domingo, 26 de setembro de 2010

A estrela de Roth e a montanha russa tricolor

A rodada do Brasileirão neste domingo começou com a estrela de Celso Roth brilhando intensamente. Roth, sem dúvida, sepultou o passado de pé-frio.

O Corinthians era melhor no segundo tempo. Havia empatado e buscava a vitória. Aí, Roth chamou Andrezinho e Alecsandro. Ah, feliz o técnico que olha pro banco e tem jogadores deste nível.

Alecsandro faz 2 a 1 logo em sua primeira chance. O Corinthians empata, após pênalti cometido em defesa sensacional com a mão do goleiro, digo, lateral Nei. Eram 45 minutos: o empate parecia inevitável. Aí, Andrezinho de falta, no último lance, faz o terceiro gol.

O Inter continua brigando pelo título. Conforme prognostiquei, depois de ver que tudo dá certo no Beira-Rio desde a chegada de Roth, o Inter ganharia a Libertadores, o brasileirão e o Mundial. Por enquanto, um acerto.

A estrela de Renato não chegou a brilhar, mas que ele tem um santo forte, tem. Não fosse o goleiro Victor o resultado seria outro. Mas o Grêmio venceu, fez 2 a 1 no Atlético (sua terceira vitória seguida fora de casa, quem diria?).

É claro que a vitória não se deve apenas a Victor. O time começou avassalador. O gol de JOnas logo no começo foi importante. Assustou o Atlético. Depois, Gabriel ampliou. Ele começa a me convencer.

Bem, aí o Grêmio aliviou. Poderia ter matado o jogo. Não o fez, e deixou o Atlético renascer. Daniel Carvalho, ainda um pouco roliço, deitou e rolou. Renato deveria ter mandado alguém colar nele. Ainda mais que tinha três volantes.

O gol de Diego Tardelli (no comentário anterior eu escrevi que ele faria gol, ele sempre faz gol no Grêmio). Felizmente, ele saiu mais cedo, lesionado.

O segundo tempo foi um horror. Renato custou a acertar a marcação. O Atlético atacava pelos flancos e ainda tinha Daniel Carvalho passeando pelo meio.

Neuton e Maylson entraram para colocar ordem na bagunça que o Atlético fazia. Os dois reforçaram a marcação pelas laterais.
Depois, Roberson entrou e por pouco não fez o seu gol, depois de bela jogada em cima de Rever.

Gostei da vitória, claro, mas gostei principalmente de constatar que Renato viu o jogo e soube fazer as mudanças necessárias, embora um pouco demoradas para o meu gosto.

Resta agora torcer para que o técnico tenha saído do jogo convencido de que não dá pra abrir mão de três volantes. Adilson e F. Rochemback, outra vez muito bem, são titulares. O terceiro volante seria Maylson, que hoje voltou ao time, ainda inseguro, sem confiança, o que é natural depois do freezer. Mas pode ser também o William Magrão. Fernando deve ficar na fila por enquanto.

Com esse esquema, a máquina mais azeitada com a sequencia, o Grêmio tem condições de começar a jogar 90 minutos sem tantos sobressaltos. Hoje, assistir a jogos do Grêmio é como andar numa montanha russa.

7 comentários:

  1. Ilgo; eu não gostei. Não fosse o fogo de palha inicial não sei não. Dorival leu melhor o jogo e logo o Galo vai sair do atoleiro. Tem bons jogadores e rápidos. O Grêmio pouco jogou pelas pontas buscando sempre centralizar o jogo. Roberson mostrou que não tem o pé frouxo. Fernando mostrou cansaço e estar sem ritmo de jogo. Segundo ouvi pediu para sair e Renato criticou. Se o jogador não se sente bem tem de pedir para sair evitando atrapalhar a equipe. Victor fez novos milagres. Fabio Santos tem santo (empresário) forte porque o futebol está pequeno e fraco. Adilson um pouco cansado a meu ver chegou tarde em varias divididas e não antecipou nos desarmes. Rochemback ciscou muito, mas pouco efetivo. Deveria se espelhar no Daniel Carvalho. Douglas alterna boas jogadas com várzea. Se Jonas e André conseguissem 50% de aproveitamento o Grêmio estaria na ponta. Vão perder gol assim lá nos campinhos do Marinha...
    Maylson e Neuton deveriam ter entrado antes. Neuton está sem embocadura e necessita jogar para pegar ritmo assim como Maylson. Deveriam aproveitar e jogar algumas partidas pelo B. O time B deveria servir para este fim.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, mais uma vez volto a implicar contigo aqui, sobre o Celso Roth. Tu detonava o probre homem, o "rotho", era proibido elogiá-lo. Bastou ir para o inter, um time de muita qualidade, mostrar seu trabalho que ele ganhou um titulo.
    A grande verdade é que Celso Roth sempre fez ótimas campanhas com times médios. Não tenho duvidas que se ele treinasse o elenco do Gremio hoje, estaríamos bem comlocado na tabela. Hoje temos jogadores de qualidade (jonas, douglas, adilson, borges, etc.), bem ao contrário de 2008.
    Cláudio

    ResponderExcluir
  3. Claudio, o Roth é a prova de que o ser humano pode evoluir (nem todos, e o roedor maldito é um exemplo). assim, eu também evoluí e hoje reconheço nele mais qualidades.
    concordo que com ele desde o começo do ano o time estaria muito melhor.
    Mas pode continuar implicando até o final dos tempos, sem problema. eu mereço.

    Francisco, a conclusão que chego depois de ler teu comentario é de que nada presta, ou quase nada, no Gremio.
    agora, concordo que o Gremio perde muitas chances. Mas isso acontece também com os adversários.
    Sobre o time do Grêmio, acho que chegou ao seu limite. vai ficar ali pelo décimo lugar, no máximo. e já está de bom tamanho depois do furação Silasmeira.

    ResponderExcluir
  4. Francisco Coelho,
    Esse Roberson só entrou bem contra Corinthians no lugar do Gilson, depois disso não fez nada nos jogos, tem pé frouxo sim nunca consegue fazer um gol e quando faz é chorado com falha de alguém como no jogo do avaí naquele torneio que teve, ontém teve na cara do gol errou mais uma vez, se prestar atenção na maneira que ele bate você vai constatar que ele chuta sempre com lado do pé, sendo assim várias vezes bate quase no tornozelo, a bola dele nunca vai reta sempre saindo p/ lado como aconteceu ontém foi saindo e bateu na trave, ele não conseguia resolver nem na base, sendo quase sempre reserva e Renato continua botando ele em todos jogos, é um jogador médio que nunca vai acrescentar nada no grêmio, mandem ele p/ o ASA....

    ResponderExcluir
  5. Bah, que pelada... como a tempos não via!

    Acho que estou ficando mal acostumado vendo o Inter jogar, só pode!!!

    Todo jogo que olho acho péssima a qualidade dos times! Com raras excessões!

    Mas esse segundo tempo do jogo do Gremio foi de doer, que pelada!!!

    Esse Atlético se mantiver esse nível vai fácil pra segundona!

    Não deu nem pra secar!

    Rafa!!!

    ResponderExcluir
  6. Ilgo; eu não diria nada presta, mas sim que muita coisa esta errada ou não está funcionando bem.
    A chamada espinha não está funcionando. No gol estamos bem servidos com Victor, Grohe, Matheus, Busatto e Tiago Machowski. Tenho visto no Grêmio algo que poucos times têm que é à saída de bola do goleiro sem ser só chutão. Observe que só o Victor, Ceni e Marcos usam mais as saídas com as mãos. A maioria fecha os olhos e manda um chutão. Claro que com laterais melhores ou melhor posicionados para receber ajuda.
    Não temos um zagueiro que imponha respeito aos adversários confiança e segurança aos defensores. Mário aparentava ser o HOMEM, mas as lesões de ombro e indefinição de posicionamento ora lateral ora zagueiro o colocam na fila. Vilson e Paulão ainda não mostraram a confiança necessária. Ao menos para meu gosto. Rafael não me passa segurança. Até gostaria de ver algumas partidas do Saimon e Neuton na equipe B para ver se funcionam em sincronismo. Outro que gostaria de ver é o Gérson que mesmo não tendo muita altura tem garra e posicionamento marcando muitos gols de cabeça. Qualquer bola cruzada em nossa área é um tormento.
    Nas laterais nem vou gastar tempo mesmo com um gol ontem.
    Não temos no momento um 5 completo que seja bom na defesa e faça o time jogar como o Arouca e o Jucilei e sempre fomos fortes no setor com bons volantes. A força e a pegada do Grêmio conhecida e reconhecida que sumiu. O ultimo foi Rafael.
    Ontem Adilson que é ótimo no desarme e médio no apoio cansou e Rochemback alterna boas jogadas com faltas grosseiras demonstrando falta de recurso nos desarmes podendo levar vermelho a qualquer instante. Também Rochemback carrega demais a bola. Fernando não encontrou canto (ora volante ora meia). Douglas consegue em 3 jogadas 1 boa.
    Mesmo sendo Jonas o goleador do campeonato seu índice de aproveitamento é baixo, pois perde gol feito e faz alguns com dificuldade. Aparenta falta de sangue frio e pensamento rápido em algumas jogadas.
    André poderia pensar mais rápido e saber colocar a bola onde o goleiro não alcance.

    Uma partida que aparentava ter sido definida em 16 minutos foi teste para cardíaco no segundo tempo.
    Minha mulher está implorando para que na quarta a gente saia para jantar vá visitar alguém ou pegue um cineminha, para que eu não assista ao próximo jogo.
    Tá com medo de ficar só. kkkk

    ResponderExcluir
  7. Acho que em 2011 não terá nenhum Santos para atrapalhar o Penta do Grêmio na Copa do Brasil.
    Palmeiras deverá ganhar a SulAmericana, e vai pra Libertadores...

    E o São Paulo estará na Copa do Brasil, mas terá que melhorar muito para ser páreo para o Grêmio, ainda mais em mata-mata...

    Todo mundo tenta, mas só o Grêmio pode ser Penta!

    Desde, claro, que a espinha dorsal do Grêmio seja mantida. Principalmente, Victor, o melhor goleiro tricolor desde Lara.

    Abs.
    Fábio

    ResponderExcluir