sábado, 11 de setembro de 2010

Grêmio vence contra tudo e contra todos

Foi uma grande vitória. O técnico Renato, logo que terminou o jogo no Pacaembu, emocionado com o 1 a 0 garantido na raça e na bravura, desabafou que havia sido um desempenho de time que "quer chegar na Libertadores".

É um exagero aceitável, porque o Grêmio havia acabado de obter sua primeira vitória fora de casa depois de um ano.

Mas o mais importante é que havia batido uma equipe muito forte, com alguns grandes jogadores, como o estupendo volante Jucilei. Melhor que ele no jogo só mesmo Adilson, mais uma vez insuperável. Uma muralha.

Agora, o que mais valoriza a vitória sobre o poderoso clube do presidente do País do Nunca Antes é que o Grêmio precisou ser superior também ao juiz.

Que a CBF não seja injusta com o alagoano Francisco Carlos do Nascimento. Ele, afinal de contas, fez o possível e até um pouco mais para ajudar o Corinthians, que além de um estádio novo quer também o título brasileiro no ano de seu centenário. Tem, ainda, um presidente parceirão do Ricardo Teixeira (chefiou a delegação do Brasil na Copa). E, vocês sabem, amigos merecem toda a atenção.

O juiz merece ser promovido, receber jogos internacionais para apitar, entrar no quadro da Fifa. Ele é esforçado.

Logo que começou o jogo percebi que ele estava ali para fazer o serviço. Minou o time do Grêmio com cartões amarelos, quase todos injustos, e foi benevolente com as faltas corintianas.

O cartão amarelo que ele deu para o Wilson, por exemplo, foi absolutamente injusto, sem contar o de Ferdinando logo no começo.

Mas é bom amarelar jogadores de marcação, não é mesmo?

Depois, percebendo que era preciso dar mais de si, o juiz marcou um pênalti, que se fosse para o lado oposto ele por certo ignoraria. E ainda expulsou o Wilson, segundo amarelo, porque já havia recebido um, aquele injusto. Viram como foi útil aquele amarelo?

O Grêmio resistiu heroicamente 30 minutos. Mais, porque, é óbvio, o juiz deu mais cinco de acréscimo.

Então, homens da CBF, continuem apostando no Francisco Carlos do Nascimento. Ele merece.

SAIDEIRA

Douglas, único jogador do Grêmio que eu tinha no meu time do Cartola, marcou um golaço. Pena que o saquei do time antes da partida. Coloquei quem do Grêmio, então? Sim, o Wilson. Me quebrei. Mas não importa. O que vale mesmo é essa vitória extraordinária do Grêmio. Um resultado que o reabilita na competição e que faz o Renato sonhar com a Libertadores.

Na minha opinião, o Grêmio não tem time para entrar no G-4.

E não podemos ignorar que o Grêmio teve, além de valentia, muita sorte para vencer o bom time do Corinthians e também o aplicado juiz.

FECHANDO A CONTA

Foi uma lavagem, como a gente dizia em Lajeado quando o meu batia o time da colônia por goleada. A Oposição deu um vareio. Elegeu todos os 150 conselheiros. Foi a resposta da torcida à gestão de Duda Kroeff.

Só não sei se isso (a falta de diversidade) é bom para o clube.

25 comentários:

  1. Douglas, nome de craque. Vitor joga muito. Se a fase dos atacantes melhorar, libertadores.

    ResponderExcluir
  2. Fala serio, dizer que esse time do Gremio nao tem condições de chegar a libertadores só pode ser piada. quem tem time então o medíocre Botafogo? O brasileirão é fraco e o Gremio tem time até pra ser campeão pois temos jogadores bons em quase todas as funções, só os zagueiros são ruins, mas nao podemos esquecer que logo o Mario Fernandes volta e esse Paulão deu boa impressão hoje. É esperar pra ver!

    ResponderExcluir
  3. Não acho que seja o caso de não ter time pro G-4, Ilgo. Acho, sim, que o campeonato chegou a um ponto que só fazendo um segundo turno estupendo poderemos alcançar essa zona da tabela. Nem vencendo todos os próximos sete jogos alcançaríamos uma vaga pra Liber do ano que vem, mesmo com Santos e Inter lá em cima abrindo vaga. Ou seja, é aquela velha história do "Improvável, mas não impossível". Já me contento com uma vaga na Sula. Seria um bom lucro depois do furacão que atingiu o Olímpico e varreu Silas de lá.

    Acabei não indo votar, essa chuva acabou com meus planos (eu teria que pegar um ônibus e caminhar meia hora até o Olímpico. Com o tempo que fez hoje, sem chance).

    Sobre o jogo, o time foi competente em segurar o Corinthians no Pacaembu, mas realmente tivemos muita sorte. Depois da expulsão e do pênalti, cada minuto era equivalente a uma chance de gol do Corinthians. Quase não aguentava na frente da TV. O Bruno César deve ter perdido uns três gols feitos, o Rafael Marques salvou um baita lance em cima da linha. E Victor segue provando que é o melhor goleiro em atividade em território brasileiro.

    Douglas provou o de sempre: quando quer jogar, é um jogador esplêndido. Ao menos aprendeu a dar carrinho e a desarmar. Que siga assim.

    Não sei até onde vai esse Grêmio do Renato. Mas, passado o susto, e com os últimos resultados do Flamengo, uma coisa podemos ter certeza: o problema todo, definitivamente, era Silas e Meira.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ah, me esqueci de te falar, Ilgo. Souza criou Twitter também. Saca só --> http://twitter.com/showza08

    ResponderExcluir
  5. Vamos degavar com o andor, pois o Douglas jogou sua cartada maior. Depois do dedilhar com os manos só uma ótima atuação poderia abrir as portas definitivamente. Ele quer voltar e soube fazer a coisa ser favorável. Certamente alguém do Corinthians vai procurar o Grêmio propondo algum acordo. Já o falastrão do Souza calado e jogando seria melhor. Ainda vejo falta de um 5 que saiba defender apoiar e atacar. Adilson é muito bom no desarme médio no apoio e fraco no ataque. Um plantel necessita de 2 a 3 volantes assim. Aparentemente Paulão vai dar mais consistência à zaga. Roberson aos poucos vai ocupando espaço. Fico preocupado quando o melhor jogador do time é o goleiro e não um meia ou um atacante. Hoje vejo dois goleiros em destaque: Victor e Magrão.

    ResponderExcluir
  6. Quando digo que o Gremio não tem time para chegar ao g-4 é pq olho e vejo exatamente isso que o francisco apontou, entre outras coisas, a falta de um volante tipo o Jucilei para jogar ao lado do adilson.;
    ferdinando é dose. ele quase nao desarma e quando o faz é com falta. é fraco para um time que sonha com o g-4.
    sem falar que com o Centroavante Pigmeu não tem como chegar.
    E o fabio Santos, o que dizer?
    Douglas e Souza são confiáveis?
    é isso mesmo: quando o goleiro é o melhor do time é pq tem muito o que melhorar para chegar a ser um time de ponta (de cima).
    mas futebol é imprevisivel. depois que o atletico goianiense meteu 3 no palmeiras e ontem bateu o Flu mesmo com um a menos...

    ResponderExcluir
  7. Ilgo; Jucilei a grande surpresa do Mano mostra serviço. Tem mostrado força, técnica e colocação. Observando algumas imagens da Copa Sendai disponíveis na rede noto algumas semelhanças do ou com o Fernando. Fernando Lucas Martins joga com a 5 com a 8 ou até 8,5 como diriam os + antigos onde me incluo. Claro que Jucilei tem mais imposição física com uns 12 cm a mais, mas o que conta é a colocação e disposição para sair limpo com a bola (sem falta). Realmente uma dupla como Adilson e Jucilei daria esteio soltando o meio e ataque.

    ResponderExcluir
  8. Ilgo; René Simões fez a diferença. Mesmo sendo um falante gosto do René. Tem feito bons trabalhos e tirado alguns times da degola. O Coritiba subiu com ele. Gostaria de ver um trabalho de médio prazo com uma equipe de juniores como a do Grêmio. Creio que daria bom saldo.
    E após levar 6 do Avaí chega o Marcelo Rospide no Grêmio andarilho. Eu fui um critico do Rospide nos juniores e no Grêmio B pelo defensivísmo de seus times. Vamos ver como vai ser em uma equipe da série A na 19ª colocação.

    ResponderExcluir
  9. Vou tentar acompanhar o jogo dos desesperados na Arena do Jacaré, pois alguém sairá mordido, mas de olho no Verdão. Kkkk Terá vencido a validade do Escorpião Escarlate? A estrela do Silas é cadente. Kkkk Hoje é dia de ver se o Cuca alem de saber montar um bom plantel aprendeu a vencer jogos. Também é dia de torcer pelo Baresi e a renovação do SP. Não que eu seja pró SP, mas pela renovação do plantel e uso da base à qual sou favorável. Torço por 2 times, pois no Alegrete não tem as cores; Grêmio e Porto de Caruaru. Falando em cores a turma colorida está solta em Recife. Estou vendo pela janela cada figurinha passando no calçadão para o desfile. Beira mar é fogo. Já tive de trocar 2 conectores do Notebook oxidados.

    ResponderExcluir
  10. Excelente teu texto, Ilgo!
    Eu era um velho assinante do Correio até bem pouco tempo atrás, mas aguentar o coloradismo escancarado do Mombach é demais. Sem falar do assassinato cultural cometido pelos Neo-Bandeirantes, com suas idéia$ p$eudo-religio$a$, que fazem as Empresas Calda Jrs. agonizarem à céu aberto, nas barbas dos nossos excelentes políticos, da toda poderosa RBS e da sempre atenta sociedade gaúcha.
    Um abraço!
    Marcelo Schmitt

    ResponderExcluir
  11. Nao foi uma "lavagem", foram 50% dos votos de um universo de pouco mais de 4 mil votantes, embora 30 mil estivessem aptos.
    Só que a maldita clausula de barreira criou essa distorção. A chapa que fez 50% dos votos ficou com 100% das cadeiras. E 50% dos votantes (que votaram nas chapas 2 e 3) ficaram absolutamente sem representação no CD. Culpa de quem? De vários, especialmente do grupo do Cacalo que não compareceu nas reuniões onde foi votada a proposta de redução da cláusula de barreira.
    Não tenho dúvidas que essa hegemonia política será prejudicial ao Grêmio.

    ResponderExcluir
  12. É Ilgo o futebol tem surpresas, nem sempre o melhor ganha, aliás essa é uma das graças do esporte bretão. Veja o botafogo pra mim com o seu time de refugos... não é candidato ao título. A mesma opinião de que ceara, vitoria, guarani, avai, vão cair de produçao e brigam na parte debaixo da tabela. O Gremio me surpreendeu com a atuação desse sabado, lutando como pode até o fim contra os paulistas.
    Com a razão vejo que o time não chega mais longe do que esta. Com a emoção vejo sim o time brigando por vaga na libertadores, ainda mais se começar a ganhar tds em casa e dar 1 beliscada fora.

    ResponderExcluir
  13. Estão esquecendo uma circunstância determinante na análise: o goleiro foi o melhor só porque o gremio foi atropelado pela arbitragem e ficou com 10 jogadores! isso é obvio. basta ver que no primeiro tempo, victor nao tocou na bola praticamente.
    Quanto às demais observações, concordo integralmente. Começo a crer que André Lima está numa fase melhor que o Borges!
    Cláudio

    ResponderExcluir
  14. Estou de acordo com o diego vieira, este campeonato só tem time fraco. Faço uma ressalva, o Cruzeiro vem muito bem e pra mim é o favorito ao título.
    Mas a libertadores para nós ficou distante. Dificilmente conseguiremos ultrapassar Cruzeiro, Corintians + ajudas de arbitros, Fluminense e Santos.

    ResponderExcluir
  15. Marcelo, em breve o CP vai melhorar, com todas as paginas coloridas e, imagino, alguma mudança no projeto gráfico. Acho que vale a pena apostar, assim como vale a pena torcer para que o Grêmio chegue no G-4. é difícil, mas não é impossível.
    na real, não tem muito time melhor que gremio. talvez uns 3 ou 4. o problema é que se perdeu muito tempo com Silas, meira e cia.

    Sobre favoritismo, acho que dá Curintia, pelas razões apontadas no post. além de ter um fime forte, organizado.
    No futebol, e só no futebol, apostaria no fluminense do Muricy.
    Cruzeiro corre por fora.
    Nao acredito no botafogo. assim como nunca acreditei que o ceará fosse resistir na ponta de cima.

    Realmente, não foi uma LAVAGEM, me expressei mal, pq foram 50 por cento dos votos, mas o resultado em si, 150 conselheiros, foi uma lavagem, infelizmente. as duas chapas deveriam ter colocado representantes. seria mais democratico.

    ResponderExcluir
  16. Depois dessa gestão amadora do omisso, já se esperava um desempenho fraco da chapa 2. Foi ruim para o clube mas quem cavou sua sepultura foram os próprios (cacalo e cia).
    O rotho fez umas substituições inexplicáveis. Baixou o velho rotho.
    Não aguento mais eleições. Estou me obrigando a votar em quem não gosto, para quem não suporto não ganhar.

    ResponderExcluir
  17. pô, mas então as eleições serão decididas por um voto. será o teu, claro, hehe

    ResponderExcluir
  18. Vendi meu time e montei um novo. Como acredito que o Grêmio vai repetir as memoráveis partidas contra o Palmeiras será a minha base. Seja o que for ja está montado.
    Lulla agora quer aniquilar partidos como os ditadores. Tá botando as garras pra fora no estilo Chaves. Que me lembre Lulla é cria do Golbery do Couto e Silva. Segundo Jarbas a casa civil virou balcão de negócios nada republicanos. Reinaldo Azevedo chama Erenice de Eurenice, pois a grafia dos irmãos é: Eudacy, Euriza e Euricélio.
    José Genoíno Neto mais falso que uma nota de 6 Reais só pia para o Curió. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Conta o Reinaldo que: Antonio Eudacy Alves Carvalho, irmão de Erenice, já foi funcionário da Controladoria Geral da União e da Infraero (eles gostam da área de aviação). Ele trabalhava até havia pouco no escritório de advocacia em que o sobrinho, Israel, se reunia com seus “clientes”. Eudacy foi contratado (manchete de hoje do Estadão) para atuar como advogado do Ministério das Minas e Energia. Quem deu parecer favorável foi Maria Euriza, outra irmã, que é consultora jurídica. Já o José Euricélio foi um patriota no Ministério das Cidades. Tudo mamando no patrocinio Lulla.

    ResponderExcluir
  20. Já tem vermelho convencido que VENCEU o prazo do Rotho. Rospide perdeu na estréia. Ainda vou dar crédito até + 2 partidas. Grenal hoje é fundamental para ver quem tem gás.

    ResponderExcluir
  21. Bem que os vermelhos tentaram atravessar, mas ficou onde queria o atacante Moisés. No Santos. A prova maior que conjunto funciona é no Santos. Bastou sairem algumas peças e desandou a coisa. Neymar necessita de ajuda ou vai virar um Bruno. Subiu demais a grana.

    ResponderExcluir
  22. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Roberto Jefferson Monteiro Francisco iniciaram a pauta policial. A EBCT virou a casa da?
    CEP 171.

    ResponderExcluir
  23. obrigada coelhinho, por nem SEQUER MENCIONAR mais um dos meus escândalos. AH, claro, é culpa do Tarso e da PF.
    PS. Ah, mas o que a PF descobrir contra qualquer um de camisa vermelha aí vale, claro. HEHEH

    ResponderExcluir
  24. engraçado coelhinho, NUNCA FALAS NADA D APOLÍTICA DE PERNANBUCO HUÁ HUÁ HUÁ
    BABACA DE INTERNET,
    ora, como é que imbecil que É TÃO PREOCUPADO ocm política NUNCA FALARIA NADA DO LUGAR ONDE MORA? HUA´HUÁ HUÁ, CRESCE trouxa, otário cresce tu não é páreo p mim tu é muuuuito fraquinho, trouxa. HUÁ HUÁ HUÁ

    ResponderExcluir
  25. quie isso coelhinho, criticando a ditaura?
    leia teus comentários anteirores "ho, como era bom passear de madrugda...' esquecidinho huá huá huá

    ResponderExcluir