quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O ponto G das redações de jornal

Quem conhece uma redação de jornal, mesmo de visita, sabe onde estão as mulheres mais belas. É claro que elas se encontram por toda parte do jornal, na redação, no comercial, etc. Basta saber olhar e querer ver – há quem procure por marmanjos, gosto é gosto -, mas é na diagramação que elas se concentram, sabe-se lá por que razão.

Ah, a diagramação. É sempre um deleite, um colírio aos olhos cansados de fixar telas de computador. Nos velhos tempos, diante das ruidosas máquinas de escrever, sem tela pela frente, os olhares alcançavam os pontos mais distantes, cruzavam a redação e aterrissavam esperançosos no ponto G da redação: a diagramação.
Quando digo que tudo está piorando, não me contestem. Nos primórdios da civilização, repórteres, redatores, editores e diagramadoras (e também os diagramadores, porque nem tudo é perfeito) eram agrupados no mesmo ambiente, sem paredes, sem barreiras.
Hoje, por ação de algum arquiteto do mal, o setor da diagramação ficou em outra sala, que podemos chamar de paraíso, para onde vamos várias vezes durante o expediente. Não há dúvida que no caminho sempre podemos tropeçar numa linda coleguinha, mas é na diagramação que elas estão em maior quantidade.
De uns tempos para cá – repito, tudo está piorando -, tem aumentado o número de diagramadores e reduzido o de diagramadoras. Já circulam comentários, maldosos, de que o chefe da diagramação, antes tão criterioso na seleção de seus subordinados, boiolou. Não há comprovação, por enquanto.
Mas nós do esporte estamos de olho nele. A continuar assim vamos dar uma pressão nele. Pensamos em convidar os alegres rapazes da editoria de Variedades, mas eles parece que não estão preocupados. O fato é que restam poucas flores nesse jardim.
Por falar em flores, um colega aqui do esporte, é obcecado por diagramadoras. Se tiverem olhos verdes, melhor. Uma, tempos atrás, quase foi afogada por dúzias de pequenos vasos de flores que eram enviados diariamente pelo seu fã. Não adiantou nada, claro.
Em compensação, dizem que ele se acertou com a florista.
Por causa de outra diagramadora ele quase apanhou. Certa manhã de sábado, quando a redação fica mais deserta, ele se deslocou até a diagramação e ficou ali, debruçado na mesa, folheando um jornal para disfarçar, salivando, e encarando a coleguinha, realmente muito bonita. Nisso, ele sente a mão pesada de um gigante, o namoradinho da deusa.
- E aí, cara, encarando a minha guria? -, trovejou o gorila, logo soltando um sorriso, antes que o nosso colega desmaiasse de pavor.
Voltando ao que interessa. Apresento duas ‘princesinhas’ (elas acham essa expressão muito antiga), Janaína e Luciana. A Jana, modelo fotográfico nas horas vagas, posou com naturalidade, enquanto a Lu fingiu que estava compenetrada no trabalho.
É só por causa delas que hoje me nego a escrever sobre o desacerto com Dorival Júnior e quem pode ser o treinador do Grêmio, ou sobre as malas brancas que viajam pelo Brasil.
Ah, além de belas, são ótimas colegas.

EM TEMPO
Estamos (nós da editoria de esportes) em guerra com a ZH, não por causa de notícias, mas porque ela nos roubou uma das nossas belezuras da diagramação, a Lisiane. Tem volta, tem volta.

22 comentários:

  1. Primeiramente, sejam bem vindas as meninas colirio. Diagramadoras também tem opinião e deveriam dar seus pitacos.

    ResponderExcluir
  2. Vencer a LDU com todo um esquema montado para matar os adversários será difícil e o Flu só levou 5. Os Uruguaios levaram 7.
    Ilgo; vou tentar fazer uma analise dos juniores. Tentar, pois deveria acompanhar de perto e não tenho condições pela distancia. Também vou dividir em dois setores, pois a meu ver são ações diferentes e só afinadas como uma orquestra funcionam. Posso estar errado, mas é a minha visão. Na administração do Caetano haviam mais de 40 jogadores por categoria. Não havia como separar o joio do trigo. Somente os malabaristas eram vistos ou aqueles que quando retirados o time caia de produção visivelmente.
    No site tem 6 goleiros, mas na verdade há diferenças de idades. Fernando Júnior 20/12/89 1,91; Matheus 5/5/89 1,85 e Busatto 23/10/90 1,89. A altura é importante, mas a elasticidade e qualidade são fundamentais. Hoje um dos melhores do mundo é Júlio César Soares Espíndola que tem 1,86 e goleiro bom não tem idade. Helton 2/11/90 1,96; Gabriel 14/1/91 1,88 e Tiago 16/5/93 sem altura. Tiago foi o goleiro dos juvenis hoje. Convenhamos que 6 é demais. Pelo que tenho visto Matheus e Tiago são os que devem chegar.
    Na lateral direita há um buraco, pois Sérgio e Spessato se revesam sem unanimidade. Lucas Staudt e Luan de idades diferentes também labutam por ali. Não vi Lucas e Luan jogando e o Ruan dos juvenis que vimos hoje é melhor no apoio que na defesa. Tanto Luan como Lucas tem 1,79 e sabemos que há poucos laterais com estatura no futebol brasileiro de ponta. Spessato com 1,80 alterna como Mário entre lateral e zaga. Não tenho como escolher sem chutar e não sou chutador.
    Na zaga central temos Spessato (parecido com o Mário) muito bom na imposição e cabeceio e o Gérson que ainda tem idade de juvenil mas é um dos mais completos zagueiros do Olimpico.
    Na zaga esquerda como chamam agora tem um dos jogadores de melhor imposição técnica e de precisão cirurgica que tenho visto o Neuton. Também o Eduardo Brock que já vi pela direita e gostei que é um estilo refinado e Marcus Vinicius um zagueiro forte, alto e letrado que me lembra o Willians. Do Léo e o Renan não sei pois não vi.
    Na lateral esquerda tem o Marçal o Henrique e Gerley. Sempre o Marçal atuou mais como ala assim como o Collaço. Dos demais pouco sei
    A função de volante vou dividir, pois há em minha opinião diferença na função. Vou me fixar no 5 que na maioria das vezes atua quase como um terceiro zagueiro ou líbero. Não há este 5 no momento atuando e seria um Diego Salini ou Julio Cesar. Na função vejo o grande problema de todas as equipes do Grêmio, pois não há um posicionamento claro assim como divisão de tarefas. Na principal Túlio e Adilson e nos juniores Matheus Magro e Bruno Renan. Esta ligação meio ataque e defesa é que não está funcionando e causando as derrotas sucessivas por falta de treinamento e sintonia. Creio que somente um Emerson Rosa pode consertar a 5 e depois especializar como auxiliar treinando as defesas. Outro que poderia colaborar é o Danrlei com os goleiros nas bolas cruzadas e reposição.
    Resumo da defesa. Temos ótimos goleiros e ótimos zagueiros com indefinição na volancia tendo ótimos volantes e bons laterais. Falta trabalhar as laterais e aprimorar o conjunto da defesa. Deveria haver um treinador especifico na base para a defesa e volantes já que a opção é por 442 4222 ou 4231.
    Vejo com preocupação a forma com que as brechas aparecem por falta de cobertura nas defesas permitindo a fácil penetração de adversários e arremates da intermediária. Quem assistiu ao jogo dos juvenis viu a facilidade das entradas pelas laterais e bolas em diagonal sempre pegam a zaga no contrapé. Os zagueiros estão recuando e tem de cuidar de quem cruza e quem vai receber onde a maioria se perde ou até faz gol contra. É tudo uma questão de treino e material humano e é ai que a repetição leva à perfeição.

    ResponderExcluir
  3. Francisco, as colegas Jana e Lu não gostam muito de futebol. Acho que até desprezam o futebol, tanto que não gostam muito de diagramar pagina de esporte, em especial, futebol.
    Acho que é até porque a gente do esporte fica babando ao lado delas, eheheheh
    No mais, interessante tua análise, mas continuamos apanhando também na base. algu[e, está selecionando mal, sabe-se lá por quwe razão.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo, adorei a homenagem às diagramadoras. Na minha época, sempre o pessoal do esporte chegava para animar a sala. Galanteadores na medida certa, quando um certo alguém (Al Pacino) perdia um pouco da mão, pedia desculpas e já estava tudo certo novamente. Saudades daquele tempo, do compenetrado Schuch, da elegância do Eugenio, e da pressa do Telmo em fechar a capa. Saudades também dos saudosos Clóvis e Figueiredo, que vinham sempre alegres e cheios de sugestões para tentar fazer uma página mais criativa (na medida do nosso tradicional Correio).
    A Jana é uma bonequinha, muito bonita. A Lu não conheço. Só faltou a Maria Olívia (com aquela pose e elegância de modelo) e a Vivian (com toda aquela alegria e simpatia).
    Beijo, KK

    ResponderExcluir
  5. Bons tempos mesmo. O Clóvis e o Figueredo fazem falta, mas devem estar agitando lá em cima com algum jornal ou programa de rádio. E o Acosta, então? Se foi sem publicar o jornal dos seus sonhos: O ÓRGÃO, que teria como slogan: "... de fácil penetração".
    Muito criativo o Acosta, e grande gremista.
    quem quiser saber mais sobre ele é só acessar o saiti que ele deixou: www.osaiti.com.br.
    Claro que não está atualizado, né?

    Agora, KK, quem é o AL PACINO?

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de dizer, mas a Katiuscia é uma das mais lindas e competentes diagramadoras que tivemos (digo tivemos no sentido de que trabalhou no CP, pra ficar muito claro, mas que não foi por falta de tentativa, não foi, ehehehe).

    ResponderExcluir
  7. Beleza de fotos. Existem flores no correio!
    Não esqueço a Marianinha. Onde estão as fotos?
    Desse jeito, vou virar jornalista.

    ResponderExcluir
  8. hehehehe.
    que ótimo este texto. mas acho que o chefe tem é que continuar contratando meninos =P

    beijão!
    lu =)

    ResponderExcluir
  9. Ilgo; para não alongar vou resumir no seguinte. Faltam olhos na captação e lapidadores nas categorias de base. Ter sido só bom jogador ou ter boa vontade não significa ser bom treinador para formação. Muitas vezes é necessário um treinador velho, ranzinza, mas que tenha paciência para repetir 200 vezes a mesma jogada para juvenis e juniores. Não gosto de criar falsas esperanças ou especulações com jogadores, mas quem demonstra ter bola no couro não a perde da noite para o dia. Somente doença ou droga podem acabar com o futebol de alguém. Não sei onde anda o Wesley Pacheco Gomes e tampouco ouço falar atualmente no Yuri Mamute. Se o guri não vê expectativas e desafios perde o pique e cai na mesmice. Considero importantíssima a participação da sub 20 na disputa com equipes adultas, mas fundamentalmente que tenham um treinador altamente capacitado, provado e comprovado. Em 2008 não credito somente ao Camargo, mas sim à formação que vinha da longa data além de bons valores as inúmeras vitórias. Nos juvenis é onde a transição do menino para homem é complementada e a fundamentação do futebol deve ser aprimorada. Nos juniores é só lapidação e adaptação do amadorismo as exigência físicas e técnicas do profissionalismo. Creio ter respondido.

    ResponderExcluir
  10. Um bom treinador.

    1990-1994: Mogi Mirim-SP
    1995-1996: XV de Piracicaba-SP
    1995-1997: Guarani-SP
    1996-1997: Mogi Mirim-SP
    1998: Guarani-SP
    1999: Matonense-SP
    1999-2000: Atlético-PR
    2000: Corinthians-SP
    2001-2002: São Paulo FC-SP
    2002-2003: Ponte Preta-SP
    2003-03/08/2003: Atlético-PR
    11/01/2004-17/12/2004: Bahia-BA
    01/2005-22/07/2005: Ponte Preta-SP
    23/05/2005-12/2005: Tokyo Verdy 1969 - Japão
    15/12/2005-29/05/2006: Ponte Preta-SP
    22/07/2006-11/06/2007: Atletico-PR
    10/09/2007-24/03/2008: Vitória-BA
    07/05/2008-15/06/2008: Goiás-GO
    28/08/2008-12/03/2009: São Caetano-SP
    07/04/2009: Guarani-SP

    Títulos por equipe Campeonato Paulista (2ª divisão): 1993
    Campeonato Brasileiro (3ª divisão): 1995
    Campeonato Paranaense: 2000
    Torneio Rio - São Paulo: 2001
    Campeonato Baiano: 2008

    ResponderExcluir
  11. Um bom treinador.
    1990-1994: Mogi Mirim-SP
    1995-1996: XV de Piracicaba-SP
    1995-1997: Guarani-SP
    1996-1997: Mogi Mirim-SP
    1998: Guarani-SP
    1999: Matonense-SP
    1999-2000: Atlético-PR
    2000: Corinthians-SP
    2001-2002: São Paulo FC-SP
    2002-2003: Ponte Preta-SP
    2003-03/08/2003: Atlético-PR
    11/01/2004-17/12/2004: Bahia-BA
    01/2005-22/07/2005: Ponte Preta-SP
    23/05/2005-12/2005: Tokyo Verdy 1969 - Japão
    15/12/2005-29/05/2006: Ponte Preta-SP
    22/07/2006-11/06/2007: Atletico-PR
    10/09/2007-24/03/2008: Vitória-BA
    07/05/2008-15/06/2008: Goiás-GO
    28/08/2008-12/03/2009: São Caetano-SP
    07/04/2009: Guarani-SP

    Títulos por equipe Campeonato Paulista (2ª divisão): 1993
    Campeonato Brasileiro (3ª divisão): 1995
    Campeonato Paranaense: 2000
    Torneio Rio - São Paulo: 2001
    Campeonato Baiano: 2008

    ResponderExcluir
  12. Que pena! Vadão não deve continuar no Guarani em 2010. Campinas, SP, 26 (AFI) – Nas entrelinhas o auxiliar técnico do Guarani, Gersinho, deu uma péssima notícia aos torcedores. Ele praticamente garantiu que o técnico Vadão não vai seguir no clube em 2010.

    ResponderExcluir
  13. O preferido do Ilgo.
    1998: Madureira-RJ
    1998-2000: Joinville-SC
    2000: Sampaio Corrêa MA
    2000: Remo-PA
    2000: Mogi Mirim-SP
    2001-04/2002: Paranà Clube-PR
    04/2002-12/2003: Coritiba-PR
    16/12/2003-19/07/2004: Atlético-MG
    17/08/2004-23/03/2005: Botafogo-RJ
    21/04/2005-17/07/2005: Palmeiras-SP
    24/09/2005-13/05/2006: Maritimo Funchal - Portugal
    14/05/2006-04/12/2006: Coritiba-PR
    11/05/2007-15/09/2007: Goiás-GO
    06/02/2008-07/06/2008: Paranà Clube-PR
    11/06/2008-27/09/2008: Ponte Preta-SP
    06/03/2009-05/08/2009: Portuguesa-SP
    29/09/2009: Bahia-BA

    Títulos por equipe Campeonato Maranhense: 2000
    Campeonato Paranaense: 2003

    ResponderExcluir
  14. Casemiro Mior
    1994: XV Novembro-RS
    1995: Guarany-RS
    1996: Brasil de Farroupilha-RS
    1996-1997: Deportivo Italchacao - Venezuela
    1997-1998: Veranópolis-RS
    1998-2000: - Hong Kong
    1998-2002: Club South China - Hong Kong
    2002-2003: Veranópolis-RS
    2003-01/2005: Nacional Funchal - Portugal
    01/2005-11/04/2005: Atletico-PR
    19/12/2005-02/02/2006: Avaí-SC
    2006-2007: South China - Hong Kong
    2007-27/05/2008: Eastern - Hong Kong
    28/05/2008-05/10/2008: Belenenses - Portugal
    15/08/2008-19/02/2009: Fortaleza-CE

    Títulos por equipe Campeonato de Hong Kong: 2000, 2007

    ResponderExcluir
  15. Pô, o cara diz que não quer falar em futebol e os outros ficam insistindo, com escalação e tudo meu!!! Bem, pra entrar no clima, então: eu escrevi hoje no meu blog que as mulheres gostam de homem sensível.. casualmente depois leio teu post... muito bom!!! As meninas são lindas, mas acho que deve haver mais rapazes, assim, digamos, de 'belo porte' na diagramação, porque senão os repórteres, subeditores e editores ficam só babando e perdem a concentração! Assim não dá! Assim não dá!

    ResponderExcluir
  16. O anônimo sou eu. Agressiva a pisciniana colorada. Escalação?

    ResponderExcluir
  17. Rafael M, nao te assanha. não tem vaga mais.
    Outra coisa, já tem homem demais na redação.

    ResponderExcluir
  18. 26/11/2009
    NOTA OFICIAL
    O Avaí Futebol Clube, informa a seus sócios e torcedores que encerraram-se nesta quinta-feira (26), as conversações para renovação de contrato de seu treinador Silas Pereira, não tendo havido ajuste entre as partes para a continuidade em 2010.
    O atual contrato entre o clube e seu treinador tem seu término em 31 de dezembro de 2009.
    Nesta sexta-feira (27), Silas Pereira e a diretoria do Avaí se pronunciarão em entrevista coletiva às 10 horas na sala de Imprensa da Ressacada.

    ResponderExcluir
  19. APÓS GRIPE
    Libertadores de 2010 terá 40 equipes
    POSTADO ÀS 10:49 EM 26 DE Novembro DE 2009
    Potosi e Chivas estão confirmados após serem 'eliminados´ pela gripe A
    A Copa Libertadores da América de 2010 terá o número recorde de 40 participantes, com a inclusão dos mexicanos San Luis Potosi e Chivas Guadalajara.
    As duas equipes ganharam presença direta nas oitavas porque participação na competição deste ano foi prejudicada por conta do surto de gripe A em seu país.
    A Libertadores começará em 27 de janeiro e vai até 18 de agosto, após uma pausa para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul, entre junho e julho.
    O sorteio será nesta sexta-feira (27), em Assunção. O único representante brasileiro confirmado até agora é o Corinthians, campeão da Copa do Brasil.
    Outras 20 equipes já foram definidas, e restam 19 vagas a preencher - incluindo os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro. Argentina e México são os outros países com cinco vagas. Os demais terão três.
    Agência EFE

    ResponderExcluir
  20. Divertidíssimo esses comentários....obrigada pelos elogios, bjo. Ah....é só perguntar quem se considera o Al Pacino da redação do CP? Fala sério que não tens nenhuma suspeita.
    Quanto ao Acosta...só não o citei, porque não cheguei a diagramar com ele, mas quando trabalhava na Variedades pude ter contato maior com ele.
    Creio que nunca vou esquecer do maravilhoso livro que ele me emprestou: "Aquele Inverno em Leningrado", da escritora Helen Dunmore. É uma lição dos verdadeiros valores da vida.

    ResponderExcluir
  21. Ah....concordo com a Simone, não por ser colorada (o que de fato também sou), mas que esses relatórios esportivos são muito chatos....rsrs...

    ResponderExcluir