terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mata-mata x pontos corridos

Já fui mais radical contra o campeonato por pontos corridos. Reconheço que o Brasileirão do jeito que está é bom, mas continuo gostando mais do esquema anterior, que terminava numa série de jogos eliminatórios.

Os que defendem o sistema atual argumentam que só assim se conhece o verdadeiro melhor do time. Em princípio, concordo. Na maioria das vezes é isso mesmo.

No ano passado, porém, o Grêmio foi melhor o tempo todo, praticamente. No final, desandou e perdeu para o Sâo Paulo, que foi irregular a maior parte do tempo. O São Paulo, campeão, foi o melhor time do Brasileirão de 2008? Claro que não. Foi o Grêmio.

No mata-mata, é mais fácil o time de melhor campanha ser eliminado por outro. O primeiro colocado enfrenta o oitavo em dois jogos. Ele tem a vantagem de jogar por dois empates, mas ainda assim não consegue impor sua superioridade demonstrada na fase classificatória e acaba eliminado por um clube que teve desempenho inferior anteriormente.

O oitavo classificado pode, então, ser campeão. Aconteceu com o Santos em 2002. Em 1996, o Grêmio era sexto e resultou campeão. O fato de superar adversários mais fortes na etapa de pontos corridos não faz desse time o melhor do campeonato? Ele merece menos o título que um São Paulo, que só cresceu quase no final do Brasileiro como ocorreu no ano passado?

Santos e Grêmio, exemplos acima, marcaram história no futebol brasileiro. Alguém pode apontar clube que tenha sido melhor que o Santos em 2002 (Robinho e Diego no time) e Grêmio, em 1996, do técnico Felipão? E era no tempo do formulismo, saudável formulismo.

Nesse tempo, o do mata-mata, não havia esse coisa vergonhosa de mala branca cruzando o país, conforme lembrou hoje o técnico Mário Sérgio. Talvez até houvesse na etapa classificatória (ponto corrido), mas não era essa coisa escandalosa que acontece hoje.

Mais um motivo para defender o formulismo no Brasileirão. Sem contar que pelo sistema atual só os clubes com muito poder de fogo conseguem montar grupos fortes e, portanto, mais aptos a brigar pelo título. Por isso, só dá o poderoso SP.

Ah, os erros de arbitragem na fórmula atual se diluem em tantos jogos. No mata-mata, fica mais complicado ajeitar as coisas. Um "erro" em mata-mata fica marcado com ferro em brasa.

Outro absurdo que aumenta nos pontos corridos, na reta final como agora: clubes que não têm nada a perder, como o Grêmio, podem decidir o título. São o fiel da balança.
O Grêmio, por exemplo, ajudou o Inter ao jogar com tudo contra dois candidatos (São Paulo e Palmeiras). Ajudou também o Flamengo. E mais ainda pode ajudar o time carioca - e o Inter - se jogar com força máxima no Maracanã contra o Flamengo na última rodada.

Enfim, o Brasileirão por pontos corridos corre esse risco: virar uma zorra, com decisões de gabinete influenciando diretamente nos resultados.

Teremos, então, um legítimo campeão?

EM TEMPO

Extraído do blog do Juca Kfouri:

O chefe telefona para o árbitro e diz:
"Olhe, você vai apitar o jogo X, o mais quente da rodada. Muita atenção, hein? Você sabe que se o time A perder é o fim pra ele. Já o B ainda tem lenha para queimar. Boa sorte!".

PERGUNTAR NÃO OFENDE

- Afinal, o que foi mesmo que o Dorival Júnior ganhou como técnico de futebol, além da gloriosa série B?

ATENÇÃO, ATENÇÃO:

As deusas da diagramação já foram fotografadas (vestidas, não se assanhem). Em breve aqui neste boteco.

14 comentários:

  1. Muita gente defende que o sistema de pontos corridos seria o mais justo. Eu discordo. Justiça é ser o melhor, independente das regras, quem cumprir e fizer melhor é o campeão. Mas prefiro o mata-mata. Tem mais emoção, jogos finais e menos times morimbundos, que ficam sem ter o que fazer no final do campeonato, diminuindo assim a marge de malas brancas.
    Quanto aos erros de arbitragem, vejo de outra forma. Nos pontos corridos, um erro capital pode influenciar no campeonato inteiro. Não há tempo de recuperação. Explico:
    - Ano passado, segundo levantamento do site da globo, o sp foi um dos clubes mais beneficiados com erros de arbitragem. Sem tais erros, o Grêmio seria campeão. Em um mata-mata, se na primeira fase, o clube não precisa chegar em primeiro, mas entre os oito. Há portanto margem maior de erros aceitaveis. Um gol irregular aqui ou ali não são suficientes para tirar a melhor equipe da briga pelo título.
    - No mata-mata, são dois jogos. Erros no primeiro jogo podem decidir o campeonato, mas o time tem o segundo jogo para tentar ser superior. Se o erro for no segundo, o primeiro jogo poderia ter sido usado para se obter maior vantagem e assim tornarem tais erros menores.
    - No mata-mata, o time tem outras qualidades testas, na sua fase decisiva. O time, assim, seria o 'mais completo'.
    - Pontos corridos dependem de elenco. Elenco depende de dinheiro. Mata-mata depende de time e organização. Time e organização vão da capacidade de cada comissão, dirigentes e afins. Não necessariamente dinheiro.
    - O futebol possui as tais intempéries do lulla. O inter pode enfrentar o palmeiras em um jogo em casa, teoricamente vitoria facil, e no dia cair uma agua que torne o futebol impraticavel, tirando 2 pontos dos colorados. Alguns são sempre prejudicados e outros beneficiados com eventos climáticos ou suspensões de jogadores adversários. Logo, não se trata de justiça, mas de uma mescla de tudo isso. Em pontos corridos o campeonato acaba sendo mais influenciado por esses fatores.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem os erros de ortografia e construção de texto, mas fico aflito com esse comentário que não me deixa colar nada e tem tempo para escrever.

    ResponderExcluir
  3. Rafael M, muito lúcida tua analise. tem muita gente a favor do mata-mata. hoje, o david Coimbra também se manifestou a favor na ZH. O Hiltor também pensa assim.
    até nem precisa ser a fórmula anterior, mas algo parecido.
    a tv globo chegou a apresentar uma sugestão, até escrevi aqui no boteco, mas nao me lembro como é.

    ResponderExcluir
  4. Não consigo enender esse raciocínio. Ano passado no campeonato de pontos corridos o SP foi o melhor pois somou mais pontos. Quando ainda era torneio ou copa o SP foi campeão, mas na real foi oitavo colocado.
    Campeonato é de pontos corridos. Com "fórmulas" é taça, copa, torneio ou qualquer outro.
    Paulo R P

    ResponderExcluir
  5. Vou botar minha colher. Concordo em parte com o Rafael. O campeonato por pontos não premia os mais ricos e sim os MAIS COMPETENTES. Incompetentes são os clubes que investem milhões como Palmeiras, Inter, Grêmio e vários outros e depois ficam tremendo as pernas frente a um clube que montou e paga inclusive treinador e preparador com menos de 600 mil mês. Sim falo do Avaí. Mala branca ou verde é questão de CULTURA. No nordeste é comum malas de todas as cores face ao coronelismo e as situações dos clubes todos sabem como andam na B, C e D. Este coronelismo não anda só no nordeste basta olhar no entorno. Kkkk Sempre há um senão nas palavras dos INCOMPETENTES como Juiz ou duas competições ao mesmo tempo. Isso é falta de planejamento. Se o clube sabe que irá disputar duas competições que tenha elenco e depois não fique como Muricy chorando para a imprensa. Grêmio e o Inter não têm equipe B? Que joguem com ela ou abram mão de alguma competição. Não é DINHEIRO que monta equipe e sim CONHECIMENTO e CAPACIDADE. Dinheiro pode ajudar a contratar um que outro jogador, mas não forma TIME. A CBF formou alguns dos times mais caros do planeta e como muitos não ganhou. Todos comentam que time de estrelas tem de ter treinador de EGOS. Tem clubes com elencos de mais de 40 jogadores e os treinadores não sabem quem escalar. Acidentes e lesões sempre vão ocorrer e quem tem 1 pode ficar sem. Não há espaço nem R$ para um clube brasileiro ter Adriano e Fred. Os custos são diferentes em outros centros. O mesmo carro que custa 80 mil aqui custa 24 ali. O carro mais vendido nos US é o Toyota seguido do Honda. Honda e Toyota foram os primeiros a pular fora da F1. Futebol é espetáculo e espetáculo custa caro. Quem não pode ir ao estádio que se contente em ouvir no radinho ou assistir na TV. Chega de coitadismo... O São Paulo não ganhou em 2008 e sim o Grêmio que perdeu pela incompetência do Roth e seus apoiadores.

    ResponderExcluir
  6. O Grêmio perdeu 2009 com Roth (cavalo paraguaio) e posteriormente com Autuori (general medalhas) e patina com Rospide (aprendiz de gandula). Se a culpa é do Meira ou do Kroeff para mim é desde o Koff passando pelas ultimas gestões. Todos de uma forma ou outra dilapidaram o patrimônio e esconderam esqueletos em todos os cantos para ficar nos mais recentes. O discurso dos de hoje é que os de ontem só queriam tirar do Grêmio. Incompetência tira mais, pois tira gerações de torcedores a razão de ser de um clube. Não que a outra seja menos importante. São palavras do Paulo Deitos e do Kroeff. Quem espera cansa já dizia o ditado. Esperaram não ter mais para onde correr para tirar o Rotho e esperaram pelo Autuori que chegou olhou e em quase nada mudou. A Base que era a menina dos olhos pela fonte (inesgotável) de renda só eram palavras ao vento e continua tudo como dantes. Agora vamos primar por qualidade e não por quantidade. A base está fora da Copa Arthur Dallegrave e da maioria dos torneios. O Usbequistão do Hiltor é azul e a casta que não comparece nem cobra deveria ser destituída do stablishmente.

    ResponderExcluir
  7. Hoje as 14:30 haverá grenal juvenil. Quem puder que assista e olhe com LUPA Émerson o camisa 10. Não menos importante Carlos Heitor, Pascoal, Ruan, Calyson, Josias, Matheus Caitano, Romário... A transmisão será pela GrêmioTV e InterTV. Assim não há desculpas para não assistir. Kkkk
    Neste período onde todos escalam seus melhores vou escalar os MEUS melhores de 2009 independente de torneio:
    Goleiros: Victor (Grêmio)
    Lateral direito: Murilo (Paraná)
    Zagueiro central: Mário (Grêmio);
    Quarto zagueiro: Neuton (Grêmio)
    Lateral esquerdo: Márcio Azevedo (Atlético-PR)
    Primeiro Volante: Pierre (Palmeiras)
    Segundo volante: Rodrigo Souto (Santos)
    Meia direita: Cleiton Xavier (Palmeiras)
    Meia esquerda: Conca (Fluminense)
    Atacante de área: Fred (Fluminense)
    Atacante de velocidade: Wallyson (Atlético-PR)
    Técnico: Silas (Avaí)
    Revelação: Bérgson (Grêmio) e Giuliano (Inter)

    ResponderExcluir
  8. É piada? Rospide convoca torcida pela invencibilidade e por Tcheco. Tcheco: "Rospide pode ser um Felipão". Estão de brincadeira com as chamadas na RBS. Ja comentam que a pedida do Dorival foi alta. A mão que afaga hoje é a que apedreja amanhã...

    ResponderExcluir
  9. Se o dorival pedir muito, que mandem o dorival pastar. Chega de rasgar dinheiro.
    Quando eu disse que montar elenco depende de dinheiro, eu quis dizer que montar um time com 11 jogadores bons, ou até uns 13~14, tudo bem, vai de competência. Mas montar um banco mesmo, com boas reposições para todas as posições, aí sim, não tem olho que faça milagre.
    O silas, se vier, vai palhaçar o vestiário com o fanatismo religioso dele.

    ResponderExcluir
  10. Enquanto não se divulga quem será o treinador e quem vem atravessando o Atlântico vamos ao que já está alinhavado. É comentário corrente que o volante Carlos Henrique Barbosa Augusto - 29/5/89 - São Paulo SP, Portuguesa, Taubaté, São Caetano, Ulbra e campinense. Henrique não é um total desconhecido, pois atuou na ULBRA. Quem quiser ver é:
    http://www.campinensenet.com.br/index2.php?pg=equipe_futebol
    Para ler: http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=940
    Se for para investimento eu escolheria o Renan Rodrigues da Silva 1,81 9/10/89 - Londrina-PR – Brasil do Atlético- PR. Para quem não lembra tem uma cabeleira a Carles Puyol Saforcada do barça. Entrou muito vem em algumas partidas da sub 20.

    ResponderExcluir
  11. Rafael; leia o material do olheiros e depois comente. Não sei até onde vai as informações passadas pelo pessoal de outras emissoras e veículos. Eu sou católico não praticante e a primeira coisa que construi foi uma gruta para N. S. de Lourdes. Quando vou a Porto antes de qualquer local ou parente vou à gruta e pego um garrafão com água. Quando viajo sempre que possível levo umas garrafas com água da gruta e distribuo aos mais próximo. Só se alguém em que confie muito me passar a informação dou veracidade ao fato, pois sou meio como São Tomé. Tenho amigos e conhecidos em várias religiões e seitas. O Ilgo trabalha em uma empresa da IURD e presta seu trabalho assim como vários outros sem problema. O Gugu que todos sabem ser católico também. Implicaram até com o chá do Mancini...

    ResponderExcluir
  12. Perdemos mais um grenal. Observaram que o Fernando é meia direita? Tem de falar com a FGF e alterar este horário pois é cruel jogar com esta lua. Não estendi foi os 15 minutos de diferença entre a Grêmio tv e Inter TV.

    ResponderExcluir
  13. ,Francisco, muito bom o teu discurso e tua analise sobre o Gremio. Concordo.
    Agora, e a base do Grêmio? a gurizada acumula fracasso sobre fracasso. De quem a culpa? só pode ser da direção, do comando da base. Não é possível perder tanto, ainda mais que o Francisco jura que tem guri bom ali.
    Tempos atrás eu vi o gremio B jogar. Escrevi sobre o time dizendo que não tinhas visto nada demais. O time foi eliminado pelo Lajeadense.
    O tal Pessali não joga nada, apesar de inumeros elogios que li e ouvi.
    Enfim, a base está mal. Foi por que o Caetano saiu. Será que é só isso?
    Sobre o técnico, não se deve pagar mais do que 200 mil, que já é muito.
    Já estou defendendo o Renato Portaluppi de novo. Ou o Paulo Bonamigo. Pelo menos são da casa.

    ResponderExcluir
  14. Ilgo, nos ajude.

    Essa direção tá matando o Gremio cara. Por muito menos o Pelaipe e o Roth foram execrados. O primeiro teve ate filho ameaçado, e o segundo vaiaram ate gol do Gremio por causa dele. E agora com esses dois bundas moles nao fazem nada... Me explica isso cara.

    O que tá acontecendo. Pra completar o Paixao nao vem, e as especulações são o Nelsinho, que nao da certo em lugar nenhum, e o Silas, um cara metido a pastor e que leva a religião pra dentro do futebol.

    E conseguiram a proeza de levar 4 nãos de técnicos já esse ano (Nelsinho, Geninho e agora Adilson e Dorival)...

    Abs,
    David

    ResponderExcluir