terça-feira, 28 de setembro de 2010

Política de novo, mas no futebol

O Grêmio tem tantas correntes, mais até do que os fantasmas que assombram velhos castelos, que eu me confundo. Nunca sei exatamente quem é quem.

Ontem, ao participar do Cadeira Cativa, na Ulbra TV, sentei ao lado do Homero Bellini Jr (que é a identidade secreta do Ernani Campello, de tão parecidos). Perguntei de cara qual é a facção dele. Grêmio Independente, ele respondeu.

O GI vai compor a nova diretoria ao lado do grupo liderado pelo Paulo Odone, que eu não sei exatamente qual é, mas acho que é o Grêmio Novo. Não sou muito ligado nisso.

Descobri que uma proposta do grupo vencedor, o Renova Tricolor (composto por Grêmio Independente, Grêmio Novo, Grêmio Sem Fronteiras e Grêmio Democrático) é de que o comandante do futebol gremista seja um vice-presidente, com assento no tal Conselho Administrativo.

Aparentemente é pouco, mas isso significa que o homem do futebol poderá participar das reuniões do CA, interagindo diretamente com o cara das finanças, da administração, etc.

Levei um susto quando soube que isso não acontece hoje, porque o homem do futebol não faz parte desse seleto grupo. Um absurdo que explica em parte o que acontece com o Grêmio.

Alguém consegue imaginar o Fernando Carvalho, homem forte do futebol, não debatendo diretamente com seus companheiros de diretoria?

Aliás, um aparte rápido: continuo apostando que FC será presidente do Inter, entrando no vácuo da disputa dos três nomes hoje cotados. Antes, seu projeto era o Clube dos 13, que ficou com o FK. Agora, só lhe resta o Inter.

Mas voltando ao Grêmio: o vice de futebol será mesmo Antonio Vicente Martins. O projeto é que ele fique acima de gente profissional no futebol. Não deve haver mais diretor não remunerado no futebol gremista.

Até aí tudo bem. Resta saber quem serão os indicados.

Já houve isso num passado recente, e os resultados não foram melhores.

Remunerado ou não, o que interessa é a competência e a honestidade.

9 comentários:

  1. Andre Carlos; quando li que estavas acompanhando o Inter pensei que era um colorado enrustido. Kkk Eu só iria ao Beira d’água em Grenal. Kkkk
    Ultimamente tenho evitado estádio, pois meu temperamento não combina com palavrão e outras coisitas mais. Também com minha idade física não dá mais para sair no braço a toda hora. A mental vai muito bem. Kkk
    Sempre que transmitido prefiro assistir jogos da base aos profissionais. Acho bem mais divertido. Não gosto de ver jogador que ganha mais de 50 mil da intermediária chutar em gol a bola bater na bandeirinha de escanteio e sair arrumando as meias...
    Mas falando em base, alguns continuam sendo destaque mesmo o conjunto não andando bem. Spessato é destaque constante e sempre vem marcando gols. Gérson sempre seguro e guerreiro mesmo com alguma falha busca recuperação e sabe comandar como poucos motivando seus companheiros. Independente da altura Gérson sabe se posicionar e é bom cabeceador marcando seguido, gols contra zagueiros altos. Brock que o Ilgo elogiou muito tempo atrás vem se firmando assim como o bajeense Dener.
    O que estranho foi que na partida passada o Gérson saiu por passar mal e agora o Spessato. Algo não está bem...
    Mateus Andre Magro vinha fazendo bons jogos e a meu ver deveria ter subido. Parece que depois da lesão nas costelas não conseguiu retomar o bom condicionamento físico.
    O Patrick Hartwig Borges que era titular nos profissionais não pode ser ruim. O baiano Emerson Gustavo Pinto dos Santos vinha agradando, mas andou encorpado; ganhou massa e perde em mobilidade. Na ultima partida que assisti usou mais a força que a habilidade antes, seu forte.
    O Pessalli bem condicionado fisicamente deve render mais que o Douglas e o Souza. Não sei do extra campo, pois na ultima entrevista que li a maior parte do tempo foi falando da filha creio. Gosto de um atacante rápido pequeno de estatura, mas com pinta de goleador que veio dos juvenis, mas não lembro o nome agora.
    Vou ficando por aqui que a mulher quer que a leve ao Shopping. Já vão cutucar meus bolsos. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ilgo,
    Andaram te informando errado. O atual comandante do futebol, Alberto Guerra, é, sim, vice-presidente do Conselho de Administração. Cuidado com as fontes.

    Quem não era vice e comandou o futebol, como diretor nomeado (o vice é eleito), foram Pelaipe e Krieger, com resultados bastantes razoáveis (final da Libertadores e Vice no Brasileiro, respectivamente).

    Nada contra o Vicente. Acho um cara honesto, mas, quanto à competência, teve uma passagem negativa pela vice-presidência de futebol na gestão Guerrreiro, em 2000, no ano da ISL, quando foram contratados Amato, Astrada e Paulo Nunes, todos em fim de carreira, por valores que hoje estariam em torno de 40 milhões de reais.
    Espero que tenha amadurecido e faça uma gestão bem diferente.

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Ilgo,
    Hoje escutei numa rádio e vi num site que Traffic estaria em negociação com Grêmio em relação Arena e interesse em alguns jogadores da base.
    Você sabe algo à respeito?
    Saudações.
    Alexandre Fontana

    ResponderExcluir
  4. Renato é só mais 1 treinador lamparina e nada mais. Os escolhidos: Marcelo, Victor; Edilson, Gilson, Lúcio; Neuton, Ozéia, Paulão, Rafael, Saimon, Vilson; Adilson, Willian; Douglas, Maylson, Roberson; André, Bergson, Diego, Jonas e Júnior Viçosa. Adivinhem quem vai ficar fora do banco?
    Na ZH: Sou pago para buscar as vitórias em campo. A parte política do clube não me diz respeito – disse Renato. Não há politica de valorização da base???

    ResponderExcluir
  5. O Rafael M. está de férias??? Andamos mal na liga. Rafael em 4° Ilgo em 5° e eu na 10° e o Matheus vai ponteando. Vou pedir ajuda aos filhos na próxima rodada...

    ResponderExcluir
  6. E o Douglas Costa que muitos queriam ver pelas costas encanta os portugueses na vitória do Shakthar Donetsk sobre o Braga.

    ResponderExcluir
  7. Francisco
    Realmente você fez lembrar do douglas costa e é um absurdo o que ele passou de duvidas e algumas vaias, e no fim das contas foi ele que equilibrou as finanças e quem será que vai equilibrar dessa vez se não dão sequencia e confiança para base jovens da base se firmar, será que vai ser algum desses grandes reforços que vieram.
    Alexandre Fontana

    ResponderExcluir
  8. Pô, vê se atende o telefone quando eu ligar...abração tricolor.
    p.s.: será que hoje conseguiremos vencer em casa?

    ResponderExcluir
  9. Chico, ando ocupado demais degustando a 1983, ehehehehe

    Francisco, eu como cartola sou um fracasso, agora com cervejeiro...

    Gui, valeu pela observação. vou conferir.

    ResponderExcluir