presidente do Grêmio". Nada mais justo, pois assim como o Ceni pretende ser do SP cada um em seu clube que faça o melhor.

    ResponderExcluir
  5. Este é o time sensação do momento: Rafael; Gum, Digão e Dalton; Mariano, Diogo, Diguinho (Maurício), Darío Conca e Dieguinho (Marquinhos); Maicon (Tartá) e Fred.Técnico: Cuca
    Observem a idade dos jogadores. Claro que está na zona de rebaixamento e poderá cair. É a equipe que vem apresentando o melhor futebol no momento após conseguir alguma grana, pois parte do elenco é paga pelo patrocinador e os demais pelo clube e não viam dinheiro a uns 3 meses. Alguns já estavam sendo despejados das moradias.
    Somente efetuei a relação para mostrar que não há motivo para medo em colocar jogadores jovens, pois tendo futebol como tinha o Pelé aos 16 tem é que jogar.
    (25) Alberto Rafael da Silva 24/3/84 - São Paulo-SP - Brasil
    (23) Gum - Welington Pereira Rodrigues 4/11/86 - São Paulo-SP - Brasil
    (21) Digão - Rodrigo Júnior Paula Silva 7/5/88 - Duque de Caxias-RJ - Brasil
    (19) Dalton Moreira Neto 5/2/90 - Rio de Janeiro-RJ - Brasil
    (23) Mariano Ferreira Filho 23/6/86 - São João-PE – Brasil
    (23 ) Diogo Antunes de Oliveira – 29/10/86 - Americana-SP – Brasil
    (26) Diguinho - Rodrigo Oliveira de Bittencourt - 20/3/83 - Canoas-RS – Brasil
    (23) Darío Leonardo Conca - 11/5/83 - General Pacheco – Argentina
    (20) Diego Evangelista dos Santos - 29/9/89 - Caarapó-MS – Brasil
    (19) Maicon Marques Bitencourt - 18/2/90 - Duque de Caxias-RJ – Brasil
    (26) Frederico Chaves Guedes - 03/10/83 - Teófilo Otoni-MG – Brasil
    (21) Maurício José da Silveira Júnior - 21/10/88 - São José dos Campos-SP
    (23) Marco Antônio de Mattos Filho – 03/07/86 - Passo Fundo-RS - Brasil
    (20) Tartá - Vinícius Silva Soares - 13/4/89 - Rio de Janeiro-RJ - Brasil

    ResponderExcluir
  6. Engraçadas as coisas para o RS. O SP anuncia 20 pelas camisas da Reebok enquanto o Mengo recebe 21 da Olympikos. O Grêmio e Inter até patrocínio têm de dividir... O Atlético Mineiro anuncia 15 para o futebol e não tem estádio assim como o Cruzeiro, pois jogam no Mineirão. Só os do RS dos grandes ficam com as sobras. Até o Santos que não tem torcida fatura mais. Até o momento nada da renovação do Gérson mas com a do Maxi estão preocupados.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que ainda não sei se é melhor o Tcheco ficar ou sair. Depende de quem vier para o seu lugar. O Douglas Costa parece não estar totalmente pronto, e parece também não formar uma boa dupla com o Souza. Enfim, vamos aguardar.
    O Réver, ao que tudo indica, vai sair. Uma pena. Ao meu ver, é o melhor zagueiro do RS e um dos melhores do Brasil. Gostaria de ver o Gérson integrado à equipe principal, para entrar aos poucos, pode ser que a reposição esteja em casa.

    ResponderExcluir
  8. Por falar em dinheiro, vejamos como são as coisas. Victor e Réver, que vieram quase de graça, possuem salários baixos e são os principais jogadores do Grêmio. Mário Doril Fernandes está entre as gratas surpresas. Possui futuro, mercado e bola, e é outro jogador com salário baixo.
    De outro lado, Herrera possui alto salário e pouco joga. O mesmo podemos dizer do alex mineiro, joilson e jadilson, que, graças ao desconhecido, não estão mais no clube.
    Às vezes penso se não seria melhor contratar vários atacantes do interior de sp a baixo custo e ver no que dá. Com bons olhos dá pra montar um belo time, bem barato. Vejam os Nunes e Val Baiano da vida, eles não tem bola pra jogar aqui, mas talvez tendo uns 4 desse nível podemos dar sorte em um.

    ResponderExcluir
  9. Agora gostei Rafael. Por isso venho falando a tempos de contratar alguém com conhecimento do interior paulista onde há uns campeonatos fortes e disputadíssimos. Dentro do possível assista na Rede Vida jogos do interior paulista e comprove. Um que outro jogador pode vir mesmo custando um valor razoável. Não pode é vir ganhando 200 ou 300 para tirar lugar de um prata jogando menos.

    ResponderExcluir
  10. Para aqueles que discordam de algumas de minhas colocações pergunto: você pagaria de seu bolso analisando friamente como empresário pelo que vem jogando os salários de Perea, Túlio, Maxi, Rochemback, Renato, Lúcio, Herrera, Souza e Tcheco? Em vários cantos e clubes há jogadores como o Nunes, Val Baiano, William e muitos outros bem melhores. Até na Itália tem time buscando atacante como Christian Vieri. Dirigentes fazem pose para fotos com delegação de outros continentes, mas bem que as ditas parcerias poderiam trazer algum beneficio além da publicidade das fotos. Sem um TREINADOR que faça o time jogar e um ataque efetivo não vamos vencer fora nem com a vaca aprendendo a cuspir. O Grêmio tem o melhor ataque dirão alguns e daí respondo eu. Olhe a tabela e veja a colocação. Números nem sempre correspondem aos fatos e futebol não é uma ciência exata. Nomes e time caro não ganham jogos.

    ResponderExcluir
  11. Comenta o Vidarte (sempre que possível dou a fonte para evitar erros) que o Grêmio teria oferecido 1.200 um milhão e duzentos mil de luvas mais 170 mil de salário que em 12 meses será 270 mil reais mês. Pelo que joga 100 já seria caro em minha opinião. Colocação boa foi a do Andrade do Flamengo sobre aproveitamento da base. Craque tem de fazer em casa ou pedir boné. Enquanto gasta-se toneladas de papel sobre Maxi a prioridade deveria ser a compra de 50% ou mais do Mário Doril. O tal investidor misterioso do Olímpico deve ser ex jogador e só quer faturar e arrumar a cama na casa. Não vejo nenhum setorista comentar sobre algum trabalho especial com setores nem jogadores da base. Serão estes trabalhos secretos ou inexistentes. Como formar atacantes sem aprimorar condução em velocidade e arremate. O que mais se vê hoje é ao matar a bola a mesma disparar para longe, pois não tem domínio da redonda. É o legitimo matar na canela. Nem amortecer no peito sabem.

    ResponderExcluir
  12. Nenhum dos atacantes gremistas tem velocidade. Nenhum dos atacantes gremistas sabe conduzir a bola e que me lembre o último foi o André Catimba. Nenhum dos atacantes gremistas tem raciocínio rápido e frieza o que faz a diferença e Ronaldo ainda estar jogando. Nas ultimas partidas pereciam ser de futebol de salão os chutes do Ronaldo. Enquanto os de atacantes do Grêmio eram de várzea. Lembro-me que o Geraldo hoje no Ceará fez do Alberto Martín Acosta Martínez um “craque”. Alguns jogadores sem parceria são um poste em campo como Maxi e jogam contra o time fazendo faltas e errando jogadas. Alguém acredita que os Russos emprestaram o Maxi pelas cores ou amizade com algum diretor? Réver informa querer ficar mais um ano e deve ser pela mulher que espera um filho. O Grêmio necessita vender e vai ter de sacrificar alguns. Se o valor for suficiente para as dividas o problema será evitar novos gastos com galinhas mortas. Só o juvenil Sandro Henrique Alves Soares tem velocidade na base gremista. Quem acaba de rescindir com o Sport é Orlando Francisco Pires Júnior – Lincom 17/02/1984 - Birigui - SP - Brasil – goleador de 1,92. No Sport jogou apenas 3 partidas. Não deve ganhar mais que 50 mil e joga mais que muitos do Olímpico.

    ResponderExcluir
  13. Confirmando o interesse e os valores envolvidos, Borges será mais um dos tantos erros dessa direção. Pagar 170 mil por mês para um atacante da reserva do sp é absurdo, ainda mais com luvas de 1,2 mi.
    Meu problema com o Silas são dois: seu fanatismo religioso e seus poucos trabalhos. Considero-o verde. Acho que para apostar em um treinador jovem, deve-se ter um excelente diretor de futebol. Alguém que o conduza ao sucesso, não que seja refém do treinador. Não é este o caso do Grêmio, que tem no comando de futebol um gremistão aparentemente honesto e dedicado, mas submisso.

    ResponderExcluir
  14. Acho muito dinheiro pelo Borges, mas acho ele um ótimo atacante, movediço e inteligente para jogar, não está numa fase boa, mas o Grêmio é craque em pegar jogadores em péssimas fases e transformá-los em ídolos... Repito, acho muita grana por ele, mas ele é sim um bom jogador, na minha opinião, melhor que todos que estão no Olímpico esse ano...

    ResponderExcluir
  15. Léo, Rafael, Réver e Saimon. Agora em casa aprendida a lição o iniciante Rospide relaciona 4 zagueiros mais a invenção Thiego que é bom zagueiro como péssimo lateral. O engraçado é que na hora em que a coruja pia vão buscar o Matheus (goleiro) e não o Busatto. Justo é o retorno do Collaço. Mesmo com o Rochemback sendo sempre um dos 2 piores em campo tem lugar cativo em detrimento de Bruno Renan, Julio Cesár ou Matheus Magro e ainda ganha a braçadeira. Só vou perguntar quantos títulos tem o gajo Rochemback para tamanha subserviência dos caras do futebol gremista? É por essas que falo não servir em nada ao Grêmio a presença de um Rospide. Imaginem o que seria com um Ronaldinho...

    ResponderExcluir
  16. Alguém viu o Ilgo por ai. Ele contou o fato e se mandou a la cria. Foi tomar umas e perdeu o rumo... Comentam que hoje só um empresário tem a chave da base do Grêmio e se não for por ele o labirinto é intranspunível. Monopólio no Olímpico. No sambafoot não consta “Troféu João Gamper (Espanha): 2001, 2002, Copa da cidade de Viña del Mar: 2001, Supercopa de Portugal: 2008” nada importante para o Rochemback. É como colocar no currículo uma Copa Suruga sem ter sido titular. Kkkk Copa Suruga é como um doutorado falso ou nota de 3 pilas.

    ResponderExcluir
  17. Correria, só quem é "escritor" sabe, néh Chico Izidro (heehe, o Paulo Coelho q espere, q logo, logo ele não será mais campeão de vendas).
    O fato é q só hj consigo vir aqui. Lembro bem, ouvi a entrvista do Mário Sérgio.
    Gosto dele, mas no teu lugar faria o mesmo.
    E, pra quem não saiba, mesmo q tu quisesse apenas pela honra, ou seja, se não quisesses valor algum, não pode. Um valor deve ser estabelecido, ou então, do contário, não tem razão de ser a ação.

    ResponderExcluir