sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Brizola, Bruno, Andrigo e a velha canção italiana

Faz uns dez anos, surgiu a informação de que o Manchester United tinha interesse num juvenil de 15 anos, do Grêmio. Bruno, o nome dele. Um novo Ronaldinho Gaúcho, diziam dele os mais comedidos. Os mais entusiasmados vislumbravam um novo Pelé.

A proposta do clube inglês era de 500 mil dólares, muita grana para aquela época.

Fiquei curioso. Nessa época eu ficava na redação, bunda acomodada na cadeira, ouvido colado no telefone para furar a concorrência.

Naquela noite foi diferente. Eu tinha que conferir de perto a informação que havíamos recebido. Descobri onde ficava a casa da família do jogador, ali pros lados da PUC. Fui até lá acompanhado de um fotógrafo, acho que o Ricardo Giusti ou o José Ernesto. Bem, está nos anais do CP.

Era uma casa humilde, instalada num terreno da prefeitura, destinado a uma praça. Fomos bem recebidos pelo Joaquim, pai do guri, ex-jogador do Inter e funcionário do Grêmio. Logo apareceu a mãe de Bruno e o próprio, com uma camisa do Manchester nas mãos.

Conversamos rapidamente – eu precisava retornar à redação para escrever a matéria – e tiramos umas fotos. A família estava inclinada a continuar no Olímpico, rejeitando a oferta então milionária.

Saí dali convencido de que Bruno ficaria em troca de um aumento, uma casa para os pais, etc. E não deu outra.

Bruno ficou, perdeu o cavalo encilhado. O guri tímido se revelou mais forte que o guri talentoso. Bruno nunca deslanchou. Não conseguiu carregar o fardo de ser apontado como sucessor de Ronaldinho Gaúcho.

Fez alguns bons jogos, e eu mesmo cheguei a me enganar. Via nele um jogador dos mais talentosos, diferente de RG, mas também com muitas qualidades.

Bruno sumiu. Antes disso, passou por grandes clubes, sem sucesso. Chegou a ser conhecido como Bruno Soneca. A última informação que tive é que jogava no RS ou no Porto Alegre, talvez no Cerâmica.

Lembro de Bruno, o guri que conheci cheio de sonhos e esperança, a propósito de Andrigo.

O nome me remete imediatamente a Endrigo, Sergio Endrigo, cantor italiano, autor (?) de uma das mais belas músicas dos anos 60 e 70: Io che amo solo te, canção que ouço agora graças ao You Tube enquanto escrevo estas mal traçadas.

Andrigo tem 15 anos. Joga no Inter. Foi destaque no mundial sub-15, uma dessas competições feitas para os mega empresários piratearem jovens talentos do segundo e terceiro mundos.

A proposta que o guri recebeu seria de 5 milhões de euros, pra ele. Nada para o Inter ou para o investidor Sonda. O clube receberia uma esmola pela formação.

Com esse dinheiro, mesmo que fracasse, que nunca deslanche, Andrigo estará rico. Poderá proporcionar uma vida confortável, no mínimo, a seus pais, sonho de todo guri pobre que ascende na vida.

Andrigo pode ser um novo RG, um novo Pelé, um novo Alexandre Pato.

Mas pode ser também um novo Bruno.

SAIDEIRA

Sensacional o artigo do David Coimbra na página 2 de ZH. Exalta a figura do meu maior e único ídolo na política: Leonel Brizola. Vou recortar e emoldurar. Se pudesse, esfregaria na cara de muita gente calhorda que aí está. De todos os partidos.
David só não referiu, talvez por falta de espaço, que Brizola, ao vivo, na TV, chegou a propor a Lula uma aliança para derrotar Collor. Mas Lula (que virou Lulla), assim como seu partido, queria assumir o poder sozinho. Mesmo que isso custasse a vitória de Collor, hoje um grande amigo, parceirão.

6 comentários:

  1. Ilgo, o time era o arsenal, não o manchester. desculpa o post só pra isso, mas achei que devia falar...

    e ótimo o blog, continua assim!

    ResponderExcluir
  2. Os escolhidos: Victor e Grohe; Vilson, Rafael, Ozeia, Neuton e Paulão; Gabriel, Fábio e Gilson; Adilson, Rochemback e Fernando; Douglas e Maylson; Jonas, André, Roberson e Bergson.
    Será um time bem mais forte o Galo sem Luxa. A entrada do Fernando reforça o meio e bons cruzamentos pela direita podem sair.

    ResponderExcluir
  3. Falam bem do Viçosa mas ainda é um guri e timido. Já o Clementino é rodado e ainda não se firmou. Bem apoiado e sem cobranças Junior tem como se firmar e virar goleador. Ainda não vi ninguém falar como anda o centoavante Wesley Pacheco Gomes?

    Bruno Coutinho Martins: No início de 2010, Bruno foi eleito o melhor volante do Campeonato Polonês.
    Joga no Jagiellonia Białystok SSA.

    ResponderExcluir
  4. Centrovante Wesley está no juniores, ficou um tempo ali no profi, mas destoa dos demais, a bola está mordendo ainda, muito sem ritmo, vai demorar muito p/ voltar à jogar se voltar né, depois de 2 lesões graves e consecutivas.

    ResponderExcluir
  5. É, acho que era o Arsenal mesmo.

    Wesley apareceu bem, mas com tantas lesões...

    Francisco, também acho que o time ganha com mais um volante, o Fernando. Mas ainda prefiro o Maylson. Renato não gosta dele mesmo. Tomara que seja só isso.

    ResponderExcluir
  6. É fácil resolver situação do Mailson, é só ele assinar com empresario do Renato ou do Roberson que ele vira titular ou na pior das hipóteses vai ser 1ªopção!!!
    Quem será que vai ganhar a comissão do Viçosa e Diego???

    ResponderExcluir