segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dicas para contratar o técnico certo desta vez

Antes de contratar um treinador, a direção deve ter muito claro o tipo de futebol que quer, o esquema de jogo, três zagueiros, dois zagueiros, meio-campo com dois volantes, dois meias, ou três volantes, e um meia. Quem sabe apenas um atacante de ofício? E por aí vai.

Para isso, precisa considerar também a tradição, a história do clube, sua torcida.

O presidente Duda afirmou depois do jogo contra o Flu que perfil de treinador é bobagem, é preciso ver o mercado e avaliar entre os disponíveis, e fazer a contratação. Tal afirmação explica em parte tudo o que acontece no Olímpico desde o ano passado.

Depois de escolher uns nomes, o dirigente deve conversar com cada um deles e dizer o que o clube espera dele, o técnico. Pode ser coisa rápida, tipo:

- Vc sabe a diferença entre o Avaí e o Grêmio?

Depois, se a resposta for convincente, expor que quer o seu time jogando no 4-4-2, com dois laterais que marquem e apoiem com qualidade e velocidade;
dois zagueiros de boa impulsão, autoridade, imposição física e velocidade;
no meio-campo, um volante mais posicionado, de boa técnica para não viver só de dar porrada, ágil, atento, obstinado e feroz como um pitbull esfomeado; mais dois volantes, que marquem de verdade, mas que saiam para o ataque rapida e decididamente, buscando o gol; mais à frente, um meia habilidoso, mas também aplicado taticamente, de preferência com bom chute, assim como os dois volantes.
Na frente, dois atacantes rápidos, ao menos um deles muito habilidoso, o outro deve ter um porte mais avantajado para o confronto com a sanguinária zaga inimiga.

E por aí vai, com alterações aqui e ali, mas sem perder o rumo de que é preciso antes de qualquer coisa um time com raça, determinação, incansável na busca da vitória, irresignado diante de eventuais adversidades, indignado.

Qualquer semelhança com o velho Grêmio não é mera coincidência.

É isso: o Grêmio precisa de um treinador que devolva sua identidade, perdida desde que Paulo Autuori assumiu.

Renato Portaluppi será esse nome? A direção gremista conversou com ele, ficou convencidade de que ele pode colocar o time de volta ao seu lugar.? Ou é apenas um pensamento mágico, um lance de marketing, um ato de desespero?

Se a direção realmente acreditasse em Renato, por que ele não foi contratado no ano passado no lugar do Silas. Ou, melhor ainda, quando Roth foi demitido em plena Libertadores?

E se Renato não vier, o que é provável? Eu, fosse ele, um ídolo, não viria neste momento pra não me queimar.

Só me chamam na hora difícil? Chego aí e tenho que trabalhar com os jogadores indicados e/ou aceitos pelo técnico anterior?

Eu, se fosse Renato, não viria. Renato não é bobo, não vai embarcar nessa nau desgovernada.

Mas se Renato vier, não duvido que dê conta do recado, porque é um bom treinador, já provou isso, apesar de opiniões em contrário, algumas sem qualquer fundamento.

7 comentários:

  1. Minha opinião sobre Renato é de que ele parece com o Maradona como treinador, um pouco melhorado, mas com a diferença de que ganhou copa do br e acho q campeonato carioca, fora chegar a final da libertadores. Algo tinha que ser feito e o Duda(playboy) kroeff(q parece 1 guri de apartamento), até que enfim fez.
    Ainda da tempo do time se recuperar no campeonato, mas isso envolve trabalho, os times de hoje não são faceis de serem batidos, do 1 ao ultimo tds dão trabalho. O que o novo técnico deve fazer é retomar a confiança dos jogadores, trazer a torcida junto do time, e readquirir aquela raça e garra que o time tem em casa sendo até pouco tempo imbativel no olimpico.
    Só um detalhe, acho q a troca de treinador como de diretor de futebol é benéfica, mas alguns jogadores precisam sair do clube, ozeia, uendel, ferdinando, f. rochemback.... e trazer pelo menos um reserva para o ataque, pq o time sem o jonas e o borges fica sem poder ofensivo.

    ResponderExcluir
  2. DA-LHE RENATO QUERIDO, DA-LHE CAMPEÃO DO MUNDO, AVANTE GREMIO NÃO HA TEMPESTADE QUE DEPOIS Q PASSA NÃO VENHA A BONANZA.
    DA-LHE OOOOOOOOOOOOOO, O GREMIO EH COPEIROOOOOOOOOOOO, DA-LHE OOOOOOOOOOOOOOO, CAMPEÃO MUNDIALLLLLLLLLLLLLLLLL,
    BOA SORTE RENATO.

    ResponderExcluir
  3. O Moisés Ferreira Gomes revelação do Paysandú rompeu com o mesmo e quer tentar a vaga de André ou Robinho no Santos. Agora o Santos virou a META da gurizada. Todos querem ir para a vitrine.
    A renovação do SP iniciou com a venda do Hernanes e os próximos são Dagoberto, Miranda, Richarlyson. A saída do Washington e do Marcelinho Paraíba já consumadas aliviam a folha. Agora o CT da Barrafunda será o fornecedor de jogadores ao SP.

    ResponderExcluir
  4. A crônica colorada preferia o Tite. Mas ele foi demitido porque o vestiário do Inter tinha virado a casa da mãe Joana, até quase apanhou do Dalessandro. Renato é corajoso, tem mística. Se fizer o feijão com arroz, escalar um time mais equilibrado e repetir as escalações, além da sua boa estrela com a camiseta do Gremio, pode dar uma boa simbiose. Que ele tem moral prapeitar qualquer jogador tem, afinal tem mais títulos na carreira que todo o grupo do Gremio somado.

    ResponderExcluir
  5. O Tite quase apanhou do D Alessandro? Não to sabendo disso. De qualquer modo o D Alessandro é que ia apanhar. Aliás, ele só arruma treta com cara muito mais alto que ele. Lembro da cena patética dele com o William.

    ResponderExcluir
  6. Os colorados da Guaibinter estão em polvorosa, não pdoem esperar o cara treinar pra depois criticar, ou elogiar, ja estao criando caso.

    ResponderExcluir
  7. Izidro, deves lembrar, TAMBÉM, das "patéticas' cenas do Victor indo busca no fundo das redes as bombas do D'Ale, HUÁ HUÁ HUÁ
    P.S. Que torcedor valente tu és na hora que o clube mais pecisa das tas opinões tu vens com esses codinomes que só usas LÁÁÁÁÁ d evez em quando.
    Depois, se dá errado, a´itu vens com duzentos comentários seguidos como chico coelho e esuqece todos os outros HUÁ HUÁ
    Bobinho ess emenino, huá huá huá

    ResponderExcluir