quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A cara do Grêmio: uma cara que incomoda

Meu velho colega do Correio do Povo, o hoje prestigiado colunista da Zero Hora, Wianey Carlet, tem conseguido me irritar nos últimos dias.

Não costumo trazer aqui para as mesas do boteco meus aborrecimentos em relação a colegas, mas perdi a paciência. Em sua coluna de hoje, o Wianey bateu de novo na mesma tecla: os gremistas não querem o Autuori porque ele não tem a cara do Grêmio.

Escreve isso com desdém, quase debochando.

- Onde já se viu não gostar de um técnico por que não tem a cara de um clube. E um clube tem cara? -, parece perguntar.

Wianey, que é um sujeito muito inteligente – digo isso porque trabalhei muito tempo com ele no CP, onde ele foi repórter e depois assumiu a coluna que hoje é do Hiltor -, só pode estar se fazendo de salame (um dia vou descobrir a origem dessa expressão).

Ele não pode ignorar o fato de que Autuori fracassou no Olímpico. Wianey, anote aí: AUTUORI FRACASSOU NO OLÍMPICO. Com ou sem cara do Grêmio.

O aproveitamento desse técnico tão valorizado no mercado foi ridículo, principalmente para alguém com um currículo tão resplandecente. Ele atingiu apenas 46% de aproveitamento, um percentual um pouco superior ao de Mário Sérgio, e abaixo do obtido por Tite, detonado por boa parte da crônica esportiva em função disso, dos seus resultados.

No futebol, como em qualquer atividade, o que pesa são os resultados. Não o tal “desempenho”, expressão repetida pelos técnicos que não conseguem vencer.

Caro colega, a torcida do Grêmio só começou a vaiar o Autuori depois que os resultados negativos foram se amontoando, a ponto de muitos torcedores sentirem saudade de Celso Roth. Ignorar isso é desprezar demais a inteligência do torcedor.

Agora, sobre a cara do Grêmio. Realmente, Autuori não tem a cara do Grêmio. Escrevi isso antes mesmo de sua contratação. Não gosto de treinador que não tem postura vibrante à beira do campo, que fica ali parado como um poste no qual os cães urinam. Gosto de técnico que vibra e joga com o time, que demonstra interesse, participação. Não precisa gritar como uma rainha louca ou ser estúpido e mal-educado.

Precisa ter atitude, para poder cobrar atitude de seus jogadores.

Gosto de treinadores com esse perfil, com essa cara, em qualquer clube. Em especial no Grêmio. Não sei se outros clubes têm cara, mas posso assegurar que o Grêmio tem cara. E é uma cara respeitada em todo o país. É uma cara esculpida com o aprendizado de derrotas e de conquistas, marcada por tristezas e alegrias.

É uma cara centenária. Sim, o Grêmio tem cara, e não é a cara contemplativa de Autuori.

É a cara de uma torcida guerreira e vibrante. Não fosse ela, o Grêmio com Autuori poderia hoje estar amargando uma luta contra o rebaixamento. Com a torcida, que ajudou a moldar a cara do Grêmio, o time venceu quase todos os jogos em casa, aplicou goleadas e se tornou ainda mais temível em seu território.

Longe do Olímpico, conseguiu uma vitória apenas, e sobre um adversário frágil, o Náutico. E tudo porque tinha no seu comando um treinador de postura passiva, pretencioso e incapaz de armar um time competitivo o suficiente para compensar a distância de sua torcida, que, em razão disso, se tornou seu melhor jogador no campeonato deste ano, levando o time, seu técnico e sua direção nas costas.

Se alguém ainda não sabe qual é a cara do Grêmio é porque não fixou seus olhos nas arquibancadas coloridas de azul, branco e preto de um Olímpico que parece rugir como um leão faminto diante de sua presa assustada.

O Grêmio, decididamente, não é o melhor lugar para alguém como Autuori.

19 comentários:

  1. Só para cutucar o Rafael. O paranaense de Rolandia William Júnior Salles de Lima Souza 14/5/83 1,83 jogou 24 partidas pelo Avaí até o momento com 9 gols marcados. Maximiliano Gastón López 3/4/84 1,88 tem 22 jogos e 10 gols. A diferença é pequena em jogos e gols, mas é monstruosa em R$. O Ânderson Simas Luciano tem 30 jogos 5 gols e 11 cartões amarelos. Marcos Vicente dos Santos tem 28 jogos, 7 gols e 5 amarelos. Já o Luiz Guilherme da Conceição Silva 16/6/86 1,71 tem 27 jogos, 8 gols e 5 amarelos e Willamis de Souza Silva 4/2/79 1,74 tem 29 jogos, 12 gols e 12 cartões amarelos. É 1 gol por cartão. Este comparativo só tem um objetivo que é o de mostrar que há similaridade entre o Grêmio e o Avaí nos resultados e só não há quando comparados os custos de um e de outro.

    ResponderExcluir
  2. O Wianey, infelizmente, está na curva descendente na carreira, depois de dizer que o Taison seria melhor que o Messi, que nunca torceu por Inter ou Grêmio na infância,e dar um pau na Copa do Mundo no Brasil e depois defender com unhas e dentes o projeto incostitucional e nefasto do deputado e assessor colorado Beto Albuquerque, o que ele diz ou deixa de dizer não me causa nenhum espanto, deveria se aposentar e ficar em Viamão vendo os jogos do seu time, o Inter.

    ResponderExcluir
  3. Mas além de não ter cara agora o Silas é retranqueiro sempre segundo outros ou critérios, pois não se compromete. São as famosas armações das chamadas para vender. Aliás, já informei há poucos dias manobras nas pesquisas onde só os votos a favor são computados. Mas o RS já entendeu a sistemática da coisa. Há uma franca campanha pró Adilson em curso. É como a Intel contra a AMD. Quem entende de informática usa AMD, mas os leigos e deslumbrados usam a outra, pois adoram pagar por publicidade... Hoje sou Sport de Pernambuco desde que falei Gugu ou dada no Alegrete. KKKK Quero ver o circo do Prof. Belluzzo pegar fogo. Gostei foi do Marcão falando a verdade e colocou que erros de arbitragem são normais e a situação do Palmeiras se deve ao time e nada mais. Este tem vergonha na cara. As viúvas do Luxa e as deslumbradas do Muricy é que não gostaram.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo, "desempenho" era a palavra preferida do Tite (na minha opinião, um técnico não mais do que razoável, mas muito bom de microfone).
    Foi ótimo para o Grêmio a saída do Autuori. Talvez agora tenhamos dinheiro para compra os direitos do Maxi Lopes! Essa questão tá na mão da direção agora, do Duda!
    Sigo discordando de ti quanto ao Celso Roth. O aproveitamento dele no Grêmio é superior a 60%!
    A direção deveria ter mantido ela na Libertadores. O Maxi vinha começando a jogar, o time estava ainda capenga.
    Deixa o Wianey quieto. Não dá pra dar ibope pra esse tipo de jornalista oportunista.
    Abraços,
    Cláudio
    Cláudio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo POST.

    ResponderExcluir
  6. Quando a porca torce o rabo e a Crotalus durissus toca o chocalho sai de perto. Já observei que o Meira quanto mais nervoso mais fala e quem muito fala termina soltando as palavras mais rápido que filtrando. Anunciar o nome na data da última rodada tudo bem, mas sentar e trocar idéias sobre contratações é imperativo. Ja falava não sei quem que errar é humano mas persistir no erro é burrice. Edson Aguiar sairá com Autuori? Quem será o preparador físico?

    ResponderExcluir
  7. Poucos tem acompanhando o futebol brasileiro atualmente? Pergunto, pois as caras continuam as mesmas e os resultados também. Luxemburgo fracassa no Palmeiras e Santos. Muricy fracassa no SP e no Palmeiras. O SP mais uma vez mostra que independe de treinador para manter seus resultados embora o Ricardo Gomes esteja surpreendendo quem o achava cru. Basta o elenco estar bem e o time anda. Digo isso, pois agora estão colocando Adilson como a salvação da lavoura e não é. O SP mostra isso e a imprensa gaucha não acompanha o que acontece em MG como pouco sabe de Caxias ou Pelotas. A memória é custa e a maioria não lembra como Adilson saiu e como foi mantido a custo pelo Perrela. Adilson= 2001: Mogi Mirim-SP 2002: América-RN, 2002: Avaí-SC, 26/05/2003-16/07/2003: Paraná-PR, 22/08/2003-04/06/2004: Grêmio-RS, 13/08/2004-14/11/2004: Paysandu-PA, 05/02/2005-04/04/2005: Sport Recife-PE, 18/08/2005-18/06/2006: Figueirense-SC, 06/12/2007: Cruzeiro-MG. Nada tenho contra o Adilson como pessoa ou no futebol. Só não podemos é comparar pessoas sem uma balança justa. O Cruzeiro tem um plantel e uma folha maior que o Grêmio. Os resultados do Adilson (Campeonato Potiguar: 2002 Campeonato Catarinense: 2006 Campeonato Mineiro: 2008, 2009 e vice da Libertadores deste ano).

    ResponderExcluir
  8. Recuperando 2 posts atrás:
    Esse Francisco é um brincalhão. Elogiar o gum é dose pra elefante. Gostei do João Paulo, embora esteja muito verde ainda.
    Voltando a realidade: tentei participar do chat com o Léo, no site do correio. Só repassaram uma pergunta minha. Não deu pra entrar na questão física. Precisamos de um preparador físico de verdade, não essa enganação.
    Esse wianey só fala besteira. Não raro ele esquece que o jogador x não vai jogar por estar suspenso ou lesionado, e acaba criticando a não escalação do mesmo. Essa do taison ser melhor que o messi a gente entende, afinal, no início do ano os colorados estavam entusiasmados.

    ResponderExcluir
  9. Francisco,fecho contigo nessa do Adilson Batista. sou contra sua vinda.

    Agora, essa do Crotalus durissus levei medo.
    Joga aonde?
    ehehehe

    Rafael,
    O Gum é um bom zagueiro. E faz gol. nao sei se não é um perigo nas duas áreas.

    Andrei, grato pela força
    tu é novo por aqui. Vai uma ceva ou uma coca. Ah, Coca não temos.

    Pessoal, o Carlet é uma grande figura. gosto muito dele, mas erra como todos nós.

    ResponderExcluir
  10. Ilgo e Francisco, vocês preferem o Silas? Ele não seria do mesmo perfil do Autuori? É uma dúvida apenas...

    ResponderExcluir
  11. A Crotalus durissus é a popular cascavel. Não sou dono da verdade, mas no andar da carruagem creio que com 3 a 4 revezes o Adilson hoje elogiado estaria como o Vesgo com a imprensa. Ainda não tem ginga de cintura nem papas na língua. Dassler Marques relembra 7 retumbantes fracassos da carreira de Paulo Autuori no Terra. Vale a leitura. Autuori o Doril de petrodólares. KKK Mas o Mário fez escola e agora o Jeferson Douglas dos Santos Batista, 20 anos dos micos colorados que estava sumido já foi localizado. Ja especulavam estar escondido no Olímpico.

    ResponderExcluir
  12. André; não tenho acompanhamento suficiente do Silas para comentar sobre perfil. Sei que foi um atleta relativamente fechado e sério que gostava de conversar com seus treinadores. Foi um dos chamados Atletas de Cristo. Sua carreira tem dois clubes o Fortaleza e Avaí. Quem o conhece fala que é amigo dos amigos. Iniciou como assistente do Gallo. O diferencial é que com um time considerado inferior tecnicamente sem jogadores caros e badalados conseguiu montar uma equipe bem estruturada que vence seus adversários e convence. O time mostra não só consistência, mas variações de jogo e muita organização tática e ai aparece o dedo do treinador. Só não me agradou foi uma resposta do Meira na ZH: - O Silas é um treinador que vem mostrando competência em um clube que não tinha expectativa, e ele conseguiu superar todas as adversidades. Isso é muito bom, é um treinador em destaque na competição – comentou Meira. A meu ver menosprezou o Avaí. Ai alfineto: Qual a expectativa de Meira com Roth ou Autuori e com Túlio, Tcheco e Maxi?

    ResponderExcluir
  13. Aparentemente o Rospide ja escalou o Grêmio para enfrentar o Cruzeiro. Victor; Thiego, Réver, Rafael e Fábio; Adilson, Rochemback, Túlio e Tcheco; Douglas e Maxi. Teoricamente um cara que comanda os juniores no Olimpico não aproveitar ninguém ja que seus pupilos foram derrotados pelo lageadense e estão sem compromisso. Vamos ver os convocados. Com esta meio campo lerdo de Rochemback, Túlio e Tcheco vamos levar um baile com a velocidade do meio campo e ataque cruzeirense. Concorda Ilgo. Apareceu agora um angulo de filmagem que mostra falta de Obina e confirma a marcação do Simon. Vai dar um bode... A convocação de Thiago Silva abalará o Réver?

    ResponderExcluir
  14. Bom material sobre o Adilson Prof. Pardal)no site do Cosme Rimoli no R7. Confirma as informações do péssimo relacionamento do mesmo com a imprensa.

    ResponderExcluir
  15. Palavras do Rospide: – Vejo os atletas comprometidos. Se em algum momento faltou algo mais, não foi por falta de comprometimento nem de atitude. O trabalho segue e temos que encarar da melhor forma – encerrou. A perguntinha que não poderia faltar é: Faltou o que? Ruindade ou comando? Os micos colorados derrotam o NH.

    ResponderExcluir
  16. Operaram o sport. Essa aí foi sacanagem.
    Sou totalmente contra a vinda do silas.
    Quando estava no figueira, dizia-se: "Adilson Batista, o treinador cientista". Pardal é pouco.
    Alguém me lança a relação dos salários dos jogadores tricolores, por favor.

    ResponderExcluir
  17. Quero ver agora qual a ação contra o arbitro de Sport x Palmeiras. Todos que estavam atrás da meta confirmam o apito parando a jogada. Marcos é o grilo da conciência palmeirense. Fred após o tratamento vem marcando 1 por partida. Valores de salário tu não vai ter Rafael. O CP divulgou um ótimo material sem revelar números. Caiu um raio não sei onde e a mãe do PAC pegou. Agora levou um choque pois o raio era Paraguaio segundo o INPE. Olha o apagão...

    ResponderExcluir