segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Assim não dá pra falar de futebol!

Não fosse a imprensa, em especial a revista Veja e os jornais Estadão e Folha de SP, grande parte das falcatruas permaneceria ignorada. E falcatruas de todos os partidos, dos governos de plantão. Quem deveria fiscalizar as contas, os procedimentos, e tudo mais, não o faz com eficiência. Ou tapa os olhos e o nariz. E isso acontece em toda nação.

Não consigo acreditar que a fraude no Detran, por exemplo, tenha sido descoberta só depois de mais de quatro anos, e que hoje alguns de seus protagonistas continuem numa boa. O mesmo vale para o mensalão, cujos protagonistas desfilam por aí, nariz empinado, alguns de jatinho pago sabe-se lá por quem. E esses escândalos na Casa Civil? 'Caraca, o que é esse dinheiro todo na minha gaveta?'.

No âmbito da União as descobertas da imprensa repercutem mais porque sempre envolve muito mais dinheiro, sem contar nomes que ocupam postos elevados na corte. As últimas notícias dão conta que grana alta jorra também em alguns Estados, como Tocantins.

Pois essa imprensa incomoda. E incomoda tanto que alguns setores insistem em tapar sua boca. Elaboraram até um projeto que institui a ‘lei da mordaça’, que tramita no congresso e agora, com a maioria que o tal partido terá, será aprovada talvez ainda em 2011.

Estamos enveredando por um caminho perigoso, seguindo exemplos de nossos vizinhos, em especial de Cuba, onde impera a voz oficial.

E o pior é que ainda há jornalistas apoiando o fim de liberdade de imprensa, ou seja, o fim de democracia. Até sindicatos de jornalistas são a favor de limitar a liberdade de expressão. Sindicatos pelegos, como tanto ouvi nos anos 70.

Escrevo sobre isso depois de ler a notícia que tirei do site do Estadão desta segunda-feira.

“SÃO PAULO - A Polícia Federal teve de ser acionada na madrugada deste domingo para garantir a distribuição dos 8 mil exemplares da revista Veja no Tocantins. Para tentar impedir que a publicação chegasse às bancas, o governo do Estado mobilizou efetivo de 30 policiais militares. Armados de fuzis, os PMs ficaram de prontidão no Aeroporto de Palmas à espera do voo que levava a revista.
Os PMs tinham a missão de localizar e apreender os exemplares de Veja. A revista, no entanto, não faz parte da lista de veículos de comunicação censurados pela liminar do desembargador Liberato Póvoa.
Acionado na madrugada, o procurador da República Álvaro Lotufo Manzano requisitou apoio da PF para escoltar o carregamento do aeroporto até a distribuidora da revista em Palmas.”


SAIDEIRA

Se a gente não reagir, será como naquele poema atribuído ao russo Maiakovski, mas que é de autoria do fluminense Eduardo Alves da Costa, escrito não por coincidência em 1964:

Despertar é preciso

Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.

11 comentários:

  1. Caiu na flor do primeiro desafio. Em cinco jogos no comando do Prudente, Rospide não conseguiu sequer um empate. Foram dez gols tomados contra apenas um marcado, diante do Flamengo, na derrota por 2 a 1. Rospide “pede” demissão do Grêmio andarilho.
    Esperar o que da turma do "Patria, socialismo o muerte" ?
    A maioria da população de bem foi desarmada. As forças armadas esculhambadas e infiltradas.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, onde vc estava quando Lula inventou o universo? Entenda ele é o Jesus Cristo dessa pobre nação, não ha muito o que fazer se se o povo apoia aqueles que os explora. O povo brasileiro em grande parte merecia ser levado a uma fazenda e ser escravizado pois são como animais. É o que parece!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ilgo, admiro teus comentários sobre o nosso Grêmio, mas temos visões políticas bem diferentes...
    Segue um video, se tu quiser ver, dessa imprensa que tu tanto admira.
    Não por acaso ela apoiou o golpe de 64.
    Por que será, né?

    http://www.youtube.com/watch?v=KxpP5F7NF5g

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. barbaridade, o que são os reaças.
    Quando esse mesmo povo era iludido por fhc e suas quadrilhas aí valia, agora que finalemnte se deram conta que têm direito há alguma coisa (q por ora são migalhas, mas melhor bolsa-família q miséria total como era na época da ditadura tão amada por alguns, em que os nordestinos tinham de sair de casa p não morrerem de fome).
    Qual casa civil falas?
    E teu amigo Juremir, não o lês?
    Esse é jornalista de verdade, pq ele SIM, ataca qualquer partido, tu só faz demagogia, pois essa do dinheiro na gaveta, basta falar q acotneceu e SENDO contra o PT, tomam por verdade, já OS 3 MILHÕES DE EUROS, DÓLARES E REAIS, DO BANRISUL COM FOTO E TUDO AÍ VCS NEM COMENTAM, NEM TU NEM TUA VEJA
    A revista mais patife da história do mundo.
    Aliás, como diz o Juremir, como a veja aprendeu, DE REPENTE a ser investigativa, hein?
    Sim, porque há menso d edez anos bastava alguém negar q a reeleição foi comprada p veja nem sequer ir atrás do fato.
    É um revista patife e liberdade d eimprensa é o que mais há, nunca um presidnete foi tão perseguido pela mídia como o Lula.
    Teu coleguinha rogerio MERDESLKI (procura na intenret) acusando a rbs e se vangloriando de que atacou o governo Olíivo TODOS OS DIAS DOS 4 ANOS DE MANDATO.
    Mas da yedinha procuras em ALGUMA QUALQUER EDIÇÃO DO CPOVO E TENTA ACHAR algo desse M sobre o governo mais escandaloso da hitória do RS,
    lIBERDADE DE IMPRENSA, VCS reaças QUEREM O QUE SEMPRE TIVERAM domínio total sobre os pobres;
    entregar as riquezas desse país pra cambada de ordinários como a ford q pegou dinheiro DADO PELO TEU QUERIDO BRITO e foi gastá-lo em SP.

    ResponderExcluir
  5. o memso papo REAÇA DE SMEPRE.
    Toda vez que explode um escândalo no govenricho YEDA CRUZES, o nobre blogueiro sai SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE com o mesmo papo "NÃO FALO MAIS EM POLÍTICA"
    Aí passa uma semana, a veja vem naquele desespero de quem não sabe perder e o blogueiro vem com esse papo "não dá pra falar em futbeol", ora.

    ResponderExcluir
  6. Ilgo,
    Infelizmente Sr Paulo Deitos não publicou meu comentário no seu blog, na democracia achei que opiniões contrárias deveriam ser publicadas, talvez seja porque falava fatos e não só teorias, porque sabemos que teoria aceita tudo, mas os fatos são o que vale.
    Hoje mais um vexame do pessoal da base do grêmio, em casa conseguiram empatar com cruzeirinho em 1x1, isso que o treinador é o bruxinho(Cristiam) deles que acham que é grande coisa,mais uma vez o Pessali que alguns setores da mídia e torcida adora foi substituído e não jogou nada e continuamos sem resposta porque gremio não participa do sub23 que é uma ótima vitrine e chance de dar experiência p/ jovens, mas como Deitos e seus pupilos querem diminuir grupo e fazer economia burra com argumento que com grupo reduzido a qualidade do trabalho é melhor, coisa que a cada jogo da base esse ano não se confirma né já que juvenil ja tomou 2 goleadas de 4 do são josé e sulbrasileiro e juniores estão só passando vergonha na copa FGF e em 2009 que tiveram bons resultados os treinadores e jogadores e trabalho ainda era consequencia do Rodrigo Caetano e Julio Soster.
    Andre Carlos

    ResponderExcluir
  7. Ilgo,

    ótimo texto o teu. Como o poder legislativo não realiza uma das suas principais tarefas, que é a fiscalização do executivo, fica apenas a imprensa como responsável por realizar esse papel. Seria um retrocesso muito grande a lei da mordaça.

    Embora eu seja um grande crítico do Lula, acho que ele voou em céu de brigadeiro graças e excelente herança que recebeu da área econômica do FHC, eu sempre tenho um "pé atrás" com denuncias do Estadão e especialmente da Veja. A Veja caiu muito no meu conceito. Vejo claramente uma orientação do texto da revista com o objetivo de atender aos interesses maiores da família Civita, que nem sempre estão alinhados com o que me parece o melhor para o Brasil. Em quem acreditar, na oficialista Isto É ou na crítica sistemática da Veja? Acho que o melhor é não acreditar em nenhum das duas...

    Mas, a Veja e Isto É publicam e eu compro se quiser. E tem que continuar assim. Nada de mordaça. NADA DE CHAVISMO NO BRASIL!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Andre Carlos; quem dos juniores gremista tu recomendaria para subir? Eu não entendi bem o fato de tu estares acompanhando Inter e Corinthians sub 23 outro dia. Tu estavas no Beira Rio? Quais treinadores na tua opinião deveriam treinar os juvenis e os juniores?

    ResponderExcluir
  9. Sobre liberdade de imprensa: infelizmente tem gente que apoia a mordaça. por que não vão morar em Cuba? lá serão felizes com uma imprensa única, comandada pela 'revolução', pelo 'povo'?

    Por outro lado, tem gente que luta contra isso e alguns se manifestaram aqui pra minha felicidade. quanto aos outros, como existe liberdade de opiniao, ainda, continuem se manifestando, porque a controversia faz parte do estado de direito, da democracia. Em Cuba, esse debate teria de ser nos porões.

    sobre futebol: o que defendi aqui foram as ideias do Deitos publicadas no blog gremioacimadetudo.blogspot.com.
    Duvido que com o pouco tempo que ele teve no Gremio conseguiu fazer 10 por cento que apregoa, ainda mais sem autonomia de voo.
    Insisto: concordo com as ideias dele, e não acredito que seja só conversa pra boi dormir.

    ResponderExcluir
  10. Francisco Coelho,
    Eu estava vendo o jogo em casa no sportv que estava sendo transmitido p/ todo Brasil assim sendo uma ótima vitrine e experiência e não encontro justificativa plausível p/ gremio não estar participando dessa competição, acredito que clube grande e de tradição com gremio tem que participar da maioria dos torneios, não estão participando também do sub-19 da FGF.
    Em relação ao grupo do gremio no momento não vejo nenhum até porque o conjunto está ruim assim sendo fica difícil p/ alguem se destacar individualmente, mas na próxima pretemporada acho que tem que ser oportunizados no grupo principal alguns jogadores do juniores como: Gerson(apesar de também ter dúvida em relação ao tamanho p/ zagueiro), Spessato(lat.dir.),Matheus Magro(volante, está voltando de lesão, ainda está sem ritmo), Pessali(se conseguir voltar a jogar bem no juniores e melhor sua cabeça), porque acho que p/ ter chance no profissional o jogador tem que estar bem na base, e mesmo assim esses jogadores não são certeza de aproveitamento porque vai depender como eles se sentirem no novo ambiente e confiança que comissão do profissional vai passar p/ eles, mas entre arriscar jogadores de times pequenos acho melhor dar chance p/ base antes.
    Infelizmente o grande problema é que os que eram destaque na base já subiram e infelizmente o gremio não conseguiu prospectar novos talentos, a maioria são jogadores que ja estavam lá, não teve uma renovação de jogadores com qualidade destacada.
    Sobre treinador não poderiar dar nomes por não conhecer tão bem o trabalho deles na semana, sendo assim só podemos julgar pelos jogos olhando atentamente, mas o que sei é que tem treinadores com experiência e currículo trabalhando em clubes de porto alegre, caxias e outros estados que tem feitos ótimos trabalhos.
    P/ trabalhar no juvenil e juniores tem que ter larga experiencia em base, em formação, não é mesma coisa que pegar treinador que trabalhava de auxiliar no time do interior com jogadores prontos e malandros(Treinador juniores Gremio hoje), e muito menos treinador que sempre foi prep. fisico e nos ultimos 2 anos virou auxiliar técnico e efetivarem como treinador do juvenil(Treinador do juvenil gremio hoje).
    Andre Carlos

    ResponderExcluir
  11. sabes porque em CUBA os debates teriam de ser nos porões? SOMA DOIS E DOIS E REPSONDE ESSA, HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir